LuizHB escreveu:
Sabia :tudobem:
Sempre desconfiei disso , serio
Cara, acredite, isso acontece sim, e por uma boa razão.
O dinheiro que o banco empresta para outras pessoas não é do banco. Esse dinheiro é de quem poupa dinheiro no banco. Esse é o simples papel de uma instituição financeira: intermediar o fluxo de dinheiro entre quem poupa e quem pega emprestado. Para isso ganha seu lucro fudêncio, remunerando um pouquinho e cobrando um montão de juros, mas isso é outra história.
Na hora de conceder um empréstimo, além da documentação há a entrevista com o funcionário do banco, o gerente ou quem for de direito. Nessa hora a percepção é muito importante. É papel do funcionário conversar com o cliente, ver a coerência de suas informações, se não é um malandro querendo dar gole (nossa, como tem isso) ou até mesmo uma pessoa que está sendo coagida a pegar um recurso e repassar a terceiros, contra a sua vontade.
Você não imagina a quantidade de velhinhos aposentados que chegam "cercados" pelos parentes para fazer consignado do INSS. Os parentes são tão cara de pau que querem que o dinheiro já seja creditado na conta deles, e não do aposentado (o que é obrigatório pelo INSS). Tenho amigos que já foram gerentes em agência, um deles me contou que, um belo dia, uma senhora, velhinha, cliente antiga, chegou toda esbaforida pra sacar tipo, uns 5 mil reais. Queria pq queria, tava com pressa, o meu amigo desconfiou. Perguntou para que seria o dinheiro, disse que tava com pouco numerário, perguntou, apertou a velhinha até, não teve jeito, ela sacou a grana.
Volta ela e a filha, 2h depois, a velhinha tinha caído no golpe de bilhete de loteria premiado. A filha queria matar o gerente, que provou à filha q tinha tentado evitar o golpe de todas as maneiras. Veja bem, se o gerente tem que ter essa percepção ao liberar um saque, imagine para fazer um empréstimo.