RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionThe Last Blade: A História da Série [+Review] EmptyThe Last Blade: A História da Série [+Review]

more_horiz
The Last Blade: A História da Série [+Review] Lastbladecd



The Last Blade (SNK, Neo Geo) - Lançado no dia 5 de Dezembro de 1997 é um jogo de luta baseado em combate com armas brancas. O nome original do jogo em japonês significa "Romance do Bakumatsu: O Espadachim do Luar". Esse jogo também foi o primeiro que Daisuke Ishiwatari (que trabalharia futuramente na série Guilty Gear) trabalhou. The Last Blade e a sua sequencia não considerados como os melhores jogos lançados para o Neo Geo, com uma opinião dividida entre os fãs sobre qual das duas é a melhor versão. Em uma enquete feita pela SNK Playmore em 2007 no Japão sobre quais as séries de jogos preferidos dos jogadores na plataforma Neo Geo The Last Blade ficou em segundo, perdendo apenas para The King of Fighters.

O jogo se passa no fim da era Tokugawa no Japão e incorpora vários elementos da história japonesa. A trilha sonora é tipica da época, com alguns arranjos mais avançados. Outra curiosisade sobre o jogo é que alguns personagens eram intencionalmente inspirados no mangá Rurouni Kenshin. Os desenvolvedores falaram que era uma singela homenagem ao mangaká Nobuhiro Watsuki porque ela bastante conhecido por ser um grande fã da série Samurai Shodown.

A história é outra coisa muito bem trabalhada pela SNK aqui, é um pouco longa e detalhada mas vale a pena saber cada detalhe:

"Dois mundos uma vez existiram nos velhos tempos... O mundo dos vivos, Ushyo, e a terra dos mortos, Tokoyo. Uma divisão lendária para separa-los pra sempre, O Portão do Inferno, existiu desde o inicio dos dois mundos para mantér o universo em pleno balanço. Há dito que 4 deuses defendiam o portão: Seiryu do leste, Byakko do oeste, Genbu do sul e Suzaku do norte. Eternamente eles irão cumprir o seu dever nas sombras da lenda e consequentemente serão esquecidos pelas pessoas de acordo com o tempo for passando.

Estamos agora no Bakumatsu.

O Shogunato de Tokugawa, depois de 200 anos de reinado, começou a perder vários dos seus samurais que sempre defenderam seu reinado. Pessoas, que sempre cresceram em paz agora conheceram estrangeiros e andarilhos sobre sua confinação e isolação. E para piorar ainda mais a situação, uma coisa ruim acontece. Um desastre natural sem precendentes começa na história japonesa. Os rumores é de que era a ressureição dos Majins, que um dia andaram nessa terra entregando seus punimentos divinos. Em uma terra que apenas se conhecia a paz, as pessoas não podem fazer nada além de assistir e entrar em desespero.

Entretanto, alguns individuos não fizeram isso. Pessoas que não perderam seu espirito guerreiro e encararam de frnte o caos. Aqueles que querem achar a verdadeira causa do disturbio e para-lo. Há também aqueles que não desejam o bem e querem controlar o poder do mal. Aqueles que tem a ambição para controlar a ameaça da ressuceição do Majin. Sem nenhuma causa ou especulação, eles foram trazidos de volta pelo seu destino e a batalha começará."

A passagem para a terra dos mortos, O Portão do Inferno, que era defendida pelas 4 bestas sagradas foi aberta. A história da serie foca em certos individuos escolhidos para confrontar tal conflito e como cada um deles estão ligados pelo destino.

Como podem ver, a história não era um mero "bla bla bla" de fundo para os personagens de enfrentarem e ter um inimigo em comum no final. Cada um tem seus rivais, história muito bem trabalhada e habilidades únicas. Sim, um dos pontos mais fortes do jogo é a diversidade dos personagens. De espadachins a mestres em Kung Fu, praticamente todos os estilos estão presentes no jogo.

São 12 personagens que podem ser escolhidos, 3 chefes diferentes de acordo com a história de cada personagens assim como 3 personagens exclusivos da versão PlayStation.

