RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionAtari XE Game System - O Videogame computador da Atari EmptyAtari XE Game System - O Videogame computador da Atari

more_horiz
Em novembro de 1982 a Atari Inc. lançou o Atari 5200, um console adaptado da sua linha de computadores. Uma jogada interessante, visto que o console era mais potente que seus concorrentes.

Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari Z0072159

O problema do 5200 foi que o console não possuía nenhuma compatibilidade com os softwares ou periféricos dos computadores 8-bit. Nem mesmo havia compatibilidade com os cartuchos do videogame anterior da empresa, o Atari 2600.

Em 1987 a Atari Corp. recriou a estratégia colocada em prática cinco anos antes, mas com algumas melhorias. O Atari XE Game System foi criado usando o Atari 65XE (um computador da linha 8-bit) como base.

Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari 1cLB3Im

A principal diferença desse lançamento com o anterior, é que o Atari XEGS, como é conhecido, possui total compatibilidade com a família 8-bit. De fato, o console pode se comportar como um computador e, nesse caso, até mesmo impressoras e drivers de disquete podem ser ligados a ele.

A ideia da Atari era criar um computador para iniciantes somado com um videogame sofisticado, isso convenceria as produtoras e desenvolvedoras a lançarem jogos para o console. De fato o XEGS realmente funcionava como um computador para iniciantes, já que era mais simples que os outros Home Computers da época, como o Atari 130XE. O problema estava no videogame sofisticado.

Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari Msnap2

O videogame era vendido em duas versões diferentes: uma somente com o console e seu controle (um joystick similar ao do Atari 2600) e a outra com o joystick, um teclado (que faria o XEGS se comportar como um videogame) e uma pistola.

O controle em formato de pistola já havia sido apresentado ao público pela Nintendo e era a vez da Atari tentar trazer a novidade para seus consoles. Com compatibilidade com os Atari 2600 e 7800, aXE Light Gun era utilizada em jogos com função de tiro ao alvo, onde o jogador iria usá-la para atirar em alvos na tela.

Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari Atari-XE-Game-System-XEGS-01268-3

Uma ótima ideia, porém sem muitos títulos bons para serem aproveitados no XE Game System. Outro problema em relação aos jogos foram os lançamentos que chegaram as lojas junto com o console. A maioria dos jogos eram relançamentos de antigos jogos para os 8-bit, sem nenhuma alteração gráfica ou de jogabilidade.

Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari Xegs-09-cr

Aconteceu o óbvio, o Atari XE Game System era um console com uma biblioteca de jogos gigantesca, mas a grande maioria desses títulos eram antigos e ultrapassados. Simplesmente não foi possível competir com o Nintendinho e seus jogos inéditos.

Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari Psnap1

Outro grande empecilho para as vendas do console foi que ele co-existiu nas prateleiras com outros dois videogames da empresa, o Atari 2600jr e o Atari 7800. Com três videogames da mesma empresa para escolher, além do Nintendo Entertainment System, as vendas do Atari XEGS não foram boas.

Em 1992 a Atari Corp anunciou oficialmente o cancelamento do Atari XE Game System, junto com toda a linha de computadores 8-bit.

Fonte: Atari Family

Última edição por Sonymaster em Ter 21 Nov 2017, 16:04, editado 1 vez(es)

descriptionAtari XE Game System - O Videogame computador da Atari EmptyRe: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

more_horiz
Mais um que nunca tinha ouvido falar e bem interessante.

descriptionAtari XE Game System - O Videogame computador da Atari EmptyRe: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

more_horiz
naldin escreveu:
Mais um que nunca tinha ouvido falar e bem interessante.


Eu achei legal demais esse console, pena que não deu certo, mas um ótimo item para coleção :-)

descriptionAtari XE Game System - O Videogame computador da Atari EmptyRe: Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder