O personagem Captain N apareceu pela primeira vez na revista Nintendo Power, criado por um editor da revista chamado Randy Studdard. Mais tarde, a Nintendo decidiu criar uma série de desenhos animados baseada no personagem, optando por não dar crédito nem recompensar seu criador. O estúdio de animação DiC foi o escolhido para trabalhar no projeto, e muito pouco do conceito original foi mantido.

Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo D7fa42549b4255873d7d8000d5f0927cd9e49845_hq

No início do primeiro episódio o herói da série, Kevin Keene, um adolescente de Los Angeles, e seu cão, Duke, são levados para um outro universo conhecido como Videoland ao serem sugados por um vórtice, chamado Ultimate Warp Zone, que se formou em sua televisão. A fim de cumprir uma antiga profecia Kevin está destinado a se tornar o herói "Capitão N: O Mestre do Jogo", armado com uma Zapper e uma fivela de cinto com o formato de um controle de NES e junto do N Team, que é formado pela Princesa Lana, Megaman, Simon Belmont (Castlevania) e Kid Icarus (chamado de Pit nos seus jogos). Juntos eles devem salvar Videoland das forças do mal (nem um pouco clichê).

Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo Cameos_others_captain-n

Na maioria dos episódios, o inimigo do N Team é um grupo de vilões de jogos, normalmente liderados por  Mother Brain (Metroid), que é acompanhada por seus lacaios, Eggplant Wizard (Kid Icarus), King Hippo (Punch Out), e os robôs de Dr. Wily (Megaman). 

Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo Capn_hippo

O "vilão da semana" é destaque em alguns episódios, quando um jogo em particular se torna o cenário (como Malkil de Wizards & Warriors). Donkey Kong também faz aparições em alguns episódios, mas geralmente serve como um personagem neutro que representa perigo tanto para os amigos quanto para os inimigos.

Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo Simon-belmont-princess-lana

Outros personagens fazem aparições recorrentes: O Conde (Castlevania) faz várias aparições, juntamente com o Dr. Light (Megaman), Link e Princesa Zelda. Na segunda temporada o Game Boy entra para o N Team.

Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo 8

A maior critica feita a série, é que ela distorcia brutalmente a aparencia dos personagens dos jogos, veja abaixo as comparações dos personagens como eram conhecidos na época, suas versões na série e seu visual mais atual:

Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo Megaman+3+captain+n+battle+network

Tubo bem que as artes das capas americanas dos jogos não ajudavam muito, mas concerteza ele não era verde! Hoje em dia, o visual do megaman não mudou tanto nas séries principais (se comparado com as artworks japonesas), mas sempre tem os spin-offs para envergonhar os fãs da série.

Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo Kid_Icarus_game+boy_Captain_n_Smash_Bros

Além de ignorar que o nome do personagem é Pit, colocaram uma franja gigante e bochechas rosadas, nada de mais se comparado com o próximo personagem. 

Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo Simon+belmont+castlevania+2+captain+n+judgement

Como assim? transformar um matador de vampiros medieval num idiota metido a galã, se bem que se comparado com a aparência dele em Judgement, até que não ficou tâo ruim.
O fim da série


Capitão N - O Mestre do Jogo, antigo desenho da Nintendo CaptainNMontage

Antes da terceira e última temporada da série, a NBC fez cortes no orçamento significativo para a sua programação de desenhos animados da manhã de sábado. Como resultado, a terceira temporada tem animação de qualidade inferior. Além disso, em muitos episódios aparecem apenas os personagens First-Party da Nintendo (Kevin, Kid Icarus, Game Boy) para evitar o pagamento de royalties para a Konami e Capcom para os usos de Simon Belmont e Mega Man, respectivamente.

No Brasil o desenho foi exibido por pouco tempo no Xou da Xuxa, e depois foi vendido em VHS.

Fonte: NeoGamer