RETRO GAMES BRASIL
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Shinobi (Sega, 1987) - Shinobi foi um jogo lançado originalmente para Arcades em 1987 pela Sega e depois foi convertido para vários consoles caseiros da época. O jogo conta a história de um ninja chamado Joe Musashi que tem que lutar com a organização ZEED, que estava sequestrando as crianças do Clã Oboro. O jogo tem 5 missões, que vão aumentando de dificuldade assim que você vai chegando mais perto de terminar o jogo, no qual você vai abrindo caminho até o HQ de ZEED e vai libertando todos os reféns que vai achando no caminho. No final de cada fase, você enfrenta um dos lideres de ZEED, que se auto-denominam RING OF FIVE, sendo o ultimo deles Nakahara, o antigo mentor de Joe Musashi. Depois de derrotado o chefe, você joga uma pequena fase de bonus aonde tem que atirar as estrelas-ninja nos inimigos que aparecem na tela para ganhar uma pontuação extra.
Jogabilidade era simples, um botão pra pular e outro pra atacar; colocando pra cima ou pra baixo na hora de pular ele podia subir ou descer uma plataforma alta ou ir pro plano do fundo. Atacando de perto ele fazia um ataque mais forte e sem defesa.[/right]


Em 1988, a própria SEGA converteu o jogo para o seu video-game caseiro, Master System. Foi lançado no Japão, Europa e Estados Unidos com a jogabilidade igual ao original, mas ao inves de um ataque matar o personagem principal, foi adicionada uma barra de life, tornando o jogo mais fácil que o Arcade. Nessa versão você também liberta os reféns, mas não é obrigado a achar todos para finalizar o estágio como na versão do Arcade. Porém, salvando-os você ganha upgrades como uma barra de life maior, uma arma secundária com maior poder de fogo e um ataque principal mais forte e com maior alcance, totalizando 4 armas brancas, 4 armas de fogo e 6 habilidades ninjas diferentes.


Em 1989, a Tengen converteu a versão de Master System para o Nintendo 8-Bits sem a permissão da SEGA. Também em 1989, a Virgin Games converteu o jogo para alguns computadores caseiros na Europa; ZX Spectrum, Commodore 64, Amstrad CPC, Commodore Amiga, Atari ST e DOS. No japão, uma versão para PC Engine foi lançada pela Asmik no final do mesmo ano. Ambas versões são fieis ao arcade, sem a barra de life contida nas versões de Master System e Nintendo 8-bit e com as devidas limitações de cada console/computador.




Algumas screens do jogo em todas suas conversões:


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Shinobi - A Série Compare-arcade

Arcade



Shinobi - A Série Zxspectrum1099438312-00
Shinobi - A Série Zxspectrum1099438359-00

ZX Spectrum



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Shinobi - A Série Amstrad-cpc1122772233-01

Amstrad CPC



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Shinobi - A Série Atarist1218642917-01

Atari ST



Shinobi - A Série Commodore641070416456-00
Shinobi - A Série Commodore641070416456-01

Commodore 64



Shinobi - A Série Amiga1070415856-00
Shinobi - A Série Amiga1070415856-02

Commodore Amiga



Shinobi - A Série DOS962640622-00
Shinobi - A Série DOS962640690-00

DOS



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Shinobi - A Série NES1157953714-01

Nintendo 8-Bits



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Shinobi - A Série Sms1063945238-01

Master System



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Shinobi - A Série Pcengine1105661487-02

PC Engine



Apesar de todas essas diferenças gráficas, o jogo era praticamente o mesmo em todos os consoles, apenas com mudanças no cenário de acordo com a limitação de cada console.
Depois desse, a SEGA estava produzindo 2 jogos ao mesmo tempo, o Shadow Dancer e o The Revenge of Shinobi (este para o lançamento Japonês do Mega Drive). Vamos falar primeiro do Shadow Dancer.






