RETRO GAMES BRASILConectar-se
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Cantinho da Eletrônica

Compartilhe

descriptionCantinho da Eletrônica  - Página 12 EmptyRe: Cantinho da Eletrônica

more_horiz
Eu só acho que esse fórum precisa de um área especifica para esses eletronices

more_horiz
@naldin escreveu:
PS2 nem tenho intenção de ligar, mas pelo que entendi pra funcionar o PS2 em RGB tem que fazer o downscale pra 240 ne? Acabou que não consegui mexer, semana passou voando, de VG só joguei uma corridinha de Assetto Corsa. Semana que vem tenho que viajar, hoje e amanha não estou em BH, então TV RGB talvez só no próximo fds.

PS2 é bom que dá pra rodar o PS1 tranquilo né.. E tem mta coletânea boa no ps2.

Não sei se os emuladores que saíram pra ele dão suporte a 240p, mas o RetroArch tá sendo portado pra ele.. Pelo menos pros meus ajustes vai funcionar..

Mas o que quero mesmo é o Wii. PS2 funcionando vou converter o cabo componente dele..
Pra ele rodar no rgb precisa forçar o console pro PAL, sorte que dá pra fazer isso tranquilamente com homebrew.

more_horiz
Sexta saí e aproveitei pra comprar o que eu queria pra terminar negócio da TV.. Comprei uns conectores molex pra fazer uma plaquinha intermediária entre o circuito original e a saída RGB.
O vendedor esqueceu de por as garrinhas de metal pra fazer o fêmea :fui:

Cantinho da Eletrônica  - Página 12 Conector-molex-par-macho-femea-2-3-5-8-pinos~6181

Fiquei puto, abri o Sekilhão e joguei o resto do fds inteiro Rindo

more_horiz
@off

E acabei achando algo que queria há tempos. Tava até pensando em fazer um, mas ótimo que encontrei..

Cantinho da Eletrônica  - Página 12 B97hpn7

Uma mini morsa pra prender os troço pra soldar/mexer cheers

E ainda achei uma utilidade pro trafo do estabilizador. Ele já tinha até esses suportes, que foi ótimo pra fixar a morsinha

more_horiz
Muito boa a ideia da morsa no trafo. Passei a tarde deste sábado mexendo na TV, mas o resultado que cheguei não está bom, estou com imagem sem o branco, tem algo a ver com o fast blank que é onde eu entro com o 5V que vem do SNES. Mas estou perdidão, não sei o que fazer. O que tentei de diferente foi pegar 12v da tv, colocar um 7805 para entregar o 5v, mas deu na mesma. Depois fiz um divisor resistivo idêntico o do circuito original que fica na saída do TMP47C834N indo para o TDA8362 e continuou na mesma. Crying or Very sad  Na foto do Mario abaixo da pra ver a falta do branco no fundo e em partes das fontes que estão pretas, fica parecendo que o branco inverteu com o preto, porém onde realmente é preto está preto.

Cantinho da Eletrônica  - Página 12 Comp10

Cantinho da Eletrônica  - Página 12 Img_0611
Cantinho da Eletrônica  - Página 12 Img_0612

more_horiz
@naldin escreveu:
Muito boa a ideia da morsa no trafo. Passei a tarde deste sábado mexendo na TV, mas o resultado que cheguei não está bom, estou com imagem sem o branco, tem algo a ver com o fast blank que é onde eu entro com o 5V que vem do SNES. Mas estou perdidão, não sei o que fazer. O que tentei de diferente foi pegar 12v da tv, colocar um 7805 para entregar o 5v, mas deu na mesma. Depois fiz um divisor resistivo idêntico o do circuito original que fica na saída do TMP47C834N indo para o TDA8362 e continuou na mesma. Crying or Very sad  Na foto do Mario abaixo da pra ver a falta do branco no fundo e em partes das fontes que estão pretas, fica parecendo que o branco inverteu com o preto, porém onde realmente é preto está preto.

Cantinho da Eletrônica  - Página 12 Comp10

Cantinho da Eletrônica  - Página 12 Img_0611
Cantinho da Eletrônica  - Página 12 Img_0612

Naldin, quando vc mandou o datasheet da TV eu dei uma pesquisada e li em algum lugar sobre o blanking dele, que tem 2 níveis de sinal, de acordo com a tensão injetada.. Pior que vi alguém explicando tudo nos detalhes, podia jurar que mandei aqui mas não tô achando em lugar nenhum agora. Só lembro que não era os 5V tradicionais, era 3V se n me engano..

RGB output circuitThe colour difference signals arematrixed with the luminance signal toobtain the RGB signals. Linearamplifiers have been chosen for theRGB inputs so that the circuit issuitable for incoming signals from theSCART connector. The contrast andbrightness controls operate oninternal and external signals.The fast blanking pin has a seconddetection level at 3.5 V.When this level is exceeded theRGB outputs are blanked so that“On-Screen-Display” signals can beapplied to the outputs.The output signal has an amplitude ofapproximately 4 V, black-to-white,with nominal input signals andnominal control settings. The nominalblack level is 1.3 V.
Cantinho da Eletrônica  - Página 12 UvRJZNi
https://www.digchip.com/datasheets/parts/datasheet/364/TDA8362-pdf.php

more_horiz
Eu tinha visto isso no datasheet mesmo, quando coloco os 5V do SNES com um resistor de 100 ohms em serie, no pino 21 do CI está dando 2.5V. Eu não entendi o que ele quer dizer com "second detection at 3.5", nisso fiquei completamente perdido, na tabela tem máximo de 3v, um pouco em cima tem black-to-white 4v que imagino ser da linha RGB e no texto esse lance de second detection. Meu maior problema é que se tem uma area da eletrônica que não conheço nada é TV, alias essa mexida já está me fazendo ter um conhecimento.
Qual valor de resistor você usou na linha RGB para o terra, eu testei 68 e 150 ohms ficou igual, já em 1k piora bastante.

more_horiz
@naldin escreveu:
Eu tinha visto isso no datasheet mesmo, quando coloco os 5V do SNES com um resistor de 100 ohms em serie, no pino 21 do CI está dando 2.5V. Eu não entendi o que ele quer dizer com "second detection at 3.5", nisso fiquei completamente perdido, na tabela tem máximo de 3v, um pouco em cima tem black-to-white 4v que imagino ser da linha RGB e no texto esse lance de second detection. Meu maior problema é que se tem uma area da eletrônica que não conheço nada é TV, alias essa mexida já está me fazendo ter um conhecimento.
Qual valor de resistor você usou na linha RGB para o terra, eu testei 68 e 150 ohms ficou igual, já em 1k piora bastante.

Será que tem risco testar com um potenciômetro? Pra saber na prática qual tensão é a certa?

Testei resistor com 82, 100 e nenhum.. Ficou tudo igual. Acredito que isso seja mais pra quem tá usando a entrada do OSD, sei lá.

Essas mexidas são ótimas pra ter conhecimento sobre área fora daquilo que é seu interesse profissional.. E acaba agregando uma hora ou outra.
Igual eu falo, me sinto mó feliz de entender o básico de um datasheet. Já valeu o curso pra mim nisso aí. haha

Aliás, vc fez seu curso no Cetel também? Tem muito tempo?

more_horiz
É aqui o tópico das gambiarras? Cantinho da Eletrônica  - Página 12 Pff

more_horiz
@Sonymaster escreveu:

GAMBIARRA NÃO!

Melhoramentos técnicos DIY

more_horiz
@yon escreveu:
@Sonymaster escreveu:

GAMBIARRA NÃO!

Melhoramentos técnicos DIY

Cantinho da Eletrônica  - Página 12 50504768

more_horiz
@yon escreveu:
@naldin escreveu:

Será que tem risco testar com um potenciômetro? Pra saber na prática qual tensão é a certa?

Testei resistor com 82, 100 e nenhum.. Ficou tudo igual. Acredito que isso seja mais pra quem tá usando a entrada do OSD, sei lá.

Essas mexidas são ótimas pra ter conhecimento sobre área fora daquilo que é seu interesse profissional.. E acaba agregando uma hora ou outra.
Igual eu falo, me sinto mó feliz de entender o básico de um datasheet. Já valeu o curso pra mim nisso aí. haha

Eu acho que já sei o que é, durante a semana vou estudar melhor isso, mas a função do blanking é outra, é apenas chavear o video, para a TV saber se tá chegando composto ou RGB:
https://en.wikipedia.org/wiki/SCART#Blanking_and_switching

O que deve estar acontecendo é que o sinal RGB está baixo, pelo que entendi ele baseia o preto/branco em: 0 é preto e 4V branco, acho que é isso. Se for vou ter que arrumar um forma de amplificar o sinal, o problema é conseguir fazer algo que mantenha a qualidade, já que quando você amplifica o sinal você amplifica ruído também.

Eu sou de Congonhas, na época fiz um curso que tinha no Colégio Batista em Ouro Branco.

more_horiz
@Sonymaster escreveu:

Rindo Rindo Rindo  tópico dos recursos técnicos.

more_horiz
@naldin escreveu:
@yon escreveu:
@naldin escreveu:

Eu acho que já sei o que é, durante a semana vou estudar melhor isso, mas a função do blanking é outra, é apenas chavear o video, para a TV saber se tá chegando composto ou RGB:
https://en.wikipedia.org/wiki/SCART#Blanking_and_switching

O que deve estar acontecendo é que o sinal RGB está baixo, pelo que entendi ele baseia o preto/branco em: 0 é preto e 4V branco, acho que é isso. Se for vou ter que arrumar um forma de amplificar o sinal, o problema é conseguir fazer algo que mantenha a qualidade, já que quando você amplifica o sinal você amplifica ruído também.

Eu sou de Congonhas, na época fiz um curso que tinha no Colégio Batista em Ouro Branco.

Vai ter que entrar no grupo, mas pergunta esse cara:
https://www.facebook.com/groups/RGBInside/permalink/2310072919043786/?comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22O%22%7D

Ele é bem empolgado, então acho que n teria problema mandar msg direto, se n quiser entrar no grupo:
https://www.facebook.com/eduardosamoeda?fref=gs&__tn__=%2CdC-R-R&eid=ARDIdWdzUMGFDl1Rm3S-jfBhmOHK3P9PFXTYkIHv4rOZwjrg5FkxuNKExgaD6xQpt2kmIP8plQbQw7U3&hc_ref=ARTOUG4ktLlNJoTizmlecLdj3N4lbPF_D3PpnzUqmC8JvFac0kYOM6XaVjHcCZLWg58&dti=1469555969762156&hc_location=group

Ele tem uma CCE que fez o mod com esse mesmo jungle IC, talvez te poupe tempo ver essa questão com ele
Eu queria era achar o cara de fórum gringo que vi explicando tudo sobre isso aí.. É foda

more_horiz

@burn1004

more_horiz
Permissão deste fórum: