Bonatti escreveu: A Sony nunca criou nenhum mascote.
Todos esses personagens são de outras empresas.
O Crash e o Jak sã da Naught Dog, que hoje faz Uncharted. melhor empresa da Sony, na minha opinião.
Also, mascote não serve mais para nada hoje em dia.
Uma coisa não exclui outra. A empresa pode continuar procurando novos jogos, novos personagens, sem que com isso, abandone os antigos. Muita gente não quer que a Naghty Dog abandone o Uncharted (eu, por exemplo), por causa de novos games que ela venha a fazer. Dar uma pausa, ok, mas abandonar de vez, como se não valesse nada, não. Com o Crash ela meio que fez isso, e muita gente lamenta (nem falo por mim, já quer não joguei os games dele ainda), e hoje sonha que o personagem volte com força. É só criar um tópico sobre o Crash na seção da Sony e vai ver.
E de uma forma ou de outra, as empresas tem "mascote". Mesmo que não seja um "bichinho bunitinho fofinho", mas tem sempre aquele jogos que representam a empresa/vg perante o público. Nessa gen teve Halo e Gears no 360, Uncharted e GOW na Sony e Mario e Zelda (sempre) na Nintendo. E isso não impediu que outros games fossem feitos e que tenham o destaque merecido.