A jogabilidade funcionava mais ou menos assim: ataque fraco (A), ataque forte (B), chute (C) e esquiva (D). Usando a esquiva, você podia interromper o ataque inimigo e deixando o personagem parado por um certo tempo deixando a defesa dele aberta. Há também dois modos para se escolher: "Speed" e "Power"; Speed permite que o jogador adicione vários ataques normais no seu combo podendo finalizar com um Desperation/Super Move fazendo assim um "Speed Combo". Já no Power seu dano é elevado e você tem acesso ao "Super Desperation Moves" que tiram uma quantidade enorme de life do inimigo. Também no modo Power, você tem acesso ao comando "Super Cancels", que permite cancelar Desperation/Super Moves com um golpe especial.

O departamento gráfico também é outro show à parte: é considerado um dos 3 melhores gráficos da plataforma Neo Geo graças ao seu estilo único desenhado, dando a impressão de você estar controlando um anime. No PlayStation, há também uma nova abertura em anime, diferente da usada no Neo Geo que era feita com sprites com gráficos do jogo. Esse jogo também está presente na coletânea "The Last Blade Collection" para PS2 que trás os dois jogos da série em um DVD com modo online, mas infelizmente só foi lançado no Japão e não trás os extras da versão PlayStation.


Algumas screens e videos do jogo:

Neo Geo:

The Last Blade: A História da Série [+Review] 107553-the-last-blade-neo-geo-screenshot-titleThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107554-the-last-blade-neo-geo-screenshot-how-to-playThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107555-the-last-blade-neo-geo-screenshot-character-selectionThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107556-the-last-blade-neo-geo-screenshot-fighting-amanoThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107559-the-last-blade-neo-geo-screenshot-fighting-yukiThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107561-the-last-blade-neo-geo-screenshot-fighting-kaedeThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107563-the-last-blade-neo-geo-screenshot-fighting-okimaThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107566-the-last-blade-neo-geo-screenshot-lee-is-trapped-in-the-goldThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107569-the-last-blade-neo-geo-screenshot-lee-has-drawn-a-lot-of-bloodThe Last Blade: A História da Série [+Review] 107575-the-last-blade-neo-geo-screenshot-fighting-kasami


PlayStation:




Capas:

The Last Blade: A História da Série [+Review] Lastblade

The Last Blade: A História da Série [+Review] Lastbladepsone



Não demorou muito para a SNK lançar a continuação do jogo...

The Last Blade: A História da Série [+Review] Lastblade2cd

The Last Blade 2 (SNK, Neo Geo) - Lançado no dia 25 de Novembro de 1998, foi a segunda e até agora última versão de The Last Blade lançada até o momento, e provavelmente será o último porque a SNK já revelou que não tem planos para continuar até a série até agora. O jogo se passa aproximadamente 1 ano depois do anterior. A jogabilidade se manteve intacta e trouxe apenas alguns pequenos ajustes, como a nova barra "EX" que é uma combinação das barras "Speed" e "Power". Alguns personagens também foram melhor balanceados, fazendo com que alguns deles ficassem mais fracos ou fortes que o jogo anterior, o que dividiu opiniões dos jogadores. No primeiro jogo os personagens eram mais equilibrados e aqui esse equilibrio não está tão bom.

A história conta o nascimento do "Mensageiro de Afar" que se deu antes da humanidade existir. Com o tempo, o Selo foi formado na Terra e a dividiu em 2 mundos (a mesma história contada no jogo anterior). Portanto, alguns meses depois da loucura que Suzaku cometeu, o caminho para o sub-mundo continua aberto através do portal. Para fecha-lo, o selo que foi formado nos tempos antigos precisa ser refeito para que o mal jamais retorne à terra.

Em ordem de fechar o selo, será necessário o poder dos Quatro Deuses e a Jovem que carrega o selo, para que possa ser feito o ritual completo. Para achar a jovem, Genbu começa com buscas no centro do mundo, aonde tudo começou. Ao mesmo tempo no submundo, nas escuridões profundas, muitos espiritos conspiraram e planejaram para esconder o Selo. Eles tem apenas um desejo: renascer no nosso mundo.

