Mais um dia, mais um pedido por um remake de Final Fantasy VII. O jogo foi lançado originalmente em 1997, e as pessoas ainda querem ver uma nova versão. Pelo menos desde 2005.
Em uma reunião de acionistas da Square Enix em Tóquio, o presidente da empresa, Yoichi Wada, recebeu uma pergunta sobre essa possibilidade de recriar a história de Cloud. Ele respondeu que, mesmo dentro da empresa, existem várias discussões a esse respeito, e que os desenvolvedores que trabalharam no projeto original ficam felizes de o jogo ainda ser tão popular.
Continuando, Wada disse que é difícil gerenciar a marca Final Fantasy, e que a Square Enix sente que não criou um jogo dessa série que supere FF VII. Portanto, acrescentou o presidente, se a empresa fosse refazer Final Fantasy VII hoje, isso significaria o fim de Final Fantasy.
O motivo é que a Square estaria fazendo – ou refazendo – um Final Fantasy que é melhor que o FF VII original. Então, ao não fazer esse remake, a Square Enix está se forçando a criar algo melhor que FF VII.
Isso corrobora o que o Tetsuya Nomura havia dito ainda este ano – mais especificamente, que “novos Final Fantasy têm prioridade sobre um remake de FF VII”. Segundo Nomura, o objetivo era fazer um jogo que fosse igual ou que pudesse superar o RPG do PlayStation.
Os comentários de Wada sobre o assunto são diferentes do que ele deu em 2010. Na ocasião, ele disse: “Atualmente não temos uma direção clara, mas muitos fãs pediram que refizéssemos Final Fantasy VII. Vamos explorar a possibilidade – se vamos ou não fazer e para qual plataforma”.
Considere, então, que a possibilidade foi estudada mas descartada por enquanto. Mas de vez em quando eu imagino se existe um novo Final Fantasy VII escondido nos porões da Square Enix, protegido por um vidro com os dizeres “QUEBRE EM CASO DE EMERGÊNCIA”.
Mas Wada está certo. Se a Square Enix refizesse Final Fantasy VII, a marca estaria acabada. O que as pessoas querem de Final Fantasy é ou um remake de FF VII ou algo melhor que FF VII. Quando as pessoas conseguem o que querem, elas vão embora. E se o remake não for tão bom quanto elas esperam que seja (ainda mais na situação atual a empresa), todo mundo vai reclamar e chorar e fazer petições. De qualquer forma, a série estaria morta e enterrada.
KotakuBr