Obviamente comparando com o que existia na época e com o que foi lançado depois.
10 - Vectrex
O curioso Vectrex abre essa lista. Lançado em 1982, o console já vinha com monitor embutido e podia receber uma "tela" adicional para deixar os jogos coloridos, já que o aparelho era preto e branco.
Por que ele está nessa lista?
O console fazia unicamente gráficos vetoriais, que seria o vovô dos gráficos 3D que temos hoje. Na época era algo raro, mesmo nos arcades. Apesar de rudimentares, os gráficos vetoriais proporcionavam uma imersão grande, bem diferente dos jogos 2D convencionais. Como não havia nada parecido nos consoles da época, isso já é um bom motivo para o Vectrex fazer parte dessa lista.
9 - Philips CD-i
Lançado em 1991, a idéia original do aparelho era de ser uma central multimídia para se acoplar à TV da sala. Entre outras coisas, ele também rodava jogos.
Por que ele está nessa lista?
Apesar de ser conhecido como um dos piores consoles de todos os tempos, não dá pra negar o poder do aparelho. Com um decodificador MPGE, 16 milhões de cores e 1MB de RAM (uma enormidade na época), o CD-i adiantou algumas coisas que só veríamos comumente na geração 32bit. Apesar de poucos, alguns jogos mostram que o console é o elo perdido entre os 16 e os 32 bit.
8 - 3DO
Lançado em 1993, o 3DO chegou com a inovadora proposta de ser uma plataforma aberta ao licenciamento, permitindo que qualquer empresa pudesse lançar um videogame compatível.
Por que ele está nessa lista?
O 3DO inaugurou a 5ª geração de videogames, tendo a concorrência do Atari Jaguar, que pouco coisa mostrou. Com jogos em 3D em nível nunca visto antes, usando amplamente textura aplicada, o 3DO conseguiu acompanhar, por certo tempo, seus concorrentes mais modernos. Além disso, concebeu clássicos que definiram a geração e foi sonho de consumo de todo amante dos video jogos.
7 - Xbox 360
O Xbox 360 chegou ao mercado e deu o pontapé inicial na 7ª geração de videogames, dando continuidade ao legado do seu antecessor, o Xbox.
Por que ele está nessa lista?
A Microsoft escolheu uma tarefa, de certo ponto, ingrata. Abrir uma geração é garantia de ficar defasado quando os concorrentes chegarem, porém seus jogos nunca ficaram devendo em nada ao seu rival direto, o PS3. Seus quase 8 anos de mercado, sem necessitar de um sucessor, aprovam que o console teve um hardware à frente do seu tempo, fazendo do 360 um projeto campeão.
6 - Playstation
Lançado em 1994, o Playstation foi a estréia da Sony no mercado de games, após fracassar a tentativa de criar uma parceria com a Nintendo.
Por que ele está nessa lista?
O Playstation marcou profundamente a indústria de games e parte disso se deve ao seu poderoso hardware, que mostrou muito mais do que a sua humilde configuração poderia sugerir. Massacrando seus concorrentes Saturn e 3DO, com gráficos poligonais muito superiores, o console também colocou no bolso o Nintendo 64, que foi lançado 1 ano e meio depois, mas que era perseguido de perto pelo PSX e nunca conseguiu transformar a sua teórica superioridade técnica em prática.
5 - Dreamcast
Console sucessor do Sega Saturn, lançado em 1998, foi o último videogame da Sega, que passou a se dedicar apenas à produção de jogos.
Por que ele está nessa lista?
O Dreamcast literalmente queimou a largada. No meio da 5ª geração, a Sega resolveu lançar um videogame de 6ª geração, investindo pesado em hardware e lançando um aparelho mais forte do que sua placa de arcade mais poderosa da época. Foi batido 1 ano e meio depois pelo Playstation 2, porém ainda tinha certas características que o colocavam na briga, como a VRAM maior.
4 - PC Engine
Lançado em 1987, o PC Engine da NEC causou controvérsia, por ser vendido um videogame de 8 bits vendido como 4ª geração.
Por que ele está nessa lista?
Com certeza um dos consoles mais injustiçados de todos os tempos, ele foi coadjuvante na guerra dos 16bits, mas tinha poder (e mostrou isso) para lutar de igual pra igual com o Mega Drive (lançado 1 ano depois) e o Super NES (lançado 3 anos depois). Foi o primeiro videogame a receber uma unidade de CD (em 1988), além de suportar 482 cores simultâneas, coisa que nem o Super NES conseguia.
3 - ColecoVision
Console lançado em 1982, teve uma vida curta, apenas 2 anos, mas inaugurou uma geração e foi sonho de consumo nos EUA.
Por que ele está nessa lista?
Primeiro videogame de 3ª geração, teve o seu projeto amplamente copiado, como o Sega Mark III, por exemplo, que usava o mesmo hardware com algumas pequenas melhoras. Literalmente jogou água no leite de muitos fabricantes, como a Atari, que viu seu 5200 chegar ao mercado uma geração atrasado, graças ao "atrevimento" da Coleco.
2 - Xbox
Estreia da Microsoft no mercado de videogames, o Xbox foi lançado em 2001, sendo descontinuado em 2005 após o lançamento do seu sucessor Xbox 360.
Por que ele está nessa lista?
Para combater o Playstation 2 e o recém lançado Game Cube, a Microsoft literalmente partiu pra ignorância: colocou um PC dentro de uma carcaça, enxugou o sistema operacional e fez os concorrentes parecerem obsoletos. O processador Pentium III de 733MHz era uma monstruosidade para um console, mas o que fez o Xbox uma máquina dos sonhos foi a sua GPU Geforce 3, que nem os PCs da época haviam recebido ainda. O resultado era que o console recebia versões dos jogos praticamente idênticos aos melhores PCs, enquanto seus concorrentes sempre pareciam estar um passo atrás. Força bruta pura!
1 - Neo Geo
Console da SNK, lançado em 1990, baseado no arcade MVS da mesma empresa.
Por que ele está nessa lista?
O Neo Geo foi o supra sumo do poder bruto. Era o ápice do sonho de consumo da primeira metade da década de 90. Seria possível fazer um livro falando porque o Neo Geo é o console mais poderoso de todos os tempos, mas vamos a alguns fatos:
- Durou 14 anos;
- Era tão mais forte que os concorrentes que por muitos anos acreditou-se que ele tinha 24bit;
- Nasceu concorrendo com a CPS1, foi o maior rival da CPS2 e conseguiu fazer jogos no nível da CPS3;
- Levou quase 9 anos para nascer um videogame capaz de rodar seus jogos sem auxílios (Dreamcast);
- Seus jogos tinham em média de 6 a 10 vezes mais memória que os outros 16bit;
- Seus cartuchos tinham tamanho próximo a de uma fita VHS;
- Enquanto o último console cartucho, o Nintendo 64, recebia jogos de 256MBit em 1998, os do Neo Geo já ultrapassavam os 600MBit;
- O maior cartucho do N64 teve 512MBit, o do Neo Geo teve 716MBit;
- Nunca recebeu upgrades. Matrimilee rodava perfeitamente num Neo Geo de 1990;
FIM
Última edição por Crude Dude em Sex 19 Abr 2013, 21:35, editado 1 vez(es)
10 - Vectrex
O curioso Vectrex abre essa lista. Lançado em 1982, o console já vinha com monitor embutido e podia receber uma "tela" adicional para deixar os jogos coloridos, já que o aparelho era preto e branco.
Por que ele está nessa lista?
O console fazia unicamente gráficos vetoriais, que seria o vovô dos gráficos 3D que temos hoje. Na época era algo raro, mesmo nos arcades. Apesar de rudimentares, os gráficos vetoriais proporcionavam uma imersão grande, bem diferente dos jogos 2D convencionais. Como não havia nada parecido nos consoles da época, isso já é um bom motivo para o Vectrex fazer parte dessa lista.
9 - Philips CD-i
Lançado em 1991, a idéia original do aparelho era de ser uma central multimídia para se acoplar à TV da sala. Entre outras coisas, ele também rodava jogos.
Por que ele está nessa lista?
Apesar de ser conhecido como um dos piores consoles de todos os tempos, não dá pra negar o poder do aparelho. Com um decodificador MPGE, 16 milhões de cores e 1MB de RAM (uma enormidade na época), o CD-i adiantou algumas coisas que só veríamos comumente na geração 32bit. Apesar de poucos, alguns jogos mostram que o console é o elo perdido entre os 16 e os 32 bit.
8 - 3DO
Lançado em 1993, o 3DO chegou com a inovadora proposta de ser uma plataforma aberta ao licenciamento, permitindo que qualquer empresa pudesse lançar um videogame compatível.
Por que ele está nessa lista?
O 3DO inaugurou a 5ª geração de videogames, tendo a concorrência do Atari Jaguar, que pouco coisa mostrou. Com jogos em 3D em nível nunca visto antes, usando amplamente textura aplicada, o 3DO conseguiu acompanhar, por certo tempo, seus concorrentes mais modernos. Além disso, concebeu clássicos que definiram a geração e foi sonho de consumo de todo amante dos video jogos.
7 - Xbox 360
O Xbox 360 chegou ao mercado e deu o pontapé inicial na 7ª geração de videogames, dando continuidade ao legado do seu antecessor, o Xbox.
Por que ele está nessa lista?
A Microsoft escolheu uma tarefa, de certo ponto, ingrata. Abrir uma geração é garantia de ficar defasado quando os concorrentes chegarem, porém seus jogos nunca ficaram devendo em nada ao seu rival direto, o PS3. Seus quase 8 anos de mercado, sem necessitar de um sucessor, aprovam que o console teve um hardware à frente do seu tempo, fazendo do 360 um projeto campeão.
6 - Playstation
Lançado em 1994, o Playstation foi a estréia da Sony no mercado de games, após fracassar a tentativa de criar uma parceria com a Nintendo.
Por que ele está nessa lista?
O Playstation marcou profundamente a indústria de games e parte disso se deve ao seu poderoso hardware, que mostrou muito mais do que a sua humilde configuração poderia sugerir. Massacrando seus concorrentes Saturn e 3DO, com gráficos poligonais muito superiores, o console também colocou no bolso o Nintendo 64, que foi lançado 1 ano e meio depois, mas que era perseguido de perto pelo PSX e nunca conseguiu transformar a sua teórica superioridade técnica em prática.
5 - Dreamcast
Console sucessor do Sega Saturn, lançado em 1998, foi o último videogame da Sega, que passou a se dedicar apenas à produção de jogos.
Por que ele está nessa lista?
O Dreamcast literalmente queimou a largada. No meio da 5ª geração, a Sega resolveu lançar um videogame de 6ª geração, investindo pesado em hardware e lançando um aparelho mais forte do que sua placa de arcade mais poderosa da época. Foi batido 1 ano e meio depois pelo Playstation 2, porém ainda tinha certas características que o colocavam na briga, como a VRAM maior.
4 - PC Engine
Lançado em 1987, o PC Engine da NEC causou controvérsia, por ser vendido um videogame de 8 bits vendido como 4ª geração.
Por que ele está nessa lista?
Com certeza um dos consoles mais injustiçados de todos os tempos, ele foi coadjuvante na guerra dos 16bits, mas tinha poder (e mostrou isso) para lutar de igual pra igual com o Mega Drive (lançado 1 ano depois) e o Super NES (lançado 3 anos depois). Foi o primeiro videogame a receber uma unidade de CD (em 1988), além de suportar 482 cores simultâneas, coisa que nem o Super NES conseguia.
3 - ColecoVision
Console lançado em 1982, teve uma vida curta, apenas 2 anos, mas inaugurou uma geração e foi sonho de consumo nos EUA.
Por que ele está nessa lista?
Primeiro videogame de 3ª geração, teve o seu projeto amplamente copiado, como o Sega Mark III, por exemplo, que usava o mesmo hardware com algumas pequenas melhoras. Literalmente jogou água no leite de muitos fabricantes, como a Atari, que viu seu 5200 chegar ao mercado uma geração atrasado, graças ao "atrevimento" da Coleco.
2 - Xbox
Estreia da Microsoft no mercado de videogames, o Xbox foi lançado em 2001, sendo descontinuado em 2005 após o lançamento do seu sucessor Xbox 360.
Por que ele está nessa lista?
Para combater o Playstation 2 e o recém lançado Game Cube, a Microsoft literalmente partiu pra ignorância: colocou um PC dentro de uma carcaça, enxugou o sistema operacional e fez os concorrentes parecerem obsoletos. O processador Pentium III de 733MHz era uma monstruosidade para um console, mas o que fez o Xbox uma máquina dos sonhos foi a sua GPU Geforce 3, que nem os PCs da época haviam recebido ainda. O resultado era que o console recebia versões dos jogos praticamente idênticos aos melhores PCs, enquanto seus concorrentes sempre pareciam estar um passo atrás. Força bruta pura!
1 - Neo Geo
Console da SNK, lançado em 1990, baseado no arcade MVS da mesma empresa.
Por que ele está nessa lista?
O Neo Geo foi o supra sumo do poder bruto. Era o ápice do sonho de consumo da primeira metade da década de 90. Seria possível fazer um livro falando porque o Neo Geo é o console mais poderoso de todos os tempos, mas vamos a alguns fatos:
- Durou 14 anos;
- Era tão mais forte que os concorrentes que por muitos anos acreditou-se que ele tinha 24bit;
- Nasceu concorrendo com a CPS1, foi o maior rival da CPS2 e conseguiu fazer jogos no nível da CPS3;
- Levou quase 9 anos para nascer um videogame capaz de rodar seus jogos sem auxílios (Dreamcast);
- Seus jogos tinham em média de 6 a 10 vezes mais memória que os outros 16bit;
- Seus cartuchos tinham tamanho próximo a de uma fita VHS;
- Enquanto o último console cartucho, o Nintendo 64, recebia jogos de 256MBit em 1998, os do Neo Geo já ultrapassavam os 600MBit;
- O maior cartucho do N64 teve 512MBit, o do Neo Geo teve 716MBit;
- Nunca recebeu upgrades. Matrimilee rodava perfeitamente num Neo Geo de 1990;
FIM
Última edição por Crude Dude em Sex 19 Abr 2013, 21:35, editado 1 vez(es)