Numa citação do Vault Diary este afirmava, "Visualizar todos os aspetos de um mundo faz-de-conta é uma grande experiência educativa. Num dado dia eu podia aprender sobre múltiplos tópicos, desde design de motores de motas dos anos 50 entre outros. É como escrever e filmar um documentário da National Geographic num mundo realmente sci-fi. Para este trabalho, eu penso que quanto mais se lê sobre uma variedade de temas, melhor equipados vamos estar para criar profundidade e realismo, especialmente num cenário de fantasia."
"O lado fantástico que podemos encontrar em elementos do dia-a-dia pode então ser elaborado e exagerado, criando um ponto de partida sólido. Isto cria muitas vezes uma base fértil para gerar elementos adicionais na história que podem influenciar hábitos, máquinas, e mesmo motivos para as várias personalidades que compõem o mundo."
"Ver a aula de Syd Mead na SF foi uma lição incrivelmente profunda em design. Durante as Q&A eu perguntei-lhe quão longe ele teve de ir no design para o tornar tecnicamente credível. O concelho dele foi para desenhar com a história em mente e tomar consciência desta. Dai eu aprendi que o Sulacco dos Aliens é essencialmente uma arma massiva no espaço com um grande reator nuclear numa ponta, que assenta brilhantemente no tema de Space Marines a explorar um planeta infestado com aliens mortíferos e hostis. Aquela resposta libertou-me da obsessão dos detalhes que divergem em termos de história, e permitiu concentrar-me nos traços largos que impelem a história. A adição de detalhes minuciosos consistentes com a história é o que lhe dá a sua riqueza."
A indústria e o mundo realmente perderam um grande visionário e qualquer que seja o próximo jogo de Fallout ou Oblivion, será um pouco menos brilhante pela falta de Adam Adamowicz.