(Review OldSchool Digger) "Final Fight" (arcade) Ff1

Todo gênero tem aqueles jogos essenciais, que, devido tanto a suas qualidades quanto ao seu sucesso, ajudaram a definir as características daquele tipo de jogo. "Final Fight", originalmente para os arcades lançado no Japão em 1989 com o nome de "Final Clash", é um desses casos, tendo deixado seu legado não só através da franquia que iniciou quanto mas também através da influência que exerceu nas dezenas de beat'em ups que o seguiram na primeira metade dos anos 90. 
História e Roteiro


(Review OldSchool Digger) "Final Fight" (arcade) Ff2

"Final Fight" foi lançado no finalzinho dos anos 80 e é visível a influência dos filmes de ação daqueles tempos. Seu enredo podia perfeitamente ter servido para alguma das produções cinematográficas cheias de pancadaria e diálogos memoravelmente toscos da época: Metro City, uma  metrópole violenta, decadente, suja e corrupta- basicamente uma típica metrópole norte-americana dos anos 80, segundo os filmes do período- tem seu submundo controlado pela gangue Mad Gear, a mais poderosa dentre todas da cidade. O novo prefeito de Metro City, o ex- lutador profissional Mike Haggar, pretende reverter esse quadro e trazer justiça à cidade caótica, mas tem sua filha, Jessica, sequestrada pela Mad Gear, como forma de chantageá-lo para interromper seus planos.
Decidido a salvar Jessica sem se dobrar à poderosa organização criminosa e a seu ardiloso líder, Belger, Mike Haggar parte para o resgate, mostrando que prefeito de verdade saí do gabinete e resolve a questão da segurança pública por conta própria- e sem nem mesmo estar vestindo uma camisa para isso! 
Devido a corrupção que impera na cidade, sendo que até mesmo membros da polícia figuram dentro das fileiras da Mad Gear, Haggar pode contar apenas com a ajuda de Cody, namorado de Jessica e especialista no uso de facas, e de Guy, lutador de artes marciais descendente de um antigo clã ninja e amigo em comum dos dois, para resgatar a belíssima Jessica, derrotar a famigerada Mad Gear e trazer a tão merecida paz para Metro City- não necessariamente nessa ordem.
(Review completo em http://oldschooldigger.blogspot.com/2019/02/final-fight.html )