RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! Empty25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
Após alcançar grande sucesso na década de 90 com jogos de esportes como o futebol americano com a série John Madden Football, jogos de basquete da NBA e disputas de gelo no Hockey NHL, ainda faltava um esporte para a Electronic Arts dominar: o futebol tradicional, ou como os americanos chamam, o “soccer”.

25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! Fifainternational-soccer-capa

E foi com essa ideia em mente que um pequeno grupo da divisão europeia da empresa iniciou o projeto que viria a ser “FIFA International Soccer” (também conhecido como FIFA 94), lançado em dezembro de 1993 para o Mega Drive. Mas não antes sem várias dificuldades e a constante sensação do projeto ser cancelado a qualquer momento pela sede EA Sports.

Isso porque “havia um grande ceticismo dos executivos nos EUA sobre o futuro do futebol. Ninguém se importava com o esporte“, revelou em entrevistas Trip Hawkins, o fundador da EA. Diferente do basquete ou futebol americano, o futebol tradicional nunca teve um grande apelo nos EUA já desde aquela época e até os dias de hoje.

Os programadores temiam que o jogo pudesse ser cancelado a qualquer momento. “A EA não dava a mínima para a FIFA“, comentou sem rodeios Neil Thewarapperuma, chefe de marketing da EA Sports em 1993 sobre o projeto, que tinha o chinês Jan Tian como um dos principais desenvolvedores.

25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! Ea-soccer-1

Quando Tian viu o protótipo feito pelos designers freelancer Jules Burt e Jon Law, ficou surpreso. “O ponto de vista era revolucionário“, disse em entrevista, referindo-se à visão isométrica do jogo, diferente da tradicional visão área utilizada pelos games famosos da época como “Sensible Soccer” e o “Kick Off”.

“E, ao contrário dos jogos de futebol anteriores, em que a bola parecia colada ao pé do jogador, na demo de Burt e Law, o jogador arremessou a bola para a frente e teve que correr atrás dela. Parecia futebol de verdade. Eu queria fazer exatamente isso. E eu queria fazer melhor“, comentou Tian.

Nesta fase o jogo ainda não se chamava FIFA, sendo que os executivos norte-americanos queriam batizá-lo como “Team USA Soccer”, o que claro não agradou à equipe de desenvolvimento do jogo. “Eu passei muito tempo trabalhando para manter a organização dos EUA afastada“, relembra Mark Lewis, um dos executivos da divisão britânica da empresa.

25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! Fifa-11

Assim como os outros títulos de esportes da empresa, a ideia era negociar um acordo com o corpo diretivo do futebol internacional para usar seu nome e dar o ar de autenticidade que a EA ansiava, no caso a FIFA.

Tom Stone, vice-presidente de marketing da EA Europa, ficou encarregado de cuidar dos detalhes da licença oficial. “Meu primeiro trabalho na EA foi pegar um avião e ir direto para Suíça conversar com a FIFA. Me sentei com o diretor de Marketing da ISL, que representava a FIFA, nós demos as mãos e fizemos o acordo lá na hora e depois fomos jantar. Literalmente licenciamos quatro letras maiúsculas e pagamos uma taxa de royalties muito, muito baixa“.

Tudo parecia certo, até descobrirem um problema: “Só depois nós descobrimos que não podíamos usar os nomes e aparências dos jogadores e escudo dos times porque o futebol não tinha uma organização comercial como as outras ligas americanas“.

25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! Fifa-8

Stone acrescenta: “De certa forma, ao pedirmos esses direitos, nós acabamos ajudando o futebol a se organizar. Eu tive que ir para a FA, a Premier League, a PFA e assim por diante. Falei com muitas pessoas que batiam a cabeça: quem detém o direito pelos nomes dos jogadores mesmo? E dos estádios? Esses caras estão perguntando sobre esses direitos“.

Na sede da EA na Califórnia, no entanto, ninguém prestou muita atenção. “Quase nenhum interesse foi mostrado pelos americanos“, diz Stone. “Eu digo isso respeitosamente, mas a razão pela qual FIFA é tão bem sucedido é que o jogo foi desenvolvido e publicado longe da matriz“.

Como o acordo de licenciamento completo só sairia alguns FIFAs depois, a equipe de desenvolvimento resolveu se colocar dentro do jogo, e assim Matt Webster virou jogador da Inglaterra, Joey Della-Savia optou pela Azzurra e Jan Tian virou o matador da Seleção Brasileira Janco Tiano.