Shadow Dancer (SEGA, Novembro de 1989) - Shadow Dancer foi uma continuação direta do jogo anterior lançado para Arcades, sendo que dessa vez o personagem é um ninja sem nome que deve enfrentar terroristas com a ajuda do seu companheiro-cão. O jogo foi convertido para computadores caseiros da época pela U.S. Gold; Commodore Amiga, Commodore 64, Atari ST, Amstrad CPC e ZX Spectrum e em 1991 foi lançada a conversão de Master System, apenas na Europa e no Brasil.


A história do jogo é simples: terrorista implantaram bombas em várias partes da cidade e você tem que achar todas elas em ordem de prever o caos em toda cidade. O jogo tem 4 missões, divididas em 3-4 estágios cada, totalizando 15 estágios no total. De resto a mecanica é igual ao jogo anterior: no final de cada estágio você enfrentar um chefe e depois de derrota-lo tem um bonus para aumentar a pontuação. A jogabilidade também se manteve intacta, apenas adicionando o ataque do seu cão, que é segurando o botão de ataque por alguns segundos e depois soltando-o.




Algumas screens do jogo em todas suas conversões:


Shinobi - A Série Sdancer-magic
Shinobi - A Série Sdancer-1

Arcade



Shinobi - A Série Amstrad-cpc1133051610-00
Shinobi - A Série Amstrad-cpc1133051610-02

Amstrad CPC



Shinobi - A Série Zxspectrum1130020839-00
Shinobi - A Série Zxspectrum1130020900-00

ZX Spectrum



Shinobi - A Série Amiga1067737550-00
Shinobi - A Série Amiga1067737550-01

Commodore Amiga



Shinobi - A Série Atarist1068299729-00
Shinobi - A Série Atarist1068299768-00

Atari ST



Shinobi - A Série Commodore641067736554-00
Shinobi - A Série Commodore641067736555-01

Commodore 64



Shinobi - A Série Sms1073439310-00
Shinobi - A Série Sms1073439310-02

Master System



obs: uma versão totalmente modificada desse jogo saiu para Mega Drive em 1991, vou comentar sobre ela mais abaixo no texto.


Agora chega a vez do jogo da série que eu acho ser o mais conhecido de todos, afinal está em grandes coletaneas da época para Mega Drive, Sega CD, Playstation 2, PSP e até Xbox 360 e Playstation 3 mais recentemente. Lembrando que a equipe que fez esse jogo não é a mesma do arcade, aqui o jogo é totalmente diferente dos vistos no Arcade.






The Revenge of Shinobi (SEGA, Dezembro de 1989) - no Japão foi lançado como The Super Shinobi, e foi o primeiro jogo da série a ser desenvolvido para o Mega Drive. O jogo é uma continuação do jogo original de Arcade lançado em 1987 e apresenta uma trilha sonora desenvolvida por Yuzo Koshiro. Na introdução do jogo, aparece o ator Sonny Chiba vestido de Hattori Hanzo, de uma série popular na época no Japão chama Kage no Gundan.


O jogo se passa 3 anos depois do primeiro jogo, ZEED (a organização criminosa do primeiro jogo) surge novamente com um novo nome "NEO ZEED" (Nova Zeed) e vão atrás de vingança com o clã Oboro, matando assim o mentor e a noiva de Joe Musashi. Chegando um pouco atrasado ao clã, Joe escuta a história a partir de seu mentor à beira da morte. Ele decide viajar pelo mundo para se vingar de seu mestre e salvar sua noiva antes que seja tarde demais.


A jogabilidade é parecida com a original, aonde são usados 3 botões (A - Ninjutsu, B - Ataque, C - Pulo). Apertando o botão de pular novamente na hora certa durante um salto, ele faz um segundo pulo podendo alcançar plataformas mais altas no cenário. Usando o ataque durante esse segundo salto, faz com que Musashi atire 8 estrelas na direção que ele estiver apontando. Os estágios contem várias passagens secretas e alguns deles tem diferentes caminhos pra se escolher.


Diferente do original, aqui os upgrades são achados em caixotes espalhados pelo estágio, e não por abater os inimigos ou salvando reféns. São 8 Missões divididas em 3 estágios cada, totalizando 24 estágios. O jogo contém 2 finais, sendo eles diferenciados dependendo da situação que você derrotar o ultimo chefe.


Uma curiosidade sobre o jogo: alguns dos mestres da versão original se pareciam muito com personagens de famosas séries conhecidas mundialmente, como Godzilla, Homem Aranha, Exterminador do Futuro e Batman, sendo alguns deles removidos ou substitidos, como foi o caso de Godzilla que foi substituido pelo personagem de anime Devilman, e Homem aranha que sofreu algumas modificações, foi removido, depois voltou com outra cor. Os únicos qu enão sofreram com isso foram Batman e o Exterminador.




Algumas screens do jogo:


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Shinobi - A Série 1038008621-00
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Eu achei esse o segundo jogo mais dificil de toda série, só perdendo mesmo para a versão do Playstation 2.
Agora continuando com os jogos, em 1990 a SEGA lançou um titulo exclusivo para o 8 bits dela.




The Cyber Shinobi (SEGA, 1990) - Lançado apenas na Europa e Austrália para Master System, foi feito com a intenção de ser uma continuação da conversão de Shinobi feita para o console. Cyber Zeed - os vilões do jogo anterior - estão de volta. O exército de Zeed está roubando plutônio em vários lugares pelo mundo. O plano deles é destruir o planeta inteiro de uma vez por todas. O mundo inteiro se uniu na tentativa de derrotar Zeed, mas ninguém foi bem sucedido nessa missão. Então é ai que aparece Joe Musashi, com a intenção de destruir Zeed de uma vez por todas.


O jogo tem 6 missões, cada uma divida em 2-3 estágios dependendo da missão. A jogabilidade se resume a pular, abaixar e atacar. Aqui você apenas tem uma Katana de curto ataque ao seu dispor, sendo as estrelas achadas em caixas espalhadas pelo estágio. Considerado o pior jogo da série, foi esquecido por muitos (acho que foi esse o motivo da SEGA ter convertido o Shadow Dancer pra Master System em 1991).


Algumas screens do jogo:


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Shinobi - A Série 1101086904-01
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Shinobi - A Série 1101086906-01
Shinobi - A Série 1101086906-06
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Pelas imagens vocês podem notar que gráfico não era o problema: ele apresentava ótimos gráficos para o Master System, o que "matou" mesmo o jogo foi a jogabilidade que era dura e os controles não respondiam nada bem. Agora vamos falar da conversão exclusiva e diferenciada de Shadow Dancer para o Mega Drive.






Shadow Dancer: The Legend of Shinobi (SEGA, 1991) - Em 1991, a SEGA lançou uma versão totalmente modificada desse jogo para Mega Drive. Aqui, o personagem ganhou um nome, Hayate (que é o filho biologico de Joe Musashi), enquanto na versão Americana o ninja na verdade é chamado de Joe Musashi. O cão em ambas versões é chamado de Yamato. De acordo com a história em ambas versões, o personagem principal deve se vingar da morte de um homem chamado Kato, que é o mentor de Hayate na versão japonesa  e o estudante de Musashi na versão americana.
A jogabilidade se manteve intacta nessa versão, o que mudou foram os estágios, os chefes e o objetivo: ao invés de desarmas bombas, você deve salvar os reféns que estão pelo estágio. O bonus também mudou: ao invés de atirar estrelas nos inimigos em primeira pessoa, você deve atirar em ninjas que estão embaixo de você enquanto você pula do alto de um prédio.


Assim como aconteceu com o original, no Arcade e as conversões fieis o jogador não tem uma barra de life, é 1-hit-dead, mas na versão de Mega Drive foi adicionada uma. Ambas versões são bem desafiadoras, não pense que porque a versão de Mega Drive tem uma barra de life que ela é mais fácil.


Algumas screens do jogo:


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Shinobi - A Série Smd1067741622-01
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O jogo tinha um estilo bem arcade mesmo, você apertava Start e o jogo já começava, nem tinha menu de opções. E além disso, não bastava terminar apenas 1 vez para ver o final "verdadeiro", tinha que se terminar o jogo 3 vezes seguidas sem desligar o video-game pra poder desfrutar do verdadeiro desafio do jogo. Próximos 2 jogos são lançamentos para o Game Gear.



Shinobi (SEGA, 1991) - Lançado originalmente no Japão com o nome The G.G. Shinobi (G.G. = Game Gear), é um jogo totalmente novo da série, e não uma conversão dos jogos anteriores. O jogo teve sua trilha sonora composta por Yuzo Koshiro.


Rumores de terror e destruição chegaram até o Vale Ninja. O mentor da Escola de Ninjas Oboro manda os seus melhores estudantes para investigar se os rumores são verdade. Eles retornam com a novidade de uma força obscura que estabeleceu sua base de operações em Neo City. O mentor, temendo que apenas 1 de seus ninjas não fosse o bastante para derrotar essa ameaça, ele manda os seus melhores estudantes junto com Joe Musashi, o discipulo mais bem treinado do Clã usar suas artes especiais do Ninjutsu contra essa nova ameaça, para ajudar a achar os 4 ninjas que não entraram mais em contato com o Vale Ninja.


A jogabilidade é parecida com a de The Revenge of Shinobi, basicamente é andar, atacar e pular. Pra compensar a restrição do Game Gear, o jogo oferece diferentes mecanicas pra varia a jogabilidade. Aqui você controla 4 ninjas diferentes, cada um com um uma habilidade diferente. No começo do jogo, você controla apenas o Vermelho, cujo ataque é uma Katana de pequeno alcance. O Rosa atira bombas e pode andar se segurar no teto; O amarelo atira bolas de energia e pode andar sobre a água; o Azul tem um grapple que pode ser usado pra atravessar grandes obstaculos aonde não tem chão; e o Verde atira Shurikens e pode dar um pulo duplo. Você troca de personagens ao pausar o jogo, a qualquer momento.


O jogo permite você decidir em que ordem vai salvar os outros ninjas, porém depois que os 4 são salvos, aparece a fase final e o ultimo desafio do jogo, aonde a habilidade de todos os 5 são postas a prova pra se chegar até o final.


Algumas screens do jogo:




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Shinobi - A Série 1236472462-00
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Não muito tempo depois, a SEGA lançou uma continuação para o Game Gear, com algumas pequenas mudanças gráficas apenas.





Shinobi II: The Silent Fury (SEGA, 1992) - Lançado originalmente no Japão com o nome The G.G. Shinobi II, é outro jogo totalmente exclusivo do Game Gear que trás a trilha sonora composta por Yuzo Koshiro.


O jogo trás uma história e jogabilidade parecida com a anterior; porém agora o uso dos Cristais se tornou mais importante. Em ordem para derrotar a nova ameaça, os 4 estudantes foram mandados atrás dos 4 Cristais Elementais, porém, novamente, perderam o contato com o Vale Ninja e Joe Musashi foi mandado para o "resgate". Não tem muito o que se falar aqui, apenas outra base de comandos de Zeed foi achada e Joe Musashi percorre 4 estágios para salvar os outros Ninjas e depois juntos enfrentar o grande desafio da base inimiga. Não que o jogo seja ruim; pelo contrário, os gráficos e o som foram melhorados, apenas não trouxe nenhuma novidade na área da jogabilidade ou um roteiro melhor elaborado.


As habilidades dos ninjas mudaram um pouco, já que agora eles trazem um poder especial devido aos Cristais; Joe Musashi pode se teletransportar; O Azul pode conjurar um tornado e voar; o Amarelo ganha invulnerabilidade por um certo tempo; o Rosa pode iluminar áreas escuras e o Verde provocar um terremoto. Tirando isso, os ataques e as habilidades são a mesmas do jogo anterior.


Algumas screens do jogo:


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Shinobi - A Série Gg1151413984-02
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Logo depois de produzir o Shinobi II do Game Gear, a SEGA começou a trabalhar no que seria o ultimo jogo da saga para o Mega Drive. Não esqueçam de ler as curiosidades.





Shinobi III: Return of the Ninja Master (SEGA, 1993) - Lançado apenas para Mega Drive, o jogo é uma continuação direta de The Revenge of Shinobi. Considerado por muitos o melhor jogo da série, trouxe consigo ótimos gráficos com uma jogabilidade rápida e eficiente. O jogo estava planejado pra sair em 1992, e era bem diferente dessa versão que foi lançada em termos de estágios e da história.


Neo Zeed está ameaçando o mundo novamente. A organização criminosa - que havia-se pensado ser totalmente destruida 2 anos atrás - retornou, liderada por um homem apenas conhecido como Shadow Master. Joe Musashi sentiu sua presença e desceu das montanhas solitárias no Japão para enfrentar seu arquinimigo mais uma vez. Ele é mais forte que o aço e mais rápido que um furacão, o último mantenedor do Clã Oboro. Apenas ele pode acabar de uma vez com Neo Zeed.


Comparando com o jogo anterior (The Revenge of Shinobi), a ação de Shinobi 3 foca mais na velocidade e com menos enfase na dificuldade. O novo comando de correr (2 toques para frente) adicionou muito a jogabilidade, deixando mais verstátil. E também o novo ataque aéreo (baixo + ataque) que ataca automaticamente algum inimigo que estiver próximo deixou a jogabilidade bem mais rápida e apurada que o jogo anterior. Os Ninjutsu continuam os mesmos 4 do jogo anterior, podendo ser usados da mesma maneira: apenas 1 vez por estágio.


O jogo tem 7 Missões, divididas em 3 estágios cada, totalizando 21 estágios para ser batidos pra terminar o jogo. Como de costume, 1 chefe por fase, porém sem bonus depois deles. Os gráficos são muito bem feitos e os cenários foram muito bem escolhidos para o jogo.


Uma curiosidade sobre o jogo: Ele estava pronto pra ser lançado em 1992, muitas revistas da época já mostravam as imagens e comentavam a história do jogo. Mas a SEGA não estava satisfeita com essa versão e mandou de volta para o desenvolvimento para melhorar o jogo até o seu lançamento em 1993. Quando o jogo finalmente saiu, algumas das habilidades apresentadas anteriormente foram removidas, assim como algumas novas foram adicionadas.


Algumas screens do jogo:




Shinobi - A Série Smd1041658124-00
Shinobi - A Série Smd1041658159-00
Shinobi - A Série Smd1041658189-00
Shinobi - A Série Smd1041658255-00
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Shinobi - A Série Smd1242496983-00



Para o lançamento do Saturn, a Sega preparou um jogo totalmente novo, sem nenhuma ligação com a saga de Joe Musashi. Dessa vez o jogador controla um personagem totalmente diferente em outro universo totalmente diferente do original.




Shinobi Legions (SEGA, 1995) - Lançado para Sega Saturn, apresentou gráficos bem melhores que as versões anteriores assim como o som, porém não foi muito bem recebido devido ao pouco uso por poderios gráficos do Saturn e o uso de atores nas cenas, que não atuavam nada bem, fazendo algumas cenas parecem até comicas as vezes.


Anos de guerras civis trouxeram o Código Ninja e os seus guerreiros à beira da extinção. É hora de reconstruir e achar a próxima geração de lutadores que irão aprender as tradições ninja. Um mentor ninja confronta sozinho a destruição de vários anos de guerra. Nas suas buscas ele achou 3 jovens que mostravam boas expectavivas: Dois irmãos, Kazuma e Sho e a sua própria filha, Aya. Ele treina os 3.
15 anos se passaram. O irmão mais velho, Kazuma, começa a rejeitar todas as técnicas Ninja, exceto pela técnica da força. Obscecado pelo poder, Kazuma demanda que o mentor ensine à ele a técnica absoluta do clã. O mentor se recusa e Kazuma jura que um dia irá se vingar. Sho e Aya continuam o treino e concluem seus estudos nas técnicas ninja.
Agora Kazuma retorna com seu exercito e adquiriu os poderes para construir uma fortaleza. Mesmo com o seu antigo mestre morto, os seus discipulos contém consigo o segredo da técnica absoluta. Kazuma prepara uma armadilha para trazer Sho até seu esconderijo, sequestrando Aya e usando-a como isca. O destino do mundo agora paira sobre os ombros de Sho.


A jogabilidade é a mesma vista em Shinobi 3, a unica diferença é que agora tem um botão pra cada tipo de ataque (Shuriken e Espada). As 4 técnicas Ninjutsu dos jogos anteriores sairam, ao inves disso Sho ganha habilidades ao pegar vários itens escondidos pelos estágios. Entre eles tem alguns power-ups para encher o life ou habilidades temporárias, como a Great Sword e o Bunshin Clone Shield. Também tem as Blue Orbs, juntando 10 Sho ganha uma vida.
São 9 missões, cada um com 2-3 estágios e 1 chefe de fase cada.


Uma curiosidade do jogo: A versão europeia saiu com quase 1 ano de atrasdo porque o produtor da Sega of Europe não gostou da trilha sonora e chamou um novo compositor pra fazer a trilha do jogo.


Algumas screens do jogo:


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Shinobi - A Série Ss1165281675-00
Shinobi - A Série Ss1165356818-00
Shinobi - A Série Ss1165357832-00
Shinobi - A Série Ss1165358314-00
Shinobi - A Série Ss1165358916-00
Shinobi - A Série Ss1165358694-00



Como citado anteriormente, o jogo não tem nenhuma ligação com os jogos anteriores e não foi muito bem recebido pelos fãs, devido a jogabilidade um pouco "dura" e os gráficos que eram muito fracos pro padrão do Sega Saturn. Próxima versão é uma das mais controversas já lançadas.





Shinobi (SEGA, Playstation 2) - Lançado para Playstation 2 em Novembro de 2002, foi o primeiro jogo da série a utilizar gráficos 3D. O jogo estava planejado para sair no Dreamcast, mas com a saída da SEGA do mercado de consoles o projeto foi transferido para o PlayStation 2.


O jogo trás um novo protagonista chamado Hotsuma que empunha a espada Akujiki, que se alimenta de almas. O personagem tem ao seu dispor magia, shurineks e aaques especiais. Criados pelo Clã Oboro, Hotsuma e Moritsune nunca se separavam durante seu treino. Sendo o mais novo, Hotsuma sempre visava Moritsune e o considerava como um irmão e um guerreiro muito melhor que ele. O próximo lider do clã será escolhido por um duelo até a morte entre os dois melhores guerreiros do mesmo - nesse caso, Moritsune e Hotsuma. Mas sem saber disso, os dois treinam incansavelmente. 10 anos depois de aperfeiçoamentos e o duelo aconteceu durante a lua cheia... Depois de uma longa luta Hotsuma derrota seu irmão que morre bem na sua frente. Agora se passam mais 4 anos e um grande terremoto atinge Tóquio e um misterioso Palácio de Ouro surge no meio da cidade destruida.


Aparece ai o antagonista do jogo: Hiruko, que achavasse que tinha sido derrotado a muito tempo atrás pelo Clã. Ele convoca seu exército para a cidade com o objetivo de destruir o Clã Oboro. É ai que começa a aventura de Hotsuma através dessa Tóquio quase que totalmente destruida.


O jogo é um dos mais dificeis da série; no seu lançamento europeu foi adicionado uma dificuldade mais fácil porque até mesmo quando jogado no NORMAL o jogo era praticamente impossivel de se terminar. Apesar dos controles serem ótimos, outro ponto ruim do jogo é a repetição incansável dos inimigos; que apesar de aparecerem em maiores números no passar do jogo eles sempre atacam da mesma maneira, tornando o combate um pouco chato depois de um tempo.


O jogo foi desenvolvido pela Overworks.


Algumas screens do jogo:


Shinobi - A Série Ps2319679
Shinobi - A Série Ps2319678
Shinobi - A Série Ps2318329
Shinobi - A Série Ps2319676
Shinobi - A Série Ps2324714



No ano seguinte, a SEGA lançou uma continuação direta para esse jogo que trouxe uma nova protagonista e foi desenvolvido por outra empresa.





Nightshade/Kunoichi (SEGA, Playstation 2) - Lançado em Dezembro de 2003, Nightshade, que no Japão é chamado Kunoichi é o 11º jogo da série Shinobi e, como citado anteriormente, é uma continuação direta do jogo anterior, também para PlayStation 2. No jogo, você controla Hibana, que tem movimentos muito parecidos com os de Hotsuma. Ela é uma empregada do governo que tem como missão eliminar os membros da corporação Nakatomi, que sem intenção desencadeou um ataque à Tóquio. Ela também tem amissão de recuperar os pedaços da Akujiki, as espada usada no jogo anterior.


A jogabilidade aqui é quase a mesma do jogo anterior, apenas adicionados novos combos e variações de ataques para dar uma maior diversificada na jogabilidade, que era um pouco repetitiva no anterior. Pouca gente conhece esse jogo e muito menos que é um jogo da franquia Shinobi, talvez porque trás um nome diferenciado e por trazer um protagonista feminino.


Alguns screens do jogo:


Shinobi - A Série Ss_preview_1
Shinobi - A Série Ss_preview_2
Shinobi - A Série Ss_preview_3



Isso é tudo da série Shinobi. Só por uma curiosidade, em 1990 a SEGA planejava lançar um jogo para Master System chamado Shinobi Kid, que durante o desenvolvimento acabou virando o game Alex Kidd in Shinobi World. Algumas screens do desenvolvimento do jogo para vocês verem:



Shinobi - A Série ShinobiKid2
Shinobi - A Série ShinobiKid1



Em 2002 também foi lançado um jogo entitulado "The Revenge of Shinobi" para Gameboy Advance, do qual não tem  nenhuma ligação com a série, apenas foi licensiado para a THQ produzir o jogo. O jogo trás belos gráficos, porém a jogabilidade e o som do jogo não são nada bons. Algumas screens dele para vocês darem uma conferida rápida:


Shinobi - A Série GBA1159528552-00
Shinobi - A Série GBA1159700324-00
Shinobi - A Série GBA1159700518-00
Shinobi - A Série GBA1159700810-00
Shinobi - A Série GBA1159700984-00
Shinobi - A Série GBA1159962158-00
Shinobi - A Série GBA1159963925-00



E aqui um pequeno video do Shinobi que foi lançado na Xbox Live Arcade:






Texto retirado do meu blog:

http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/05/shinobi-parte-1.html
http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/06/shinobi-parte-2.html
http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/06/shinobi-parte-3.html

descriptionShinobi - A Série EmptyRe: Shinobi - A Série

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Foda. Bastante informação...maldito proxy que não me deixa ver as IBAGEEENSSSS


Só joguei a primeira versão do Master System, e que eu me lembre era dificil bagaraio...mas tbm podia ser pq eu era criança e mto ruim nos games.

descriptionShinobi - A Série EmptyRe: Shinobi - A Série

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Excelente tópico, como já é costume. Parabéns, Usopp!

descriptionShinobi - A Série EmptyRe: Shinobi - A Série

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