Em 1985, Shigeru Miyamoto chicoteou a equipe de programação da Nintendo até o mês de Setembro, quando foi lançado nada menos que Super Mario Bros. E em pouquíssimo tempo, a Big N tinha mais dinheiro que o bom e velho Tio Patinhas!
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Alguns dizem que a Nintendo estava fadada ao Sucesso. Outros creditam o “Crash” dos videogames dos anos 80, graças à Atari, que quase atestou ao planeta todo que videogames não valiam a pena como investimento, naquele nostálgico e cansativo incidente com os jogos do E.T. que foram enterrados em um deserto.
Mais de um ano se passou e a Nintendo não parava de vender. E, obviamente, seu novo mascote fazia parte desse sucesso. Muitos Nintendos vinham com o clássico Super Mario Bros. E logo, muitas outras empresas de Software fizeram propostas de portabilidade do jogo do encanador barrigudo.
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Mas se você conhece a forma da Nintendo de se manter no topo, sabe qual foi a resposta. O Famicom estava no topo das vendas e a casa do Mario não queria ceder esse lucro a ninguém. Em contrapartida, os vendedores de computadores para a família entraram em desespero: todos queriam jogar Mario, qual seria a saída?
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A Time Warp Productions, da Alemanha, tentou resolver o problema dos vendedores de computadores: uma cópia completamente descarada de Super Mario Bros. A começar pelo nome do game. Compare “Super Irmãos Mario” com “Grandes Irmãs Giana”, até a função sintática das palavras do título é a mesma!
Em 1987, Super Mario ainda estava no auge e vendendo como água no deserto. Mas foi também o ano de lançamento de The Great Giana Sisters, sob a batuta dos vendedores de Commodore e Amiga, que tentavam “empurrar” seu produto alegando que os jogos eram praticamente iguais e, por isso, “seu filho não ia perder a diversão” – e, além disso – “Um computador é mais útil que um videogame”.
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Jogando The Great Giana Sisters, tendo Super Mario Bros em seu currículo, você percebe que até a posição dos objetos nas fases é a mesma! Tudo isso substituindo a aparência das protagonistas (porque Giana tem uma irmã chamada Maria – Sério, Maria???) , dos inimigos e dos power-ups.
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Embora seja compreensível que a Time Warp Productions queria bater de frente com Mario, certos métodos são imperdoáveis. Tá certo que a Sega só lançou Sonic em 1991, mas o jogo era incrivelmente original e tinha sua tão sonhada queda de braço com a Nintendo.
Até hoje, há quem jure que rolou um belo processo da Nintendo contra a Time Warp productions, mas os representantes das duas empresas nunca afirmaram isso publicamente.
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Por outro lado, mais tarde algumas alegações da Nintendo vieram à público, como o marketing agressivo e as ações de grandes datas como o Natal forçaram os fabricantes do jogo da lambisgoia Giana a ser retirado do mercado. Computadores não eram mais baratos que videogames. E videogames sempre foram máquinas voltadas inteiramente para a diversão.
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Então, não, não rolou o processo… mas a mão do telefone dos advogados da Nintendo deve ter tremido… e não foi pouco.
A Time Warp ainda tinha ideia de fazer uma continuação de The Great Giana Sisters, chamada “Giana 2: Arther e Martha no Future World”, que seria baseado em uma viagem no tempo, para o futuro, com cenários metálicos e ameaçadores, mas os executivos da empresa entraram em um consenso de que talvez nessa vez a Nintendo não fosse tão boazinha. Com isso, aproveitaram várias linhas de programação (cenário e músicas), trocara as protagonistas e nascia, em 1989, um jogo chamado Hard’n’Heavy, também para Commodore64 e Amiga.
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Em abril de 2009, a DTP Entertainment e a Spellbound Entertainment (dona da propriedade intelectual de Giana), lançaram em parceria com a Nintendo o jogo Giana Sisters DS.
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O que nos faz pensar que talvez a Big N não seja tão carrasca assim… as pazes estavam feitas entre os dois lados da moeda.
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E, em 2012, as irmãs Giana tiveram seu game nos videogames da 7ª geração, migrando depois para a 8ª, subintitulado “Twisted Dreams“. Mas aí… estava um tanto tarde para uma redenção com os jogadores das gerações mais antigas, ou seja, quem jogava Mario não perdoou!
Fonte: Jogo Véio[/size]
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Alguns dizem que a Nintendo estava fadada ao Sucesso. Outros creditam o “Crash” dos videogames dos anos 80, graças à Atari, que quase atestou ao planeta todo que videogames não valiam a pena como investimento, naquele nostálgico e cansativo incidente com os jogos do E.T. que foram enterrados em um deserto.
Mais de um ano se passou e a Nintendo não parava de vender. E, obviamente, seu novo mascote fazia parte desse sucesso. Muitos Nintendos vinham com o clássico Super Mario Bros. E logo, muitas outras empresas de Software fizeram propostas de portabilidade do jogo do encanador barrigudo.
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Mas se você conhece a forma da Nintendo de se manter no topo, sabe qual foi a resposta. O Famicom estava no topo das vendas e a casa do Mario não queria ceder esse lucro a ninguém. Em contrapartida, os vendedores de computadores para a família entraram em desespero: todos queriam jogar Mario, qual seria a saída?
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A Time Warp Productions, da Alemanha, tentou resolver o problema dos vendedores de computadores: uma cópia completamente descarada de Super Mario Bros. A começar pelo nome do game. Compare “Super Irmãos Mario” com “Grandes Irmãs Giana”, até a função sintática das palavras do título é a mesma!
Em 1987, Super Mario ainda estava no auge e vendendo como água no deserto. Mas foi também o ano de lançamento de The Great Giana Sisters, sob a batuta dos vendedores de Commodore e Amiga, que tentavam “empurrar” seu produto alegando que os jogos eram praticamente iguais e, por isso, “seu filho não ia perder a diversão” – e, além disso – “Um computador é mais útil que um videogame”.
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Jogando The Great Giana Sisters, tendo Super Mario Bros em seu currículo, você percebe que até a posição dos objetos nas fases é a mesma! Tudo isso substituindo a aparência das protagonistas (porque Giana tem uma irmã chamada Maria – Sério, Maria???) , dos inimigos e dos power-ups.
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Embora seja compreensível que a Time Warp Productions queria bater de frente com Mario, certos métodos são imperdoáveis. Tá certo que a Sega só lançou Sonic em 1991, mas o jogo era incrivelmente original e tinha sua tão sonhada queda de braço com a Nintendo.
Até hoje, há quem jure que rolou um belo processo da Nintendo contra a Time Warp productions, mas os representantes das duas empresas nunca afirmaram isso publicamente.
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Por outro lado, mais tarde algumas alegações da Nintendo vieram à público, como o marketing agressivo e as ações de grandes datas como o Natal forçaram os fabricantes do jogo da lambisgoia Giana a ser retirado do mercado. Computadores não eram mais baratos que videogames. E videogames sempre foram máquinas voltadas inteiramente para a diversão.
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Então, não, não rolou o processo… mas a mão do telefone dos advogados da Nintendo deve ter tremido… e não foi pouco.
A Time Warp ainda tinha ideia de fazer uma continuação de The Great Giana Sisters, chamada “Giana 2: Arther e Martha no Future World”, que seria baseado em uma viagem no tempo, para o futuro, com cenários metálicos e ameaçadores, mas os executivos da empresa entraram em um consenso de que talvez nessa vez a Nintendo não fosse tão boazinha. Com isso, aproveitaram várias linhas de programação (cenário e músicas), trocara as protagonistas e nascia, em 1989, um jogo chamado Hard’n’Heavy, também para Commodore64 e Amiga.
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Em abril de 2009, a DTP Entertainment e a Spellbound Entertainment (dona da propriedade intelectual de Giana), lançaram em parceria com a Nintendo o jogo Giana Sisters DS.
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O que nos faz pensar que talvez a Big N não seja tão carrasca assim… as pazes estavam feitas entre os dois lados da moeda.
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E, em 2012, as irmãs Giana tiveram seu game nos videogames da 7ª geração, migrando depois para a 8ª, subintitulado “Twisted Dreams“. Mas aí… estava um tanto tarde para uma redenção com os jogadores das gerações mais antigas, ou seja, quem jogava Mario não perdoou!
Fonte: Jogo Véio[/size]