RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionDETONADO DARKSEED1 EmptyDETONADO DARKSEED1

more_horiz
O game

É um conceito interessante, o de combinar arte e jogos de computador. Especialmente se é uma aventura de ficção científica/terror e o artista nada mais nada menos que H.R.Giger, mais conhecido pelo design dos não-terrestres nos filmes Alien. A sua arte assustadora e negra já fez pessoas tremer por todo o mundo, por isso isto pode muito bem ser um começo para um jogo atmosférico. Darkseed irá certamente deixar-te numa disposição negra enquanto o jogas.

Em Darkseed encontras-te no papel do escritor Mike (na realidade, jogas como o criador do jogo) que acabou de comprar uma bela mansão antiga numa vila calma. No entanto, na primeira noite que lá dormes, tens terríveis pesadelos sobre alienígenas a colocarem-te algum tipo de sonda na tua cabeça. Ao acordares, ten uma dolorosa dor de cabeça... de certo não é coincidência? Ao explorares a tua casa e andar pela vila, algumas pistas fazem-te crer que a tua casa tme muito que se lhe diga para além do que aparenta. E aquele espelho estranho na sala de estar?

Isto é uma história suficientemente boa para uma aventura boa, por isso vamos começar, sim? Ah, mas o problema é que tens apenas 3 dias para descobrir sobre os alienígenas - que provavelmente planeiam controlar o mundo - e o tempo está a passar. O tempo tem um papel muito importante neste jogo, uma vez que as lojas e a biblioteca fecham às 6 p.m., o homem do correio toca duas vezes às 10 a.m., e se chegares atrasado para algo que tenhas agendado, o teu contacto pode ter desaparecido e perdes pistas e objectos vitais. Embora os puzzles nao sejam extremamente difíceis, o tempo pode estar contra ti desta forma, por isso prepara-te para gravar muito de forma a evitar frustração.

Durante o jogo irás descobrir que há mesmo uma versão alienígena do mundo real, ao qual apenas tu tens acesso. Este mundo é um reflexo do nosso mundo e às vezes o que fazes no "mundo real" tem uma influência no "mundo negro", o que é uma trama muito boa. O mundo alienígena está cheio de arquitectura alienígena bizarra e aqui as contribuições de H.R.Giger ajudam muito a criar atmosfera.

Os controlos em Darkseed são muito normais para um jogo de aventura e é tudo feito com o rato (embora possas escolher joystick ou teclado), por isso não há curva de aprendizagem. Apenas certifica-te que te mexes por todos os píxeis no ecrã ao entrares num lugar, uma vez que alguns objectos so podem ser encontrados desta forma. O teu inventário é exposto no topo do ecrã, assim como o menu para gravar/retomar um jogo antigo.

Os gráficos são porreiros e feitos no ambiente certo, e a palete de cores reduzida usada no mnudo alienígena de certo adiciona um carácter de film-noir. A música estridente (Adlib) também ajuda nisto, mas acaba por sem um pouco repetitiva. Os efeitos sonoros, no entanto, estão um pouco em falta e os poucos samples de voz sao de baixa qualidade.

Se és um fã de jogos de aventura (de terror) ou do trabalho de Giger, isto é de certo algo que devias dar uma olhadela. Para aqueles que estão à procura duma aventura fácil e divertida para resolver numa tarde ou duas: esta não é a vossa melhor escolha.

Nota técnica:

Este jogo corre no DOSBox 0.63 com som, mas por vezes algo estranho acontece durante as cenas cinemáticas, devido ao antigo sistema de protecção de cópia que está fracamente crackada. A seguir à animação, o ecrã congela (e pisca em verde no meu caso). Simplesmente carregando "enter" e alguns segundos de paciência serão suficientes.



AS IMAGENS:

DETONADO DARKSEED1 Darkseed

DETONADO DARKSEED1 Darkseed

DETONADO DARKSEED1 Darkseed



O DETONADO:













descriptionDETONADO DARKSEED1 EmptyRe: DETONADO DARKSEED1

more_horiz
sdds @unclescrooge
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder