Vou por partes:
A próxima geração teve um avanço incrível nos gráficos, e PlayStation 2, Xbox e GameCube mostraram ao mundo visuais refinados e cada vez mais próximos daqueles que sempre sonhamos. Isso se tornou uma realidade com o lançamento do Xbox 360 e PS3 e suas imagens em alta definição que estão cada vez mais perfeitas. Só que aí vemos os avanços tecnológicos e lançamentos de games como Diablo III e The Elder Scrolls V: Skyrim, que não apresentam um grande salto gráfico se comparados com o que está disponível no mercado, mas que ainda são impressionantes. Estariam as produtoras se acomodando e encontrando um limite?
Aqui eu já achei um erro grotesco, principalmente na parte em negrito. Como o PS360 vai apresentar gráficos melhores se o hardware é o mesmo de 6 anos atrás??? Já tão tirando leite de pedra com o que tão fazendo e pra melhorar, só na próxima geração....
No início da “batalha” entre Sony e Microsoft, tendo PlayStation 3 e Xbox 360 como suas armas, um dos pontos discutidos era sobre a capacidade gráfica dos consoles. Os gráficos são assim tão importantes para termos começado a ignorar outros fatores responsáveis pela experiência de jogar algum título?
"Mais importantes" definitivamente não. Mas quando isso é usado para criar um clima e melhorar experiencia do jogo é sempre muito bem vindo. Um exemplo que eu adoro citar é "Okami" do PS2/Wii, ele não é realista e muito menos ótimo graficamente falando (embora não seja ruim), mas os gráficos dele ajudam muito o jogo a ponto de se tornar uma mistura perfeita com a proposta do jogo. Se Okami fosse feito em 1080p com gráficos ultra-realistas e de ponta nunca ia ficar tão bom como usando um estilo cartunesco.
Essa busca desenfreada por melhores imagens parece estar afetando todo o resto, e talvez por isso exista essa nova onda de jogos que parecem ter sido feitos uma década atrás.
Não joguei L.A Noire para falar, logo passo a parte que diz do jogo. Mas sobre jogos com estilo retro, lembre-se que o garotinho que jogava Mario Bros no seu NES na sala de casa hoje é um pai de família que continua jogando. E esse quando vê um game feito pixelado em 2D bate o saudosismo (e isso nós entendemos já que estamos num forum retro
) e o cara vai no minimo prestar atenção lembrando da infância e de momentos felizes assim como daqui 15 anos é bem capaz de fazerem games com estilo gráfico de PS1, e quem jogou quando criança PS1 vai acontecer a mesma coisa que com os que jogaram NES o que é comum e normal....
Depois de avanços absurdos na qualidade gráfica de jogos nos últimos 20 anos, a nova mentalidade gamer é a de que jogos independentes podem ser melhores que os “normais”. São games relativamente simples, muitas vezes com um visual baseado nos moldes usados antigamente e com foco na história ou sua jogabilidade.
Eu dou outra versão: O game quando é bom não muda se foi feito por um estúdio gigante ou se é indie. Mas hoje com a internet e distribuição digital e com o custo de PCs é muito mais fácil termos acesso aos indie e criarmos games do que antes. 20, 30 anos atrás o cara tinha que estudar muito, procurar uma produtora ou abrir a sua própria empresa, gastar rios de dinheiro pra conseguir um(s) PC(s) bom(s) ou um kit de desenvolvimento pra criar ou distribuir o game. Já hoje o cara num precisa nem sair de casa, existem várias engines prontas e muita gente disposta e com ideias para ajudar, ele trabalha com ou sem auxilio, coloca na internet e se o game for bom já era, todo mundo tem acesso e vai fazer sucesso.
E isso não é "estagnação", é facilidade de acesso que antes a gente não tinha.
Toda nova tecnologia é cara. Isso é um fato que já deve ser de conhecimento de todos. Como esquecer da época de lançamento do PS3 nos EUA, quando ele custava bem mais caro que seu concorrente, Xbox 360? Ou o lançamento do mesmo console no Brasil, que chegou por “meros” R$ 7,9 mil?
Grande parte desse valor elevado nos lançamentos vem do custo para o desenvolvimento de novas placas gráficas e de processamento, criadas para suportar todos os novos gráficos perfeitos que tanto queremos.
E desde quando não foi assim??? Ou o Genesis quando lançado em 89, Snes em 91, N64 em 96, PS2 em 2000 e Xbox em 2001 entre tantos não era o top tecnológico de sua época??? sempre foi assim. O PS2 mesmo chegou a custar aqui 4k no começo e isso na época era equivalente aos 8k do PS3 na época aqui, famoso pega trouxa afobado. Todo console ou chega caro ou vem dando prejuízo para as companhias e vai com o tempo dando retorno com games vendidos até que só o console dê lucro.
Os grandes culpados pelo atual momento dos games somos nós mesmo, os jogadores. Antigamente, um personagem com poucos pixels pulando em tartarugas, em um cenário que utiliza o mesmo desenho para arbustos e nuvens, era o suficiente para divertir e deixar todos maravilhados. Hoje em dia, você tem um jogo com gráficos cinematográficos e pode ter certeza que eles ainda serão criticados.
É uma característica da natureza humana tentar melhorar aquilo que já tem disponível. Isso acontece muito no mundo dos games, no qual, por mais impressionante que o produto pareça, sempre existirão pessoas que acham que ele poderia ser melhor, buscando novas maneiras de criar algo novo. É a velha história do “Antigo é ruim; novo é bom”. Vejam como eram os jogos antigamente e como eles são agora. Em pouco mais de 20 anos, ocorreu um salto tecnológico absurdo que outras mídias não tiveram. O cinema, que continuou o mesmo durante décadas, só agora encontrou um público sedento por mudanças, querendo tecnologias como o 3D ou filmes apresentados em 48 frames por segundo (o normal são 24).
A verdade é que, não importa o que será criado e melhorado, sempre existirá o grupo que estará aí para reclamar. E isso começou a ser notado pelas empresas de video game.
Fãs são sempre uma merda, mas aqui o cara se baseou lendo os comentários do forum UOL num é possível
Volta e meia surgem relatos de produtores falando que novos jogos como os que estão sendo criados só serão possíveis com novos consoles e tecnologias. Pode ser verdade, mas nós alcançamos um ponto em que são poucas coisas que não podem ser feitas com a tecnologia atual.
Caso seja um comentário baseado na realidade, talvez evoluir gráficos somente quando for necessário para as novas criações, e não por ser uma onda do mercado, seja o caminho ideal para criar um equilíbrio entre bons títulos e aceitação do público. Aí teremos mais jogos como Zelda, Mario, Final Fantasy e Metal Gear Solid, que evoluíram junto com os gráficos, mas são lembrados como títulos completos, e não como “jogos belos” e nada mais.
Aqui é o desfecho, mas eu acho que já tá na hora de termos novos consoles já que vale lembrar que estamos falando de hardwares de 6 anos atrás onde os caras tiram leite de pedra. Vai saber o que eles teriam conseguido usando um hardware mais potente.....
No geral, eu discordo desse artigo. Tirando a parte que eu não entendo (que provavelmente o cara manjou também, mas vai saber), o cara ignora alguns fatos em detrimento do "achismo" onde acaba no minimo, e pra ser bem gentil, cometendo injustiças....
Última edição por Melhor nick da historia!! em Seg 07 maio 2012, 05:49, editado 1 vez(es)