RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionSituação de Impostos no Brasil [+Games][+jogo justo][+Jogos Usados]  EmptySituação de Impostos no Brasil [+Games][+jogo justo][+Jogos Usados]

more_horiz
xupinhado do lol, o texto não é meu

http://forum.jogos.uol.com.br/Situacao-de-Impostos-no-Brasil-+Games+jogo-justo+Jogos-Usados_t_1059936

Caros colegas de fórum, venho por meio deste post tentar fazer com que entendam a minha indignação com os impostos absurdos cobrados em cima dos jogos, o que me faz optar, sem peso algum na consciência, de comprar jogos lá fora.

Luz elétrica:

Carga tributária:
PIS: 1,066%
COFINS: 4,940%
ICMS: 30% (este valor varia de estado para estado)
Total de impostos: 31% (valor aproximado)
Eu trabalho em casa, tenho um home-office. Deixo ligado o dia inteiro: 1 laptop (Macbook 13"), 1 Mac c/ 2 monitores, 1 PC e uma impressora. Fora a geladeira, são os únicos aparelhos que ficam ligado (começo a trabalhar por volta das 7:30 e vou muitas vezes até as 21:00)
Minha última conta de luz veio R$ 160. Deste valor, R$ 56 foram pagos em impostos.

Telefone fixo:

ICMS: 30%
Taxa de uso da rede elétrica: R$ 50,00
Minha última conta também veio aprox. R$ 160. Então, deste valor, R$ 48 foi em impostos e R$ 50 foi de taxa pra eu poder usar os postes da Light (é ela quem "cede" o direito de uso dos postes pra qualquer empresa de telefonia), o que é um absurdo. Então meu gasto real foi de apenas R$ 62, estou pagando R$ 100 a mais porque o governo diz que eu tenho que pagar.

Alimentação:

Média de impostos: 17%
Então, se você gasta uma média de R$ 1000,00 em comida no mês, está pagando R$ 170 todo mês.

Transporte:

Imposto: 27%
IPVA: a média de um carro semi-novo é de R$ 1 mil.
Se você pensa em comprar um carro por R$ 20 mil, saiba que aproximadamente R$ 5 mil vai limpinho em impostos, além dos mil e poucos de taxa de circulação, impressão de documentos e DPVAT (famoso seguro obrigatório).

Então quanto eu pago de imposto anualmente?

Eu sei que meus gastos são baixos, se comparado a outras famílias, pois aqui moramos eu, minha noiva, três cachorras e uma gata. Sorriso Agora imagina uma família com 4 pessoas?

PS: Vamos supor que eu consiga trocar 1 carro por ano (apenas lembrando que, dependendo do modelo que você possui, vale mais a pena trocar de carro todo ano do que pagar IPVA + outras taxas).

Valor dos impostos arrecadado com:
- energia elétrica: R$ 672,00
- telefonia fixa: R$ 1200,00
- alimentação: R$ 2040,00
- transporte (sem contar combustível): R$ 5000,00
Total arrecadado: R$ 8.912,00

Com R$ 8.912,00 eu poderia:
- viajar para qualquer estado do Brasil nas férias
- viajar para fora do país ao menos 1 vez ao ano
- comprar 14 PS3 ou 14 XBox 360 ou 26 Nintendo Wii (contando com o valor praticado nos EUA)
- comprar 87 jogos originais na data do lançamento (também contando com o valor praticado nos EUA)
- milhares de outras coisas que custem menos de R$ 8.912,00 :P

Agora... Que tal incluir os jogos?

Imposto: 80%

Eu estou comprando uma média de 1 jogo por mês, pagaria R$ 270 num jogo lançamento. Nem venham chorar pois passei na Saraiva do Shopping New York anteontem e vi Red Dead Redemption por esse preço. Destes R$ 270, R$ 216 é arrecadado em impostos. Como costumo comprar um jogo por mês, o nosso cálculo anual de imposto ficaria:

- impostos calculados anteriormente: R$ 8.912,00
- impostos arrecadado com jogos: R$ 2,592,00
Total: R$ 11.504,00

Se dividirmos por 12 pagamos R$ 958,00 em imposto TODO MÊS, isso que eu não contabilizei uma porrada de coisas como imposto em cima do combustível, IPTU, internet, plano de saúde (já pagamos INSS e não usamos), impostos em cascata, impostos pagos pelas empresas onde adquiri produtos (salário, aluguel de sala...), etc.

Agora pare um instantinho pra ver a propagana eleitoral gratuita e veja se esse pessoal merece que eu pague todo esse valor. Tu acha que eu fico feliz em ouvir uma campanha política dizer "pior do que tá não fica"? É tirar muita onda com a minha cara.

E o tal do Jogo Justo?
O projeto Jogo Justo não está trabalhando exclusivamente no consumo de jogos no Brasil. Ele quer é saber o quanto os gamers gastam com jogos originais, independente de sua fonte.

Comprar jogo nacional hoje não ajuda em nada o projeto. Se você quer ajudar, participe da pesquisa sobre o Perfil dos consumidores de jogos no Brasil. Todos nós, incluindo o Moacyr (mantenedor do projeto), sabemos que a maioria esmagadora dos gamers compram jogos lá de fora porque a nossa situação nos obriga a fazer isso.

Então, ao invés de vir pro fórum falar "comprem jogos nacionais senão vocês são piores que os piratas", ajudem a divulgar a pesquisa. Ajudem o pessoal do Jogo Justo a levantar dados sobre quem somos nós e quanto consumimos por ano com jogos. Aí sim você vai ajudar.

Portanto...
PARTICIPEM DA PESQUISA DO JOGO JUSTO
Com esse meu post espero ao menos uma coisa: ajudar as pessoas a entender que o problema não apenas dos jogos, mas do atraso tecnológico brasileiro não se dá por causa da pirataria, mas sim da alta carga tributária cobrada aqui. O iPad já está quase na sua segunda geração e ainda não pode ser lançado aqui porque o Ministério das Comunicações "não teve tempo de analizar". O PS2 foi lançado aqui após sua morte decretada nos EUA porque, sendo assim, ele não é o atual produto de trabalho da Sony, o que faz com que a cobrança de impostos seja menor, pois a tecnologia é obsoleta (vejam o que a Tec Toy ainda arrecada com o Mega Drive).


Sobre a Declaração da EA Para cobrar online em Jogos Usados

Eu não sabia se ria ou se chorava com essa declaração dos caras de Electronic Arts. Na teoria, e na prática, eles não perdem nada porque o que conta é o número de mídias na rua. Então dizer que usados é tão nocivo quanto a pirataria é completamente non-sense pois:

Pirataria: Nego do camelô baixa um jogo, grava em 200 mídias LG e bota pra vender. Ou seja: 1 download (zero retorno pra publisher) = 200 pessoas jogando ao mesmo tempo.

Original: Você compra um jogo, zera ele e vende. Ao vender você perde o direito de jogá-lo. Este direito é transferido pra outro gamer. Então continuamos 1 jogo = 1 pessoa. Se eu e um amigo quisermos jogar nós dois vamos precisar de mídias originais. No jogo online é a mesma coisa: você paga pra jogar junto com a mídia que compra.

Pra entender melhor: se a E.A. vendeu 1 milhão de FIFA 10 e, desse 1 milhão, 500 mil repassarem o jogo, o servidor deles vai continuar com 1 milhão de usuários conectados, e não 1,5 milhão. Então e E.A. vai continuar recebendo o que investiu. A venda de usados não diminui em nada o lucro dela, pelo contrário, porque normalmente quem vendeu o FIFA 09 foi pra comprar o 10, e o fez por um preço bem abaixo do praticado na compra por já ser um jogo antigo. Esse preço baixo, que não é praticado pelas lojas, possibilita com que a pessoa venda o jogo e consiga já levantar entre 40 e 50% para integrar a compra do jogo novo. Então, ao invés de se desfazer de um jogo, ela está adquirindo um novo e, a pessoa que não tem condições de bancar um jogo novo, acaba pegando um usado e contribuindo para que a E.A. venda os lançamentos.

E mesmo assim a E.A. quer cobrar taxa pra jogar online. "Não é mole não!"

Mais ai você me diz, '' mais a diferença para quem compra pirata e quem negocia usado é a que os "pirateiros" têm várias mídias em casa e quem negocia usados ficam com o mesmo jogo passando de mão em mão, como num círculo vicioso, sendo que a grande maioria dos compradores, sequer comprou um jogo zero na vida.
O que as produtoras querem é ter retorno em cima das suas produções que custam milhões de dólares e nisso não vejo problema nenhum delas reclamarem e, acho que elas têm razões para isso. ''

Bom, TODOS os jogos usados foram comprados devidamente das lojas, certo? A Electronic Arts ganhou com cada FIFA 98, 99 ... 09, 10 na data do lançamento. Ela vai continuar lucrando com os lançamento. O que ela quer fazer é lucrar NOVAMENTE com os ANTIGOS. não?

Quem vendeu o FIFA 09 foi pra comprar o FIFA 10, isso é fato. O consenso geral é que você vende um usado porque:
1. Cansou de videogame e tá vendendo tudo, inclusive o console.
2. Quer comprar um jogo novo e não joga mais os antigos.

Esse papo da E.A. só pode ser interpretado de uma maneira: ganância. Desde os tempos do Atari as empresas nunca se importaram com isso porque elas sabem que o mercado de usados impulsiona os novos. Também com o tempo a tendência é de ela ir desativando servidores para jogos antigos que não vendem mais.

se a E.A. vender 1 milhão de cópias do FIFA 10 será 1 milhão de pessoas jogando o jogo online. Se metade delas vender o jogo, ainda serão 1 milhão pendurados no servidor da EA, o mesmo número de pessoas que comprou o jogo no lançamento. O que esses 500 mil provavelmente farão? Comprar FIFA 11, junto com outros 500 mil que não tinham o FIFA 10 e vão comprar o 11 novo. Então a E.A. só lucra. O que ela quer é AUMENTAR o lucro com um mercado que até ontem não era interessante, porque as empresas nunca olham pro passado, nunca tentam lucrar mais uma vez com o que já deu seu lucro.

Agora já pensou se passarmos a ter que pagar taxa pra jogar um jogo online de segunda mão e a CodeMasters conseguir convencer o mercado atual que deve-se vender jogo inacabado? Nós vamos ter que:
1. Pagar o preço pelo jogo
2. Pagar pelo serviço online
3. Pagar para passar de fase

Peraí! Eu tô comprando um jogo ou partes dele? Já pensou você no God of War 3, empolgado, indo matar Zeus, aí a tela congela com a imagem "you need to pay to unlock this level"? Eu só vejo uma saída: pirataria. NUNCA pago por algo inacabado.

Você já pensou se o McDonalds vendesse só o pão e o molho e você tivesse que pagar um extra pelo hamburguer? Já pensou em comprar um carro sem as rodas e estofamento e ter que comprar tudo depois de outras pessoas? Que tal uma casa sem telhado? Na prática o que a CodeMasters quer fazer é isso.

Com a proposta da E.A. você teria que pagar pra Chevrolet pra comprar um carro usado, sem rodas e estofado, pagar pra construtora pra comprar uma casa usada, sendo que essa não tem o telhado. Ela já lucrou e quer lucrar mais ainda? Dá licença, mas é MUITA ganância.

não concordo nem com a política de E.A. nem com a da CodeMasters. Pra mim isso acaba incentivando a pirataria.


Enfim, Pra finalizar sobre o Brasil: temos novamente a chance de mudar. As eleições estão chegando. Então pesquisem, vejam bem o que os políticos estão propondo antes de escolher um candidato. Collor foi eleito "porque era bonito", Lula foi eleito "porque era um homem do povo". Nenhum deles foi eleito por seus projetos, se é que existia um plano de governo anterior às eleições.

Pensem galera, pesquisem. Só assim poderemos fazer do Brasil um país melhor, com preços justos, para que não precisemos esperar 1 mês pra um jogo chegar, isso quando os Correios não fazem o favor de perder.

Pra quem ainda não vota, faça pesquisa e converse com os pais sobre a importância do voto. Faça este trabalho pra eles pois vai atingir a todos diretamente. Se algum dia tivermos um ministro sequer que seja fã de jogos, nossa situação pode melhorar.

Enquanto isso... ShopTo na veia!

descriptionSituação de Impostos no Brasil [+Games][+jogo justo][+Jogos Usados]  EmptyRe: Situação de Impostos no Brasil [+Games][+jogo justo][+Jogos Usados]

more_horiz
Texto MARAVILHOSO.

descriptionSituação de Impostos no Brasil [+Games][+jogo justo][+Jogos Usados]  EmptyRe: Situação de Impostos no Brasil [+Games][+jogo justo][+Jogos Usados]

more_horiz
Marquei para ler quando eu voltar do almoço.


Poxa, isso me lembrou das épocas de escritório de contabilidade. Sorriso

descriptionSituação de Impostos no Brasil [+Games][+jogo justo][+Jogos Usados]  EmptyRe: Situação de Impostos no Brasil [+Games][+jogo justo][+Jogos Usados]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder