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descriptionMega Man - O surgimento do Blue Bomber no Nintendo 8 bits EmptyMega Man - O surgimento do Blue Bomber no Nintendo 8 bits

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Foi em 1987 que Mega Man, Rockman para os japoneses, fez sua estréia nos consoles, começando ali, no Nintendinho, sua trajetória de sucesso na geração 8-bit. Relembre conosco o primeiro dos seis jogos do NES que consagrou o herói no hall dos grandes personagens da indústria de games.

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Concepção

Desenvolvido por um time talentoso de profissionais, entre eles Keiji Inafune (responsável pela criação dos personagens), Akira Kitamura (na direção), Takashi Nishiyama (na produção) e Manami Matsumae (composição musical), o primeiro Mega Man chegou ao NES em 1987, mostrando para os jogadores que a Capcom poderia produzir muito mais do que ports de arcades para os consoles.

Entre as primeiras grandes iniciativas de criação de jogos próprios para o console da Nintendo, está justamente um projeto desenvolvido por jovens artistas da casa. O mais famoso deles é Keiji Inafune, a quem se atribui a criação do protagonista.

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O herói de Inafune era um robozinho, chamado Rockman, que tinha o visual inspirado em Astro Boy, só que de armadura azul por ser a cor com mais tonalidades dentro da paleta de 56 cores do NES. Aliás, ele quase se chamou “Mighty Kid”, “Knuckle Kid” e “Rainbow Man”, mas a homenagem ao rock and roll prevaleceu, assim como nos nomes de outros personagens da série!

Com Rockman criado, foi a vez do restante do elenco ganhar vida. Assim surgiram Roll, a irmãzinha do protagonista; Dr. Light, criador do herói e inspirado no visual do Papai Noel; e Dr. Wily, o vilão cientista maluco baseado no estilo excêntrico de Albert Einstein. O time estava formado e pronto para iniciar uma das sagas mais memoráveis do console.

Em 200X?

Além dos títulos diferentes (Rockman no Japão e Mega Man na América), o primeiro game do Blue Bomber possui duas tramas levemente distintas. Na versão japonesa, a humanidade vivia tempos de prosperidade com robôs humanóides ajudando a população graças ao trabalho do Dr. Light. A paz, contudo, sofre um duro golpe quando seis robôs saem do controle e começam a atacar os cidadãos.

Mega Man - O surgimento do Blue Bomber no Nintendo 8 bits Rockman_1987

A “falha” no sistema do Dr. Light é obra de um velho conhecido, seu eterno rival, Dr. Wily que planeja dominar o mundo com a ajuda desses robôs: Cut Man, Guts Man, Ice Man, Bomb Man, Fire Man e Elec Man. Preocupado com a situação, Rockman, o robô assistente do Dr. Light, pede para que seja reconfigurado como um robô de combate para enfrentar a tropa do Dr. Light e impedir os planos malignos do cientista.

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Já na versão americana, Dr. Light e Dr. Wily são parceiros de laboratório. Juntos, eles desenvolveram Mega Man e outros seis robôs projetados para ajudar as pessoas de Monsteropolis. Mas, vislumbrado com o poder desses robôs, Wily trai seu parceiro reprogramando suas criações, com exceção do Mega Man, para usá-los como armas para controlar o mundo. Para impedir o vilão, Dr. Light envia Mega Man para destruir cada uma das suas criações.

Mega Man é um jogo tradicional de plataforma lateral no qual o jogador controla o personagem por cenários 2D lotados de obstáculos e inimigos. As fases possuem um level design caprichado, exigindo muita destreza no comando e agilidade para desviar dos tiros e destruir os inimigos que surgem durante o percurso.

Inicialmente, são seis estágios disponíveis logo de cara. Cabe ao jogador escolher livremente a ordem de encará-los, mas, para completá-los, é necessário derrotar o chefe ao final de cada fase. Vencendo o “guardião” do estágio, Mega Man adquiri uma arma especial baseada nas habilidades do inimigo.

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São essas armas que tornam a forma como jogamos Mega Man única. Cada uma é eficaz contra um determinado chefão e completamente inútil contra outros. A forma como gerenciar esses itens, incluindo recarregá-los durante os estágios, são pontos determinantes para o sucesso das missões.

Missões essas, aliás, que podem trazer frustração para os menos habilidosos, pois Mega Man é um game dificílimo. São trechos de plataforma milimétricos em alguns momentos, seguidos de hordas de inimigos até os confrontos contra chefes cabulosos.

A jornada

Para chegar até o Dr. Wily, Mega Man precisa passar por seis fases, cada uma protegida por um chefe com habilidades próprias e fraquezas que muitas vezes estão à vista, basta apenas pensar na lógica dos elementos.As fases são:

Bombman’s Stage

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Cheia de plataformas elevadas, espinhos e robôs voadores, esse estágio é protegido pelo Bomb Man. Depois de vencê-lo, você adquire a Hyper Bomb.

Cutman’s Stage

Mega Man - O surgimento do Blue Bomber no Nintendo 8 bits Cutmans-Stage

A fortaleza protegida pelo Cut Man é uma área que exige paciência para subir as escadarias enquanto enfrenta os diferentes inimigos que surgem para derrubá-lo. A arma obtida aqui é a Rolling Cutter.

Elecman’s Stage

Mega Man - O surgimento do Blue Bomber no Nintendo 8 bits Elecmans-Stage

Do topo de uma fase lotada de escadas, inimigos e plataformas que desaparecem está Elec Man, o robô que libera a arma Thunder Beam.

Fireman’s Stage

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Escadas, plataformas, rio de lava e torres de chamas dão o tom no estágio de Fire Man. Após vencê-lo, a Fire Storm estará acessível para Mega Man.

Gutsman’s Stage

Mega Man - O surgimento do Blue Bomber no Nintendo 8 bits Gutsmans-Stage

Espinhos mortais e plataformas que ameaçam derrubar Mega Man caso erre o tempo do salto são os principais desafios dessa fase que conta com o inesquecível Guts Man e a sua Super Arm como prêmio por derrotá-lo.

Iceman’s Stage

Mega Man - O surgimento do Blue Bomber no Nintendo 8 bits Icemans-Stage

Com piso escorregadio, trechos submersos e momentos de tensão sob plataformas voadoras, o estágio do gelo é protegido por Ice Man. Após vencer o duelo, teremos a Ice Slasher como arma especial para o restante da caçada ao Dr. Wily.

Doctor Wily’s Fortress

Derrotando os seis chefes, a área central da seleção de fase é desbloqueada. A partir daí, começa a luta na fortaleza do Dr. Wily, com direito a três estágios ondeenfrentamos velhos conhecidos e ainda novos e mais poderosos robôs. O quarto trecho dessa fortaleza é o confronto direto com o vilão da história, dividido em dois momentos igualmente tensos.

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Além de usar as armas especiais com sabedoria, dominar os controles e ter reação rápida para tudo que surge pelo caminho, nessa parte final do jogo ainda é preciso ter no arsenal a Magnet Beam, uma arma especial encontrada durante o jogo que permite a criação de plataformas flutuantes. Sem ela, não é possível concluir a aventura.

Com a beleza de um robô

Percorrer cada um dos cenários do jogo é um deleite. A jogabilidade é firme, embora tenha trechos em que o personagem não responde de uma forma tão precisa. Contudo, poucos minutos com o controle já são suficientes para sair andando, saltando e atirando como uma máquina de guerra.

Além da boa jogabilidade, os visuais do game são bonitos, com cores fortes e ótima diversidade de cenários, embora traga certa simplicidade nos elementos que compõem o cenário. Mesmo assim, a forma como cada fase traz características tão únicas deixa toda a experiência ainda mais agradável.

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O mesmo pode ser dito da trilha sonora, que eleva a jogatina com canções marcantes e bem construídas. Para quem gosta de uma boa trilha melódica e impactante, certamente gostará do que vai ouvir em Mega Man. Mesmo em 8-bit, alguns temas trazem sons diversos, com destaque para as batidas e o ritmo marcado pelos sintetizadores.

Mega Man

Desafiador ao extremo, com belos visuais e uma trilha sonora excelente, Mega Man conquistou fãs ao redor do mundo. Comercialmente, contudo, o jogo não fez tanto sucesso, mas superou as expectativas da Capcom, que logo autorizou Inafune a criar uma sequência para o jogo.

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Aos poucos, quase que no boca-a-boca, principalmente (segundo o próprio Inafune) por não possuir uma arte descente na capa da versão americana, Mega Man foi se tornando conhecido do grande público. E, quando poucos esperavam, o título do NES já era um dos mais adorados do console tornando-se um clássico cult que deu início a uma série amada e cheia de fãs.

Fonte: Jogo Véio

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Na época, esse era o mais difícil porque não tinha password que vieram a partir do Megaman 2.

Mas eu sempre fechava do começo ao final, não curtia muito usar os passwords (só no começo quando comecei a jogar e não tinha muito as manhas da série), então na época não achava tão mais difícil assim, mas hoje quando comprei o cartucho, ainda não fechei. Começo do Castelo do Willy é complicado...

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@Jail escreveu:
Na época, esse era o mais difícil porque não tinha password que vieram a partir do Megaman 2.

Mas eu sempre fechava do começo ao final, não curtia muito usar os passwords (só no começo quando comecei a jogar e não tinha muito as manhas da série), então na época não achava tão mais difícil assim, mas hoje quando comprei o cartucho, ainda não fechei. Começo do Castelo do Willy é complicado...


Joguei pouco ele na época, mas eu tinha um cartucho verde do Mega Man 3 que era bem legal. Mas vou começar a jogar essa coletânea de jogos do Mega Man.

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