RETRO GAMES BRASILConectar-se
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Compartilhe

descriptionO Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari EmptyO Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari

more_horiz
Não é de hoje que a intenção de muitas fabricantes de consoles é justamente unificar um local no qual você possa se divertir, mas, ao mesmo tempo, trabalhar.

O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari The-Atari-Accountant-In-Action-512x347

Lá no início da era dos consoles, quando tudo ainda engatinhava, existia um exótico software para o bom e velho Atari 800: um contador que utilizava o seu videogame como um sistema de trabalho. Vale lembrar que apesar de ser um computador, o Atari 800 era uma espécie de ‘videogame de luxo’ nos anos 80.

O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 332_
O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 333_
O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 334_
O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 330_
O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 331_

Atualmente, muitos ainda afirmam “sentir falta dos tempos mais simples, nos quais um console era apenas um console”. Sim, é verdade. Existiu um tempo, não tão distante assim, no qual um videogame não era muito mais do que uma central computadorizada de entretenimento caseiro; contudo, isso era realidade, em boa parte dos casos, por falta de poder computacional e/ou infraestrutura presentes na ocasião.

O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 401
O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 402
O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 403

O “Contador do Atari”, custando absurdos 1,500 dólares (ainda mais absurdos se levarmos em conta as diferenças econômicas, como a inflação da época), possibilitava, por meio do Drive de Disco, “Atari 815” (custando mais 1,500 dólares), um módulo de interface, intitulado como “Atari 850”, e uma impressora chamada de “Atari 815”, a unificação da sua central de entretenimento para algo mais profissional e dedicado aos importantes afazeres da contabilidade – mas não tão divertidos assim (convenhamos).

A “brincadeira” custaria, no total, “módicos” 4,870 dólares – algo em torno de 20 mil dólares com os reajustes econômicos da atualidade.

O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari Atari-815-393x512

Dada a raridade e o preço monstruoso dos equipamentos, muitos compradores nem sabiam da existência de tais luxos. Os que sabiam, pois leram alguns anúncios no início da década de 80, achavam que a empresa tinha desistido do lançamento.

O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari 328_
O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari Atari_Preisliste

Porém, atualmente, os softwares são oferecidos gratuitamente para os curiosos das tecnologias retrô. Só foi possível recuperar alguns exemplares de um aparelho tão raro e pouco acessível em sua época, pois profissionais dedicados acharam algumas documentações (prontamente escaneadas) e algumas peças em um antigo prédio da Atari.

Download do Programa -> The Atari Accountant (44MB)

Mais informações sobre os peculiares apetrechos podem ser encontradas neste link. Acesse [url=https://atariwiki.org/wiki/Wiki.jsp?page=The Atari Accountant Series]este[/url] link, também, caso ainda estejam curiosos e ávidos por mais detalhes.

Fonte: Blog Tectoy

descriptionO Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari EmptyRe: O Contador – Conheça o software 8 bits mais caro da Atari

more_horiz
Bem carinho esse contador eim? Mas pensando em quanto um contador cobrava por ano para fazer o trabalho, talvez ainda era barato.
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum