RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionSurge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo EmptySurge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo

more_horiz
Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Old-news-9

Momento de transição


Em 1992, o mercado de jogos eletrônicos vivia um momento de transição entre as gerações 8-bit e 16-bit. Embora Mega Drive e Super Nintendo já fossem os queridinhos da galera, ainda era bastante comum encontrar Master System e Nintendinho nas locadoras e nas casas dos jogadores.

Esse período, aliás, também marcava o crescimento exponencial da rivalidade entre Nintendo e Sega. A essa altura, as duas gigantes dos videogames disputavam a preferência dos gamers em três frentes: 8-bit (NES x Master System), Portátil (Game Boy x Game Gear) e 16-bit (SNES x Mega Drive).

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Sonic-x-mario-621x350

Com todo esse fervor no mundo dos games, os jogadores buscavam cada vez mais informações sobre seus consoles e jogos favoritos. E, para atender essa demanda, pelo menos dos fãs da Nintendo, chegava às bancas brasileiras, em julho de 1992, a primeira edição da revista GamePower, uma das publicações sobre videogames mais queridas do Brasil.

É GamePower ou nada


Outras revistas de videogame já faziam a alegria dos jogadores nos primeiros anos da década de 1990. Videogame e Ação Games, por exemplo, já eram responsáveis por movimentar as bancas de todo o Brasil com dicas, notícias, detonados e análises dos principais jogos. Contudo, as duas gigantes do mercado editorial receberiam uma nova concorrente.

Publicada pela Editora Nova Cultural – custando Cr$ 7.900,00 –, a primeira edição da revista GamePower foi lançada para noticiar tudo sobre o universo da Nintendo nos videogames, enquanto a revista SuperGame (também da Nova Cultural) traria as novidades sobre a Sega e seus games.

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo GamePower-1

O foco na Nintendo era uma opção editorial, como bem diz a Carta do Editor, na página nº 4: “Chegou a GamePower, a única revista do Brasil especializada no sistema Nintendo de videogames”. A proposta era ousada, mas o periódico estava disposto a fazer história. “De hoje em diante, falou Nintendo, falou GAMEPOWER.”

Time dos sonhos


Com a difícil missão de disputar espaço com outras gigantes do mercado editorial, a GamePower apostou em algumas novidades, como o time de redatores fictícios que assinava as matérias da revista. Esse ponto, aliás, foi um dos responsáveis por criar uma identidade para a publicação logo nas suas primeiras edições.

Formado por personagens carismáticos e facilmente identificáveis, o time de “Críticos da GamePower” era formado por:

Baby Betinho: O careca bombadão carinhosamente apelidado de Baby. era o responsável por analisar os principais jogos de luta, de esporte e de tiro.

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Baby-betinho-1

Marcelo Kamikaze: O japoneses nerd era o mestre dos RPGs e o responsável por trazer as notícias do outro lado do mundo.

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Marcelo-kamikaze

Lord Matias: O carioca descolado era o especialista em música da turma, mas também dominava qualquer jogo.

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Lord-matias

Marjorie Bros: A musa da galera era a fã dos jogos do Mario e uma das críticas da maioria dos principais jogos da Nintendo. Para completar, como dizia no editorial, “Marjorie é natural de Porto Alegre, tem 26 anos e, embora não seja da nossa conta, está solteira no momento”.

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Marjorie-bros

Grande estreia


A revista GamePower não poderia ter surgido em melhor momento. Em sua edição de estreia, a publicação trazia Street Fighter II, sucesso dos fliperamas que acabava de ser lançado para o Super Nintendo.

Assim como os jogadores da época, a revista não mediu palavras para recepcionar o game. No subtítulo da matéria estava escrito: “Saiu nos EUA e no Japão o melhor jogo de luta da história.”

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Street-fighter-ii-gamepower

A euforia com o lançamento de Street Fighter II estava por cada canto do primeiro grande texto da publicação. “O lançamento mais esperado de toda a história do videogame já chegou às locadoras brasileiras. Street Fighter II provocou filas imensas no Japão, disputas entre jornalistas americanos e verdadeiros leilões nas importadoras do país

A revista fez questão de exaltar a fidelidade do jogo em relação a versão dos arcades – que também recebeu uma matéria especial nessa edição –, com exceção dos cenários, que sofreram pequenas adaptações. Além disso,algumas páginas foram dedicadas a história dos personagens do jogo e dicas.

