Em junho de 1994 é lançado na Consumer Electronics Show o Sega 32x, um adaptador ou console Add-On, para Mega Drive, ou melhor, um dispositivo de extensão ao já existente Sega Genesis, com dois chips de unidade central de processamento de 32-bit, e um processador de gráficos 3D.
No Japão, foi distribuído com o nome Sega Super 32X. Na América do Norte, Sega Genesis 32X. Na Europa, Austrália, e Brasil, era chamado Mega 32X.
O marketing da Sega apresentou o Sega 32X como a “entrada do homem pobre nos jogos da ‘próxima geração’”. O 32X foi originalmente concebido como um console inteiramente novo pela Sega do Japão, mas o chefe de P&D da Sega da América, Joe Miller, convenceu a Sega do Japão a fortalecer o seu console 16bits e convertê-lo para um dispositivo de extensão ao já existente Mega Drive.
O 32X só pode ser usado em conjunto com a Mega Drive. Além de possuir seus próprios cartuchos, atribuia algumas melhorias gráficas e sonoras para os jogos do console. O 32X é compatível com todas as versões do Mega Drive. Apesar de utilizar a tecnologia Q-Sound o som e efeitos sonoros pouco evoluiram em relação ao Mega Drive.
Originalmente lançado por US$159,00 o comprador ao adquiriri-lo ganhava cupons de desconto para serem utilizados na compra de games do console,correspondendo cada cupom a U$10,00, posteriormente a Sega abaixou o preço para US$99,00 em apenas alguns meses e por fim, limpou o estoque restante por US$19,95.Somente 200.000 unidades do Sega 32X foram vendidas.
O console teve 39 jogos lançados, dos quais 2 são exclusivos da Europa (Darxide e Fifa 96) e um, do Japão (Sangokushi IV, em inglês Romance of the Three Kingdoms IV). 5 dos 39 jogos eram utilizados junto com o Sega CD, sendo Night Trap o mais famoso, que apresentava 32,768 cores na tela ao invés das 64 do Sega CD.
Na lista abaixo constam alguns dos jogos lançados mundialmente para o sistema:
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