DEAD SPACE
Sem suporte a legendas/dublagem em PT-BR.
Um jogador
Compatibilidade total com controle
Disponível para PC, Xbox360 e PS3, lançado em outubro de 2008, vendeu mais de 2 milhões de copias. Produzido pela EA Redwood Shores.
Em 2507, o planeta Terra já está escasso de matérias primas, e a humanidade começa a explorar outros planetas. Ao explorar o planeta Aegis VII, a nave Ishimura tem problemas e manda um pedido de ajuda antes de cortar comunicação.
Isaac Clarke está entre os membros da equipe de ajuda voluntariamente, para se encontrar com sua namorada Nicole. Mas ele acaba encontrando a Ishimura destruída, repleta de corpos e monstros Necromorphs - cadáveres mutantes e ressuscitados por um vírus alien, além de se envolver com a religião Unitology e um misterioso artefato monumento, o Marker.
O jogo é basicamente um shooter em terceira pessoa. Durante o jogo, você pode evoluir suas armas e a armadura, bem como encontra novas armas. Há pontos específicos para salvar o jogo, mas também existem checkpoints.
A jogabilidade é bem rica. Cada arma tem duas maneiras de serem usadas, Isaac pode socar os inimigos, pisar neles (ou para abrir caixas de itens), pode usar uma "telecinese" para atacar inimigos ou resolver quebra cabeças, e um raio "câmera lenta", também para realizar puzzles e auxiliar nos combates. Tanto a telecinese quanto a stasis podem ser usadas de maneira a deixar o jogo profundamente estratégico para um shooter. O jogo tem um menu em tempo real, nada de ficar mexendo calmamente com itens enquanto os inimigos esperam.
A parte sonora é ótima, grande parte do suspense do jogo vem das ótimas dublagens e efeitos sonoros, como os monstros andando por dentro das paredes da nave. A música também acompanha momentos de tensão, ou até some quando for para te deixar com mais suspense ainda.
Os gráficos se destacam, estando acima da média, com cenários cheio de detalhes e objetos. Outro ponto forte do jogo é a HUD discreta: a energia e a carga de stasis aparecem nas costas da armadura, sem poluir ou obstruir a tela, alem de dar uma maior imersão. Outra parte importante é a física realista, fazendo com que os cadáveres, principalmente, se movimentem de maneira muito realista.
Outro aspecto interessante é a enorme quantidade de mortes possíveis no jogo. Quando um inimigo te vence, acontece uma animação, muitas delas bem cruéis, dando um toque bem maior de terror ao jogo. Cada inimigo tem sua animação.
Em alguns momentos do jogo, Isaac vai lidar com gravidade zero, e também com a falta de oxigênio.
RESUMO DA HISTÓRIA + explicações + spoilers:
Spoiler :
Nicole estava morta desde o começo. Ela se matou quando a coisa ficou feia na nave. O próprio jogo "spoila" isso discretamente, basta pegar as iniciais de cada capítulo do jogo e a frase NICOLE IS DEAD é formada. O marker é um artefato alienígena encontrado na Terra, mas que foi reconstruído em Aegis VII para ter seus efeitos estudados. O contato de um mero fragmento dele com um ser humano pode gerar enormes distúrbios e alucinações. A Unitology, ao invés de explorar o planeta Aegis, quis resgatar o Mark, causando histeria e alucinações nos humanos da base e da nave, fazendo que todos acabassem matando uns aos outros. O mark possui encriptado o código genético de um virus alien, que transforma os cadáveres em necromorfos. A Unitology acredita que a humanidade foi criada por aliens, e que todos os seres vivos se tornarão um só. O marker manipulava a mente de Isaac, fazendo ele achar que Nicole estava viva, para que ele acabasse devolvendo o mark ao planeta Aegis. Isaac acaba travando uma batalha contra a criatura Hive Mind, capaz de controlar os necromorphs. Isaac vence o Hive Mind e foge de Aegis, mas já sofrendo alucinações.
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DEAD SPACE 2
Sem suporte a legendas/dublagem em PT-BR.
Um jogador
Multijogador
Compatibilidade parcial com controle
Desenvolvido pela Visceral Games, distribuido pela EA. Lançado em janeiro de 2011 para PC, Xbox360 e PS3.
A história começa na estação espacial Sprawl, em uma das luas de Saturno, três anos após os acontecimentos de DS1. Isaac está internado no manicômio de lá, e não está com a saúde mental boa, sofrendo de distúrbios e alucinações, após ser encontrado à deriva no espaço perto do planeta Aegis VII. Logo a estação começa a sofrer uma invasão de necromorphs, e Isaac acaba tendo que reviver seu pesadelo. Um dos sobreviventes é Nolan Stross, que assim como Isaac, teve muito contato com o Marker e está com danos psicológicos.
A parte gráfica recebeu pequenas melhorias. Nada muito absurdo, mas perceptível. O som mantém o excelente nível de DS1.
A narrativa é mais rápida e bem feita, não há loadings entre as fases, que são praticamente emendadas e ininterruptas. A história está muito melhor conduzida que no primeiro jogo, de maneira bem frenética. Isaac está muito mais interessante que no primeiro jogo também. O terror e cenas cruéis continuam, impossível ignorar a cena da creche. Ponto extremamente notável é que Isaac fala - e muito - nessa continuacao.
A mistura de tiros com quebra cabeças se manteve. Destaque para inimigos imortais, perto do fim do jogo, que, diferente do primeiro jogo, realmente não morrem, e devem ser lidados com bastante raciocínio. Existe também um modo multiplayer, sem muita relevância: basicamente um mata mata entre humanos e mutantes - cada mutante com suas particularidades - não muito inspirado, porém nem de todo mal.
A jogabilidade é praticamente a mesma, com destaque ao novo modo de gravidade zero, onde é possível voar. Existem novos inimigos, com estratégias diferentes para serem derrotados.
As armas antigas voltaram, algumas com mudanças, e há armas novas.
Destaque para os upgrades nas armaduras, que não são meros detalhes acrescentados, mas sim armaduras totalmente distintas umas das outras.
Segundo a EA, vendeu 2 milhões apenas na primeira semana de lançamento.
RESUMO DA HISTÓRIA + explicações + spoilers:
Spoiler :
Tiedmann, o administrador da Sprawl, fez Isaac e Stross construirem um mark lá. Os marks deixam sinais no cérebro acessíveis pelo nervo ótico da vítima. Stross passou por uma experiencia similar, como vemos na animação DEAD SPACE AFTERMATH. Ambos foram afetados, mas Stross ficou muito mais louco que Isaac. A Unitology quer realizar a "convergência", um evento envolvendo o mark e os necromorphs. Mais uma vez, a Nicole era o mark manipulando Isaac. Isaac destrói o mark, mata Tiedemann e ainda consegue tirar os sinais aliens de seu cérebro.
Ao fim dos créditos, um dos chefes da Unitology recebe a informação de que o marker 12 foi destruído, e ele manda resgatarem os destroços - dando a entender que existem outros vários markers construídos
Ao fim dos créditos, um dos chefes da Unitology recebe a informação de que o marker 12 foi destruído, e ele manda resgatarem os destroços - dando a entender que existem outros vários markers construídos
Última edição por Antonio Neto em Seg 04 maio 2015, 12:09, editado 14 vez(es)