25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! Fifa-soccer-Jan-Tian

O projeto foi finalizado no mês de setembro e os preparativos para o lançamento no Reino Unido, onde o futebol tradicional é tão apreciado quanto aqui no Brasil, começaram, agora devidamente batizado de “FIFA International Soccer“.

Na primeiríssima capa do jogo estavam David Platt, meio-campista da Inglaterra e estrela da Serie A, e Piotr Świerczewski da Polônia – os dois países se enfrentaram na época para qualificação para a Copa do Mundo de 1994, com vitória dos ingleses. No Brasil, e demais regiões, o jogo foi lançado com capa com jogadores da Irlanda e Holanda, com destaque para o jogador Ruud Gullit.
São 48 seleções disponíveis e mais um especial chamado EA All Stars, cada uma com 20 jogadores.

Após o sucesso do primeiro jogo, a EA percebeu que tinha uma mina de ouro nas mãos e se esforçou para obter os direitos de imagem de tantos clubes, estádios e jogadores quanto possível. No ano seguinte, o FIFA 95 incluiu clubes de oito diferentes ligas nacionais, incluindo a Premier League.

25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! Fifa-international-soccer-capas

Na época da Copa do Mundo de 1998, a FIFA havia percebido que tinha tinha desvalorizado sua licença e, quando chegou a hora de renegociar o contrato, o preço aumentou. A EA foi forçada a negociar uma teia de licenças cada vez mais complicada para garantir os direitos das grandes equipes, jogadores e até comentaristas, que entravam no estúdio e improvisavam comentários.

25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! Fifa-5

Hoje em dia um jogo da FIFA conta com orçamentos altíssimos e equipe com mais de 100 pessoas, além de licença de vários clubes, estádios e atletas para a reprodução virtual o mais realística possível. E pensar que essa franquia milionária começou apenas com um grupo com pouco mais de 10 pessoas, praticamente no fundo do quintal, desenvolvendo um projeto que poderia ser cancelado a qualquer momento pela matriz.

É, são histórias do futebol, e com certeza “FIFA International Soccer” guarda muitas delas!

Fonte: Blog Tectoy

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
boa

nao sou fã de futebol, mas esse foi um dos que mais joguei, no Mega e no PC!

era muito bonito, a ausencia de narração destacava a plateia animada que cantava e gritava conforme o jogo acontecia

janco tianno e brian plunk matadores

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
bom tópico hein
joguei muito no mega....
depois, nunca mais. Até hoje jogo o rival.

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
Eu joguei muito isso no mega drive quando saiu..., e tenho historias e mais historias com esse jogo...., hahahahahahhahha, teve uma vez, em uma locadora na lapa, lembro que tava procurando emprego lá e tava na hora do almoço e os flipers estavam muito cheio, lembro que fui em uma loja de games para ver cartucho do mega e tinha um fifa lá, vc pagava por partida, e eu paguei por uma, peguei brasil versus italia, e fiz um jogaço, venci de 1x0 suando muito, e lembro que o jogo era muito desequilibrado, dependendo do time que você enfrentava, você podia chutar do meio de campo que você fazia gol, era bizarro, mas muito divertido...

Imperfect

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
Joguei muito no Mega mas depois joguei bem mais quando peguei o 3DO, era como se fosse um remake do jogo hahahahaha

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
Me marcou muito o primeiro do Mega e o 98 do Saturn.

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
o que era muito da hora era no fifa 97 (não sei se teve em outros) que tinha a opção de jogar futebol indoor. Lembro que eu preferia esse modo, pq saíam umas partidas muito mais malucas.

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
Eu nem lembro de jogar FIFA quando pequeno.
Ficava sempre no ISS tanto no Super Nintendo como no N64.
Depois eu fui direto pro Winning Eleven no PS1.

Mas, lembro de ter uma época em que o meu PS2 havia quebrado e eu acabei comprando o FIFA 06 pro Gamecube.
Depois dele, só joguei FIFA no PS3 e PS4 com meu irmão, mas quem compra o jogo é ele.

Gordola da Station escreveu:
o que era muito da hora era no fifa 97 (não sei se teve em outros) que tinha a opção de jogar futebol indoor. Lembro que eu preferia esse modo, pq saíam umas partidas muito mais malucas.


Ah, bem lembrado.
Na época do PS2 eu jogava bastante FIFA Street.
Adorava a série.

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
Lembro que jogava muito depois das partidas da copa de 94, assim que terminava o jogo, juntava uma turma para jogar no Mega Drive o jogo, era bem legal.

description25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu! EmptyRe: 25 anos de “FIFA International Soccer” – Confira a história de como o game surgiu!

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder