RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
Dural
Leinad
Melhor nick da historia!!
lstrindade
Dopefish
9 participantes

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyDragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] Dragon_Crystal_Coverart

Dragon Crystal é um dos poucos RPG´s para o Master System desenvolvido pela Sega, onde você deve sobreviver em um calabouço com 30 andares (o mais longe que cheguei foi ao 26°), sem poder salvar o jogo em momento algum. Cada vez que o jogo é iniciado, o labirinto do calabouço muda, então não existe nenhuma forma de decorar o caminho até o fim do jogo (como em Diablo). O objetivo de cada andar é achar a entrada do próximo andar. O jogo possui um sistema de "neblina", que te obriga a explorar tudo pra saber onde está indo, no mesmo estilo de muitos jogos de estratégia em tempo real, como Starcraft, Age of Empires, etc. Depois que a parte do mapa coberta com a neblina é revelada, você pode ver tudo que se passa lá permanentemente.

Um ponto interessante do jogo é que você precisa comer. Depois de um certo número de passos no labirinto, é consumido um ponto de comida, de um máximo de 99 pontos. Quando a comida acaba, sua vida vai sendo drenada lentamente, até o fim. Não é algo que atrapalha o jogo, pois existe comida suficiente espalhada pelo labirinto, mas vai te obrigar a calcular bem seus passos e não ficar zanzando por ai sem rumo.

Os gráficos são bem simples, e design dos andares se repete bastante, cansando um pouco a visão depois de algum tempo.

Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] Resize.aspx?size=280&target=%2Fimages%2Fgames%2Fmaster+system%2Fdragon-crystal-screenshot-007

Os inimigos do jogo são os padrões de RPG: melecas verdes, escorpiões, magos, monstros bizarros, olhos flutuantes, etc...para lutar, basta segurar o direcional na direção do inimigo que deseja atacar. A batalha se desenvolve por turnos, assim como o jogo todo (cada passo que se dá no labirinto conta como um turno), mas apesar disso é tudo muito dinâmico e dificilmente você ficará entendiado com as batalhas.

O menu do jogo é acionado pressionando o botão 1, e lá você pode trocar sua arma por outra melhor, bem como sua armadura, anéis mágicos, utilizar poções, pergaminhos ou varinhas mágicas. Mas deve-se ter cuidado pois boa parte dos itens são amaldiçoados, e podem te dar bastante dor de cabeça!

Os principais pontos negativos do jogo são a variedade (andares e inimigos repetitivos), a música (até que os temas musicais são bacanas, mas são muito poucos e se repetem, e repetem, e repetem...em vários momentos joguei com a TV no MUTE pois não aguentava mais) e os controles (botão 1 chama e some com o inventário, e botão 2 pega itens no chão ou abre portas, e o botão Pause no console não faz absolutamente nada). Os direcionais são um pouco duros para movimentar o personagem...e pra falar a verdade, a maioria dos jogos no Master System IMPLORAM por um terceiro botão no controle...na minha opinião essa é a grande falha do Master, algo que a Sega deveria ter pensado antes, pois seu concorrente da época, o NES, possuia mais dois botões, o Select e o Start.

Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] Dgcrystl2

Daria nota 7,0 para este jogo, que apesar de ter algumas imperfeições chatas, é um jogo divertido e uma experiência diferente de tudo que vemos por ai. Dragon Crystal foi o jeito que a Sega teve de combater os RPG´s roguelikes que saiam para o NES, devido a política de contratos exclusivos da Nintendo.

Dragon Crystal não foi nem de longe um sucesso de vendas...nem sei como eu acabei por ter esse cartucho comigo, acho que na época tudo que tinha DRAGON no nome me fascinava, e acabei comprando...quando criança não achei que era lá grande coisa (principalmente por que não manjava nada de inglês), mas hoje vejo que realmente é um RPG bem divertido. Não é nenhuma obra-prima, mas vale uma conferida.



Fotos da versão do Game Gear:

Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] Game-gear-dragon-crystal-box-front

Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] Dragon_Crystal_SGG_ScreenShot3

Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] MGDragonCrystal.bmp

Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] Dragon_Crystal_SGG_ScreenShot2



VIDEO-ANÁLISE:




Última edição por Dopefish em Sex 04 Mar 2011, 12:05, editado 1 vez(es)

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Interessante. Me lembrou bastante Golden Axe Warrior e (por tabela) o proprio Zelda. Na epoca, nao conhecia muitos jogos nesse estilo para Master System além dos RPGs classicos como Fantasy Star.

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
lstrindade escreveu:
Interessante. Me lembrou bastante Golden Axe Warrior e (por tabela) o proprio Zelda. Na epoca, nao conhecia muitos jogos nesse estilo para Master System além dos RPGs classicos como Fantasy Star.


Creio que não haviam muitos títulos com esse tipo de abordagem naquela época. Este tipo de RPG era mais comum em PCs, só dar uma pesquisado no google por " RPG roguelikes" e você encontra milhares, porém para PC.

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Tópico atualizado com a video-análise!

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Eu vi a analise. Só acho que você deveria fazer um baguio com roteiro e edições porque tem momentos que você fica claramente sem o que falar, fora que só mostra o começo do jogo e poderia ser mostrado mais fases/itens/chefes... fica ai a crítica construtiva (espero).

No mais, esse vídeo tá mais pra guia para iniciantes que não manjam nada (como eu) do que uma analise propriamente dita... a analise em texto está melhor.

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Sem querer desvirtuar o tópico - muito bom alias - mas...
Como é que chamaram o Dope de nitendista??? Rindo

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Ótimo vídeo fish!
Deu vontade de conhecer .

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Sabe qual jogo me lembrou esse cenário todo verde e com bordas de plantas??

Aztec Adventure... quem lembra desse jogo? ahaha adorava e nunca consegui terminar... era a época dos jogos meio impossíveis de zerar ehehehe!!

Quem não lembrar aqui vai uma foto:
Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] Aztec-adventure-the-golden-road-to-paradise-img1

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Eu vi a analise. Só acho que você deveria fazer um baguio com roteiro e edições porque tem momentos que você fica claramente sem o que falar, fora que só mostra o começo do jogo e poderia ser mostrado mais fases/itens/chefes... fica ai a crítica construtiva (espero).

No mais, esse vídeo tá mais pra guia para iniciantes que não manjam nada (como eu) do que uma analise propriamente dita... a analise em texto está melhor.


não foi construtiva, me senti ofendido e agora mesmo estou acessando o seu pc para desvirtua-lo


PS: acessei seu pc e meu pc explodiu, estou te invadindo do meu chinelo


PS2: @Sério, essa análise eu fiz praticamente no mesmo dia daquela primeira do jurassic park, então tem quase os mesmos erros e pontos a melhorar (e eu concordo com vc)...nas próximas vou seguir suas dicaspra ver como fica Sorriso

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Leinad escreveu:
Sem querer desvirtuar o tópico - muito bom alias - mas...
Como é que chamaram o Dope de nitendista??? Rindo


é um ultraje mesmo

mas na realidade é que a biblioteca que eu mais conheço é a do master...

Dural escreveu:
Ótimo vídeo fish!
Deu vontade de conhecer .


valeu cara, vale a pena conhecer...

MarvoxBrasil escreveu:
Sabe qual jogo me lembrou esse cenário todo verde e com bordas de plantas??

Aztec Adventure... quem lembra desse jogo? ahaha adorava e nunca consegui terminar... era a época dos jogos meio impossíveis de zerar ehehehe!!

Quem não lembrar aqui vai uma foto:
Dragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] Aztec-adventure-the-golden-road-to-paradise-img1


nunca vi na vida...mas lembra um pouco mesmo!


Última edição por Dopefish em Ter 08 Mar 2011, 19:47, editado 1 vez(es)

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
BAPHOMETH

OS BONS ENTENDERÃO

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Dopefish escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Eu vi a analise. Só acho que você deveria fazer um baguio com roteiro e edições porque tem momentos que você fica claramente sem o que falar, fora que só mostra o começo do jogo e poderia ser mostrado mais fases/itens/chefes... fica ai a crítica construtiva (espero).

No mais, esse vídeo tá mais pra guia para iniciantes que não manjam nada (como eu) do que uma analise propriamente dita... a analise em texto está melhor.


não foi construtiva, me senti ofendido e agora mesmo estou acessando o seu pc para desvirtua-lo


PS: acessei seu pc e meu pc explodiu, estou te invadindo do meu chinelo


PS2: @Sério, essa análise eu fiz praticamente no mesmo dia daquela primeira do jurassic park, então tem quase os mesmos erros e pontos a melhorar (e eu concordo com vc)...nas próximas vou seguir suas dicaspra ver como fica Sorriso


Poxa, meu pc agora está só andando com más influencias e não da mais satisfação... acho até que ele está usando drogas depois que você invadiu :(

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
BAPHOMETH

OS BONS ENTENDERÃO


Eu entendi, eu ainda acho essa rom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Video análise ficou filé! parabéns Dope.

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
Boa análise =D

Esse jogo me lembrou bastante o Lufia de game boy, pelas dungeons serem aleatórias e dos inimigos só andarem quando vc se mexe.

descriptionDragon Crystal  (Master System) [Atualizado com Video-Análise!] EmptyRe: Dragon Crystal (Master System) [Atualizado com Video-Análise!]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder