Sega Dreamcast (Japonês: ドリームキャスト; os codinomes foram "Blackbelt", "Dural" e "Katana" durante o seu desenvolvimento) foi o último console de videogames da Sega e o sucessor do Sega Saturn. Com o objetivo de recuperar o mercado dos consoles com um sistema de sexta geração, foi criada por forma a bater tecnologicamente o PlayStation da Sony e a Nintendo 64. Era a console mais avançado de sua época e o mais completo de sua geração.Mesmo tendo sido considerada um console que se encontrava "bastante à frente do seu tempo" (foi lançado 15 meses antes do PlayStation 2 e três anos antes do GameCube e do Xbox), ela falhou em ganhar "força" suficiente antes do lançamento do PlayStation 2 em Março de 2000.
História
O desenvolvimento do Dreamcast iniciou-se pela produção de dois projetos diferentes: O projeto Black Belt foi desenvolvido pela Sega americana em conjunto com a 3Dfx, enquanto a Sega Japonesa desenvolveu o projeto Dural em conjunto com a NEC e a Hitachi. No final o projeto Dural acabou sendo escolhido, o que levou o time de desenvolvimento do Black Belt a se desligar da SEGA. Posteriormente, o projeto Dural foi renomeado Katana, até finalmente receber seu nome definitivo: Dreamcast (Elenco dos Sonhos).
O lançamento do Dreamcast no Japão em 27/11/1998 foi um sucesso, esgotando as 150.000 unidades disponíveis em um único dia. Nos Estados Unidos da América o Dreamcast bateu o recorde de vendas de todos os consoles até hoje, com 500.000 unidades só na data de lançamento, em 9/9/1999. No Brasil o aparelho foi lançado pela Tec Toy em outubro de 1999.
Diversas empresas desenvolveram jogos para o Dreamcast. Houve inclusive o apoio da Microsoft, que desenvolveu para o Dreamcast um kit de desenvolvimento baseado no Windows CE, que permitia portar jogos da plataforma PC para o console com mais velocidade e facilidade.
Em março de 2002 a SEGA anunciou uma mudança de planos, onde estaria desenvolvendo jogos para os outros videogames disponíveis no mercado. Com isso o Dreamcast estava sendo oficialmente descontinuado. Apesar da boa participação no mercado americano e europeu, a forte concorrência do Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuízo aliado às baixas vendas no mercado japonês ajudaram para que isso acontecesse, pois também os novos videogames tinham um processador mais potente e usaram o novo tipo de disco de mídia, o DVD.
Nos meses que se seguiram, diversos jogos em desenvolvimento tanto pela SEGA quanto por outras empresas foram cancelados. Desenvolvimento de novos jogos ainda acontecem - apesar de raros, e se restringe ao mercado japonês.
Hoje em dia existe uma forte comunidade de desenvolvimento caseiro para o Dreamcast. Utilizando um Kit de desenvolvimento também caseiro, chamado KallistiOS, estão sendo desenvolvidos diversos jogos, emuladores e aplicações que dão um sobrevida ao console.
Slogan
Não custa nada jogar, por que não jogamos juntos?........... Dreamcast"
"It doesn't cost nothing to play so why don't we play together?........... Dreamcast"
Este Slogan foi usado em alguns países da Europa como por exemplo na Espanha.
Além deste Slogan havia outro que foi fortemente usado nos EUA: Dreamcast "IT`S THINKING!
Características
O Dreamcast vinha equipado de um modem, que permitia o acesso à Internet através de um navegador desenvolvido especificamente para ele. Também foram lançados diversos jogos que permitiam partidas online. No Japão ainda foram lançados diversos jogos que possibilitavam a conexão com servidores regionais, permitindo partidas online dentro de redes específicamente criadas para aqueles jogos. No resto do mundo, todos os jogos online utilizavam exclusivamente a Internet. Ainda no Japão, diversos serviços online foram criados, como vídeo conferência e o download de músicas para karaokê, e através do navegador de internet era possível conversar via Internet utilizando um microfone conectado ao controle do videogame.
O Dreamcast utiliza um formato especial de CD-ROM desenvolvido pela Yamaha especialmente para a SEGA, chamado GD-ROM. Com capacidade de 1 Gigabyte, o formato parecia ser a prova de pirataria, até que em em junho de 2000 um grupo hacker chamado Utopia disponibilizou a imagem de um CD de boot, que permitia que o Dreamcast executasse jogos rodando em um simples CD-R. Isso era possível devido ao Dreamcast também suportar o formato Mil-CD, permitindo que um CD-R nesse formato fosse executado no console sem problema algum.Os Dreamcast fabricados após outubro de 2001 não possuem mais suporte ao formato Mil-CD, mas àquela altura milhões de unidades no mercado já haviam sido vendidas.
Um GD-ROM possui duas seções de dados: a primeira pode ser lida em drives de CD-ROM de computadores e que normalmente continham alguns bônus do jogo (papéis de parede, informações), enquanto a segunda contém os dados do jogo em sí, e só é acessado pelo Dreamcast.
Os jogos são codificados para funcionarem apenas nos aparelhos de sua própria região. Isso significa que jogos lançados em uma região não funcionará em aparelhos de outras regiões. As regiões disponíveis são: Japão, Estados Unidos da América (que inclui o Brasil) e Europa.
Acessórios
* Visual Memory Unit/Visual Memory System (VMU/VMS): dispositivo de armazenamento que se conectava ao controle, utilizado para salvar informações dos jogos. Possui uma tela monocromática e botões de operação para que seja possível a execução de jogos simples (desenvolvidos especialmente para ele) e o gerenciamento das informações armazenadas. Pode-se efetuar a conexão entre dois para a troca de informações. Contém 128 KiB (200 blocos de 512 bytes cada).
* Dreamcast Mouse: dispositivo apontador utilizado em alguns jogos.
* Dreamcast Keyboard: teclado usado em alguns jogos e no navegador para Internet.
* Dreamcast Fishing Rod: vara de pescar utilizado em jogos de pescaria.
* Dreamcast Arcade Stick: controle do tipo arcade.
* Jump Pack/PuruPuru Pack: dispositivo que conectado ao controle, emite vibrações em consequência dos eventos dos jogos.
* Broadband Adapter: adaptador de banda larga, dispositivo que pode ser conectado no lugar do modem, permitindo a conexão com ADSL e LAN em alguns jogos e algumas versões do navegador para Internet.
* Controle Dance Dance Revolution: tapete para jogos de dança (produto oficial lançado pela Konami).
* Controle Densha De Go!: controle para simulador de trens.
* Controle Pop N' Music: controle para o jogo Pop N' Music (produto oficial lançado pela Konami).
* Dream Karaoke: dispositivo para karaokê. Lançado somente no Japão.
* Dreameye: dispositivo para Videoconferências via Internet lançado em 2000 , grava pequenos vídeos e tira fotos com incríveis 3 mega pixels (aprox. 2048px por 1536px), (uma camera poderosa para o ano 2000) Lançado somente no Japão.
* Light Gun: Arma compatível com VMU e Jump Pack, para jogos de tiro no estilo "The House of The Dead 2"
* SVGA Box: Acessório que permilte conectar o Dreamcast em um monitor de PC, TV de LCD ou plasma. A imagem fica mais nítida, graças ao modo Progressive Scan dos monitores e a sua maior resolução.
* Zip drive: A Sega pretendia fazer acordo com a Iomega para que ela desenvolvesse uma interface capaz de conectar seus Zip drives ao Dreamcast, assim seria possível gravar dados da Internet ou dos jogos do console em discos de 100 MB, mas a idéia acabou sendo seguidamente adiada, e terminou com o fim do Dreamcast em 2002.
Especificações
* Processador: Hitachi SuperH4 (SH4) de 64 bits a 200/240Mhz.
* Memória: 26 Megabytes (16MB DDR de memória principal do sistema, 8MB DDR para vídeo e 4MB para o sistema de som).
* Áudio: Processador de som Yamaha de 64 canais (45 MHz).
* Gráficos: GPU NEC PowerVR Series II - 128 bits, 100 MHz e 8MB de memória DDR, capacidade de 7 milhões de polígonos/segundo(hexagonais), em média 45 milhões de Triângulo/segundo. Com suporte à diversos efeitos gráficos como trilinear filtering, gouraud shading, z-buffering, anti-aliasing and bump mapping.
* Taxa de preenchimento de pixels: 100-300 Mpixel.
* Sistema operacional Windows CE customizado e API DirectX próprio.
* Compatível com MP3 (usando programa de player específico), vídeos mpeg e mpeg2 e DiVX (também usando players específicos).
* Drive de CD-ROM: Yamaha 12x GD-ROM drive.
* Portas: 4 portas para controles, teclado, mouse e outros dispositivos e uma porta serial e uma de expansão.
* Comunicação: Modem (EUA/Japão: 56Kbps, Europa: 33.6Kbps, vendido separadamente em alguns países) e Broadband adapter padrão ethernet 10/100 mbps para conexão em rede de computadores e ADSL. (também vendido separadamente)
* Peso: 1,9 kg.
* Devido ao seu Processador Yamaha de som possuir 64 canais o Dreamcast possui uma qualidade de som incrivel.
* Mídia: GD-ROM com até 1,2GB de capacidade, também compatível com CD-ROM e CD-R de diversos formatos de gravação (suporta discos gravados em overburn mode).
No Brasil
O Dreamcast teve sucesso razoável, apesar do alto preço, chegando a 20.000 unidades após 10 meses [1]. A Tec Toy não o importa desde 2006, quando foi retirado de linha no Japão. Em 2006 revelaram seus jogos mais vendidos no Brasil:
1. Sonic Adventure
2. Sonic Adventure 2
3. Blue Stinger
4. Monaco Grand Prix
5. Tomb Raider: The Last Revelation
6. The King of Fighters Dream Match '99
7. Hydro Thunder
8. Resident Evil Code: Veronica
9. Virtua Striker 2
10. Sega Rally II
Jogos
Em sua curta vida, o Dreamcast recebeu cerca de 350 jogos (nos EUA). Além de jogos feitos pela própria Sega (Sonic Adventure, Shenmue, Skies of Arcadia), houve certo apoio de empresas externas (Dead or Alive 2, da Tecmo, Soul Calibur da Namco, as séries Resident Evil, Power Stone e Street Fighter da Capcom), embora algumas como Electronic Arts e Square não tenham colaborado. Por ter jogos de destaque nos diversos gêneros, o Dreamcast ainda possui um bom número de fãs. No Japão, estima-se que o Dreamcast possua mais de 800 jogos lançados, e ainda em 2010 há jogos de pequenas empresas a serem lançados oficialmente.
Embora o Dreamcast não tivesse nenhum dos jogos populares da EA esportes, devido na parte às perdas da EA com o Sega Saturno, títulos de esportes da Sega ajudaram a preencher esse vácuo. A maior competição entre os jogos de esportes entre Sega e EA nos ESTADOS UNIDOS era seus jogos de football americano isto é, NFL 2K1 contra. Madden NFL 2001. Ambos os jogos foram altamente consagrados, NFL 2K1 que tem a vantagem de se jogar em rede e madden NFL 2001 que tem uma ótima qualidade gráfica. NFL 2K1 vendeu na época aproximadamente 410.000 cópias a mais que madden NFL 2001.
Dentre os títulos que mais fizeram sucesso em partidas online, destacam-se Quake III Arena, aonde era possível a interação entre usuários de PC e de Dreamcast, Bomberman e Phantasy Star Online.
No Brasil, os jogos que para o console que mais se destacaram foram Sonic Adventure, Resident Evil Code: Veronica, Shenmue, Marvel VS Capcom 2, Capcom VS SNK e Quake III Arena.
História
O desenvolvimento do Dreamcast iniciou-se pela produção de dois projetos diferentes: O projeto Black Belt foi desenvolvido pela Sega americana em conjunto com a 3Dfx, enquanto a Sega Japonesa desenvolveu o projeto Dural em conjunto com a NEC e a Hitachi. No final o projeto Dural acabou sendo escolhido, o que levou o time de desenvolvimento do Black Belt a se desligar da SEGA. Posteriormente, o projeto Dural foi renomeado Katana, até finalmente receber seu nome definitivo: Dreamcast (Elenco dos Sonhos).
O lançamento do Dreamcast no Japão em 27/11/1998 foi um sucesso, esgotando as 150.000 unidades disponíveis em um único dia. Nos Estados Unidos da América o Dreamcast bateu o recorde de vendas de todos os consoles até hoje, com 500.000 unidades só na data de lançamento, em 9/9/1999. No Brasil o aparelho foi lançado pela Tec Toy em outubro de 1999.
Diversas empresas desenvolveram jogos para o Dreamcast. Houve inclusive o apoio da Microsoft, que desenvolveu para o Dreamcast um kit de desenvolvimento baseado no Windows CE, que permitia portar jogos da plataforma PC para o console com mais velocidade e facilidade.
Em março de 2002 a SEGA anunciou uma mudança de planos, onde estaria desenvolvendo jogos para os outros videogames disponíveis no mercado. Com isso o Dreamcast estava sendo oficialmente descontinuado. Apesar da boa participação no mercado americano e europeu, a forte concorrência do Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuízo aliado às baixas vendas no mercado japonês ajudaram para que isso acontecesse, pois também os novos videogames tinham um processador mais potente e usaram o novo tipo de disco de mídia, o DVD.
Nos meses que se seguiram, diversos jogos em desenvolvimento tanto pela SEGA quanto por outras empresas foram cancelados. Desenvolvimento de novos jogos ainda acontecem - apesar de raros, e se restringe ao mercado japonês.
Hoje em dia existe uma forte comunidade de desenvolvimento caseiro para o Dreamcast. Utilizando um Kit de desenvolvimento também caseiro, chamado KallistiOS, estão sendo desenvolvidos diversos jogos, emuladores e aplicações que dão um sobrevida ao console.
Slogan
Não custa nada jogar, por que não jogamos juntos?........... Dreamcast"
"It doesn't cost nothing to play so why don't we play together?........... Dreamcast"
Este Slogan foi usado em alguns países da Europa como por exemplo na Espanha.
Além deste Slogan havia outro que foi fortemente usado nos EUA: Dreamcast "IT`S THINKING!
Características
O Dreamcast vinha equipado de um modem, que permitia o acesso à Internet através de um navegador desenvolvido especificamente para ele. Também foram lançados diversos jogos que permitiam partidas online. No Japão ainda foram lançados diversos jogos que possibilitavam a conexão com servidores regionais, permitindo partidas online dentro de redes específicamente criadas para aqueles jogos. No resto do mundo, todos os jogos online utilizavam exclusivamente a Internet. Ainda no Japão, diversos serviços online foram criados, como vídeo conferência e o download de músicas para karaokê, e através do navegador de internet era possível conversar via Internet utilizando um microfone conectado ao controle do videogame.
O Dreamcast utiliza um formato especial de CD-ROM desenvolvido pela Yamaha especialmente para a SEGA, chamado GD-ROM. Com capacidade de 1 Gigabyte, o formato parecia ser a prova de pirataria, até que em em junho de 2000 um grupo hacker chamado Utopia disponibilizou a imagem de um CD de boot, que permitia que o Dreamcast executasse jogos rodando em um simples CD-R. Isso era possível devido ao Dreamcast também suportar o formato Mil-CD, permitindo que um CD-R nesse formato fosse executado no console sem problema algum.Os Dreamcast fabricados após outubro de 2001 não possuem mais suporte ao formato Mil-CD, mas àquela altura milhões de unidades no mercado já haviam sido vendidas.
Um GD-ROM possui duas seções de dados: a primeira pode ser lida em drives de CD-ROM de computadores e que normalmente continham alguns bônus do jogo (papéis de parede, informações), enquanto a segunda contém os dados do jogo em sí, e só é acessado pelo Dreamcast.
Os jogos são codificados para funcionarem apenas nos aparelhos de sua própria região. Isso significa que jogos lançados em uma região não funcionará em aparelhos de outras regiões. As regiões disponíveis são: Japão, Estados Unidos da América (que inclui o Brasil) e Europa.
Acessórios
* Visual Memory Unit/Visual Memory System (VMU/VMS): dispositivo de armazenamento que se conectava ao controle, utilizado para salvar informações dos jogos. Possui uma tela monocromática e botões de operação para que seja possível a execução de jogos simples (desenvolvidos especialmente para ele) e o gerenciamento das informações armazenadas. Pode-se efetuar a conexão entre dois para a troca de informações. Contém 128 KiB (200 blocos de 512 bytes cada).
* Dreamcast Mouse: dispositivo apontador utilizado em alguns jogos.
* Dreamcast Keyboard: teclado usado em alguns jogos e no navegador para Internet.
* Dreamcast Fishing Rod: vara de pescar utilizado em jogos de pescaria.
* Dreamcast Arcade Stick: controle do tipo arcade.
* Jump Pack/PuruPuru Pack: dispositivo que conectado ao controle, emite vibrações em consequência dos eventos dos jogos.
* Broadband Adapter: adaptador de banda larga, dispositivo que pode ser conectado no lugar do modem, permitindo a conexão com ADSL e LAN em alguns jogos e algumas versões do navegador para Internet.
* Controle Dance Dance Revolution: tapete para jogos de dança (produto oficial lançado pela Konami).
* Controle Densha De Go!: controle para simulador de trens.
* Controle Pop N' Music: controle para o jogo Pop N' Music (produto oficial lançado pela Konami).
* Dream Karaoke: dispositivo para karaokê. Lançado somente no Japão.
* Dreameye: dispositivo para Videoconferências via Internet lançado em 2000 , grava pequenos vídeos e tira fotos com incríveis 3 mega pixels (aprox. 2048px por 1536px), (uma camera poderosa para o ano 2000) Lançado somente no Japão.
* Light Gun: Arma compatível com VMU e Jump Pack, para jogos de tiro no estilo "The House of The Dead 2"
* SVGA Box: Acessório que permilte conectar o Dreamcast em um monitor de PC, TV de LCD ou plasma. A imagem fica mais nítida, graças ao modo Progressive Scan dos monitores e a sua maior resolução.
* Zip drive: A Sega pretendia fazer acordo com a Iomega para que ela desenvolvesse uma interface capaz de conectar seus Zip drives ao Dreamcast, assim seria possível gravar dados da Internet ou dos jogos do console em discos de 100 MB, mas a idéia acabou sendo seguidamente adiada, e terminou com o fim do Dreamcast em 2002.
Especificações
* Processador: Hitachi SuperH4 (SH4) de 64 bits a 200/240Mhz.
* Memória: 26 Megabytes (16MB DDR de memória principal do sistema, 8MB DDR para vídeo e 4MB para o sistema de som).
* Áudio: Processador de som Yamaha de 64 canais (45 MHz).
* Gráficos: GPU NEC PowerVR Series II - 128 bits, 100 MHz e 8MB de memória DDR, capacidade de 7 milhões de polígonos/segundo(hexagonais), em média 45 milhões de Triângulo/segundo. Com suporte à diversos efeitos gráficos como trilinear filtering, gouraud shading, z-buffering, anti-aliasing and bump mapping.
* Taxa de preenchimento de pixels: 100-300 Mpixel.
* Sistema operacional Windows CE customizado e API DirectX próprio.
* Compatível com MP3 (usando programa de player específico), vídeos mpeg e mpeg2 e DiVX (também usando players específicos).
* Drive de CD-ROM: Yamaha 12x GD-ROM drive.
* Portas: 4 portas para controles, teclado, mouse e outros dispositivos e uma porta serial e uma de expansão.
* Comunicação: Modem (EUA/Japão: 56Kbps, Europa: 33.6Kbps, vendido separadamente em alguns países) e Broadband adapter padrão ethernet 10/100 mbps para conexão em rede de computadores e ADSL. (também vendido separadamente)
* Peso: 1,9 kg.
* Devido ao seu Processador Yamaha de som possuir 64 canais o Dreamcast possui uma qualidade de som incrivel.
* Mídia: GD-ROM com até 1,2GB de capacidade, também compatível com CD-ROM e CD-R de diversos formatos de gravação (suporta discos gravados em overburn mode).
No Brasil
O Dreamcast teve sucesso razoável, apesar do alto preço, chegando a 20.000 unidades após 10 meses [1]. A Tec Toy não o importa desde 2006, quando foi retirado de linha no Japão. Em 2006 revelaram seus jogos mais vendidos no Brasil:
1. Sonic Adventure
2. Sonic Adventure 2
3. Blue Stinger
4. Monaco Grand Prix
5. Tomb Raider: The Last Revelation
6. The King of Fighters Dream Match '99
7. Hydro Thunder
8. Resident Evil Code: Veronica
9. Virtua Striker 2
10. Sega Rally II
Jogos
Em sua curta vida, o Dreamcast recebeu cerca de 350 jogos (nos EUA). Além de jogos feitos pela própria Sega (Sonic Adventure, Shenmue, Skies of Arcadia), houve certo apoio de empresas externas (Dead or Alive 2, da Tecmo, Soul Calibur da Namco, as séries Resident Evil, Power Stone e Street Fighter da Capcom), embora algumas como Electronic Arts e Square não tenham colaborado. Por ter jogos de destaque nos diversos gêneros, o Dreamcast ainda possui um bom número de fãs. No Japão, estima-se que o Dreamcast possua mais de 800 jogos lançados, e ainda em 2010 há jogos de pequenas empresas a serem lançados oficialmente.
Embora o Dreamcast não tivesse nenhum dos jogos populares da EA esportes, devido na parte às perdas da EA com o Sega Saturno, títulos de esportes da Sega ajudaram a preencher esse vácuo. A maior competição entre os jogos de esportes entre Sega e EA nos ESTADOS UNIDOS era seus jogos de football americano isto é, NFL 2K1 contra. Madden NFL 2001. Ambos os jogos foram altamente consagrados, NFL 2K1 que tem a vantagem de se jogar em rede e madden NFL 2001 que tem uma ótima qualidade gráfica. NFL 2K1 vendeu na época aproximadamente 410.000 cópias a mais que madden NFL 2001.
Dentre os títulos que mais fizeram sucesso em partidas online, destacam-se Quake III Arena, aonde era possível a interação entre usuários de PC e de Dreamcast, Bomberman e Phantasy Star Online.
No Brasil, os jogos que para o console que mais se destacaram foram Sonic Adventure, Resident Evil Code: Veronica, Shenmue, Marvel VS Capcom 2, Capcom VS SNK e Quake III Arena.