RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn Dzylmc10

Quem viveu no inicio-meio dos anos 90 provavelmente presenciou um dos momentos mais excitantes da indústria de games: A transição dos 16bits para os 32bits. Consoles com CD, controles com disposição diferente e mais botões, com capacidade de executar CDs de musicas, vídeos em CG e muitos jogos que antes eram vistos somente nos computadores. A transição de gerações hoje em dia já trás muitas perspectivas novas, inovação e cada vez mais funções.

Mas imagine esse efeito em um período onde a Internet estava apenas começando a se popularizar, e os jogos eram limitados ao 2D, cartuchos com espaço limitado e os consoles de mesa não chegavam perto dos arcades. Um novo mundo de possibilidades, agora em 3D, com muitas cenas em CG, novas séries e franquias iniciando.

A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn Curios10


Lembro que na época, dependíamos de revistas para conseguir informações, e algumas vezes elas eram exageradas e com o tempo muitas se mostravam erradas até! Mas, pouco importa que os gráficos fossem um 3D bem primário e tosco: A possibilidade de interagir em um ambiente 3D era algo  de outro mundo na nossa visão boba e ingênua. Jogos como Final Fantasy apresentavam histórias e enredos complexos para a época, com mundos ricos para explorar,  os jogos adquiriram outro nível de duração. Conversar com amigos sobre os jogos e trocar ideias sobre Resident Evil, ouvir daquele colega mentiroso sobre um primo que morava no Japão que lá já existia o Resident Evil 4, esperar ansiosamente pelos detonados de revista...


Tudo isso parece algo absurdo hoje em dia. Na verdade, eu sinto que parece ter acontecido a muito tempo, quase em outra vida.


A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn Saturn10


O Sega Saturn foi o primeiro console da nova geração que vi. E aqui entra o barato daquela época: Ele tinha jogos em 3D, e lembro que foi a primeira coisa que me explodiu a cabeça. Um console a CDs? MEU DEUS, QUE EVOLUÇÃO É ESSA? Então ele tinha outra coisa impressionante: Rodava conversões e jogos de arcade com perfeição. O QUE? TÁ ME ZOANDO QUE ELE É QUASE UM ARCADE EM CASA?

Pra quem tinha "somente" um SNES em casa, esse novo mundo era algo além do que se podia imaginar. Eu ficava pensando que tipos de jogos viriam, ou como seriam os jogos de Futebol, Corrida, RPG...
Como seria jogar naqueles controles novos? Como seriam os gráficos? É sério que posso jogar The King of Fighters em casa, sem ter que ir em um boteco cheio de marginais?

Eu era facilmente impressionável na época. Até a tela de Boot do console me deixou maluco. Mas a geração ainda tinha muito pra trazer, e mais ainda: Viria um console com um jogo que explodiria minha cabeça mais adiante.

A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn Maxres10

007 Contra Goldeneye. A sensação de jogar esse jogo foi INDESCRITÍVEL. O controle com o gatilho de tiro era simplesmente PERFEITO pro tipo de jogo, depois disso, os FPS teriam um novo futuro nos consoles. Em seguida, pra meu completo deleite, veio Perfect Dark e poucas vezes na minha vida gamer eu tive um sentimento igual.
Como todos sabem, o Playstation dominou aquela geração com larga vantagem, e também foi a última geração que tivemos a Sega forte. O Dreamcast eu considero como ultimo suspiro.

Mas acho que esses dois consoles, Saturn e N64 tiveram impacto maior em mim. Também, foi a ultima geração forte da Rare, que depois disso entrou em declínio. Atualmente, eu não sinto a mesma empolgação com as transições de geração, até porque o que temos agora é a evolução desses conceitos que começaram la atrás...

E vocês? Quais melhores lembranças tem daquele tempo, e qual a percepção de vocês com as gerações mais atuais?

Última edição por Guitto em Seg 18 Jun 2018, 22:03, editado 1 vez(es)

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
Era um Nintendista mais "hardcore " na época, daí optei pelo Nintendo 64 mesmo, sem pensar muito no assunto. Mas tendo a cabeça que tenho hoje, com certeza, teria um Playstation também junto (e talvez um Saturn, se meus rendimentos permitissem), mas independente disso, acabei tendo a sorte de optar pelo vg que era o melhor pra mim mesmo. Apesar da biblioteca bem mais robusta do PS1, mas tem muita coisa do Nintendo 64 que não poderia passar sem naquela geração, vários jogos ali que fizeram a diferença (pra mim).

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
Eu lembro de quando tinha um 3DO FZ-10 e vendi para comprar um Playstation de uma locadora. Eu ficava doido pelos jogos e a facilidade de comprar por tão barato. Então eu vi o Nintendo 64 e achei muito bom os gráficos e alguns jogos divertidos. Passei o PSX e peguei o N64 que infelizmente o limite de jogos que tinha na locadora era muito precário e para conseguir jogos que quase ninguém tinha naquela época. Então voltei para o Playstation e não voltei mais.

Agora o Sega Saturn eu tive e gostava de alguns jogos, porque eu tinha um Sega CD e fiz apenas uma mudança de console da mesma empresa a Sega por gostar de alguns jogos. Mas os polígonos dos jogos eram horríveis comparados ao do PSX. Apenas os jogos em 2D que era legais e alguns casos tinha que usar o cartucho de expansão.

Bom...para mim o Playstation sempre foi o console que joguei bastante pela facilidade de adquirir os jogos e também pela qualidade dos mesmos.

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
sobre um primo que morava no Japão

Que lembrança!!! Eu ouvia isso demais, e o pior, acreditava Smile

Eu durante essa época tive só SNES e depois um PC no auge desses 3 consoles. Na época do PS1, lá na virada do milênio eu quase comprei um, mas o PS2 já estava pra sair e preferi esperar. N64 tinha um colega que tinha e era louco jogar Mario Kart, Sega Saturn é um console que não conheço nada, nunca tive alguém próximo que teve um.

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
Geração maravilhosa de vídeo games. Bem melhor que a atual...
Saturn foi bem pouco conhecido, não lembro muito de pessoas comentando sobre ele na época.
N64 pra mim tinha um abismo de qualidade em relação ao ps1, sobretudo porque não tinha aqueles loadings malditos e por causa do controle, que embora fosse estranho, casava muito bem com vários tipos de jogo (embora não durasse nada).

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
quando o PS1 ficou popular eu fiquei doido pra tocar meu mega.

mas acabei trocando o mega por um snes e jogando no pc também.

foi por causa do Resident Evil 1 que comecei a me interessar por placas de video, numa época bem tensa, com varias marcas doidas. teve loja de informatica me passando balao tenso, dizendo q a minha placa tava estragada e colocando outra (pior) no lugar pra consertar.

saturn era um bicho raro, devo ter visto dois na vida. mas ver VF2 rodando na sua cara é demais.

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
Antonio Neto escreveu:
quando o PS1 ficou popular eu fiquei doido pra tocar meu mega.

mas acabei trocando o mega por um snes e jogando no pc também.

foi por causa do Resident Evil 1 que comecei a me interessar por placas de video, numa época bem tensa, com varias marcas doidas. teve loja de informatica me passando balao tenso, dizendo q a minha placa tava estragada e colocando outra (pior) no lugar pra consertar.

saturn era um bicho raro, devo ter visto dois na vida. mas ver VF2 rodando na sua cara é demais.


Engraçado que na época do PS1 mesmo com o 3DO eu vi o residentes evil na locadora e ficava pensando se ia saber jogar aquilo e o tomb raider também porque achava que era complicado de jogar. Para quem veio de jogos em 2D e alguns jogos em 3D simples no 3DO, aquilo sim era novidade. Que bom ter sentido isso ma época. Hoje em dia é difícil de acontecer algo assim.

Ainda bem auê pegamos a evolução dos games e sentir a sensação de novidade entre as gerações de games.

Quanto ao Saturn aqui nas locadoras sempre teve e conseguir pegar um nacional na época. O mais difícil era o turbografix16 e PC Engine. Foi difícil. Esses dias eu vi uma exposição no shopping sobre o museu do videogame e joguei em um PC engine pela primeira vez.

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
Muito legal ler os relatos de vocês galera! Curioso que ao menos aqui em Porto Alegre, o Saturn tinha certo reconhecimento como console das conversões perfeitas de games de luta, navinha...

Meu pai tinha um amigo que morava nos EUA, e ele trouxe pra nós de la. Lembro bem dele dizer que seria o ultimo vídeo game que me daria, o que acabou se cumprindo, já que o N64 eu ganhei da minha madrinha e a partir do Gamecube, comprei todos meus consoles com a minha grana. Minha mãe queria vender ou dar o meu Saturn e o Snes depois que ganhei o N64, mas consegui enrolar ela e manter comigo eles durante um bom tempo.

O Saturn demorou um pouco pra ter pirataria, e durante esse tempo eu vivia dos alugueis. E o N64 era a mesma coisa, aluguel nos finais de semana, pegar fitas emprestadas, trocar, escambo...
Já com o PSX, eu basicamente joguei em locadoras, casa de amigos...
Nunca tive um apego na plataforma, ou vontade louca de ter ele. Acho que tenho mais vontade de ter ele hoje, do que na época.

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
Guitto escreveu:
Muito legal ler os relatos de vocês galera! Curioso que ao menos aqui em Porto Alegre, o Saturno tinha certo reconhecimento como console das conversões perfeitas de games de luta, navinha...

Meu pai tinha um amigo que morava nos EUA, e ele trouxe pra nós de la. Lembro bem dele dizer que seria o ultimo vídeo game que me daria, o que acabou se cumprindo, já que o N64 eu ganhei da minha madrinha e a partir do Gamecube, comprei todos meus consoles com a minha grana. Minha mãe queria vender ou dar o meu Saturn e o Snes depois que ganhei o N64, mas consegui enrolar ela e manter comigo eles durante um bom tempo.

O Saturn demorou um pouco pra ter pirataria, e durante esse tempo eu vivia dos alugueis. E o N64 era a mesma coisa, aluguel nos finais de semana, pegar fitas emprestadas, trocar, escambo...
Já com o PSX, eu basicamente joguei em locadoras, casa de amigos...
Nunca tive um apego na plataforma, ou vontade louca de ter ele. Acho que tenho mais vontade de ter ele hoje, do que na época.


Poxa, eu só conhecia o Saturno devido a locadora mesmo na época do PSX, nessa época ainda tinha o 3DO que vendi depois para pegar o PSX. Só depois que vim pegar o saturno e o Neo Geo CD onde ambos estavam sendo vendidos a preço de banana na época. Lembro de ter pego dois Neo Geo CD na caixa a 100 cada. Isso no final de 98 por ai. Com a vinda do PS2 e Dreamcast o pessoal descartava fácil. Época boa.

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
]Já Eu fui de N64, Ví ele em uma locadora e ''pirei'' no jogo Mario 64 Aqueles Gráficos, Jogabilidade... Foi amor a primeira vista rs.

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
Antonio Neto escreveu:
quando o PS1 ficou popular eu fiquei doido pra tocar meu mega.

mas acabei trocando o mega por um snes e jogando no pc também.

foi por causa do Resident Evil 1 que comecei a me interessar por placas de video, numa época bem tensa, com varias marcas doidas. teve loja de informatica me passando balao tenso, dizendo q a minha placa tava estragada e colocando outra (pior) no lugar pra consertar.

saturn era um bicho raro, devo ter visto dois na vida. mas ver VF2 rodando na sua cara é demais.

Eu também passei problemas parecidos com Computadores, Comprei uma Placa Mãe (Ruim), Que Queimou todas as peças de meu Computador... Eu Tinha Acabado de comprar todas as peças; gastei uma grana e não deu para recuperar nada. xatiadu

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
Belíssimo texto Guitto!


Eu era seguista fervoroso, mas só em 97 fui ter meu Saturn, quando ele já estava deitando no caixão. Mas desde começo de 96 eu cobiçava o novo console da Sega, era algo de outro mundo para mim poder jogar Daytona, mesmo que numa conversão extremamente porca (e que eu me negava na época).

No mesmo ano, tive meu primeiro contato com o N64 e aí eu tive um revertério; gráficos impressionantes, Mario com uma jogabilidade extremamente inovadora e gostosa por conta do analógico. Amigos, eu peidei na rampa, engoli meu orgulho a seco e tive que aceitar que aquele console era algo extremamente superior ao meu quase falecido Saturn. Foi nessa época que me entreguei e aceitei Miyamoto e Yamauchi no coração.

Da Nintendo, eu amo de paixão o N64 e o Cube.

descriptionA grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn EmptyRe: A grande luta: Playstation vs Nintendo 64 vs Sega Saturn

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder