RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

pollGostou dessa explicação?

Sim!
3
100%
Precisa melhorar...
0
0%
Não.
0
0%
Total de votos:
3

descriptionNeo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color EmptyNeo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color

more_horiz
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color NGP01



Em 1997, a SNK se viu forçada a investir em novas tecnologias e produtos para um novo público alvo, então fazendo parte desse seu plano de expandir horizontes ela decidiu lançar um video-game portátil para competir com o Game Boy (que na época sua versão Color estava prestes a sair) trazendo como diferencial um processador gráfico mais poderoso que o concorrente, um direcional Analógico e ambos botões (B e A) também eram analogicos, sendo a itensidade que o botão apertada interferindo na altura de um salto, por exemplo. A SNK também pegou concorrencia (só no Japão) com o WonderSwan da Bandai, só que este era inferior em quesitos de hardware e trazia em sua grande maioria jogos licensiados da Bandai baseados em Animes.
Sendo assim, no final de 1998 e no começo de 1999, o Neo Geo Pocket (ainda na sua versão Preto e Branco) foi lançado e não durou muito no mercado, justamente pela sua falta de cores. Eis aqui a lista de todos os jogos lançados pra ele em seu quase 1 ano de vida: Melan Chan's Diary, Puzzle Link, Pocket Tennis, Neo Cup 98, Neo Cup 98 Plus, King of Fighters R-1, Samurai Shodown, Master of Syougi, Neo Cherry master e Baseball Stars.
Com uma lista de jogos "pifia" e um console sem charme (P&B já tinha saido de linha há muito tempo), ela se viu obrigada a lançar uma versão colorida do portátil se quisesse continuar no mercado. Uma coisa legal é que os jogos do Color rodavam no P&B, com excessão de 2 jogos: Sonic The Hedgehog Pocket Adventure e SNK Vs Capcom: Match of the Millenium. Mesmo com uma linha de jogos mais variada, desde RPGs, Jogos de Esporte e de Luta, a SNK não conseguiu chegar nem perto da grande dominação do Game Boy na época, sendo o console descontinuado em 2001 quando ela declarou publicamente a sua falencia. Em sua contagem em 2007, a SNK Playmore anunciou que foram vendidas cerca de 2 milhões de unidades do portátil, em suas duas versões.
Nesse post, você vai conhecer mais sobre os jogos lançados para esse console, embora não tenham sido muitos, alguns deles merecem ser lembrados porque apesar de toda falta de suporte de outras empresas a SNK mesmo assim conseguiu fazer uma linha de jogos boas para ele. Mais precisamente, nesse primeiro post eu falarei dos jogos de luta que sairam pra ele e no próximo eu falarei dos jogos de RPG, Esportes e Aventura.
Os jogos de luta que sairam pro NGP/NGPC em quase sua totalidade eram baseados nas versões de Arcade das mesmas franquias, vocês verão mais abaixo.




Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color SspfsSamuraiShodown-Front
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfssamuraishodown2-pock1



Samurai Shodown! Pocket Fighting Series (1998, 1999) - foram lançados 2 jogos da série Samurai Shodown pro NGP, uma em preto e branco e a outra colorida. A primeira versão era baseada em Samurai Shodown 4 enquanto a segunda também era, porém trazia novos estágios e personagens da Samurai Shodown 64 da Hyper Neo Geo 64.
Explicando um pouco da jogabilidade desse jogo, eu vou explicar no amplo geral de jogos de luta do NGP como é que ela funcionava: como só haviam 2 botões, não tinha como colocar um botão para o Fraco e outro para o Forte, então a SNK fez o seguinte: um botão é para Soco/Espada e o outro é para o Chute; a intensidade com que você apertava o botão é que fazia o golpe ser fraco (apertando rapidamente) ou forte (segurando o botão) e mesmo com essa limitação ela conseguiu mantér todos os golpes e sequencias da versão de mesa de ambos os jogos. Outra coisa que é válida pra todos os outros jogos é a trilha sonora: não eram músicas novas, eram versões em MIDI das músicas clássicas dos consoles de mesa.
Como o cartucho do portátil tinha memória limitada, não davam pra colocar todos os personagens das versões de mesa nele, ficando apenas os mais conhecidos ou os mais jogados. Com isso dito, não preciso repetir novamente em todos os jogos, apenas comentar os seus pontos diferentes dos outros.


Algumas screens do jogo:

Samurai Shodown! Pocket Fighting Series:


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sspfs1174527719-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sspfs1174527720-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sspfs1174527721-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sspfs1174527721-03


Samurai Shodown! 2 - Pocket Fighting Series:


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfs1120063339-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfs1120063338-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfs1120063338-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfs1120148283-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfs1120148284-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfs1120148284-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfs1120148284-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ss2pfs1120148931-00




Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1171_1152_ftlfrypk


Fatal Fury F-Contact (1999): baseado no jogo Real Bout Fatal Fury 2: New Comers, tirou alguns personagens mas ainda sim trouxe todos os segredos do jogo, como o estágio secreto de Geese e o lutador Alfred.


Algumas screens do jogo:


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-03
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-05
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-06
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-07
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-08
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-09
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-10
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403437-11
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403438-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403438-14
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403438-15
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403438-16
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Fffc1145403438-17





Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Tlbbtdlbpocket


The Last Blade: Beyond the Destiny (2000) - Baseado em Last Blade 2, trouxe as 2 barras e alguns mini-games novos.


Algumas screens:


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Tlbbtd1167326864-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Tlbbtd1167326865-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Tlbbtd1167326865-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Tlbbtd1167326865-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Tlblb10




Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color RockmanBattleFightersjapf


Rockman: Battle & Fighters (CAPCOM, 2000) - Sim, uma das principais concorrentes da SNK lançou essa adaptação do arcade de mesmo nome no Neo Geo Pocket Color sem NENHUM corte: tudo do original estava lá com as devidas limitações do console. Esse aqui foi lançado apenas no Japão.


Algumas screens:


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Rbfrockbattle_2_640w
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Rbfrockbattle_3_640w
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Rbfrockbattle_7_640w
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color RbfRockmanBattleFighters
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color RbfRockman_Battle_and_Fighters





Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21


The King of Fighters: Round-1 e Round-2 (SNK, Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color) - Lançados em 1998 e 1999, foram versões portáteis da '97 (R-1) e '98 (R-2) com as devidas limitações gráficas e sonoras do portátil da SNK.
Na R-1, temos os seguintes personagens selecionáveis: Kyo Kusanagi, Chizuru Kagura, Iori Yagami, Yashiro Nanakase, Shermie, Chris, Terry Bogard, Ryo Sakazaki, Kim Kaphwan, Mai Shiranui, Yuri Sakazaki, Athena Asamiya, Shingo Yabuki e Leona Heidern e o jogo era em preto e branco. Na R-2, saiu Chizuru Kagura e entrou Saisyu Kusagani e adicionaram 9 personagens secretos, que eram versões clássicas dos personagens presentes no jogo: Ryo, Kyo, Terry, Mai e Yuri, versões Orochi de Yashiro, Shermie e Chris e o mestre Omega Rugal.
A jogabilidade foi adaptada da seguinte maneira: como o portátil só tinha 2 botões, eles adaptaram os controles para o estilo do jogo Art of Fighting 2, no qual o golpe forte era desferido apertando e segurando o botão e o fraco apenas apertando ele rapidamente. Todas as músicas e cenários estavam presentes em ambas versões, assim como os finais representando cada Time.


Algumas screens do jogo:

KOF R-1:

Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132545389-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132545472-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132545498-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132590968-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132590968-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132616807-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132630729-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132698424-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132624346-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132698425-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132698425-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132698425-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-11132698425-03


KOF R-2:


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21132711568-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21132711569-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21144866151-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21132717963-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21132717963-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21132717963-03
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21132752747-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21132754932-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21132754974-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Kofr-21133404020-02




Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgfgals_fighters


SNK Gals Fighters (2000) - Eis aqui o primeiro titulo de luta que é exclusivo do NGPC: trás apenas personagens femininas e um sistema de strike aonde os marmanjos aparecem apenas por um instante na tela pra ajuda-las no combate. Alguns estágios são novos, outros são de outros jogos como Fatal Fury ou KOF mas as músicas são versões clássicas dos temas delas em outros jogos. Vários mini-games completavam o pacote.


Algumas screens:


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564997-04
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564996-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564996-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564996-02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564996-03
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564996-04
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564996-05
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564996-06
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564996-08
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564997-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564997-10
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564997-18
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Sgf1133564997-19




Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Snkvsc


SNK vs Capcom: The Match of Millenium (2000) - Jogo baseado no primeiro Capcom vs SNK, trás seus estágios e músicas de lá e vários modos variados pra prolongar a vida útil do jogo.


Algumas screens:


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color SnkvscSNKVsCapcom-MatchoftheMillenium01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color SnkvscSNKVsCapcom-MatchoftheMillenium02
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color SnkvscSNKVsCapcom-MatchoftheMillenium03
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color SnkvscSNKVsCapcom-MatchoftheMillenium05
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color SnkvscSNKVsCapcom-MatchoftheMillenium06
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color SnkvscSNKVsCapcom-MatchoftheMillenium07
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color SnkvscSNKVsCapcom-MatchoftheMillenium08



Esses eram todos os títulos de luta do NGP/NGPC, jogos com bastante qualidade gráfica, sonora e na parte da jogabilidade mas que infelizmente fizeram sucesso apenas razoável na época por conta da dominação da Nintendo com o Game Boy Color e seu jogo de Pokémon.

Agora vocês verão os principais jogos lançados pra ele, não citarei todos porque são muitos e o post ficaria muito longo eu falando de jogos sem muita importancia.



Densetsu no Ogre Battle Gaiden: Zenobia no Ouji (Quest, 2000) - um side-history do primeiro jogo da série Ogre Battle, até hoje se mantém exclusivo e apenas em japonês no Neo Geo Pocket Color. Esse é um dos RPGs mais profundos do console com uma duração minima de 40h de jogo, várias unidades pra controlar e mapas bastante variados para se passar.


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 1147359491-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Reviewogrebattlegaiden-2
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Reviewogrebattlegaiden-1
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Reviewogrebattlegaiden-3



Metal Slug 1st Mission / 2nd Mission (Ukiyotei Company, 1999 / 2000)- Não eram conversões dos originais para Neo Geo e sim dois jogos totalmente novos e com vários estágios e missões à serem cumpridas. Os personagens eram em SD, como nos jogos de luta da SNK, e podia ser jogado de 2-Player caso duas pessoas tivessem os cartuchos e o Cabo Link pra conectar os dois consoles.



1st Mission:

Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ms1st0
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color MetalSlugFirstMission

2nd Mission:

Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color NGPCmetalslug2nd
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Ms2nd91085410737



Sonic the Hedgehog: Pocket Adventures (Dimps, Sega / 1999) - Co-produzido pelo Sonic Team, esse jogo trazia estágios e elementos da jogabilidade dos dois primeiros jogos de Sonic para Mega Drive e também vários conteúdos exclusivos como um modo de corrida contra o tempo e alguns modos para jogar de 2-Players. <b>Ele também trazia novos chefes no fim dos niveis e as músicas eram de vários jogos da saga e alguns estágios também foram modificados, apenas lembrando os originais pelo tema e pelo nome.


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 1121298110-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 1122263034-00
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 1122263767-01
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 1122263767-00



SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash (SNK, Capcom / 1999, 2000)- 3 versões desse jogo de batalha de cartas foram lançados, um hosteado pela SNK, outro pela CAPCOM e a segunda versão no qual você escolhia em qual lado queria jogar e também escolhia o personagem. A segunda versão seria relançada em 2006 para Nintendo DS com algumas mudanças. Esses jogos foram um dos maiores sucessos do portátil.


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Images1
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Cfclash3
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Images2
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color Cfc-s6



Linha de Esportes e Casuais: ela lançou jogos como Baseball Stars, NeoGeo Cup 98, Neo DerbyChamp, Pocket Tennis - Pocket Sports Series, Neo Turf Masters e Cool Boarders Pocket (Baseball, Futebol, Hipismo, Tenis, Golfe e Esqui na Neve respectivamente) além de uma linha completa de jogos de Pachinko e Mahjong. Apenas citando os mais conhecidos, existem outros jogos do mesmo genero mas não são tão expressivos quanto esses.


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 4images
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 4tennis_ngpc
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 4501
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 4PA06921007
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 4neo_derby_champ_daiyosou-252555-1245980494
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color CoolBoardersPocket



RPGs: além do Ogre Battle, também tiveram outros titulos expressivos no Neo Geo Pocket, porém nenhum deles ficou tão famoso ou é muito conhecido aqui no Ocidente. Eram eles: Biomotor Unitron, Dark Arms: Beast Buster 1999, Dive Alert: Becky's & Matt's Version e Evolution: Eternal Dungeons.

Imagens na ordem que foi dito acima:

Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 2BiomotorUnitron
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 2DarkArms-BeastBuster1999
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 2DiveAlert-BeckysVersion
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 2DiveAlert-MattsVersion
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 2Evolution-EternalDungeonsU



Ports: vários jogos conhecidos de outras plataformas também fizeram aparições no Neo Geo Pocket como Pac-Man, Cotton - Fantastic Night Dreams, Bust-A-Move Pocket, Densha De GO! 2 e Puzzle Link 1-2.


Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 5pacman_790screen001
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 5Cotton-FantasticNightDreams
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 5Bust-A-MovePocket
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 5DenshaDeGO2
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 5PuzzleLink
Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color 5PuzzleLink2



Tem mais jogos do que isso, mas eu acho que isso, como um jogo de tabuleiro estilo Mario Party da série The King of Fighters, mas eu acho que isso é o suficiente pra mostrar o quão variada era a biblioteca de jogos do Neo Geo Pocket/Pocket Color. Mesmo com essa biblioteca variada, ainda sim faltaram jogos mais expressivos no console e isso fez com que ele parasse de ser fabricado em 2001 com uma lista com pouco mais de 60 jogos.

Última edição por Usopp em Sex 13 Ago 2010, 20:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tópico completo agora!)

descriptionNeo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color EmptyRe: Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color

more_horiz
Esse tópico foi tirado do meu blog, link direto pros posts originais:

http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/08/neo-geo-pocket-parte-1.html
http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/08/neo-geo-pocket-parte-2.html

Tem mais posts lá se quiserem dar uma olhada... 8)

descriptionNeo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color EmptyRe: Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color

more_horiz
Não sei se eu poderia desenterrar esse tópico... se não me desculpe... mas como é um forum retro... acho que ler coisas escritas a mais tempo não tem problema,rs...

Eu comprei esse portátil tem pouco tempo, e realmente ele tem poucas informações pela internet... sua explicação sobre ele foi bem legal!! eu me lembro de ter visto anuncios dele em revistas, tanto do preto e branco, como do colorido... mas nem vi o seu final de vida e coisas do tipo... só me lembro que queria ter um de todo jeito,rs.... e é um bom portátil... valeu pelas explicações sobre o mesmo, ficou muito bom!

descriptionNeo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color EmptyRe: Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color

more_horiz
Eu dei até uma atualizada nesse post no meu blog, com imagens melhores e videos. Depois atualizo aqui também.

Que bom que você gostou, zephyrous! Sorriso

descriptionNeo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color EmptyRe: Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color

more_horiz
ta otimo o post,
queria um ngp color algum dia depois que vi aquele sonic , ate que me chamo atenção

descriptionNeo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color EmptyRe: Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color

more_horiz
Usopp escreveu:
Eu dei até uma atualizada nesse post no meu blog, com imagens melhores e videos. Depois atualizo aqui também.

Que bom que você gostou, zephyrous! Very Happy


Faça isso cara! ficou muito bom! parabéns!

Coloquei seus blogs nos favoritos aqui, sempre vou dar uma olhada, rs


zir0 escreveu:
ta otimo o post,
queria um ngp color algum dia depois que vi aquele sonic , ate que me chamo atenção


cara, acho que tem NGP color no mercado livre a 160... ele é bem legal! o sonic dos 3 jogos que veio no meu, acabou sendo o melhor, como foi falado, realmente é uma mistura dos primeiros sonics do mega drive...muito foda!

descriptionNeo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color EmptyRe: Neo Geo Pocket/Neo Geo Pocket Color

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder