RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

description3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Empty3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO]

more_horiz
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 213739-3d0
O 3DO foi lançado pela Panasonic em Novembro de 1993 e foi o primeiro video-game que processava gráficos de 32-bit reais, não apenas uma promessa como o caso do Amiga CD32 da Commodore e o 32X da Sega. Trouxe consigo várias tecnologias de ponta que seriam aperfeiçoadas em seus futuros competidores e também várias séries de sucesso e começaram no 3DO antes de chegar em outros consoles. Com esse tópico eu vou falar resumidamente da história e de cada versão do console lançada assim como os seus principais jogos.

História


O 3DO Interactive Multiplayer foi criado pela The 3DO Company, fundada em 1991 pelo co-fundador da Electronic Arts, Trip Hawkins. O objetivo da companhia era criar um formato de nova geração que poderia ser usado tanto pra jogos quanto para softwares educativos ou assistir videos em CD. A The 3DO Company era formada por vários parceiros e licensas; cada console vendido geraria um lucro para cada uma dessas empresas (algo parecido com o Video Cassete, que foi criado pela JVC e qualquer outra empresa que quisesse utilizar o formato, tinha que pagar uma royality para ela). Para produtoras de jogos, apenas 3 dólares eram cobrados por jogo, um valor muito abaixo do cobrado pela Nintendo e Sega para produzir jogos para suas plataformas na época. O licensiamento foi um reflexo do porque apenas 4 empresas produziram o 3DO. Apesar da ótima campanha comercial e o apelo não apenas para os jogos, mesmo assim em 1994 a EGM Americana ganhou o prêmio de Pior Lançamento de Console de 1993.

No começo dos anos 90, o mercado de consoles estava cheio de consoles de várias produtoras como Sega, Nintendo, Commodore, SNK e Atari, algumas delas até com mais de 1 console. Olhando por um certo panorama, a maior competinção do 3DO durante o lançamento foram o Super Nintendo, Mega Drive e o TurboGrafx-16.

O primeiro 3DO lançado pela Panasonic, o modelo FZ-1 saiu por nada mais que 699 dólares (você não leu errado), um preço muito acima de qualquer outro console na época. O problema é que ele foi comercializado como um Computador de Primeira Linha mais do que o marketing como Console nessa época, e assim eles justificavam o preço tão alto. E a primeira leva de compradores também não compraram muitos dos games disponiveis na época.

Os preços só foram cair mesmo em Fevereiro de 1996, numa tentativa de vender o restante das unidades antes do lançamento do sucessor do 3DO, o M2. Novamente a campanha comercial foi bem forte e até chegou a ir ao ar em um programa da YTV, o It's Alive mostrando o M2 e suas novas funcionalidades, mas a verdade é que o M2 caseiro jamais veria a luz do dia.

O 3DO foi descontinuado no final de 1996, com o fechamento da fábrica aonde se produzia o hardwware do console e o que seria o futuro M2. Essa fábrica depois foi convertida em uma Companhia Multi-Plataforma, que passou a fábricar peças para PlayStation, Saturn e PC.

A grande qualidade dos video-games baseados em CD que nasceram no meio dos anos 90 (primeiramente o PlayStation), a limitada quantidade de jogos lançadas para o console, uma falta de suporte muito grande das third-parties e a insistência em não baixar o preço mesmo quando o console mostrava algum potencial mas estava com poucas vendas, fizeram com que o console não alcança-se o sucesso esperado pela The 3DO Company.

Versões Lançadas


Conforme mencionado no texto, o 3DO foi produzido por 4 empresas ao longo dos seus 4 anos de mercado, cada uma lançada em um território diferente e com suas próprias especificações:

- Panasonic FZ-1 R.E.A.L. 3DO Interactive Multiplayer (Japão, Ásia, América do Norte e Europa) - O primeiro modelo do 3DO que chegou ao mercado, foi lançado por 699 dólares nos Estados Unidos. O preço foi reduzido para 499 dólares no Outono de 1994.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Panasonic-3do-interactive-console

- Panasonic FZ-10 R.E.A.L. 3DO Interactive Multiplayer (Japão, América do Norte e Europa) - Lançado em 1995, ele era mais barato, menor e mais fino que o FZ-1. Trouxe no lugar da bandeja de Cds um Top-Loader, já vinha com o programa de acesso a memória interna no console (O FZ-1 tinha que se colocar um jogo que tinha acesso à memória para poder ter acesso aos saves dos jogos) e reposicionou os LED e também a entrada do controle. O controle também era menor e mais leve, e tinha a entrada de fone de ouvido Surround nele.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Panasonic-3do-fz10-console

- Panasonic ROBO 3DO (Japão) - Uma versão modificada do FZ-1 com uma bandeja que comportava 5 Cds dentro do console, facilitando a troca de discos. Raríssimo, pouco mais de 3.000 unidades fabricadas.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 2005_1207AA11

- Goldstar 3DO Interactive Multiplayer (Coréia do Sul, América do Norte e Europa) - Esse foi o modelo lançado pela Goldstar quase 1 ano depois do FZ-1 da Panasonic. Como trazia componentes do hardware diferente do modelo original, alguns jogos eram incompatíveis om essa versão do console.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 8817148603636672_JPG

- Goldstar 3DO ALIVE II' (Coréia do Sul) - Pouco se sabe sobre essa versão que saiu em 1995 apenas na Coréia do Sul, porque o console foi lançado apenas por lá e é bem dificil de se achar no mercado hoje.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 34nkz9g

- Sanyo TRY 3DO Interactive Multiplayer (Japão) - Outra versão que não se tem muita informação sobre, foi lançada no Japão pouco tempo depois do FZ-1 por um preço mais acessivel e trazia um design de controle diferente também. Não se sabe se tinha acesso direto à memória ou se era incompativel com alguns jogos como o primeiro modelo da Goldstar.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3do1

- 3DO Blaster - PC ISA Creative - uma saída de expansão com um CD-Rom de Dupla Velocidade (2x) que permitia um PC rodar os jogos do 3DO.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Blaster15pcnt

- AT&T 3DO - um modelo do 3DO que nunca viu a luz do dia: viria com modem e memória interna maior para download de jogos e conteúdo através da internet discada e segundo rumores já viria com suporte para os VCD sem necessidade de adaptador nenhum. Seria o modelo mais completo do console se tivesse sido lançado. Acabou sendo cancelado e a própria AT&T anunciando um modem para o 3DO que também foi cancelado no mesmo ano.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Att3do


Especificações do Hardware


A primeira versão do console, o FZ-1 da Panasonic era chamado de 3DO REAL Interative Multiplayer. O console tinha peças de hardwares avançadas pro seu tempo: um processador ARM60 32-bit RISC, 2 processadores de video, 1 acelerador 16-bit e um processador de matemática, também à parte do processador principal. Também tinha 2mb de DRAM, 1mb de VRAM, um CD-ROM de dupla velocidade para os CD+G e os Photo Cds (e também VCDs com o módulo de expansão MPEG), formatos bem conhecidos na época. O 3DO também tinha o primeiro visualizador musical em um video-game, apresentando gráficos 3D e mudança de cores de acordo com a música.

O 3DO foi um dos poucos video-games baseados em CD que não tinham nem um bloqueio regional e nem uma proteção anti-cópia, sendo assim muito fácil de se usar jogos piratas no console. Mesmo sem a proteção regional, alguns jogos japoneses não podem ser jogados em qualquer 3DO, porque nem todos tem suporte ao Kanji do japonês (nos consoles americanos não dava pra ler nada do jogo). Alguns jogos conhecidos om esse problema foram Sword and Sorcery (que recebeu uma versão em inglês exclusivamente no 3DO chamada Lucienne's Quest, o jogo adulto Twinkle Knights e uma versão demo de Alone in the Dark.

O 3DO, assim como o Amiga CD32, tinha entradas comuns de video e audio totalmente compatível com qualquer caso comum do mercado. Assim como a saída RF e o som Stereo, o console também tinha uma saída S-Video.


Especificações Técnicas


Processador:

- 32-bit 12.5 MHz RISC CPU (ARM60) produzido pela Advanced RISC Machines (ARM) (equivalente ao 25 Mhz Motorola 68030, só que um pouco superior)
- Co-processador de calculos.
- 32kb de SRAM

Display:

- 640x480 Interpolado (480i) de saída, ampliado de 320x240 ou 320x480 (S-Video) com paleta de cores de 24 bits.
- 2 co-processadores capazes de produzir de 9 aa 16 milhões de pixels por segundo (36 à 64 megapixels interpolados), distorcidos, ampliados, rotacionados e texturas mapeadas.

Placa Mãe:

- Barramento de 50 Mbit/s
- 36 Canais de Acesso Direto à Memória
- 2 megabytes de RAM
- 1 megabyte de VRAM
- 2 portas de expansão

Som

- Som Stereo de 16-bit
- Qualidade de som de 44.1 kHz
- Suporta Dolby Surround
- Processador Digital de 20-bit (DSP) - Acumulador de 20 bit accumulator com parametro de registro 16-bit para melhorar a precisão (tirava aquele "lag" presente em jogos do Sega CD e o TurboGrafx CD)

Midia

- Dupla-velocidade (dependendo do fabricante) 300kb/s de transferencia de dados com 32kb RAM de Buffer
- Sistema Operacional de 32-bit multi-tarefa (baseado em Apple MAC)


Acessórios

Entre os acessórios lançados para o 3DO estavam os controles d-pad e uma pistola. Os controles do 3DO são únicos até hoje: havia apenas uma porta de conexão no console, fazendo-se a segunda entrada de controle encima do controle 1 e não diretamente no console. Ele também vinha com uma entrada para fone de ouvido Surround e um controlador de volume embaixo do controle. Todas as versões eram compativeis, ou seja, um controle da Goldstar funcionava perfeitamente num console da Panasonic.

Acessórios de terceiros incluiam, principalmente a Logitech, incluiam controles turbo e com diferente posições dos botões, pistolas e um volante para os jogos de corrida.

Aqui vão algumas imagens que achei na internet dos acessórios:

3DO Memory Unit/Card - Essa seria a unidade de memória do 3DO, com o cartão você poderia transferir save dos jogos para outros consoles. Outras coisas foram planejadas como visualização de fotos e videos, mas como o acessório nunca chegou a ver a luz do dia, ficou por isso mesmo. Dá pra achar algumas unidades funcionais no EBay por um preço até razoável.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Memorycard2
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Memorycard1

VCD Adaptor - Usava a mesma porta de expansão que seria usada no Memory Unit, adicionava o suporte a leitura de VCDs de MPEG-1 ao console. Foram fábricadas poucas unidades por isso é dificil de achar hoje em dia.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Fz-1vcdadaptor
Modelo da Panasonic

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3dogoldstarvideocd
Modelo da Goldstar

3DO Light Gun - Lançada pela American Laser Games, a empresa que lançou toda uma linha de jogos de tiro que usavam pistola no 3DO (9 ou 10 jogos, não lembro bem a conta) era bem precisa e leve, e tinha um formato de pistola de velho oeste por conta do primeiro jogo lançado pela empresa: Mad Dog McCree. Também foram fábricadas poucas unidades, até fácil de achar mas o preço não é barato.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3dogamegun3

Acessórios de outras empresas - A Interact lançou um controle num formato parecido com o do Super Nintendo para o 3DO, e a Logitech lançou um controle também com um design mais arrojado e também um volante para os jogos de corrida. A Capcom por sua vez, trouxe um controle de 6 botões junto numa embalagem especial do jogo Super Street Fighter II Turbo, por conta do controle do 3DO que só tinha 5 botões disponiveis para usar, ficando um dos socos no botão Select, então ela teve a idéia de trazer esse controle pro 3DO. Tirando o volante, esses acessórios são fáceis de achar e por um preço até bom, menos o controle da Capcom.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3dointeractpad
Controle da Interact

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3dologitechpad
Controle da Logitech

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Steeringwheel
Volante da Logitech

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Capcom-pad-3DO
Controle de 6 botões da CAPCOM

3DO Mouse - Lançado apenas no Japão com o jogo Policenauts, tinha 3 botões e um design bem comum. Era de fácil manuseio e tinha uma ótima precisão. Rarissimo de achar fora de sites japoneses.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3domouse2fz-jm1

3DO Flight Stick - Lançado em 1994, funcionava com praticamente toda a linha de jogos de nave do 3DO. Era bem preciso e leve também, mas bem dificil de achar tanto na época quanto hoje em dia.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3doflightstick

3DO Virtual Reality Helmet - Foi anunciado no intuito de competir com os produtos similares que iam ser lançados pela Sega e pela Atari para seus consoles, mas como os outros também nunca viu a luz do dia.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3dovrhelmet



3DO Karaoke: - Para competir com o acessório que a Sega já havia lançado pro Mega CD japonês, tinha apenas o público alvo daquele país. Não sei dizer se chegou a ser lançado, mas foi mostrado numa feira japonesa em 1994.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3dokaraoke



3DO Pro Joystick - Controle estilo arcade para jogar os jogos de luta com excelente precisão. Era quase tão grande quando o próprio console.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Real_f10_projoy

Parece mesmo com o controle do Neo Geo AES, não?

Panasonic Dial Up Modem - Foi mostrado em 1994 também na feira japonesa, iria apresentar um serviço parecido com a Sega.NET que se tinha no Mega Drive, para jogos e conteúdo via download, salvando tudo no cartão de memória mostrado anteriormente. Nunca foi lançado.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3domodem


Provavelmente alguns acessórios ficaram de fora, mas o que mostrei aqui foram os principais, mostrar todos os acessórios lançados seria impossivel... Só fico devendo mesmo uma imagem do modem da AT&T.

Última edição por Usopp em Sex 13 Jul 2012, 22:04, editado 1 vez(es)

description3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] EmptyRe: 3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO]

more_horiz
A biblioteca de jogos do 3DO se consistia da seguinte forma: adaptação de jogos de Arcade ou PC com pouca ou nenhuma perda em qualidade, filmes interativos (FMV) com excelente qualidade de video (diferente do que acontecia no Sega CD), jogos educativos para crianças de 3 à 7 anos, jogos adultos e por ultimo as franquias que começaram no 3DO e foram portadas para outros consoles (nem todas).

Porque nesta ordem? O real foco do inicio do 3DO era que ele era um "Computador de Primeira Linha", então os principais jogos lançados no começo do console eram adaptações de jogos de PC ou ports de FMV's do Sega CD só que com tela cheia e o video em qualidade superior. Só um tempo depois que as próprias empresas filiadas à 3DO Company (Electronic Arts e Crystal Dynamics) e até a propria 3DO começaram a "focar" em jogos novos e exclusivos, que seriam portados depois do fracasso do console para o Sega Saturn, PlayStation e até mesmo para PC.

Como a 3DO Company cobrava barato para as empresas lançarem jogos para seu console, o que mais apareceu no 3DO foram jogos de empresas nada conhecidas que uma vez ou outra apareciam com jogos realmente criativos ou bem feitos. Como não se tinha um controle dos lançamentos na época, o video-game acabou cheio desses jogos que pouco usavam as capacidades do console e tinham uma jogabilidade duvidosa.

Ela também tinha uma espécie de Revista com os lançamentos e um CD-Rom que inserido no video-game vinha com os principais demos dos futuros lançamentos do console e alguns videos também, falarei em mais detalhes depois.

Separei 5 partes aqui porque foi dividir justamente pelos 5 tipos de jogos que saiam pro 3DO. Vou começar com as franquias que começaram no 3DO porque tem muita coisa interessante que talvez muita gente não saiba.


Jogos mais conhecidos:


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Crashnburn
Crash 'N Burn (Crystal Dynamics, 1993) - Assim que você pagava a bagatela de 699 dólares pelo FZ-1 da Panasonic em 1993 no lançamento, já ganhava de brinde dentro da caixa esse jogo bastante peculiar. Peculiar porque ele sofria com o mal dos anos 90: naquela época achava-se que os "FMV" eram o futuro dos jogos, já que as máquinas da época não tinham capacidade de um 3D mais elaborado. Então o que temos aqui é um jogo de corrida com amas de destruição até bom, porém os gráficos eram apenas razoáveis se você analisar o poderio gráfico da máquina e a mistura de poligonos do cenário com os carros sendo imagens digitalizadas de computador não encaixou muito bem, mas não tira o charme único do jogo.

A jogabilidade é boa, som é agradável, só faltou melhor o jogo ser melhor representado. Não foi lançado pra outros consoles e não tem nenhuma ligação com o jogo de mesmo nome que foi lançado para PlayStation 2 e Xbox nos anos 2000.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Escapefrommonstermanor
Escape from Monster Manor (Electronic Arts, 1993) - Este jogo também podia ser encontrado nas lojas já no seu lançamento, era um FPS muito parecido com as mecanicas de Doom, porém se passava numa casa mal assombrada e você tinha como missão achar as peças de um Talismã que estão à solta pela casa. A jogabilidade era meio arcaica, não tinha música mas o jogo é muito bem animado e o gráfico também era bom pra época, mas nada demais. Não foi lançado para outros consoles depois.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] The%2520horde
Horde, The (Crystal Dynamics, 1994 - PC, Saturn 1997)- Jogo de estratégia em tempo real com visão isomérica, vinha cheio de cenas em FMV no meio dos estágios com atores conhecidos como Kirk Cameron e Michael Gregory. No jogo, você controla Chauncey, que salvou o Rei de morrer por comida envenenada, então ele te dá um pedaço de terra pra você cultivar e fazer crescer uma cidade. Só que essa terra é constantemente atacada pela "The Horde" e enquanto você tem que cultivar plantas e levantar construções, você anda com Chauncey pelo mapa derrotando os inimigos e impedindo-os de destruir a sua cidade.

Gráficos aceitáveis com animações fluentes, o som era fraco mas a jogabilidade era boa, fazendo-se obrigatória pelo menos uma jogadinha. Logo depois de lançado no 3DO, foi portado para MS-DOS e 3 anos depois foi lançado para Sega Saturn.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no Youtube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Theneedforspeed
Need for Speed, The (Road & Track Presents) (Electronic Arts, 1994 - PC, Sega Saturn, PlayStation, 1995) - Eis aqui um dos maiores e melhores jogos lançados pro 3DO: diferente do que muita gente achava, a série começou no 3DO e 1 ano depois é que ela foi portada pra PC, Sega Saturn 3 PlayStation e o jogo era um pouco diferente do que vimos nos outros consoles. Aqui, o jogo parecia mais um presente para os amantes dos jogos de corrida: Road & Track é uma revista de carros exocitos e esportivos que era publicada e todos os carros do jogo foram capturados a partir de modelos reais (eles são mostrados nas FMV do jogo e antes de começar cada corrida) e tem 3 pistas divididas em 3 partes cada.

Carros presentes no jogo: Lamborghini Diablo, Ferrari 512TR, Dodge Viper RT/10, Chevrolet Corvette ZR-1, Porsche 911 Carrera, Toyota Supra Turbo, Acura NSX e Mazda RX-7. São 3 pistas: Coastal (numa costa de uma montanha à beira do mar), Alpines (no interior) e City (cortando a cidade). Cada carro tinha uma jogabilidade diferente e seu interior também foi inteiramente capturado, até mesmo os indicadores se mexiam e aparecia a marcha na tela na hora de trocar.

Esse é um dos melhores jogos do 3DO, TOP 5 em qualidade total: gráficos muito bons, fps fluente, o som dos carros é o mesmo do real, a jogabilidade é variada e cada carro tem sua diferença na direção e aceleração só não havia música durante o jogo, dando um feeling maior a corrida.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Offworldinterceptor
Off-World Interceptor (Crystal Dynamics, 1994 - PlayStation, Saturn (Extreme) - 1995) - Jogo de batalha de carros, andava-se pelo mapa acima destruindo os outros carros e construções: o objetivo era bem simples, apenas chegar vivo no final de cada estágio destruindo o máximo possivel de coisas até o final. Não há muito do que se falar desse aqui, você escolhia o equipamento e ia completando os estágios até terminar o jogo. Gráficos bons para o 3DO, com som razoável e jogabilidade boa mas não excelente. Em 1995, foi lançado para PlayStation e Sega Saturn com o sub-titulo Extreme e trazia algumas melhorias na jogabilidade e nos gráficos.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Totaleclipse
Total Eclipse (Crystal Dynamics, 1994 - PSX, 1995) - Jogo de nave futurista (o que mais se tem no 3DO por sinal...) com visão atrás da nave. A tela "arrastava" a nave e você tinha que ir atirando e desviando nos inimigos pra ganhar pontos e vidas até chegar no final do estágio. Jogo era excelente na época, hoje vale a pena ser jogado apenas pra mater a saudade daquela época. Mesmos gráficos, som e jogabilidade do Off-World Interceptor, só que ao inves de um carro aqui pilotamos uma nave. Esse foi o segundo junto à acompanhar o 3DO na caixa junto com o console a partir do lançamento do jogo em 1994. Foi re-lançado pra PlayStation em 1995 sem nenhuma mudança.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Wayofthewarrior
Way of the Warrior (Naughty Dog, 1994) - Outro jogo que sofreu do mal dos anos 90 nos jogos: tentava usar personagens capturados de atores reais no computador mas a jogabilidade não era boa e o jogo dava mais raiva de jogar do que tudo. Esse aqui só tem gráficos mesmo, porque a jogabilidade é quase nula e o som não é dos melhores. E os atores escolhidos também atuam de forma ridicula, dá até vontade de rir as vezes. A empresa aprenderia a lição 1 ano depois, quando criou o personagem Crash Bandicoot.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] D
D' (Warp, 1995 - PC, Sega Saturn, PlayStation 1996) - Esse excelente adventure da Warp começou a ser produzido no 3DO em 1994, mas com o fracaso iminente do console, antes mesmo do jogo ser completado ela já começou a produzir para outras plataformas. Era um daqueles adventures não muito fáceis de jogar, porque a jogabilidade era muito limitada e se passava a maior parte do tempo assistindo cenas em FMV mas vale a pena ser jogado pelo excelente roteiro. Gráficos OK, som OK e jogabilidade limitada pelo estilo do jogo. Recomendadissimo.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Foesofali
Foes of Ali (Electronic Arts, 1995) - Jogo de Boxe muito bem representado, com menus muito bem organizados, bom material histórico sobre os boxeadores da época do Mohammed Ali, principais lutas são relembradas com videos e fotos e você joga elas, além de um modo campanha bastante elaborado. A jogabilidade era boa, mas a colisão dos golpes era um pouco fraca e atrapalha um pouco no resultado final. Gráficos bons, Som OK e jogabilidade aceitável.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Gex
Gex (Crystal Dynamics, 1995 - Sega Saturn, PlayStation, PC - 1996-1997) - Esta aqui foi a tentativa da Crystal Dynamics de fazer um mascote para o 3DO e competir com franquias como Sonic, Mario e já naquele tempo, Rayman. O jogo era bastante variado, tinha uma jogabilidade boa e o som era aceitável, mas com o fracaso iminente do console, acabou saindo pra outras plataformas nos anos seguintes. O único ponto fraco do jogo era ele ser muito curto: Apenas 20 estágios e dava pra salvar o jogo a qualquer momento no final do estágio. Ele foi o primeiro jogo a vir na caixa do FZ-10 quando lançado em 1995.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Icebreaker
Icebreaker (Magnet Interactive Studios, 1995 - PC, Mac - 1996) - jogo de estratégia/ação no qual se controla uma piramide flutuante por 150 estágios em visão isomérica com o objetivo de varrer todos os inimigos no mapa para poder completar o mapa e passar pro próximo. Como não alcançou o sucesso esperado, foi lançado pra PC e MAC 1 ano depois e repetiu o feito. Icebreaker 2 chegou a ser anunciado mas nunca viu a luz do dia... Jogabilidade boa, Som bom para os padrões do jogo e gráficos razoáveis para o 3DO, valia uma jogada apenas por curiosidade.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Immercenary
Immercenary (Electronic Arts, 1995) - Esse jogo eu não consigo descrever ele completamente, mas é uma mistura de FMV com FPS e magias bem trabalhado. Assistia-se várias cenas de FMV até começar o jogo, um mundo 3D visualizado em primeira pessoa aonde se tinha como objetivo eliminar todos os inimigos do cenário utilizando-se de magias que o personagem soltava pela mão. Os gráficos e as FMV estavam boas, o som é mais ou menos e a jogabilidade, como de costume, só era atrapalhava pelo sistema de mira arcaico dos FPS na época. Vale uma jogadinha só por curiosidade.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Killingtime
Killing Time (Studio 3DO, 1995 - PC, 1996) - FPS que conta a história de um ex-arqueologista que ficou preso nos anos 30 devido a um artefato misterioso que ele achou em uma escavação. Os gráficos eram excelentes, a jogabilidade era um pouco limitada por usar o sistema arcaico dos FPS ainda, mas o jogo era muito bem animado e a história interessante o bastante pra se jogar até o final. No ano seguinte saiu pra PC, MAC e Sega Saturn.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Luciennesquest[
Lucienne's Quest (Micro Cabin, 1995 - Sega Saturn (JP), 1996) - Esse aqui foi o RPG mais notável do 3DO: trazia uma história boa com boas pitadas de comédia, tinha um sistema de batalha simples que cativava até quem não gostava de RPG, tinha uma boa trilha sonora e gráficos muito bons para os padrões da época. Esse aqui é compra certa pra quem gosta de um RPG baseado em turnos e tem um 3DO em casa. Foi lançado em japonês no ano seguinte pra Sega Saturn mas nunca saiu em inglês neste console.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Poed
PO'ed (Accolade, 1995 - PlayStation - 1996) - Eis aqui um dos roteiros mais bizarros da história dos jogos: um cozinheiro que foi parar numa nave espacial lotada de Aliens nervosos tem que abrir o seu caminho até o fim do jogo para pegar o teletransporte e voltar a Terra. Pra vocês terem idéia, a arma inicial do jogo era uma PANELA, você leu certo. Você tinha que desferir paneladas nos primeiros inimigos até achar a primeira arma algumas telas depois. Bizarrices a parte, o jogo até tinha gráficos bons e jogabidade também, mas por usar aquele velho sistema arcaico de FPS que apenas se mira pros lados e não pra cima a visibilidade ficava bem limitada e algumas partes fáceis davam dor de cabeça porque a jogabilidade atrapalhava. Depois de 1 ano saiu pra PlayStation sem nenhuma mudança.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Returnfire
Return Fire (Silent Software, 1995 - PC, PlayStation - 1996) - Eis aqui o jogo mais vendido do 3DO com 650.000 comerciadas em território mundial: um jogo de ação militar bastante variado: tinha-se 4 tipos de veículos para escolher dependendo das condições da missão. O tanque era forte em ataque mas a movimentação era lenta, ao contrário do Jipe que era rápido na movimentação mas fraco no ataque. O helicoptero era bem equilibrado e dava pra resgatar os sobreviventes (a la Desert Strike) e tinha também uma especie de carro blindado com uma Rocket Launcher na traseira. A jogabilidade era excelente, os gráficos eram bons e o som era aceitável, apenas faltou uma música melhor. Foi lançado pra PC e PlayStation no ano seguinte sem modificações.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Spacehulk
Space Hulk: Vengeance of the Blood Angels (Electronic Arts, 1995 - PC, Saturn, PSX - 1996) - jogo de FPS que também trazia um pouco de estratégia na exploração do cenário. Você começa controlando apenas 1 dos Terminators, mas depois de alguns estágios você já controla o pelotão inteiro. Aqui não se tinha muita ação, apenas explorava-se o cenário (que era muito bem feito para os padrões da época) desarmando armadilhas e matando alguns inimigos que apareciam aqui e ali na tentativa de cumprir os objetivos que eram bem simples: ir do ponto A ao B ou pegar um item e voltar pro começo do estágio.

Esse jogo é continuação de outro jogo chamado apenas Space Hulk de 1993 e ele trás todos os estágios do jogo original, assim como novos estágios também. 1 ano depois foi portado para outras plataformas sem modificação.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Captainquazar
Captain Quazar (Studio 3DO, 1996 - PC, 1997) - Eis aqui um dos ultimos jogos lançado pelo Studio 3DO para o console, um jogo de ação com visão isomérica com o objetivo simples de vasculhar o cenários atrás de chaves e switches para abrir as portas e se chegar ao fim do mapa vivo. O jogo era bem carismático à primeira vista, mas a visão isomérica atrapalhava totalmente a jogabilidade, fazendo do jogo apenas mediano nesse aspecto. O gráfico era excelente, a música era boa mas a visão isomérica aumentou muito a dificuldade porque o campo de visão não era muito grande era dificil acertar os inimigos em algumas situações bem fáceis. Foi o ultimo jogo a acompanhar o 3DO na caixa, já quase no fim da vida no console e 1 ano depois foi lançado para PC sem modificações.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube


Última edição por Usopp em Dom 15 Jul 2012, 15:41, editado 3 vez(es)

description3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] EmptyRe: 3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO]

more_horiz
Shockwave (Série) (Electronic Arts, 1994-1996 - PC, MAC, Sega Saturn, PlayStation (Assault) - 1997) - jogo de tiro em progressão vertical que trazia consigo várias cenas em FMV e um roteiro nada original: Aliens invadiam a Terra e você tinha que expulsa-los na base do tiro. No segundo jogo você ia até Marte acabar com a raça deles. O jogo era excelente, tinha gráfico muito acima da média pra época, o som era muito bom e as cenas em FMV até eram bem dirigidas, o maior problema mesmo eram os atores que davam um ar meio cômico a representação dos pilotos.

Em 1997, os dois primeiros jogos foram lançados pra outras plataformas em 1 pacote só, porém a segunda versão continuou exclusiva do 3DO.


Shockwave: Invasion Earth 2019
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube


Shockwave: Operation Jumpgate
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube


Shockwave 2: Beyond The Gate
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Battlesport (Studio 3DO, 1995 - PC, Sega Saturn, PlayStation - 1996) - Battlesport é o esporte do futuro: você entra na arena com seu inimigo e ve quem faz mals gols antes do tempo acabar. Tomando muito dano, o seu veiculo ficava paralisado por um tempo até poder se movimentar novamente e fazer gols não era uma tarefa fácil; a bola ficava se movimentando na tela sem parar. Excelente jogo, gráficos som e jogabilidade bem acima da média.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Blue Forest Story (Right Stuff, 1996 - PlayStation, 1996) - ótimo RPG, só tinha sua aventura prejudicada pelo jogo estar em japonês, mas mesmo assim valia o esforço de chegar mais longe e ver as cenas em CG.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Burning Soldier (Panasonic, 1994) - Sim, outro jogo de tiro espacial pro 3DO (esse genero parece que colou muito no console) só que este é excelente em todos os aspectos: gráficos, jogabilidade e sons. Totalmente recomendado pra quem gosta desse tipo de Shooter.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Carrier: Fortress at Sea (RMG Dentsu USA Inc., 1994) - Não é apenas um FMV, você decide todos os aspectos dessa base no mar e tem que gerenciar os ataques do exercito Inglês ao inimigo. Bastante diferente do que estamos acostumados hoje em dia, mas vale uma conferida.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Creature Shock (Argonault, 1994 - Philips CDi - 1995 - PlayStation, Saturn - 1996) - E mais um jogo de tiro espacial do 3DO que é bom... essa doença pega. Aqui era dividido em 2 partes: FMV em primeira pessoa e depois uma parte de navegação no espaço com camera atrás da nave estilo Star Fox. No ano seguinte saiu para o Philips CDi e em 1996 para Saturn e PlayStation. O Video é da versão do Saturn.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Doctor Hauzer (Riverhill Soft, 1994) - Semelhanças com Alone in the Dark à parte, esse jogo era excelente. Passava-se numa mansão abandonada no topo de uma colina à beira do mar, um investigador vai à casa porque seu amigo está sumido há algum tempo e se surpreende com os acontecimentos dentro da casa. O único problema do jogo é ele estar em japonês, mas vale a pena mesmo assim.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Eye of the Typhoon (VIC Tokai, 1996) - Continuação do jogo Breakers lançado para Neo Geo, esse jogo acabou sendo cancelado em todo mercado mundial menos na Coréia do Sul, aonde foi distribuido pela LG Software. Rarissimo de achar, o jogo tinha jogabilidade, gráficos e som na média.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Johnny Bazookatone (U.S. Gold, 1995 - PlayStation / Saturn - 1996) - jogo de plataforma 2D com gráficos bons pra época, estaria na seção de jogos pra se evitar por conta da jogabilidade mas vale a pena o esforço de joga-lo porque é uma aventura boa e com estágios bem legais. 1 ano depois chegou no PlayStation e no Saturn.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Life Stage: Virtual Life (Micro Cabin, 1993) - Outro jogo que não sei descrever bem, você apenas ia caminhando pela casa e várias animações iam acontecendo enquanto você explorava os comodos. Assistindo o video dá pra se ter uma boa idéia de como o jogo era.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Mazer (American Laser Games, 1995) - jogo de plataforma com visão isomérica, você tinha que salvar todos os prisioneiros e destruir os inimigos pelos estágios. Alguns não gostam desse jogo, mas é apenas por conta da jogabilidade que demora um pouco pra se acostumar com ela.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Novastorm (Psygnosis, 1994 - PlayStation, PC - 1995) - E adivinha só? Mais um shooter espacial no 3DO... Lançado simultaneamente pro 3DO para Sega CD, esse shooter primava pelos cenários em CG muito bem detalhados pra época e por trazer chefes muito bem feitos também. Eu não sou um grande fã de Shooters como esse, mas devo admitir que o 3DO tem vários titulos como esse e eles são muito bons...

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Oukoku no Grand Chef (Sara Internacional, 1996) - RPG de ação dessa empresa japonesa que não acertou bem no seu primeiro jogo mas acertou em cheio no segundo... Apesar da história bizarra, Grand Chef é um ótimo RPG na falta de jogos desse genero no console. Seria uma experiencia melhor se o jogo tivesse sido lançado em inglês.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Phoenix 3 (Studio 3DO, 1995) - não se deixe enganar pelo começo do jogo: no começo ele é apenas um jogo de plataforma mediano, porém quando se chega num galpão e o personagem toma conta de uma nave espacial e vai atrás dos seus inimigos é ai que o jogo se torna interessante. Uma nota boa pela variedade, porém a jogabilidade nas partes de plataforma podia ser um pouco melhor.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Pyramid Intruder (Taito, 1995) - Adivinha o que é? Shooter espacial... Eu queria entender como eles fazem tantos desses games e mesmo assim eles são bons o suficiente pra você jogar pelo menos uma vez até o final. Esse saiu apenas no Japão mas o jogo está totalmente em inglês facilitando tudo.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Scramble Cobra (Genki, 1995) - um milagre no 3DO: um shooter que não se passa no espaço ou não tem uma história totalmente louca... e é excelente! Aqui o jogo mais parece um FMV, só que a medida que você vai abatendo os inimigos não tem pausas no video, ele continua rolando como se você controlasse tudo em tempo real.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Shanghai Triple Threat (Activision, 1994) - Joguinho básico de Mahjong muito bem animado e bem feito pra época. Não há muito o que falar, é apenas Mahjong: ame ou odeie (e eu gosto). Em 1995 foi convertido pro Sega Saturn.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Slam 'N Jam 95 (Crystal Dynamics, 1995) - ótimo jogo de basquete lançado pro 3DO, só pecava em duas coisas: só tinha um angulo de visão (alguns jogadores preferem a camera na lateral e não no fundo do campo) e por não ter um botão especifico pra roubar a bola, tinha que torcer pro adversário errar um passe ou um arremesso pra pegar a bola, porém todo o resto está ok: gráficos e som.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Star Fighter (Studio 3DO, 1996 - PC, Saturn, PlayStation - 1996) - Ótimo jogo de nave que saiu já no fim do 3DO tinha vários tipos de visões facilitando a jogabilidade e várias missões diferenciadas também, fazendo do jogo uma boa experiencia. Era a melhor versão das 4 que sairam.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Stellar 7: Draxon Revenge (Dynamix Inc., 1993) - Eis aqui o culpado de tudo! Esse foi o primeiro shooter espacial do 3DO, mas também tinha como cenário outros planetas e um grande número de inimigos. Era um remake do jogo original pra Apple II só que bem melhor em todos os aspectos.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Strahl (Panasonic, 1995) - Esse era um FMV no estilo animação, como Dragons Lair e Space Ace, porém mesmo com a jogabilidade quase nula a história era boa e te prendia até o fim do jogo.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Taiketsu! Rooms (Sanyo, 1996) - Embora o jogo esteja todo em japonês, não tira o divertimento e a satisfação desse excelente jogo: imagine Bomberman, só que ao invés de bombas você abre e fecha torneiras jorrando água nos inimigos fazendo-os cair pra fora da plataforma. Genial e divertido, não jogue sem o risco de ficar viciado.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 788587_8d372ec1a5_l
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 788589_25c6630ba0_l



The Daedalus Encounter (Panasonic, 1995) - Lançado quase que simultaneamente para PC e MAC também, esse jogo primava pelas cenas em FMV bem dirigidas e com alguns atores conhecidos da época com alguns Puzzles aqui e ali pra dar um gás a aventura. Pode ser um pouco cansativo porque o jogo tem 4 CD's e é bem longo, mas vale a pena porque o final é surpreendente.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



VR Stalker (American Laser Games, 1994) - Num futuro próximo, os Estados Unidos enfrentariam uma ameaça tão grande que eles desenvolveram um sistema de VR (controle remoto) para controlar seus caças e manter os pilotos vivos. O jogo era mediano, mas divertia bastante.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Virtuoso (Data East, 1994) - Não se engane com o que você ler por ai: esse jogo é bom sim, só faltava algumas coisas pra ele ficar melhor. A jogabilidade não é das melhores mas depois que você se acostuma o jogo fica muito mais interessante.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Agora vou falar dos jogos que nasceram no 3DO, mas ao contrário dos anteriores, eram tão ruins que deveriam ser evitados de qualquer maneira.


Autobahn Tokio (Sanyei Shobou, 1995) - Esse jogo de corrida tinha tudo mesmo pra ser bom: os gráficos eram bons, o menu era bem organizado, as músicas eram legais e cada carro tinha seus atributos e seus pontos únicos... porém quando a corrida começava, o carro parecia um sabão escorregando a ladeira e você tentando controlar ele a qualquer custo mas o controle não consegue fazer o comando perfeitamente. Os ingredientes estavam corretos, só faltou um sal.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Blade Force (Studio 3DO, 1995) - Esse jogo de helicoptero em 3D até tinha gráficos bons, mas o resto é simplismente abaixo da média. Deixava o jogador tonto depois de um tempo por conta dos controles pouco intuitivos. Vale uma jogada só por curiosidade.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Cyberdillo (Panasonic, 1996) - Esse jogo tinha gráficos excelentes na época, mas também era só isso. Seus cenários cheios de cores e repetidos, além dessa história nada original (um tatu reconstruido que vi atrás de vingança) faziam esse jogo parecer mais uma piada sem graça. E ainda saiu pra PC logo em seguida...

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Dragon Tycoon Edge (Sara Internacional, 1995) - Outro game indescritivel como o Immercenary, porém esse aqui é ainda mais confuso porque mistura elementos de estratégia. O problema não é pelo jogo estar em japonês, mas sim por conta da jogabilidade pouco intuitiva e as dores de cabeça por andar muito tempo pelo mapa.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Flying Nightmares (Domark, 1994) - Um simulador de vôo até bom a primeira vista, porém os gráficos da época não ajudavam, fazendo você muitas vezes confundir um inimigo com o chão e o avião simplismente explodir do nada. Era bem dificil, até hoje nunca passei do primeiro estágio. Se fosse mais intuitivo até estaria nos jogos bons do 3DO...

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Firewall (LG Software, 1995) - Eis aqui um dos poucos Shooters do 3DO que era ruim; os caras da LG Software deixaram o controle da mira um pouco duro, dificultando assim derrotar os inimigos que apareciam na tela... Alguns sortudos ainda conseguiam chegar no começo do terceiro estágio e só... É um jogo Sul Coreano e teve seu lançamento Americano cancelado.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Guardian War (Micro Cabin, 1994) - RPG de estratégia da Micro Cabin, até parece promissor mas cai na mesmice muito rápido com um roteiro quase inexistente, cenários nada bonitos pra serem explorados e músicas nada legais. Esse aqui só vale a pena jogar o começo pra se ter uma idéia de como é e depois deixar de lado...

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Iron Angel of the Apocalypse (Synergy Inc., 1995) - Lançado em 2 capítulos no mesmo ano, era um FPS futurista no qual você controlava um androide e tem que escapar de uma espécie de base/torre gigante aonde estava aprisionado. Se não fosse pelo FPS inconsistente (tinha partes que chegavam a ficar a 5 fps) e um controle melhor preciso, não estaria aqui nessa seção.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Quarterback Attack with Mike Dikta (Digital Pictures, 1995 - Saturn, 1996) - FMV em que você jogava futebol americano na função de zagueiro. Jogabilidade nula, porque era apenas feito um ou dois comando na tela e passava-se a maior parte do tempo assistindo a videos do que propriamente jogando.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Real Pinball (Panasonic, 1994) - Jogo de pinball, com algumas mesas e gráficos até bom, o que realmente faz da experiencia uma tragédia eram os loading times quase infinitos e as mesas pouco inspiradoras.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Robinson's Requiem (ReadySoft, 1994) - Originalidade: 10, Jogabilidade: 0. Isso resume bem esse jogo. Você tinha que explorar outros planetas e ver se eles eram viáveis para habitação, porque a Terra e suas principais colônias estão muito cheias e eles precisam de outros lugares pra habitar. Se não fossem as cenas praticamente inacabáveis de FMV, esse jogo podia até ser mais interessante, mas você se entedia depois de 10 minutos jogando. Também foi lançado pra PC no mesmo ano.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Shadow: War of Succession (Tribeca Int., 1994) - Outro jogo de luta que sofreu dos males dos anos 90: usava personagens capturados no computador porém a detecção de colisão e os golpes eram impossiveis de ser feitos, além do que os sprites eram muito mas muito mal capturados. Esse aqui é daqueles pro Hall dos Jogos Nota 0. Olhe o video e se protega porque é ruim mesmo esse jogo...

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Twisted: The Game Show (Eletronic Arts, 1993) - Um dos primeiros jogos do 3DO, era um daqueles programas de TV cheio de perguntas pra se jogar até 4 jogadores, porém como a maioria das perguntas eram com temas americanos, quem mora fora do país não vai achar muit
a graça do jogo.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Posso ter esquecido de alguns jogos, mas esses eram os principais... Exclui alguns jogos japoneses porque não faria juz ao jogo por não saber japonês e poderia dar uma nota abaixo do que ele merecia.

Abaixo postarei os jogos conhecidos que tiveram versões lançadas no 3DO.

Última edição por Usopp em Sex 13 Jul 2012, 22:07, editado 5 vez(es)

description3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] EmptyRe: 3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO]

more_horiz
Alone in the Dark (Interplay - 1994-1995) - Os dois primeiros jogos da série foram portados para o 3DO logo após seus respectivos lançamentos para PC. A primeira versão foi convertida fielmente e a segunda sofreu de alguns slowdowns irritantes em algumas partes do jogo, tirando um pouco do charme.

Alone in the Dark
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube

Alone in the Dark 2
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



B.C. Racers (Core Design, 1995) - Esse jogo de corrida pré-histórico da mesma produtora de Tomb Raider e Chuck Rock não fez um sucesso muito grande: só foi lançado para Sega CD, 32X, 3DO e (ufa!) DOS. O jogo até tinha um charme, mas quando a corrida começava era que a coisa ficava preta: o design das pistas era muito ruim, o som do jogo era fraquissimo restando apenas os gráficos que eram bonzinhos, mas os personagens sem carisma acabaram com a graça do jogo.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Ballz: The Director's Cut (PF Magic, 1995) - Versão definitiva desse mediocre jogo de luta onde todos os personagens eram formados por circunferencias.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Bust-A-Move (Taito, 1995) - Portado diretamente do Neo Geo, esse jogo de Puzzle ainda é muito legal de se jogar: bastava juntar 3 bolas da mesma cor para faze-las desaparecer. O desafio ia ficando cada vez maior e os estágios finais eram bem dificeis.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Cannon Fodder (Sensible Software, 1994) - Portado do Amiga CD32, esse jogo de estratégia em tempo real era um dos maiores sucessos do computador canadense e chegou no 3DO cheio de videos extras e missões adicionais.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Cyberia (Xatrix Entertainment, 1996) - Adventure Sci-Fi/Cyberpunk original de PC, foi lançado pra 3DO sem nenhuma perda gráfica e sonora.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Doom (ID Software, 1996) - Port da versão PC com músicas totalmente refeitas tocada por uma banda, só pecou por não ser tela cheia, era apenas um quadrado no meio da tela e o FPS do jogo não era muito estável.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



FIFA International Soccer (EA Sports, 1994) - Primeira versão poligonal de FIFA lançada, trouxe também vários videos de confrontos internacionais bastante conhecidos como extras antes das partidas.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Flashback: The Quest for Identity (Delphine Software, 3DO) - Versão definitiva desse clássico de plataforma: no lugar das cenas em flash, trazia cenas em CG muito bem trabalhadas, som melhorado e gráficos em maior resolução que os concorrentes. Imperdível.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



John Madden Football (Electronic Arts, 1994) - Não foi inteiramente 3D, mas foi o primeiro a trazer o estádio completamente em 3D embora os jogadores usem sprites 2D. Era 100% narrado e trazia todos os times oficial da Liga.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Jurassic Park Interactive (Universal Interactive, 1994) - Diferente da versão de Sega CD que era apenas um FMV com algumas interações, aqui temos vários mini-games para desbloquear as travas de segurança do Parque e as cenas são divididas em 3 partes: rail-shooter, dirigir o jipe e labirinto 3D. Seu objetivo era tirar os 5 personagens do Parque sem que eles morressem porém os estágios finais eram bem dificeis.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Lemmings (Psygnosis, 1994) - Outra edição de luxo lançada pra 3DO, continha os 120 estágios originais no CD assim como várias ceninhas extras dando um novo ar ao clássico.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Megarace (Cryo Interactive Entertainment, 1993) - Outro port perfeito PC-3DO, esse jogo de corrida trazia pistas em movimento como se fosse uma CG, não trazendo um único poligono.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Microcosm (Psygnosis, 1994) - Mais um shooter espacial! Porém dessa vez ele não foi lançado primeiro no 3DO e sim veio do Sega CD. Nisso, os gráficos sairam ganhando e muito e o som foi melhorado.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Myst (Cyan Inc., 1995) - Conversão que não perdeu em nada para os outros consoles da época desse adventure point and click que é um dos melhores do gênero.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Olympic Games: Atlanta 1996 (Silicon Dreams Studio, 1996) - o jogo oficial das Olimpiadas de '96 nos Estados Unidos também ganhou uma versão para 3DO.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Policenauts (Konami, 1995) - Esse adventure clássico foi lançado apenas no Japão mas mesmo assim ganhou fama mundial pelo seu roteiro bem trabalhado e os personagens bastante carismáticos.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Pretty Soldier Sailor Moon S (Bandai, 1995) - Um jogo de Sailor Moon que os marmanjos não tiveram vergonha de jogar porque era muito melhor que muitos jogos de luta lançados no 3DO. Uma pena nunca ter saído no mercado ocidental.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Primal Rage (Time Warner Interactive, 1995) - Conversão do arcade quase perfeita, se não fosse pelos sprites em tamanho menor e a qualidade reduzida das cenas em CG em comparação a outros ports.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Quarentine (Imagexcel, 1994) - Jogo de taxi bastante diferente, porque você dirigia numa cidade-prisão bastante violenta e além de levar seus passageiros até o ponto, tinha que sobreviver os ataques dos outros motoristas loucos.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Rise of the Robots (Instinct Design, Mirage Technologies (Multimedia) Ltd., 1995) - Outro jogo de luta que sofreu do mal dos anos 90: gráficos capturados no computador porém a jogabilidade era quase inexistente, porque os comandos não saiam e até acertar uma voadora era um sacrificio.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Road Rash (Electronic Arts, 1994) - Clássico do Mega Drive, com 3 versões lançadas no console da SEGA a Electronic Arts decidiu lançar uma versão definitiva do jogo com vários FMV e gráficos poligonais. Trilha sonora composta por várias bandas conhecidas da época como Soundgarden e Swerverdriver.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Royal Pro Wrestling (Natsume, 1996) - Jogo de luta livre bastante conhecido no Japão também recebeu uma conversão para o 3DO apenas em terras nipônicas. Saiu ganhando nos gráficos e som mas perdeu na jogabilidade pros concorrentes.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Samurai Shodown (Crystal Dynamics, 1994) - Lançado logo no começo do 3DO, a Crystal Dynamics converteu sob licença da SNK o jogo e foi lançado mundialmente para 3DO. A conversão era o mais próximo do que se tinha da original do Arcade na época, perdendo apenas no framerate que em alguns estágios não ficava muito estável.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Soccer Kid (Krisalis, 1994) - Outra versão de luxo lançada pro 3DO: aqui se tinha cenas animadas na abertura e antes de cada estágio implementando a história da versão original lançada pra Amiga e Super Nintendo. Era um jogo de plataforma 2D que você guiava uma criança que adora futebol em busca da taça da Copa do Mundo que se quebrou em 5 pedaços e se espalhou pelo mundo.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Star Wars: Rebel Assault (Lucas Arts, 1994) - Conversão perfeita do jogo de PC, era um shooter espacial (rá!) com missões bastante diversificadas e FMV de alta qualidade.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Starblade (Namco, 1994) - Conversão perfeita do arcade de mesmo nome, ainda trouxe um modo extra no qual você jogava o jogo em FMV e não poligonos. Mais um shooter espacial pra coleção do 3DO.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Striker: World Cup Special (Rage Software, 1994) - Primeira (e única) conversão para 3D deste jogo de futebol apenas mediano pro 3DO: estádios em 3D e personagens com sprites em 2D. Apenas um jogo mediano, nada demais aqui.


3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Gfs_68081_1_1_mid
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Gfs_68081_1_2_mid
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Gfs_68081_1_3_mid
3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] Gfs_68081_2_1_mid



Super Street Fighter II Turbo (Capcom, 1994) - Conversão perfeita do Arcade lançado na época, ainda trouxe consigo músicas instrumentais de alta qualidade. Jogabilidade e gráficos eram o mesmo do Arcade.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Syndicate (Bullfrog, 1994) - Outra conversão perfeita vinda de PCs, era um RTS com gráficos isoméricos e se passava em um futuro distante.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



The Incredible Machine (Jeff Tunnell, 1993) - Outra conversão direta dos PCs, ganhou um banho de loja completo e saiu ganhando em gráficos, som e jogabilidade. Jogo de Puzzle bastante variado.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Theme Park (Bullfrog, 1994) - Conversão desse clássico simulador de parque de diversões.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Ultraman Powered: The Ultimate Hero (Bandai, 1994) - O título pode ser inédito, mas a jogabilidade e os gráficos pouco melhorados nada mais eram do que um melhoramento das versões de 16 bits dos jogos de luta da série. Aqui era baseado nessa série Australiana de pouco sucesso mundial.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Wolfenstein 3D (ID Software, 1995) - Outra conversão, dessa vez vinha do MAC tinha todos os capitulos em apenas 1 CD com a mesma qualidade dos PCs.

3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] 3256979604
Gameplay no YouTube



Continua...

Última edição por Usopp em Sex 13 Jul 2012, 20:14, editado 2 vez(es)

description3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] EmptyRe: 3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO]

more_horiz
Espaço reservado

ps: ainda irei editar a formatação do texto aqui pra esse forum, ficou um pouco estranha quando copiei do outro pra cá!

description3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] EmptyRe: 3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO]

more_horiz
excelente topico

mas tenho que avisar que cada post pode conter quase 500k caracteres, então vamos usar apenas 1 post

aqui não é o loljogos

aqui é porreta Twisted Evil Rindo Rindo Rindo Rindo

description3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO] EmptyRe: 3DO Interactive Multiplayer [Tópico PESADO]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder