RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos
Publicado em 21 de outubro de 2016 às 11h49

Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos Dubladores-760x428

A Screen Actors Guild and the American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA) está protestando por melhores salários e condições mais justas de trabalho na indústria dos jogos. Depois de tentar negociar por mais de 19 meses, o sindicato dos atores decidiu, com 95% dos votos, entrar em greve na indústria dos videogames.

O motivo da greve é um aumento na remuneração dos roteiristas e atores, atualizando os salários ao aumento do lucro que as distribuidores passaram tem com a venda de jogos.

No comunicado oficial enviado aos seus membros o sindicato disse que

(…)apesar de anos e anos de um esforço continuo organizando reuniões e sessões de negociação, os empregadores, desenvolvedoras e publicadoras, do setor de jogos eletrônicos vem sempre se recusado a atender nossas demandas a um acordo justo durante nossas negociações de contrato.

“O SAG-AFTRA colocou uma data para começar a greve dos empregados de companhias de videogames, sexta feira 21 de outubro.”

A paralisação de atores de voz, captura de movimentos e dubladores que trabalham na indústria de jogos não será completa, mas focada em uma lista de produtoras e desenvolvedoras que vem desrespeitando grande parte da categoria de trabalhadores. A lista inclui gigantes como a Disney, Actvision, EA Games, Warner, Take Two (que detém a Rockstar) e a Blizzard.

Segundo o Deadline, além de salários e condições, as reivindicações envolvem várias coisas por baixo dos panos como: a maneira como a indústria de jogos trabalha, no geral, colocando contratos multas gigantescas em caso de atraso e vazamentos. Algumas empresas chegam a punir os agentes dos atores por não mandar os agenciados aos testes de elenco, testes estes que os atores quase nunca sabem quem estão interpretando por definições de sigilo das desenvolvedoras.

Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos 1797771-metalgear4-760x428
O persoagem Snake é interpretado pelo ator David Hayer que também aderiu à greve

Também há relatos de dubladores prejudicando seriamente suas cordas vocais por causa de sessões de gravações muito extensas. Outra reivindicação do sindicato é o pagamento de valores adicionais a cada 2 milhões de cópias vendidas, algo que já acontece quando um jogo é relançado ou remasterizado, e um limite de 2 horas de trabalho continuo, para preservar a integridade das cordas vocais e a saúde do dublador.

Os advogados de uma das empresas que serão afetadas pela greve classificou o ato da SAG-AFTRA como “precipitado, desnecessário” e ainda disse que essa é uma ação que irá prejudicar muito mais seus membros. Os advogados também frisaram que os afiliados ao sindicato representam cerca de 25% do total de profissionais de voz disponíveis no mercado atualmente.

David Hayter, que até pouco tempo, era a voz de Snake em Metal Gear Solid e Jennifer Hale, conhecida como a voz da comandante Shepard em Mass Effect, mostraram apoio a essa greve.


A lista completa de demandas do sindicado pode ser vista aqui.


https://jovemnerd.com.br/nerdnews/dubladores-de-games-entram-em-greve/

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Vamos voltar a fazer isso aqui:

Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos CvniKiiWcAAqcMg





hehe

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Todos merecem melhores condições de trabalho.
No caso deles, é bem complicado MESMO.... a voz deles é o instrumento deles, se der merda, eles não trabalham mais.... tem que existir um cuidado com limite de horas trabalhadas sim e cuidados maiores com a saúde.

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Bonatti escreveu:
Todos merecem melhores condições de trabalho.
No caso deles, é bem complicado MESMO.... a voz deles é o instrumento deles, se der merda, eles não trabalham mais.... tem que existir um cuidado com limite de horas trabalhadas sim e cuidados maiores com a saúde.


Até aí vai, mas tem um par de cláusulas que são meio cretinas

1 - Saber o nome e detalhes projeto antes de aceitar o papel, podendo recusar livremente. Nem animação ou filmes dá esse tipo de informação para evitar vazamentos.

2 - Querem que além do pagamebto base, recebam adicional com base nas vendas dos games. Eles dizem que isso faria com que desenvolvedores menores fossem capazes de contratar dubladores à um preço inicial menor, e se valer do possível sucesso do título para compensar o valor.

Na prática, essas duas cláusulas podem permitir que dubladores recusem projetos que acham que não vai vender e encher a própria agenda só com os títulos que mais dariam retorno. Pegar participação nos lucros sem fazer parte da empresa é coisa do mercado financeiro, não de um contrato regular de trabalho. Nem freelancer faz isso de forma habitual.

Mais do que isso, é especialmente cretino com as OUTRAS pessoas que fazem o game. Programadores, artistas conceituais, modeladores e animadores, nenhum desses tem tem direito à esse extra, e o game tem muito mais chance de vender sem voz americana do que sem um sistema ou visual que segure a experiência.

Por fim, se isso se alastrar, vai se tornar além de uma batalha sindical um baita teste de mercado: Se o estúdio que vai dublar Persona 5, por exemplo, tiver seus dubladores cruzando os braços e você somar à isso aquele grupo barulhento que SEMPRE quer undub, eles podem tocar o foda-se e lançar o game com audio japonês ao invés de atrasar mais ainda o lançamento ocidental.

Em outros nichos isso já está se formando: Guilty Gear Xrd Revelator veio sem dublagem ocidental (até porque a do título anterior foi horrível). Nesse não é problema porque ninguém se acostumou, no outro título da empresa o caldo entorna.

Blazblue 4 também virá sem dublagem, depois de 3 títulos, cada um contendo entre 4 e 8 horas de story mode 100% dublado. É uma quebra grande para quem se acostumou com a dublagem daqui.

Lembre também que KoF 14 não teve dublagem na localização e a do Tekken é um caso especial (eles usam dubladores do país do personagem, não só um grande estúdio americano), e pode ser o começo do fim dos jogos de luta com áudio em inglês.

Depois temos também os RPGs "não triple-a" extremamente japoneses e games de estratégia e ação de nicho (Os games da Nippon Icchi e os publicados no ocidente pela Xseed) que TAMBÉM possuem tendência de vir com áudio original quando isso é mais barato para a empresa, e são 2 nichos retornando ao áudio nipônico.

Muita coisa vai acontecer nisso ainda, vale acompanhar


Em uma nota paralela, essa união de dubladores possui umas regras bem flhas-da-puta:

- Se o desenvolvedor contratar dubladores fora da união, não poderá mais contratar dubladores afiliados.
- Se um afiliado fizer o trabalho, sai da união
- Se um não afiliado fizer o trabalho durante a greve, pode ser proibido de entrar para a união futuramente.

Tudo isso com direito a Disque-denúncia! Nem sindicato brasileiro é tão dracônico

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
li que tem uns pedidos meio fora do praticável msm

david hayter em greve, será que o Snake vai mudar de voz? rimkuk rimkuk

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Sorte que não precisamos preocupar com isso.. Sempre teremos Pitty, Roger e youtubers pra dublar nossos jogos!


Mas sério, acho válido, mesmo que tenha algumas exigências que são bem sem noção

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Quero ver agora os outros 75% aproveitarem isso para fazer mais trabalhos.
No final das contas, acho que vai ser pior para os que aderiram à greve.

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
yon escreveu:
Sorte que não precisamos preocupar com isso.. Sempre teremos Pitty, Roger e youtubers pra dublar nossos jogos!


Mas sério, acho válido, mesmo que tenha algumas exigências que são bem sem noção


Em toda grave vc tem que chutar o acordo la em cima para conseguir algo abaixo do ideal....

Mas algumas dessas coisas, como a possibilidade de participação dos lucros (como muito ator tem em filmes) e analise do roteiro antes de aceitar o job (idem) eu acho extremamente valida....

Dublador recebe bem pouco, assim como toda galera da área sonora.
Galera de sonoplastia eu tenho até dó.... uma das coisas mais importantes de um jogo, extremamente complexo de se fazer, e com reconhecimento ZERO (tanto do consumidor quanto de salario).

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Galdius escreveu:
Quero ver agora os outros 75% aproveitarem isso para fazer mais trabalhos.
No final das contas, acho que vai ser pior para os que aderiram à greve.


Depende de quem aderir.... caras como Nolan North e Troy Baker não ficam sem papel nunca.

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Só contratar dublador da associação? UHAUHAUHAUHAUHAUHA, querer impedir a concorrência dessa maneira chega a soar infantil.

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Bonatti escreveu:
yon escreveu:
Sorte que não precisamos preocupar com isso.. Sempre teremos Pitty, Roger e youtubers pra dublar nossos jogos!


Mas sério, acho válido, mesmo que tenha algumas exigências que são bem sem noção


Em toda grave vc tem que chutar o acordo la em cima para conseguir algo abaixo do ideal....

Mas algumas dessas coisas, como a possibilidade de participação dos lucros (como muito ator tem em filmes) e analise do roteiro antes de aceitar o job (idem) eu acho extremamente valida....

Dublador recebe bem pouco, assim como toda galera da área sonora.
Galera de sonoplastia eu tenho até dó.... uma das coisas mais importantes de um jogo, extremamente complexo de se fazer, e com reconhecimento ZERO (tanto do consumidor quanto de salario).


Entendo teu ponto, mas continua achando que tem coisa que eles chutaram alto demais.

E, como você falou, sonoplasta é importante e não dá pra garantir que se envolve no acordo.

Tem uns outros lances que eu não consegui confirmar, tipo que a jornada diária padrão é 4 horas e o resto é pago como hora extra e o cachê dos "nomes grandes" fodendo com a percepção da galera sobre o quanto eles recebem, além da associação agir de forma questionável.

Enfim, via de regra se fica no lado do empregado, mas precisa saber onde dizer que não tá certo

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
Sindicatos sendo sindicatos. Era de se esperar propostas bizarras mesmo.

descriptionDubladores de games declaram greve nos Estados Unidos EmptyRe: Dubladores de games declaram greve nos Estados Unidos

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder