O 3DO foi lançado pela Panasonic em Novembro de 1993 e foi o primeiro video-game que processava gráficos de 32-bit reais, não apenas uma promessa como o caso do Amiga CD32 da Commodore e o 32X da Sega. Trouxe consigo várias tecnologias de ponta que seriam aperfeiçoadas em seus futuros competidores e também várias séries de sucesso e começaram no 3DO antes de chegar em outros consoles. Com esse tópico eu vou falar resumidamente da história e de cada versão do console lançada assim como os seus principais jogos.
O 3DO Interactive Multiplayer foi criado pela The 3DO Company, fundada em 1991 pelo co-fundador da Electronic Arts, Trip Hawkins. O objetivo da companhia era criar um formato de nova geração que poderia ser usado tanto pra jogos quanto para softwares educativos ou assistir videos em CD. A The 3DO Company era formada por vários parceiros e licensas; cada console vendido geraria um lucro para cada uma dessas empresas (algo parecido com o Video Cassete, que foi criado pela JVC e qualquer outra empresa que quisesse utilizar o formato, tinha que pagar uma royality para ela). Para produtoras de jogos, apenas 3 dólares eram cobrados por jogo, um valor muito abaixo do cobrado pela Nintendo e Sega para produzir jogos para suas plataformas na época. O licensiamento foi um reflexo do porque apenas 4 empresas produziram o 3DO. Apesar da ótima campanha comercial e o apelo não apenas para os jogos, mesmo assim em 1994 a EGM Americana ganhou o prêmio de Pior Lançamento de Console de 1993.
No começo dos anos 90, o mercado de consoles estava cheio de consoles de várias produtoras como Sega, Nintendo, Commodore, SNK e Atari, algumas delas até com mais de 1 console. Olhando por um certo panorama, a maior competinção do 3DO durante o lançamento foram o Super Nintendo, Mega Drive e o TurboGrafx-16.
O primeiro 3DO lançado pela Panasonic, o modelo FZ-1 saiu por nada mais que 699 dólares (você não leu errado), um preço muito acima de qualquer outro console na época. O problema é que ele foi comercializado como um Computador de Primeira Linha mais do que o marketing como Console nessa época, e assim eles justificavam o preço tão alto. E a primeira leva de compradores também não compraram muitos dos games disponiveis na época.
Os preços só foram cair mesmo em Fevereiro de 1996, numa tentativa de vender o restante das unidades antes do lançamento do sucessor do 3DO, o M2. Novamente a campanha comercial foi bem forte e até chegou a ir ao ar em um programa da YTV, o It's Alive mostrando o M2 e suas novas funcionalidades, mas a verdade é que o M2 caseiro jamais veria a luz do dia.
O 3DO foi descontinuado no final de 1996, com o fechamento da fábrica aonde se produzia o hardwware do console e o que seria o futuro M2. Essa fábrica depois foi convertida em uma Companhia Multi-Plataforma, que passou a fábricar peças para PlayStation, Saturn e PC.
A grande qualidade dos video-games baseados em CD que nasceram no meio dos anos 90 (primeiramente o PlayStation), a limitada quantidade de jogos lançadas para o console, uma falta de suporte muito grande das third-parties e a insistência em não baixar o preço mesmo quando o console mostrava algum potencial mas estava com poucas vendas, fizeram com que o console não alcança-se o sucesso esperado pela The 3DO Company.
Conforme mencionado no texto, o 3DO foi produzido por 4 empresas ao longo dos seus 4 anos de mercado, cada uma lançada em um território diferente e com suas próprias especificações:
- Panasonic FZ-1 R.E.A.L. 3DO Interactive Multiplayer (Japão, Ásia, América do Norte e Europa) - O primeiro modelo do 3DO que chegou ao mercado, foi lançado por 699 dólares nos Estados Unidos. O preço foi reduzido para 499 dólares no Outono de 1994.
- Panasonic FZ-10 R.E.A.L. 3DO Interactive Multiplayer (Japão, América do Norte e Europa) - Lançado em 1995, ele era mais barato, menor e mais fino que o FZ-1. Trouxe no lugar da bandeja de Cds um Top-Loader, já vinha com o programa de acesso a memória interna no console (O FZ-1 tinha que se colocar um jogo que tinha acesso à memória para poder ter acesso aos saves dos jogos) e reposicionou os LED e também a entrada do controle. O controle também era menor e mais leve, e tinha a entrada de fone de ouvido Surround nele.
- Panasonic ROBO 3DO (Japão) - Uma versão modificada do FZ-1 com uma bandeja que comportava 5 Cds dentro do console, facilitando a troca de discos. Raríssimo, pouco mais de 3.000 unidades fabricadas.
- Goldstar 3DO Interactive Multiplayer (Coréia do Sul, América do Norte e Europa) - Esse foi o modelo lançado pela Goldstar quase 1 ano depois do FZ-1 da Panasonic. Como trazia componentes do hardware diferente do modelo original, alguns jogos eram incompatíveis om essa versão do console.
- Goldstar 3DO ALIVE II' (Coréia do Sul) - Pouco se sabe sobre essa versão que saiu em 1995 apenas na Coréia do Sul, porque o console foi lançado apenas por lá e é bem dificil de se achar no mercado hoje.
- Sanyo TRY 3DO Interactive Multiplayer (Japão) - Outra versão que não se tem muita informação sobre, foi lançada no Japão pouco tempo depois do FZ-1 por um preço mais acessivel e trazia um design de controle diferente também. Não se sabe se tinha acesso direto à memória ou se era incompativel com alguns jogos como o primeiro modelo da Goldstar.
- 3DO Blaster - PC ISA Creative - uma saída de expansão com um CD-Rom de Dupla Velocidade (2x) que permitia um PC rodar os jogos do 3DO.
- AT&T 3DO - um modelo do 3DO que nunca viu a luz do dia: viria com modem e memória interna maior para download de jogos e conteúdo através da internet discada e segundo rumores já viria com suporte para os VCD sem necessidade de adaptador nenhum. Seria o modelo mais completo do console se tivesse sido lançado. Acabou sendo cancelado e a própria AT&T anunciando um modem para o 3DO que também foi cancelado no mesmo ano.
A primeira versão do console, o FZ-1 da Panasonic era chamado de 3DO REAL Interative Multiplayer. O console tinha peças de hardwares avançadas pro seu tempo: um processador ARM60 32-bit RISC, 2 processadores de video, 1 acelerador 16-bit e um processador de matemática, também à parte do processador principal. Também tinha 2mb de DRAM, 1mb de VRAM, um CD-ROM de dupla velocidade para os CD+G e os Photo Cds (e também VCDs com o módulo de expansão MPEG), formatos bem conhecidos na época. O 3DO também tinha o primeiro visualizador musical em um video-game, apresentando gráficos 3D e mudança de cores de acordo com a música.
O 3DO foi um dos poucos video-games baseados em CD que não tinham nem um bloqueio regional e nem uma proteção anti-cópia, sendo assim muito fácil de se usar jogos piratas no console. Mesmo sem a proteção regional, alguns jogos japoneses não podem ser jogados em qualquer 3DO, porque nem todos tem suporte ao Kanji do japonês (nos consoles americanos não dava pra ler nada do jogo). Alguns jogos conhecidos om esse problema foram Sword and Sorcery (que recebeu uma versão em inglês exclusivamente no 3DO chamada Lucienne's Quest, o jogo adulto Twinkle Knights e uma versão demo de Alone in the Dark.
O 3DO, assim como o Amiga CD32, tinha entradas comuns de video e audio totalmente compatível com qualquer caso comum do mercado. Assim como a saída RF e o som Stereo, o console também tinha uma saída S-Video.
Entre os acessórios lançados para o 3DO estavam os controles d-pad e uma pistola. Os controles do 3DO são únicos até hoje: havia apenas uma porta de conexão no console, fazendo-se a segunda entrada de controle encima do controle 1 e não diretamente no console. Ele também vinha com uma entrada para fone de ouvido Surround e um controlador de volume embaixo do controle. Todas as versões eram compativeis, ou seja, um controle da Goldstar funcionava perfeitamente num console da Panasonic.
Acessórios de terceiros incluiam, principalmente a Logitech, incluiam controles turbo e com diferente posições dos botões, pistolas e um volante para os jogos de corrida.
Aqui vão algumas imagens que achei na internet dos acessórios:
3DO Memory Unit/Card - Essa seria a unidade de memória do 3DO, com o cartão você poderia transferir save dos jogos para outros consoles. Outras coisas foram planejadas como visualização de fotos e videos, mas como o acessório nunca chegou a ver a luz do dia, ficou por isso mesmo. Dá pra achar algumas unidades funcionais no EBay por um preço até razoável.
VCD Adaptor - Usava a mesma porta de expansão que seria usada no Memory Unit, adicionava o suporte a leitura de VCDs de MPEG-1 ao console. Foram fábricadas poucas unidades por isso é dificil de achar hoje em dia.
Modelo da Panasonic
Modelo da Goldstar
3DO Light Gun - Lançada pela American Laser Games, a empresa que lançou toda uma linha de jogos de tiro que usavam pistola no 3DO (9 ou 10 jogos, não lembro bem a conta) era bem precisa e leve, e tinha um formato de pistola de velho oeste por conta do primeiro jogo lançado pela empresa: Mad Dog McCree. Também foram fábricadas poucas unidades, até fácil de achar mas o preço não é barato.
Acessórios de outras empresas - A Interact lançou um controle num formato parecido com o do Super Nintendo para o 3DO, e a Logitech lançou um controle também com um design mais arrojado e também um volante para os jogos de corrida. A Capcom por sua vez, trouxe um controle de 6 botões junto numa embalagem especial do jogo Super Street Fighter II Turbo, por conta do controle do 3DO que só tinha 5 botões disponiveis para usar, ficando um dos socos no botão Select, então ela teve a idéia de trazer esse controle pro 3DO. Tirando o volante, esses acessórios são fáceis de achar e por um preço até bom, menos o controle da Capcom.
Controle da Interact
Controle da Logitech
Volante da Logitech
Controle de 6 botões da CAPCOM
3DO Mouse - Lançado apenas no Japão com o jogo Policenauts, tinha 3 botões e um design bem comum. Era de fácil manuseio e tinha uma ótima precisão. Rarissimo de achar fora de sites japoneses.
3DO Flight Stick - Lançado em 1994, funcionava com praticamente toda a linha de jogos de nave do 3DO. Era bem preciso e leve também, mas bem dificil de achar tanto na época quanto hoje em dia.
3DO Virtual Reality Helmet - Foi anunciado no intuito de competir com os produtos similares que iam ser lançados pela Sega e pela Atari para seus consoles, mas como os outros também nunca viu a luz do dia.
3DO Karaoke: - Para competir com o acessório que a Sega já havia lançado pro Mega CD japonês, tinha apenas o público alvo daquele país. Não sei dizer se chegou a ser lançado, mas foi mostrado numa feira japonesa em 1994.
3DO Pro Joystick - Controle estilo arcade para jogar os jogos de luta com excelente precisão. Era quase tão grande quando o próprio console.
Parece mesmo com o controle do Neo Geo AES, não?
Panasonic Dial Up Modem - Foi mostrado em 1994 também na feira japonesa, iria apresentar um serviço parecido com a Sega.NET que se tinha no Mega Drive, para jogos e conteúdo via download, salvando tudo no cartão de memória mostrado anteriormente. Nunca foi lançado.
Provavelmente alguns acessórios ficaram de fora, mas o que mostrei aqui foram os principais, mostrar todos os acessórios lançados seria impossivel... Só fico devendo mesmo uma imagem do modem da AT&T.
Última edição por Usopp em Sex 13 Jul 2012, 22:04, editado 1 vez(es)
História
O 3DO Interactive Multiplayer foi criado pela The 3DO Company, fundada em 1991 pelo co-fundador da Electronic Arts, Trip Hawkins. O objetivo da companhia era criar um formato de nova geração que poderia ser usado tanto pra jogos quanto para softwares educativos ou assistir videos em CD. A The 3DO Company era formada por vários parceiros e licensas; cada console vendido geraria um lucro para cada uma dessas empresas (algo parecido com o Video Cassete, que foi criado pela JVC e qualquer outra empresa que quisesse utilizar o formato, tinha que pagar uma royality para ela). Para produtoras de jogos, apenas 3 dólares eram cobrados por jogo, um valor muito abaixo do cobrado pela Nintendo e Sega para produzir jogos para suas plataformas na época. O licensiamento foi um reflexo do porque apenas 4 empresas produziram o 3DO. Apesar da ótima campanha comercial e o apelo não apenas para os jogos, mesmo assim em 1994 a EGM Americana ganhou o prêmio de Pior Lançamento de Console de 1993.
No começo dos anos 90, o mercado de consoles estava cheio de consoles de várias produtoras como Sega, Nintendo, Commodore, SNK e Atari, algumas delas até com mais de 1 console. Olhando por um certo panorama, a maior competinção do 3DO durante o lançamento foram o Super Nintendo, Mega Drive e o TurboGrafx-16.
O primeiro 3DO lançado pela Panasonic, o modelo FZ-1 saiu por nada mais que 699 dólares (você não leu errado), um preço muito acima de qualquer outro console na época. O problema é que ele foi comercializado como um Computador de Primeira Linha mais do que o marketing como Console nessa época, e assim eles justificavam o preço tão alto. E a primeira leva de compradores também não compraram muitos dos games disponiveis na época.
Os preços só foram cair mesmo em Fevereiro de 1996, numa tentativa de vender o restante das unidades antes do lançamento do sucessor do 3DO, o M2. Novamente a campanha comercial foi bem forte e até chegou a ir ao ar em um programa da YTV, o It's Alive mostrando o M2 e suas novas funcionalidades, mas a verdade é que o M2 caseiro jamais veria a luz do dia.
O 3DO foi descontinuado no final de 1996, com o fechamento da fábrica aonde se produzia o hardwware do console e o que seria o futuro M2. Essa fábrica depois foi convertida em uma Companhia Multi-Plataforma, que passou a fábricar peças para PlayStation, Saturn e PC.
A grande qualidade dos video-games baseados em CD que nasceram no meio dos anos 90 (primeiramente o PlayStation), a limitada quantidade de jogos lançadas para o console, uma falta de suporte muito grande das third-parties e a insistência em não baixar o preço mesmo quando o console mostrava algum potencial mas estava com poucas vendas, fizeram com que o console não alcança-se o sucesso esperado pela The 3DO Company.
Versões Lançadas
Conforme mencionado no texto, o 3DO foi produzido por 4 empresas ao longo dos seus 4 anos de mercado, cada uma lançada em um território diferente e com suas próprias especificações:
- Panasonic FZ-1 R.E.A.L. 3DO Interactive Multiplayer (Japão, Ásia, América do Norte e Europa) - O primeiro modelo do 3DO que chegou ao mercado, foi lançado por 699 dólares nos Estados Unidos. O preço foi reduzido para 499 dólares no Outono de 1994.
- Panasonic FZ-10 R.E.A.L. 3DO Interactive Multiplayer (Japão, América do Norte e Europa) - Lançado em 1995, ele era mais barato, menor e mais fino que o FZ-1. Trouxe no lugar da bandeja de Cds um Top-Loader, já vinha com o programa de acesso a memória interna no console (O FZ-1 tinha que se colocar um jogo que tinha acesso à memória para poder ter acesso aos saves dos jogos) e reposicionou os LED e também a entrada do controle. O controle também era menor e mais leve, e tinha a entrada de fone de ouvido Surround nele.
- Panasonic ROBO 3DO (Japão) - Uma versão modificada do FZ-1 com uma bandeja que comportava 5 Cds dentro do console, facilitando a troca de discos. Raríssimo, pouco mais de 3.000 unidades fabricadas.
- Goldstar 3DO Interactive Multiplayer (Coréia do Sul, América do Norte e Europa) - Esse foi o modelo lançado pela Goldstar quase 1 ano depois do FZ-1 da Panasonic. Como trazia componentes do hardware diferente do modelo original, alguns jogos eram incompatíveis om essa versão do console.
- Goldstar 3DO ALIVE II' (Coréia do Sul) - Pouco se sabe sobre essa versão que saiu em 1995 apenas na Coréia do Sul, porque o console foi lançado apenas por lá e é bem dificil de se achar no mercado hoje.
- Sanyo TRY 3DO Interactive Multiplayer (Japão) - Outra versão que não se tem muita informação sobre, foi lançada no Japão pouco tempo depois do FZ-1 por um preço mais acessivel e trazia um design de controle diferente também. Não se sabe se tinha acesso direto à memória ou se era incompativel com alguns jogos como o primeiro modelo da Goldstar.
- 3DO Blaster - PC ISA Creative - uma saída de expansão com um CD-Rom de Dupla Velocidade (2x) que permitia um PC rodar os jogos do 3DO.
- AT&T 3DO - um modelo do 3DO que nunca viu a luz do dia: viria com modem e memória interna maior para download de jogos e conteúdo através da internet discada e segundo rumores já viria com suporte para os VCD sem necessidade de adaptador nenhum. Seria o modelo mais completo do console se tivesse sido lançado. Acabou sendo cancelado e a própria AT&T anunciando um modem para o 3DO que também foi cancelado no mesmo ano.
Especificações do Hardware
A primeira versão do console, o FZ-1 da Panasonic era chamado de 3DO REAL Interative Multiplayer. O console tinha peças de hardwares avançadas pro seu tempo: um processador ARM60 32-bit RISC, 2 processadores de video, 1 acelerador 16-bit e um processador de matemática, também à parte do processador principal. Também tinha 2mb de DRAM, 1mb de VRAM, um CD-ROM de dupla velocidade para os CD+G e os Photo Cds (e também VCDs com o módulo de expansão MPEG), formatos bem conhecidos na época. O 3DO também tinha o primeiro visualizador musical em um video-game, apresentando gráficos 3D e mudança de cores de acordo com a música.
O 3DO foi um dos poucos video-games baseados em CD que não tinham nem um bloqueio regional e nem uma proteção anti-cópia, sendo assim muito fácil de se usar jogos piratas no console. Mesmo sem a proteção regional, alguns jogos japoneses não podem ser jogados em qualquer 3DO, porque nem todos tem suporte ao Kanji do japonês (nos consoles americanos não dava pra ler nada do jogo). Alguns jogos conhecidos om esse problema foram Sword and Sorcery (que recebeu uma versão em inglês exclusivamente no 3DO chamada Lucienne's Quest, o jogo adulto Twinkle Knights e uma versão demo de Alone in the Dark.
O 3DO, assim como o Amiga CD32, tinha entradas comuns de video e audio totalmente compatível com qualquer caso comum do mercado. Assim como a saída RF e o som Stereo, o console também tinha uma saída S-Video.
Especificações Técnicas
Processador:
- 32-bit 12.5 MHz RISC CPU (ARM60) produzido pela Advanced RISC Machines (ARM) (equivalente ao 25 Mhz Motorola 68030, só que um pouco superior)
- Co-processador de calculos.
- 32kb de SRAM
Display:
- 640x480 Interpolado (480i) de saída, ampliado de 320x240 ou 320x480 (S-Video) com paleta de cores de 24 bits.
- 2 co-processadores capazes de produzir de 9 aa 16 milhões de pixels por segundo (36 à 64 megapixels interpolados), distorcidos, ampliados, rotacionados e texturas mapeadas.
Placa Mãe:
- Barramento de 50 Mbit/s
- 36 Canais de Acesso Direto à Memória
- 2 megabytes de RAM
- 1 megabyte de VRAM
- 2 portas de expansão
Som
- Som Stereo de 16-bit
- Qualidade de som de 44.1 kHz
- Suporta Dolby Surround
- Processador Digital de 20-bit (DSP) - Acumulador de 20 bit accumulator com parametro de registro 16-bit para melhorar a precisão (tirava aquele "lag" presente em jogos do Sega CD e o TurboGrafx CD)
Midia
- Dupla-velocidade (dependendo do fabricante) 300kb/s de transferencia de dados com 32kb RAM de Buffer
- Sistema Operacional de 32-bit multi-tarefa (baseado em Apple MAC)
Acessórios
Processador:
- 32-bit 12.5 MHz RISC CPU (ARM60) produzido pela Advanced RISC Machines (ARM) (equivalente ao 25 Mhz Motorola 68030, só que um pouco superior)
- Co-processador de calculos.
- 32kb de SRAM
Display:
- 640x480 Interpolado (480i) de saída, ampliado de 320x240 ou 320x480 (S-Video) com paleta de cores de 24 bits.
- 2 co-processadores capazes de produzir de 9 aa 16 milhões de pixels por segundo (36 à 64 megapixels interpolados), distorcidos, ampliados, rotacionados e texturas mapeadas.
Placa Mãe:
- Barramento de 50 Mbit/s
- 36 Canais de Acesso Direto à Memória
- 2 megabytes de RAM
- 1 megabyte de VRAM
- 2 portas de expansão
Som
- Som Stereo de 16-bit
- Qualidade de som de 44.1 kHz
- Suporta Dolby Surround
- Processador Digital de 20-bit (DSP) - Acumulador de 20 bit accumulator com parametro de registro 16-bit para melhorar a precisão (tirava aquele "lag" presente em jogos do Sega CD e o TurboGrafx CD)
Midia
- Dupla-velocidade (dependendo do fabricante) 300kb/s de transferencia de dados com 32kb RAM de Buffer
- Sistema Operacional de 32-bit multi-tarefa (baseado em Apple MAC)
Acessórios
Entre os acessórios lançados para o 3DO estavam os controles d-pad e uma pistola. Os controles do 3DO são únicos até hoje: havia apenas uma porta de conexão no console, fazendo-se a segunda entrada de controle encima do controle 1 e não diretamente no console. Ele também vinha com uma entrada para fone de ouvido Surround e um controlador de volume embaixo do controle. Todas as versões eram compativeis, ou seja, um controle da Goldstar funcionava perfeitamente num console da Panasonic.
Acessórios de terceiros incluiam, principalmente a Logitech, incluiam controles turbo e com diferente posições dos botões, pistolas e um volante para os jogos de corrida.
Aqui vão algumas imagens que achei na internet dos acessórios:
3DO Memory Unit/Card - Essa seria a unidade de memória do 3DO, com o cartão você poderia transferir save dos jogos para outros consoles. Outras coisas foram planejadas como visualização de fotos e videos, mas como o acessório nunca chegou a ver a luz do dia, ficou por isso mesmo. Dá pra achar algumas unidades funcionais no EBay por um preço até razoável.
VCD Adaptor - Usava a mesma porta de expansão que seria usada no Memory Unit, adicionava o suporte a leitura de VCDs de MPEG-1 ao console. Foram fábricadas poucas unidades por isso é dificil de achar hoje em dia.
Modelo da Panasonic
Modelo da Goldstar
3DO Light Gun - Lançada pela American Laser Games, a empresa que lançou toda uma linha de jogos de tiro que usavam pistola no 3DO (9 ou 10 jogos, não lembro bem a conta) era bem precisa e leve, e tinha um formato de pistola de velho oeste por conta do primeiro jogo lançado pela empresa: Mad Dog McCree. Também foram fábricadas poucas unidades, até fácil de achar mas o preço não é barato.
Acessórios de outras empresas - A Interact lançou um controle num formato parecido com o do Super Nintendo para o 3DO, e a Logitech lançou um controle também com um design mais arrojado e também um volante para os jogos de corrida. A Capcom por sua vez, trouxe um controle de 6 botões junto numa embalagem especial do jogo Super Street Fighter II Turbo, por conta do controle do 3DO que só tinha 5 botões disponiveis para usar, ficando um dos socos no botão Select, então ela teve a idéia de trazer esse controle pro 3DO. Tirando o volante, esses acessórios são fáceis de achar e por um preço até bom, menos o controle da Capcom.
Controle da Interact
Controle da Logitech
Volante da Logitech
Controle de 6 botões da CAPCOM
3DO Mouse - Lançado apenas no Japão com o jogo Policenauts, tinha 3 botões e um design bem comum. Era de fácil manuseio e tinha uma ótima precisão. Rarissimo de achar fora de sites japoneses.
3DO Flight Stick - Lançado em 1994, funcionava com praticamente toda a linha de jogos de nave do 3DO. Era bem preciso e leve também, mas bem dificil de achar tanto na época quanto hoje em dia.
3DO Virtual Reality Helmet - Foi anunciado no intuito de competir com os produtos similares que iam ser lançados pela Sega e pela Atari para seus consoles, mas como os outros também nunca viu a luz do dia.
3DO Karaoke: - Para competir com o acessório que a Sega já havia lançado pro Mega CD japonês, tinha apenas o público alvo daquele país. Não sei dizer se chegou a ser lançado, mas foi mostrado numa feira japonesa em 1994.
3DO Pro Joystick - Controle estilo arcade para jogar os jogos de luta com excelente precisão. Era quase tão grande quando o próprio console.
Parece mesmo com o controle do Neo Geo AES, não?
Panasonic Dial Up Modem - Foi mostrado em 1994 também na feira japonesa, iria apresentar um serviço parecido com a Sega.NET que se tinha no Mega Drive, para jogos e conteúdo via download, salvando tudo no cartão de memória mostrado anteriormente. Nunca foi lançado.
Provavelmente alguns acessórios ficaram de fora, mas o que mostrei aqui foram os principais, mostrar todos os acessórios lançados seria impossivel... Só fico devendo mesmo uma imagem do modem da AT&T.
Última edição por Usopp em Sex 13 Jul 2012, 22:04, editado 1 vez(es)