RIO — O grupo britânico de bebidas Diageo anunciou nesta segunda-feira a compra da unidade de bebidas destiladas do grupo Ypióca, dona de diversos tipos de cachaça no Brasil, por cerca de R$ 900 milhões (US$ 469 milhões).
Segundo comunicado da empresa britânica, a expectativa é concluir a transação em um mês. O objetivo é aumentar a presença nos emergentes e ganhar mais acesso à classe média brasileira, que, segundo a Diageo, embala o crescimento das marcas mais caras de bebidas alcoólicas.
O atual presidente e sócio-controlador da Ypióca, Everardo Telles, vai permanecer no conselho consultivo da empresa durante um período de transição. Ele é bisneto do fundador, Dario Telles de Menezes, que destilou o primeiro litro de cachaça da marca em 1846.
As cachaças Ypióca renderam cerca de R$ 177 milhões em receita líquida em 2011, segundo dados divulgados pela Diageo. Foram vendidos no período 6,6 milhões de caixas de 9 litros, o que representou 8% de participação de mercado de cachaça no Brasil.
Como só a unidade de destilados foi vendida, Telles ainda é dono de outras divisões do grupo Ypióca, como as marcas de água mineral Naturaguá e Prime, um complexo turístico (Y-park), fábricas de papel e embalagens, e ativos de agropecuária.
“Estou muito satisfeito por ter concluído essa transação com a Diageo. Ela garante a trajetória da Ypióca rumo a um crescimento sustentado e fortes investimentos, bem com a um potencial aumento das exportações”, declarou em comunicado
A Diageo, fabricante do whisky Johnnie Walker e da vodka Smirnoff, mantém planos de ter metade das suas vendas em mercados emergentes até 2015.
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