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Street-fighter-ii-apela%C3%A7%C3%B5es

E por falar em dicas, o pessoal da revista caprichou. Tinha desde um código para jogar com dois personagens iguais, até macetes para enfrentar cada personagem, lista de golpes e apelações para você deixar o adversário maluco.

Bônus Stage


Além de trazer uma “linda” imagem do Blanka na capa, a revista também aproveitou para presentear os seus leitores com alguns brindes. O primeiro deles era um pôster enorme com a arte oficial do cartucho de Street Fighter II do Super Nintendo.

O segundo era uma promoção que dava três SNES, dois NES, cartuchos, bonés e camisetas. Para ganhar um dos prêmios, era só enviar uma frase que definisse, de maneira criativa, a revista GamePower. Ruim era só ter que recortar a revista para mandar o cupom.

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo P%C3%B4ster-Street-Fighter-II

Retratando o momento de transição entre plataformas que a Nintendo passava naquele momento, o restante da revista alternou entre lançamentos de Super Nintendo, Nintendinho e GameBoy.

Do lado dos 16-bit, tinha: Super Soccer, Rocketeer, Krusty’s Super Fun House, Top Gear e Contra III. Do lado dos 8-bit, foram citados: Flying Warriors, Where in Time is Carmen Sandiego?, Super Spy Hunter, Vice, Race America. E sobre o GameBoy, a publicação ainda deu espaço para Joe & Mac, Monopoly, Adventure Island e dicas para muitos outros títulos.

Eterna rivalidade


Nem só de prévias, análises, dicas e códigos era feita a GamePower #01. Uma das melhores matérias dessa edição de estréia era um especial escrito por Marcelo Kamikaze, chamada “Os caminhos surpreendentes da briga entre Nintendo e Sega”.

Cheia de detalhes, a matéria trazia uma análise interessante do momento de disputa entre as duas gigantes do entretenimento eletrônico. Segundo a edição, “a disputa entre a Nintendo e a Sega vai continuar acirrada por algum tempo, até 1993 no mínimo. A briga passa por preço, software, títulos e hardware e parece mais dura a cada mês. Quem lucra com isso, felizmente, é o consumidor”.

Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo Nintendo-x-sega-materia

Ah, e teve até previsão sobre o mercado nacional. “A Nintendo do Japaão está negociando com a Gradiente e a Estrela a comercialização dos seus produtos no Brasil. Numa primeira etapa os produtos serão importados. A briga com a Tec Toy, que produz os jogos e consoles da Sega no país, deverá ser das boas”.

Surge uma lenda


Com os carisma de seus personagens, ótimas matérias, diagramação no capricho e um aparente carinho na produção dessa histórica primeira edição, a revista GamePower chegou para fazer história nas bancas brasileiras.

Download pela Retroscans -> Clique Aqui

Foram 25 edições incríveis sobre os jogos e consoles da Nintendo até ela se fundir com a SuperGame, dando origem a lendária Super GamePower, uma das publicações mais lembradas pelos jogadores da época. Contudo, tudo começou com essa edição de julho de 1992. Bons tempos…

Fonte: Jogo Véio

descriptionSurge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo EmptyRe: Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo

more_horiz
Adoro ler essas revistas antigas de games, de vez em quando sorteio uma no Datassette para ler.

descriptionSurge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo EmptyRe: Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo

more_horiz
naldin escreveu:
Adoro ler essas revistas antigas de games, de vez em quando sorteio uma no Datassette para ler.


Vá na Retroscans é bem organizado lá -> Clique Aqui

descriptionSurge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo EmptyRe: Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo

more_horiz
Comprei a revista desde o número 1, e continuei depois quando virou SuperGamePower.

Fiquei puto na época pq emprestei a número 1 pro meu vizinho e ele sumiu com a revista, aí ela ficou faltando na coleco.

descriptionSurge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo EmptyRe: Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo

more_horiz
Sonymaster escreveu:
naldin escreveu:
Adoro ler essas revistas antigas de games, de vez em quando sorteio uma no Datassette para ler.


Vá na Retroscans é bem organizado lá -> Clique Aqui

Não conhecia, valeu!

descriptionSurge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo EmptyRe: Surge a revista GamePower, publicação dedica à Nintendo

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder