Resident Evil CODE: Veronica (em japonês: バイオハザード コードベロニカ, Baiohazādo Kōdo: Beronika), é o quarto jogo, da cronologia principal, da série Resident Evil. Originalmente lançado com exclusividade para o Dreamcast, em 2000, teve uma versão melhorada intitulada Resident Evil CODE: Veronica X para Dreamcast (esse somente no Japão) e PlayStation 2, em 2001. Dois anos depois, o jogo foi lançado para o GameCube. O game é dividido em duas partes, a primeira o jogador controla Claire Redfield, onde o principal objetivo é escapar da ilha infestada pelo T-Vírus, e a segunda é assumida por Chris Redfield, que deve encontrar sua irmã perdida, além de lutar contra Albert Wesker e Alexia Ashford.

História
A Chegada à Rockford Island
A história começa três meses após os acontecimentos de Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis. Claire Redfield é presa, ao invadir a sede da Umbrella Corporation, em Paris, após uma frustrante busca por documentos que a ajudassem a encontrar seu irmão. Após a prisão, ela é levada à Ilha Rockfort, uma ilha sul-americana pertencente à Corporação Umbrella. Poucas horas após chegar à ilha, Claire escuta diversas explosões e fica isolada em sua cela, sem energia elétrica. Rodrigo Juan Raval, o mesmo homem que a capturou em Paris, aparece minutos depois e a liberta. A jovem estranha tal atitude e pergunta o porque daquilo. Rodrigo então responde que o lugar está destruído e que Claire, mesmo sem ele acreditar, precisa ter a chance de tentar escapar com vida. Livre, a jovem inicia sua fuga. Pouco tempo depois, ela vê o estado de destruição que se assolou por Rockfort, e encontra os funcionários da Umbrella transformados em zumbis (mutação causada pelo T-Vírus). Mais tarde, ela encontra Steve Burnside, outro prisioneiro cuja família foi vítima da Corporação e que também deseja fugir de Rockfort.

T-Veronica
Enquanto vaga pela ilha, Claire encontra Alfred Ashford, herdeiro de uma das famílias fundadoras da Umbrella. Ele se auto-declara dono de Rockfort e culpa a jovem pela destruição do local. Não demora muito para Claire perceber que Alfred sofre de graves problemas psicológicos, devido a forma extremamente estranha como ele se veste e pela fixação que possui por sua irmã gêmea, Alexia Ashford, chegando ao ponto de se transvestir fingindo ser ela. Até esse momento, Claire e Steve pensam que Alexia está morta. Após esse evento e outras investigações, descobre-se mais um pouco sobre a história da herdeira: desde pequena, Alexia chamava a atenção por sua incrível inteligência e beleza. Tanta inteligência levou-a a começar a trabalhar ainda criança na empresa. Aos poucos, ela se transformou em um verdadeiro prodígio da genética. Tanta perfeição fazia de Alexia um verdadeiro sinônimo de sucesso e orgulho para seu pai, Alexander Ashford. Porém, tanta perfeição possuía um lado podre escondido... Alexia e Alfred sofriam de sérios problemas emocionais: não tiveram o carinho materno (pela falta de uma mãe); receberam uma atenção paterna muito questionável; sempre foram solitários e preparados para a vida adulta desde criança. Somados ao fato de serem herdeiros de uma poderosa família e de terem recebido uma educação muito materialista e fútil, as crianças desenvolveram uma personalidade extremamente egocêntrica e problemática. Alexia foi um caso mais especial, pois o seu sucesso precoce fez surgir nela um incrível senso de superioridade, chegando ao ponto dela pensar que era melhor que todo o resto da humanidade. Por isso, possuía a idéia mirabolante de criar um novo ecossistema, no qual ela seria a criatura dominante sobre todos os demais seres vivos do planeta. Como exemplo disso, ela falava apaixonadamente dos insetos e do perfeito equilíbrio que havia entre eles e a natureza. Além disso, Alexia era fascinada pelas libélulas e pelas formigas (essa última devido à supremacia e dependência que a rainha criava na sua sociedade, algo muito semelhante ao desejo máximo da jovem). Naquela época (década de 80) a Umbrella já tinha conhecimento das propriedades mutantes do Vírus Mãe (Mother Vírus) o progenitor do T-Vírus e Alexia acreditava que poderia usar esse grande poder para mudar sua forma e alcançar a tão sonhada perfeição. Então, ela começou a realizar pesquisas constantes com o vírus, em conjunto do DNA de espécies de formigas e libélulas. Essa pesquisa deu origem a uma ramificação muito mais poderosa que o vírus original, a qual Alexia batizou T-Verônica. O nome possui um significado simbólico. Alexia e Alfred são, na verdade, frutos de uma pesquisa de Alexander que visava o domínio da inteligência artificial. Alexander estava enfrentando uma grave crise de influência na Umbrella devido a projetos sem resultados satisfatórios e à morte de seu pai (um grande cientista) durante um projeto de muita importância. Isso fez os Ashford ficarem para trás na corrida de pesquisa que envolvia os centenas de cientistas da corporação que, a cada dia, mais ficava sob o controle dos Spencer (a família que fundou a Umbrella em conjunto dos Ashford). Isso caiu como uma bomba para um homem que cresceu ouvindo as histórias de superação e brilhantismo de sua família, em especial a da matriarca, Verônica Ashford. Portanto, Alexander ordenou a construção de um centro de pesquisas em um local remoto e protegido, e iniciou um projeto que devolvesse a glória e a honra de sua família, agora degradados. O local escolhido foi a Antártida e o nome do projeto, Verônica, em referência ao sucesso alcançado pela mais brilhante membro da família. Durante suas pesquisas, ele isolou o gene responsável pela inteligência. Depois, retirou o DNA do corpo mumificado de Veronica (que estava na mansão da família, na Europa) e seu próprio DNA para fecundar o óvulo de uma mãe de aluguel, e passou a manipular o gene da inteligência durante o processo de fecundação. Com isso, Alexander almejava a reencarnação da brilhante matriarca dos Ashford. Ele esperava que da pesquisa nascesse um feto, mas o resultado, para sua surpresa, foram gêmeos: Alfred e Alexia. Testes realizados posteriormente concluíram que o menino era mais inteligente que a média das pessoas, mas não o suficiente para ser chamado de gênio. Já a menina... Só que os irmãos descobriram tudo, após Alfred revirar as anotações do pai, e o que já não era exatamente uma relação saudável entre pai e filhos transformou-se num ódio mortal. Não eram frutos de amor e sim objetos que consertariam os erros de Alexander. Foi o começo do agravamento dos problemas psicológicos dos irmãos que, ainda crianças, encontraram amor apenas entre eles e começaram a ficar paranóicos com a idéia de restaurar o nome da família. Antes de testar o vírus em seu corpo, Alexia utilizou o pai como cobaia (sem que ele soubesse) e o resultado foi assustador: Alexander se tornou uma criatura horrenda, sem consciência e debilitada. Alexia e o irmão, ao invés de matarem o pai para acabar com o seu sofrimento, o prenderam secretamente no porão da base. As pesquisas com o T-Veronica foram reiniciadas, afinal de contas, algo havia dado errado. Oficialmente, Alexander Ashford havia desaparecido. Alexia chegou à conclusão de que o T-Veronica cria uma mutação brutal e rápida demais para o corpo humano suportar, quando usado em temperatura ambiente. A única forma de retardar a ação seria o usando à baixas temperaturas, pois o seu organismo conseguiria, lentamente, imunidade para coexistir com o invasor. Para que conseguisse total imunidade, a cobaia deveria sofrer esse processo de lenta mutação durante 15 anos. Ela se isolou num coma induzido, em uma cápsula à baixa temperatura, no centro de pesquisas da Antártida e, por ironia do destino, farão 15 anos que Alexia dorme no mesmo instante em que Rockfort é atacada. Outro fato curioso é que quem atacou a ilha tinha o objetivo de encontrá-la, antes que ela despertasse.

Alfred
Com o pai desaparecido e a irmã dada como morta após um acidente de trabalho (duas mentiras), Alfred se tornou o único herdeiro da família, com apenas 12 anos de idade. Ele foi morar em Rockfort para administrar a ilha e manter a influência nos negócios da Umbrella. Alfred jurou ser leal à Alexia até a morte. Mas a falta de uma família e da amada irmã, aliadas à enorme responsabilidade de se administrar um grande negócio como Rockfort, fizeram de Alfred um homem totalmente desequilibrado e frágil. Ele implantou rígidas regras de segurança e obediência na ilha, como uma ditadura. As informações eram tão escassas que muitos trabalhadores pensavam que Alexia estava viva, pois Alfred dizia que ela morava com ele no alto da ilha e não permitia que ninguém a incomodasse. Lógico que não passava de frutos de sua imaginação. O fato de se vestir como ela e aparecer na varanda de sua residência assim fazia muitos pensar que ela realmente estava lá. Após muitas descobertas e desencontros, Claire e Steve conseguem fugir da ilha num avião (antes que o local fosse detonado pelo sistema de autodestruição, acionado por Alfred), mas Alfred aciona o piloto automático do avião dele (um caça militar que ele usou para fugir) e os encaminha para a base da Umbrella na Antártida. A base também está infestada de criaturas mutantes em decorrência dos funcionários refugiados de Rockfort, que espalharam o vírus pelo complexo.

Vingança de Alexia
Durante a tentativa de fuga da base, Steve deixa Alfred gravemente ferido com um tiro e Claire tem um confronto com Alexander (agora Nosferatu), que fugiu do isolamento. Após o confronto com a criatura, os dois conseguem finalmente sair das dependências da base, entretanto, no momento da fuga, Alfred revê a irmã (que está encubada em uma sala a quilômetros de distância), como um último desejo e se surpreende ao ver que Alexia desperta. Alfred morre segundos depois e Alexia, enfurecida com a morte do amado irmão, ataca o veículo onde Claire e Steve estão, com um gigante tentáculo, capturando-os logo em seguida. A experiência de Alexia tinha dado certo: ela tinha total controle de sua mutação (podendo inclusive preservar a sua forma humana) e de sua consciência.

Chegada de Chris Redfield
Ao mesmo tempo, Chris Redfield chega a Rockfort procurando a irmã, após receber um e-mail de Leon S. Kennedy, dizendo que Claire o estava procurando. Logo na chegada, ele encontra Rodrigo, que lhe informa que ela conseguiu fugir. Após essa conversa, Rodrigo, que já estava gravemente ferido, é atacado por uma criatura e morre. Outra pessoa também aparece: Albert Wesker. O vilão não morreu e agora trabalha para uma organização rival da Umbrella. Detalhe: Wesker fez uma experiência em seu próprio corpo que lhe deu habilidades sobre-humanas. Também foi ele o responsável pela disseminação do T-Vírus por Rockfort. Seu objetivo era encontrar Alexia antes que ela despertasse, pois a única amostra do T-Veronica está no corpo dela (Wesker desconhece que Alexander também foi infectado pelo T-Veronica). Após um período de investigação pelo que restou da base, Chris consegue chegar à base da Antártida, usando um caça militar semelhante ao que Alfred usou. Quando chega na mansão dos Ashford, encontra a irmã presa a uma espécie de casulo, atrás da escada do saguão principal. Ao resgatá-la, tem um novo encontro com Alexia, que dá sinais definitivos de completa loucura. Após ela sair da sala se escuta um grito de dor de Steve. Os dois temem pelo pior e saem correndo atrás de Alexia, mas ela usa, mais uma vez, o seu gigante tentáculo (que mais parece uma larva gigante) e destrói parte da escadaria do saguão, deixando Chris para trás. Ele pede para que Claire não se preocupe e corra para salvar Steve. Claire reencontra Steve inconsciente e preso a uma cadeira, quase que da mesma forma como Alexander ficava preso, com um enorme machado medieval sobre seu corpo. Quando acorda, ele diz que Alexia fez com ele o mesmo que com o pai. Segundos depois, ele começa a passar mal e implora para que Claire o ajude, o que não é possível. Steve sofre os efeitos do T-Verônica usado à temperatura ambiente e se torna uma criatura horrorosa, entretanto, mais evoluída que Alexander (provavelmente por Steve ser mais jovem e resistente). Steve perde a sanidade e pega o machado partindo pra cima de Claire, que corre antes que a grade de contenção fosse ativada novamente, e consegue detê-lo temporariamente. Logo em seguida, Alexia aparece com seu tentáculo e prende Claire a si. Steve consegue quebrar a grade com o machado mas quando vai dar o golpe em Claire, ele se lembra dela, e ataca Alexia que, por sua vez, reage com um golpe letal e foge. Steve volta a forma humana e pede perdão à Claire por não ter conseguido cumprir a promessa (de fugir com ela) e, antes de morrer, diz que a ama.

A investida de Wesker
Após esse evento, Wesker encontra Alexia no saguão da mansão e fala de suas ambições em relação ao T-Veronica. Alexia dá a ele a resposta apropriada (não) e inicia o processo de mutação avançada do vírus, transformando-se numa criatura com a capacidade de lançar um líquido incendiário pelo braço direito. Chris assiste toda a cena escondido em um dos pilares do saguão, incluindo a luta entre Alexia e Wesker mas, durante a luta, ele é descoberto e Wesker foge deixando Alexia pra ele. Chris tem uma breve luta com ela que é derrotada, mas não morta. Enquanto explora o resto da unidade, Chris escuta o choro de sua irmã vindo de uma porta do corredor e descobre que Steve está morto, e sua irmã presa pelo sistema de segurança. A única forma de libertar Claire é acionando o sistema de autodestruição da base que, automaticamente, destravará todas as entradas. Chris consegue acionar o sistema digitando VERONICA (é meio óbvio...) no painel de controle e tem 5 minutos para fugir da base. Quando ele encontra Claire, Alexia aparece mais uma vez para um confronto definitivo. A única forma de derrotá-la é usando uma arma que acabe com sua reprodução celular, conhecida como anti-BOW (Anti-Biological Organic Weapon). Enquanto Alexia molda seu corpo, os dois irmãos, rapidamente, acionam simultaneamente o carregamento de uma arma de segurança, a Linear Launcher, mas a arma leva tempo para ser carregada. Chris diz para Claire ir na frente que ele cuidará de Alexia. Quando Claire tenta fugir, Alexia arma um ataque contra ela, mas Chris consegue salvar Claire dando um tiro em Alexia. A mesma sofre outra mutação que a transforma numa enorme criatura mulher-inseto, com características mistas de uma formiga rainha com uma libélula, junto a partes humanas (cabeça, tronco e seios). Chris tem uma difícil batalha até Alexia transformar-se na criatura que tanto sonhou: uma libélula. Nessa hora, a Linear Launcher é liberada e Chris consegue matá-la. Quando se prepara para pegar o elevador de segurança, ele encontra Wesker fazendo Claire de refém e saindo através de um buraco aberto por uma explosão. Os três se encontram em um porto subterrâneo, ao lado de um submarino, aparentemente o veículo de fuga de Wesker. Wesker liberta Claire e diz que mesmo que Alexia tenha morrido, ele poderá fazer pesquisas com o vírus presente no corpo de Steve (Claire fica furiosa). Wesker demonstra que não está sozinho ao dizer que o corpo de Steve já foi recolhido. Chris pede para Claire fugir antes que a base exploda pois ele tem contas pendentes com Wesker e não sabe se irá sobreviver. Os dois iniciam uma luta em que Wesker tem enorme vantagem, conseqüência dos poderes que, agora, possui. Chris só consegue sair vivo porque libera uma corda que solta diversas vigas de aço sobre Wesker e uma explosão, conseqüência do sistema de autodestruição, queima o rosto de Wesker e cria uma barreira de fogo entre os dois. Wesker jura vingança. A explosão é um sinal de que a contagem regressiva está quase no zero, o que faz Chris sair correndo em direção ao elevador de emergência e fugir com a irmã no caça. Claire pede para o irmão nunca mais deixá-la mas ele pede desculpas e diz que agora é a hora do troco e que a Umbrella pagará por todos os seus crimes.

Mudança Em TDC
Em Resident Evil: The Darkside Chronicles houve mudanças na história de CODE Veronica, entre elas a de principal destaque foi em relação a personagem Alexia Ashford, no jogo, ela mostra (como o próprio título do jogo diz) seu lado negro, ela acaba por matar seu próprio irmão Alfred Ashford antes de sua pela queda provocada por Steve, dizendo que o estava libertando de suas responsabilidades, quando alexia sofre uma mutação pelo fato do vírus estar em estado crítico, um vídeo é acionado mostrando Alexander Ashford, no vídeo que foi feito em 1983, ele fala sobre Alexia, falando sobre ela estar obcecada pelo vírus T-Veronica, a ponto de testar em seu próprio corpo, e pede para que a pessoa que estivesse vendo o filme, sendo ou não da umbrella que a ajuda-se, Alexia fala que apesar de ter botado ela e Alfred no mundo, que não passava de um velho estúpido. Após sua derrota, Chris e Claire vão até o corpo de Steve, que havia sumido, em cima na parede estava escrito "eu venci o jogo" (possivelmente se referindo ao jogo que Alfred tanto falava), e do lado havia uma faca da S.T.A.R.S. (mostrando que era Wesker).No jogo, Wesker aparece bem menos, é descartado a conversa entre ele e Alexia, e o confronto entre ele e Chris, só é visto ou ouvido em um determinado instante do jogo onde Claire cruza com ele (onde ele fala, mas não é visto) e no final do capítulo, quando Chris e Claire fogem, olhando para o caça fugindo.Algumas mortes também foram alteradas neste jogo.

Visão Geral
CODE: Veronica é o primeiro da série a utilizar princípios de fundo 3D, mas não existe controle sobre a câmera: os ângulos são pré-determinados, algo muito semelhante a Dino Crisis (Playstation, PC - 1999 - Capcom). A estrutura da jogabilidade permanece a mesma, trazendo algumas das novidades do 3º episódio - os barris explosivos e a rápida rotação de 180°. Essa versão recebeu elogios por trazer um sistema de câmeras mais dinâmico, onde fica mais fácil visualizar os inimigos. Entretanto, alguns ângulos mais atrapalham do que ajudam e a movimentação das personagens está mais robótica que a dos episódios para o Playstation!

Outro ponto que mais parece um retrocesso é as infames animações entre as portas e escadas. Elas foram ficando mais rápidas a cada novo episódio, mas em CODE: Veronica a velocidade delas se assemelha a do primeiro episódio, lançado em 1996, ou seja, são muito lentas.

Por fim, temos a utilização dos itens. Resident Evil sempre foi famosa pelos itens incomuns usados para se ter acesso à certas áreas, mas aqui as coisas estão mais bizarras do que nunca! Em diversas instalações modernas, o jogador deve usar itens rústicos para abrir portas e acionar plataformas. Pense em abrir uma porta eletrônica com um brasão, hipoteticamente falando. Embora seja uma característica da série, isso tirou muitas localidades do contexto. E os itens voltaram a ser tridimensionais, o que faz ser bastante importante o uso da opção "CHECK" do inventário, para que o jogador encontre segredos escondidos dentro de caixas e livros, por exemplo.

Avaliando a estrutura básica do jogo, ele é dividido em duas partes: Rockfort Island e Antarctica Base. Na primeira parte, o jogador tem o controle de Claire, enquanto na segunda o jogador controla Chris Redfield, sendo que Chris assume a posição de protagonista. Quando Chris aparece na aventura, ele tem acesso a todos os itens deixados pela irmã no famoso baú e vice-versa.

Mas, felizmente, algumas inovações também marcam presença. A melhor delas é a possibilidade de poder retornar ao jogo depois de morrer sem estar em um save point (mas isso só em momentos importantes, senão você volta a eles). Com isso, as partes mais difíceis do jogo deixam de ser um martírio, pois você só precisa andar algumas salas para tentar de novo cumprir o objetivo. Outra vantagem é a opção de se usar uma erva de cura quando não há espaço no inventário. Por fim, duas armas permitem que o jogador tenha uma visão em primeira pessoa, o que acrescenta uma nova estratégia (embora nem se compare a um FPS), mas essas armas só podem ser usadas contra chefes, em pontos específicos do jogo.

Impacto de lançamento
Quando lançado para o Sega Dreamcast, em 2000, Code: Veronica foi considerado um dos melhores jogos do console e o melhor da série até então. Destacava-se em relação aos episódios anteriores por:

ser o primeiro a utilizar gráficos totalmente em 3D;
ter cenas de animação mais cuidadosas e realistas;
o retorno de antigos personagens(Chris Redfield e Claire Redfield).
ser o primeiro da série a ter expressões faciais e movimentação labial para as personagens;
ter a melhor trilha sonora da série;
ter uma história excelente.
O título, inclusive, ajudou a melhorar as vendas do Dreamcast, que nunca teve um bom desempenho no mercado global mas, como conseqüência de uma pequena base instalada para o console, as vendas do jogo foram muito menores que a dos anteriores.

Ele também foi prejudicado por não ter recebido uma numeração dentro da cronologia principal, o que fez muitos considerarem CODE: Veronica um jogo paralelo quando, na verdade, era Resident Evil 3: Nemesis o título planejado assim pela Capcom. A mudança ocorreu por razões comerciais. Se a Capcom lançasse o jogo como Resident Evil 3, embora isso pudesse melhorar as vendas do título, não seria a mesma coisa que lançá-lo em um console que é sucesso de vendas, como o Playstation, e isso ainda prejudicaria o andamento da série, pois se Resident Evil 4 fosse lançado para outra plataforma, a equipe de produção teria problemas em interligar a história do jogo com a do suposto 3º episódio, já que quase ninguém o teria jogado.

Foi praticamente isso que aconteceu: o jogo teve uma nova versão lançada, obviamente mirando o Playstation 2, para colocar os antigos fãs da série por dentro dos últimos acontecimentos e para melhorar a receita da empresa. Mas o resultado ficou aquém do esperado: Resident Evil 4 não fez nenhuma menção à CODE: Veronica e o jogo só foi lembrado em Resident Evil: The Umbrella Chronicles (Wii, Capcom, 2007) no mural da cronologia da série. O jogo foi relembrado em Resident Evil: The Darkside Chronicles onde o jogador reviveu a aventura do jogo com algumas mudanças na história.

Personagens

Claire Redfield
Ocupação: Aventureira'
Altura: 1,69 centímetros
Peso: 52,4 kg
Tipo sanguíneo: O+
Idade: 19 anos
Descrição: Três meses após o incidente na cidade de Raccoon, Claire ainda está procurando por seu irmão desaparecido. Ela invade a matriz da Umbrella em Paris em busca de informações, mas acaba sendo capturada e levada para uma ilha sul-americana, chamada Rockfort, onde um vírus se espalha. Claire estaria destinada à morte por abandono se não fosse salva pelo homem que a prendeu em Paris. Libertada, ela ainda terá uma longa jornada até fugir do pesadelo criado novamente pelo T-Vírus.

Chris Redfield
Ocupação: Oficial do S.T.A.R.S.
Altura: 1,81 centímetros
Peso: 80,4 kg
Tipo sanguíneo: O+
Idade: 25 anos
Descrição: Após receber uma mensagem de Leon S. Kennedy (após RE2), Chris vai para a Ilha Rockfort procurar sua irmã, Claire, mas, assim que chega lá, descobre que ela foi levada para uma base na Antártida. Porém, ele descobre que o lugar foi atacado e infectado pelo T-vírus, o mesmo que ele combateu na mansão, Alexia quer sua cabeça, ele também se encontra com seu antigo "amigo" Albert Wesker.

Steve Burnside
Ocupação: Desempregado
Altura: 1,73 centímetros
Peso: 67,5 kg
Tipo sanguíneo: B
Idade: 17 anos
Descrição: Steve também é um prisioneiros da ilha. Toda a sua família se tornou vítima da Umbrella depois que a corporação descobriu que seu pai planejava vender os projetos dela. Steve tem uma postura um tanto infantil e parece ignorar a seriedade da situação. Mas, aos poucos, Claire descobre mais de sua história. Steve é um personagem de grande ajuda para Claire, chegando a salvar a vida dela duas vezes. Ele rapidamente se afeiçoa por ela e promete fazer tudo para protegê-la. Steve terá também dois encontros difíceis: um com seu pai e outro com Alexia...

Albert Wesker
Ocupação: Mercenário
Altura: 183 centímetros
Peso: 84,4 kg
Tipo sanguíneo: O
Idade: 38 anos
Descrição: Albert Wesker é o responsável pelo ataque à Ilha Rockfort, e foi pra lá em busca do vírus T-Verônica, desenvolvido por Alexia. Assim que descobre que Chris também está na ilha, decide se vingar.

Rodrigo Juan Raval
Ocupação: Operativo da Umbrella
Altura: 178 centímetros
Peso: 75 kg
Tipo sanguíneo: A
Idade: 38 anos
Descrição: Ele é um dos guardas da Umbrella e o responsável pela captura de Claire em Paris. Rodrigo viaja com Claire até a ilha. Entretanto, com o ataque do T-Vírus, ele fica seriamente ferido e perde as esperanças de sobreviver. Rodrigo mostra seu lado humano ao libertar Claire de sua cela para que ela possa tentar escapar. Não é um homem ruim, mas está longe de ser um exemplo de pessoa...

Alfred Ashford
Ocupação: Empresário
Altura: 176 centímetros
Peso: 61,8 kg
Tipo sanguíneo: AB
Idade: 25 anos
Descrição: Ele é o chefe da poderosa Família Ashford ganhando tal cargo após o "desaparecimento" do pai e "morte" da irmã. Alfred sofre transtornos de personalidade e de um amor incondicional pela irmã, Alexia, a quem parece ser sua única família. Alfred se torna ainda mais desequilibrado após o sumiço da irmã e começa a fingir que mora com ela na ilha, inclusive não permitindo que ninguém entre na mansão em que vive para que a "ralé" não chegue perto dela. Ele até se veste como a irmã, tamanha a fixação. Alfred prometeu ser fiel a sua irmã não importando o seu desejo, por isso guarda seu segredo de todas as formas possíveis. Principalmente depois que descobriu que ambos foram criados pelo pai numa experiência genética...

Alexia Ashford
Ocupação: Empresária e Cientista
Altura: 175 centímetros
Peso: 53,4 kg
Tipo sanguíneo: AB
Idade: 25 anos
Descrição: Irmã gêmea de Alfred, ela é realmente uma pessoa muito bonita e cruel. Sua inteligência e beleza são incomparáveis, assim como sua frieza. Ao descobrir que fez parte de uma experiência de seu pai e que é, provavelmente, um clone de Verônica Ashford (fundadora e responsável pela ascensão da Família Ashford), Alexia começa a se sentir superior aos demais humanos. Ela utiliza a infra-estrutura da Umbrella para conquistar seus objetivos sem se importar com o que venha a acontecer com a gigante corporação ou com quem ficar em seu caminho. Sem amor pelo pai, e criando uma fixação doentia pelo irmão, Alexia chegou a cometer atrocidades com seu próprio corpo para alcançar o seu sonho de se tornar a rainha da Terra!

Descrição das mortes dos personagens de RE CODE: veronica
Alexander Ashford/Nosferatu - Morto por um tiro de Rifle no coração dado por Claire (em TDC, foi morto por um gancho de uma máquina);
Rodrigo Juan Raval - Engolido por um monstro;
Alfred Asford - Morto devido aos ferimentos de uma queda (em TDC, morreu devido ao ataque de tentáculos, por Alexia Ashford);
Steve Burnside - Infectado com o T-Veronica;
Alexia Ashford - Morta por Chris Redfield;

Outras plataformas e versões
Resident Evil CODE: Veronica X

Logotipo de CODE: Veronica X.Resident Evil CODE: Veronica X (ou Complete Version, no Japão) é uma versão melhorada do jogo lançada para o PlayStation 2 e Dreamcast em 2001. A versão Dreamcast só teve lançamento no Japão, devido à pequena base de usuários do console. Uma terceira versão do jogo foi lançada para o GameCube, em 2003.

CODE: Veronica X é idêntico ao original em termos de jogabilidade, mas tem funcionalidades adicionais, como nove minutos de cenas cortadas do jogo principal; bem como ligeiras alterações na história e na parte gráfica (principalmente em certas animações e na definição das imagens). Dentre essas novas cenas, há um breve encontro entre Claire e Wesker no início do jogo; mudanças na luta entre Alexia e Wesker e um final mais longo.

Entretanto, as versões de CODE: Veronica X para o Playstation 2 e o GameCube foram duramente criticadas pela imprensa especializada devido a total falta de diferença com a versão para o Dreamcast. Os dois consoles são muito mais potentes que o console da Sega e, por isso, era de se imaginar um trabalho técnico mais sofisticado para suas versões, o que não aconteceu e com o agravante das duas versões terem sido lançadas a preços injustificáveis - US$ 50,00 para o Playstation 2 e US$ 40,00 para o GameCube - já que a Capcom não deve ter gastado quase nada para produzi-las. O resultado foi que CODE: Veronica X vendeu bem menos do que poderia ter vendido. A posição da crítica chegou até a ser razoável quando o jogo foi lançado para o Playstation 2, mas a versão para o GameCube foi bombardeada: alguns sites chegaram a nem escrever resenhas sobre jogo, já que era o mesmo de 3 anos atrás, sem nenhuma novidade, datado e, ainda por cima, a um preço exorbitante! Contribuiu para isso também o fato de o GameCube ter recebido, em 2002, um remake do Resident Evil original e o inédito Resident Evil 0, jogos que, embora não trouxessem inovações muito significativas, recuperaram o terror da série e eram um verdadeiro exemplo de excelência técnica e trabalho artístico, o que fez CODE: Veronica ficar defasado em comparação com jogos da própria série, na mesma plataforma.

Wesker's Report
Para promover o lançamento japonês de CODE: Veronica X, bem como comemorar o quinto aniversário da série BioHazard (o nome japonês da série), a Capcom produziu um documentário ficcional intitulado Wesker's Report. O documentário foi disponível como um DVD acompanhado do jogo principal. O DVD foi vendido separadamente na América do Norte através da loja da Capcom.

Como o título indica, o documentário serve como uma recontagem dos acontecimentos dos primeiros três jogos da série, sendo narradas por Albert Wesker. O documentário serve para explicar o retorno de Wesker em CODE: Veronica e como ele chegou a ser contratado pela nova organização. Além disso, ele também revela que era um antigo parceiro de William Birkin e que ele estava em ligação com Ada Wong (uma agente da mesma organização), durante os eventos de Resident Evil 2.

A não-falada seqüência para este documentário, Wesker's Report II, foi lançado através do site oficial da Capcom (em japonês e inglês) para promover o remake do primeiro Resident Evil para o Nintendo GameCube, em 2002.

Gun Survivor 2
Alguns personagens e a configuração básica de CODE: Veronica foram adaptados em Gun Survivor 2 - Biohazard CODE: Veronica, lançado em 2001, como uma co-produção entre Namco (famosa pela série de tiro Time Crisis) e Capcom. Gun Survivor 2 - uma espécie de jogo de tiro em primeira pessoa sem nenhuma ligação com os padrões ocidentais de FPSs - não tem qualquer relação com o verdadeiro enredo de CODE: Veronica, sendo os eventos do jogo descritos como um pesadelo na mente de Claire Redfield, enquanto ela dorme, ao lado de Steve, no avião controlado por Alfred que os levará à base da Antártida. A versão PlayStation 2 - o jogo também foi lançado para Arcade - de Gun Survivor 2 foi lançada no Japão e de lá não saiu.

O fato do jogo não ter sido lançado no ocidente pode ser até comemorado pelos jogadores, já que o jogo é horrível! Da jogabilidade à parte técnica, tudo foi muito mal feito e explora quase nada das capacidades do Playstation 2, além de ser uma vergonha para qualquer arcade que se preze. Primeiro que não há uma cena em CG (Computer Graphics) e a engine usada é inferior à usada na primeira versão do jogo, lançada para o Dreamcast. A sensação é de se estar jogando um jogo da geração passada no console da Sony porque os gráficos são realmente feios e não há como colocar a culpa na versão original de Dreamcast, pois o jogo não foi lançado para o console da Sega; sem contar as bizarrices, como uma cena em que Nemesis (?!) aparece. As personagens não possuem falas, o que destrói a ambientação; e as músicas são deprimentes, sendo as tiradas do jogo original as únicas passáveis. Se a parte técnica é ruim, então ao menos a jogabilidade é boa? Negativo: super repetitiva, apenas se resume em atirar, atirar e atirar. É realmente um produto de 5ª categoria, não fazendo jus aos nomes das softhouses responsáveis.

Battle Game
Logo que você termina o Resident Evil CODE: Veronica pela primeira vez, você habilita o modo Battle Game. O intuito do jogo é a rapidez em matar os zumbis e fugir ao mesmo tempo. Você tem um determinado caminho a percorrer, e quanto menor for o seu tempo até o fim, melhor é o seu ranking, lembrando que, enquanto você não matar todos os monstros de uma sala, não pode passar para a próxima. Além disso, no meio do caminho, também é possível encontrar itens de cura e até armas.

Personagens
Você pode jogar como os seguintes personagens:

Claire Redfield - equipada de Bow Gun, handgun e alguns itens de cura.

Claire (Alternativa) - equipada de Grenade Launcher (com os três tipos de munição) e alguns itens de cura.

Chris Redfield - equipado de Colt e Shotgun, além, é claro, de itens de cura.

Steve Burnside - equipado com as Gold Lugers e alguns itens de cura.

Albert Wesker - equipado de uma faca e alguns itens de cura.

Conseguindo um bom ranking
Tente sempre se manter na condição Fine, se terminar o mini-game em Caution, seu ranking cairá imediatamente.
Não é recomendável pegar os itens de cura que podem ser encontrados pelo cenário.
Não pode ultrapassar o tempo-limite.
O único personagem liberado para todas essas condições é o Wesker, pois o seu nível é o Hard Mode.

Tempo Limite
Cada personagem tem o seu tempo-limite para terminar o game numa boa colocação. Sim, os rankings estão presentes no mini-game também! E para os que conseguem terminar com todos os personagens com um bom ranking, o prêmio é a Linear Launcher, a última arma usada no jogo normal para matar a última mutação de Alexia.

Tempos-Limite de cada personagem:

Personagem Tempo Limite
Claire Redfield 6:00 minutos
Claire (Alternativa) 7:00 minutos
Chris Redfield 6:30 minutos
Steve Burnside 10:00 minutos
Albert Wesker 30:00 minutos

Inimigo Final
Cada personagem também enfrenta um inimigo final, que são:

Personagem Inimigo final
Claire Redfield Nosferatu
Claire (Alternativa) Tyrant
Chris Redfield Alexia
Steve Burnside Gulp Worm
Albert Wesker Alexia (1ª mutação)

Dicas
Ative o modo Battle Game
Para ativar o modo Battle basta terminar o jogo em qualquer dificuldade e gravar. Você começa com Claire. Terminando com ela o Battle Game, você vai ganhá-la em uma versão alternativa, os outros personagens que podem ser liberados são: Steve Burnside e Albert Wesker. Esse modo é bem parecido com o mini-game The Mercenaries de Resident Evil 3: Nemesis.

Rocket Launcher com munição infinita
Complete o jogo com um ranking A para ganhar o Rocket Launcher com munição infinita. Para conseguir isso, você deve terminar em menos de 4 horas e 30 minutos, não pode usar First Aid Spray, não pode salvar o jogo, não pode usar continue, salvar rapidamente o Steve na Luger Room e dar os medicamentos para Rodrigo. Quando você começar um novo jogo, o Rocket Launcher estará na primeira caixa de itens do jogo.

Battle Game
[editar] Linear Launcher com munição infinita
Termine o modo Battle Game com todos os personagens, adquirindo ranking A ou maior. Para isso, é preciso que você termine o mais rápido possível, sem pegar qualquer item do cenário e mantendo-se sempre na condição Fine. Há uma exceção para Wesker, basta terminar, seja no tempo que for, e pode-se pegar todos os itens do cenário.

Jogue o modo Battle com Albert Wesker
Termine o modo battle jogando com Chris Redfield.

Jogue o modo Battle com Claire alternativa
Termine o modo battle jogando com a Claire original.

Jogue o modo Battle com Steve Burnside
No jogo normal (com Chris), você deve resolver o quebra-cabeça das gavetas (No sub-solo da base militar, na sala com uns quadros). A ordem das gavetas são: gaveta vermelha, gaveta verde, gaveta azul, gaveta de baixo. Você receberá o Gold Luger Replica, mantenha no seu inventário.