Outras novidades no jogo são 3 personagens novos: Hibiki Takane, que é filha de um famoso forjador de espadas e está atrás de um homem de cabelo prateado que pediu a ultima espada que o seu pai fez; Setsuna, que acredita-se ser o "Mensageiro de Afar" e foi ele quem pediu a espada feita pelo pai de Hibiki; Kojiroh Sanada, Capitão da Unidade 0 dos Shinsegumi que está investigando o Portal do Inferno. Kaede também mudou, agora se chama "Awakened Kaede", está loiro e tem novos golpes muito mais poderosos do que o jogo anterior. Isso se deu porque ele finalmente aprendeu a controlar os seus poderes e conseguiu eleva-los a um novo nivel.

Os estágios novamente são um show a parte: bastante animados, variados e em varias localizações distintas do Japão Feudal. Tirando as críticas, esse jogo ainda é lembrado como um dos melhores jogos que já apareceram no Neo Geo tanto em história quanto em gráficos.

Saiu em vários consoles caseiros, como o Neo Geo CD, Dreamcast e até uma conversão para Neo Geo Pocket Color. A versão de Neo Geo CD inclui ainda um modo quiz, cutscenes com vozes e uma galeria de imagens de ambas as versões do jogo. Tudo isso também estava presenta na versão do Dreamcast, menos o quiz. Ambas versões do jogo sairam na coletânea "The Last Blade Collection" em 12 de Janeiro de 2006. E também um "Drama CD" que foi lançado em 1999 que conta a história de Hibiki como uma guerreira.


Algumas screens e videos do jogo:

Neo Geo:

The Last Blade: A História da Série [+Review] 116207-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-howThe Last Blade: A História da Série [+Review] 116209-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-characterThe Last Blade: A História da Série [+Review] 116211-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-vsThe Last Blade: A História da Série [+Review] 116212-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-titleThe Last Blade: A História da Série [+Review] 116218-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-kagamiThe Last Blade: A História da Série [+Review] 116219-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-battleThe Last Blade: A História da Série [+Review] 118728-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-kaedeThe Last Blade: A História da Série [+Review] 118730-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-hibikiThe Last Blade: A História da Série [+Review] 119237-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-leeThe Last Blade: A História da Série [+Review] 119238-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-setsunaThe Last Blade: A História da Série [+Review] 119238-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-setsunaThe Last Blade: A História da Série [+Review] 119240-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-yukiThe Last Blade: A História da Série [+Review] 119245-the-last-blade-2-heart-of-the-samurai-neo-geo-screenshot-victory




Dreamcast:




Capas:

The Last Blade: A História da Série [+Review] Lastblade2f

The Last Blade: A História da Série [+Review] Lastblade2dc2

The Last Blade: A História da Série [+Review] Lastblade2dc

The Last Blade: A História da Série [+Review] Lastblade-1



Uma curiosidade: a versão do Dreamcast, que tem o subtitulo "Final Edition" foi o último jogo trabalhado pela antiga SNK antes de virar a Playmore, já quase no fim do ano 2000. Por isso o jogo recebeu um certo trabalho diferenciado dos lançamentos da empresa: apenas o número de animações foram aumentados e a resolução maior da imagem foram mexidos, porque a empresa estava em uma fase de transição. Ela foi lançada em 2001 nos Estados Unidos, tradizo pela Agetec.



Em 2000, a SNK chegou a lançar um port de The Last Blade 2 chamado "Beyond the Destiny" para o Neo Geo Pocket Color, que trazia todos os lutadores, as duas barras e alguns mini-games extras:

The Last Blade: A História da Série [+Review] Tlbbtdlbpocket

The Last Blade: A História da Série [+Review] Tlbbtd1167326864-00The Last Blade: A História da Série [+Review] Tlbbtd1167326865-00The Last Blade: A História da Série [+Review] Tlbbtd1167326865-01The Last Blade: A História da Série [+Review] Tlbbtd1167326865-02The Last Blade: A História da Série [+Review] Tlblb10



E isso é tudo de The Last Blade. Em 2007, a SNK Playmore levantou uma enquete sobre qual era a franquia favorita dos jogadores e a série ficou em segundo lugar, perdendo apenas para The King of Fighters. Porém, nenhum outro jogo foi anunciado até o momento e a própria Playmore anunciou que não tem planos pra série, pelo menos por enquanto.



Retirado do meu blog:

http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/12/last-blade.html
http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/12/last-blade-2.html

descriptionThe Last Blade: A História da Série [+Review] EmptyRe: The Last Blade: A História da Série [+Review]

more_horiz
Melhor jogo de luta ever.
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder