RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Abaixo segue um tutorial que postei no forum lol jogos a um tempo já, espero que gostem.

***

Depois de ter conseguido trocar com sucesso a bateria do meu Actraiser, e do meu Super Mario Word resolvi criar esse tutorial para ajudar outros colecionadores que já tiveram o desprazer de ligar o cartucho no console e perceber que o save game morreu por conta da bateria antiga que venceu.

Siga o tutorial abaixo por sua propria conta e risco, caso se cortar com estilete, ou danificar a fita, ou quebrar ela, não serei o responsável.

Bom vamos as ferramentas necessárias para se fazer a troca de uma bateria CR2032 utilizada internamente dentro dos cartuchos de Super Nintendo.

Primeiramente você deve ter uma chave 38mm como essa para conseguir abrir o cartucho.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03500z


Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03501z


Existe um outro tutorial que diz para você esquentar a ponta de uma caneta bic com esqueiro ou fogão e com a ponta quente grudar no pararuso para fazer o molde, acredite já tentei esse método e é ruim ele deixa marcas no cartucho e você vai precisar de uma caneta para cada parafuso praticamente.


A Bateria CR2032, vende em relojoaria não é dificil de se encontrar por ae.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03502zl


Um estilete, será necessário para tirar a bateria que estiver soldada dentro do cartucho.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03505f


Fita isolante utilizada para fazer Sushi em restaurante Japones.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03506i


Um alicate de bico fino.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03507d

E é claro, uma fita que esteja com a bateria vencida após resistir os anos 90 e começo de 2000.

No meu caso é justo um The Legend Of Zelda, não terminei esse jogo ainda e quando a bateria começou a perder os saves eu já estava muito longe.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03508w


Bom vamos lá, não tem muito segredo, apenas desparafuse a fita e guarde os parafusos dentro da propria fita, ou em qualquer outro lugar que você considere seguro.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03509mr


Depois de abrir o cartucho temos a placa, até aqui tatu do bem.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03510b


Como podem ver a bateria interna vêm soldada dentro do cartucho, eis aqui o grande problema.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03511b

Como eu não tenho equipamento adequado para tirar o ferro de solda, e nem sei se é possível nesse caso, eu vou de estilete mesmo, mas tome cuidado esse procedimento é praticamente cirurgico o esquema é ir enfiando a ponta do estilete e pouco a pouco ir forçando a bateria a largar a solda. (Não vai se cortar cuidado)
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03514c


O estilete está queimado porque a primeira vez eu tentei esquentar ele no fogão para ver se ajudava a remover a solda mais facilmente, mas foi em vão então nem precisa tentar fazer essa bobagem.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03515la


Pouco a pouco você vai soltando a bateria do ferro de solda e vai ficando somente o grampo.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03516r


Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03518g




Quando soltar do lado de fora tera que remover o grampo do lado de dentro portanto, CUIDADO EM DOBRO!
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03519p

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03520ig

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03521y

Outro detalhe, muito cuidado com estes grampos se quebrar eles FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU....

Até da para arrumar, mas acredite você não vai querer ter esse traballho, então vai com calma, esses grampos é igual a um clipes, você desentorta ele uma vez, entorta novamente, desentorta mais uma vez entort......crack ele quebrou...

Então manuseie ele o minimo possível OK? ficou torto? arrume depois com o alicate de bico fino mas evite ficar entortando o grampo.

Vejam como ficou no meu caso, bem torto mas está tudo ali. (os grampos)
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03522g

Como já falei anteriormente, com o alicate de bico fino desentorto os grampos.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03523q

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03524oo

Mesmo tomando cuidado eu fiz um leve risco na placa, felizmente não fez nenhum dano.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03525


Caso você tiver outra bateria que não seja a CR2032 por exemplo uma CR2016 (mais fina) jogue ela no lixo, a voltagem delas pode ser a mesma, mas acredite não vai dar certo, e se der certo a bateria pode soltar e você vai perder o save game, falo isso por experiencia propria.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03528l

A CR2016 pode funcionar em cartuchos de GBA, mas não de Snes OK?

Use uma CR2032 e não tente fazer mais gambiarra do que já estou fazendo.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03527c


Depois que a bateria estiver colocada corretamente em sua posição, use a fita isolante de sushi para isolar e prender a bateria entre os grampos, você não está pensando em soldar a nova bateria no lugar né?
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03529d

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03531o

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03532p

Prenda com a fita isolante e pense que daqui a alguns anos você pode precisar trocar novamente e seu trabalho sera bem mais fácil.

Abaixo temos fotos de como eu prendi a bateria, isole dos dois lados que está ótimo, já vi gente mutilando o plastico interno do cartucho para trocar a baterial então acredite, está perfeito assim.

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03533l

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03534n

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03537h

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03538us

Feche a bateria e teste, no meu caso fiz um vídeo para provar que deu tudo certo e tatu do bem com meu Zelda.

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03539e

Sacudi a fita para mostrar que a bateria ficou bem presa dentro do cartucho e não irá se soltar.


Espero que tenha gostado do tutorial, tomem cuidado se forem tentar fazer!

Até aproxima.

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Um amigo meu era técnico em eletrônica e ele puxava dois fios dali dos conectores que você tirou a bateria e fora da fita mesmo ele fez um encaixe pra Pilhas AAA e usava pra salvar Shocked

A merda era que não tinha como saber quando a pilha ia acabar e se desligasse o console com a pilha nas ultimas ia apagar tudo

Tutorial ai Nota 10 :positivado:

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Pessoal, eu estava pensando em trocar minhas baterias por algo desse tipo: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. %7BFB7E6552-22A5-4E1E-8977-BCA7D816CC13%7D_SUPORTE%20P%20CR2032

Ficaria bem mais fácil de substituir a bateria quando a mesma acabasse.

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Desenterrando...
Os meus cartuchos eu dessoldo os 2 contatos ali e coloco base pra bateria igual de placa mãe (tenho um monte de placa velha aqui, então vou arrancando delas)

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. DSC02412

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. DSC02407

Fica mais bem acabado e fácil de trocar

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Fala pessoal eu tenho um memory cardy de N64 que troquei a bateria ficou exatamente igual a fita no caso na fita colocaram fita isolante preta se eu colocar durex tem algum problema ??? postei uma foto aonde eu se puder vou colocar o durex minha camera de cel eh uma merda abraçoss

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Img45701fg

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
ah, pode ué.. se segurar, tá de boa

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Minha duvida é, se eu aumentar a carga respeitando a voltagem os saves teriam um maior tempo de vida util?

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Reznov escreveu:
Minha duvida é, se eu aumentar a carga respeitando a voltagem os saves teriam um maior tempo de vida util?


aumentar a carga como?
pondo uma bateria com mais mAh por ex?

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Da pra esquetar com ferro de solda pra soltar as pilhas?.

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Desculpa falar mal do seu tutorial, mas PQP que gambiarra hein cara. Ensinar errado não é legal.
No seu caso pode ter dado certo, mas destruir uma LOTZ por que quis economizar R$10 é foda.

Vamos por partes.
Zero_Flex escreveu:

Como podem ver a bateria interna vêm soldada dentro do cartucho, eis aqui o grande problema.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03511b

Como eu não tenho equipamento adequado para tirar o ferro de solda, e nem sei se é possível nesse caso, eu vou de estilete mesmo,


Aqui temos o primeiro erro. Você não tem nem mesmo um ferro de solda e quer mexer com eletrônica.
REGRA para vida:
Nunca trabalhe com as ferramentas erradas.

Você precisa de um ferro de solda e já explico por que.



Outro detalhe, muito cuidado com estes grampos se quebrar eles FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU....

Até da para arrumar, mas acredite você não vai querer ter esse traballho, então vai com calma, esses grampos é igual a um clipes, você desentorta ele uma vez, entorta novamente, desentorta mais uma vez entort......crack ele quebrou...



Eles quebram por um motivo:
São descartáveis. Você está comprando a bateria errada, a bateria correta é essa:
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Lithium_battery_CR2450H1A_battery_with_welding_tab_PCB_mounting_clips

É uma bateria que vem com o grampo. Por esse motivo, você não consegue dessoldar o grampo da bateria, ele é clipado industrialmente nela, não soldado.


Use uma CR2032 e não tente fazer mais gambiarra do que já estou fazendo.
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03527c


Como eu disse, compre uma já com o grampo. Se você quiser fazer algo mais interessante, apesar de desnecessário, pode comprar isso aqui:
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. 1Pcs-CR2025-Button-Battery-Clip-Holder-Box-Case-Black_320x320

É soldado da mesma forma que a bateria com grampo, mas tem a vantagem de se poder trocar a bateria na próxima vez.



Depois que a bateria estiver colocada corretamente em sua posição, use a fita isolante de sushi para isolar e prender a bateria entre os grampos, você não está pensando em soldar a nova bateria no lugar né?
Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03529d

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03531o

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Dsc03532p



Fita isolante de Sushi ? WTF? você mexe com eletrônica ou é Sushiman?
Fita isolante é 3M ou Bosch. Não compre aquelas porcarias de plástico vagabundo.

Mas, nada disso é necessário.
Pegue um ferro de solda decente, pelo menos um Toyo 30W, derreta as soldas que prendem o clip da bateria.
Coloque a nova bateria e solde novamente.
Pronto.
Sem gambiarra uma fita praticamente nova.

Se precisar busque a ajuda de um adulto! :hUM:


carlo_vini escreveu:
Fala pessoal eu tenho um memory cardy de N64 que troquei a bateria ficou exatamente igual a fita no caso na fita colocaram fita isolante preta se eu colocar durex tem algum problema ??? postei uma foto aonde eu se puder vou colocar o durex minha camera de cel eh uma merda abraçoss

Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. Img45701fg



Olha , gambiarra feita, pelo menos use uma fita decente, fita isolante não tem esse nome à toa. Não use durex, vai ressecar e soltar residuos. Use fita isolante boa, compre uma 3M, deve custar menos que um sanduíche.

Reznov escreveu:
Minha duvida é, se eu aumentar a carga respeitando a voltagem os saves teriam um maior tempo de vida util?


Aqui, pelo que sei, o circuito foi feito para uma certa voltagem e amperagem, mete mais e pode torrar a fita e não vai fazer diferença no tempo de vida dos saves, por que o cartucho vai usar só o necessário. Não adianta meter milhares de volts, se só vai usar 1,5. O Cartucho faz o esquema de stanby pra usar pouca energia e durar anos, foi projetado pra isso.
egiretti escreveu:
Da pra esquetar com ferro de solda pra soltar as pilhas?.


Dá, mas não pra soltar as pilhas, tem que soltar o esquema todo, veja o que falei acima.
Outra coisa , evitem meter o ferro de solda na pilha. Nunca se deve esquentar uma bateria.

É isso crianças e lembrem-se segurança em primeiro lugar. :tudobem:

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Pegue um ferro de solda decente, pelo menos um Toyo 30W


Pollux, oque eu devo procurar (ou evitar) em um ferro de soloda? mais alguma marca que você recomenda?

abraço

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Evite esses ferros que parece um prego preso com parafuso.
Vá numa loja de componentes eletronicos e veja quais eles tem para uso leve e que não seja muito caro. Esse toyo se não me engano paguei uns 15 reais.

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Ola amigos, Maravilhoso TUTO, a bateria pode ser soldada sim, vc pode usar um ferro de solda de minima Voltagem, Tipo de 16W ou 30W, basta apenas da um ligo de solda para fixar a bateria, recomendo que vc faça um teste antes, em outro lugar e etc! Pois se vc pingar estanho nos contatos do CHIP amigo, fica ruim de remover ok? Um forte abraço...

Att Thiago Animes Zizou...

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
Pollux e onde é vendida essa bateria com os grampos? Qual o modelo dela? Passa a especificação que fica melhor de procurar.

Vlw.

descriptionAprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes. EmptyRe: Aprenda a trocar a bateria dos cartuchos de Snes.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder