Introdução:
Mega Man: The Wily Wars ( RockMan: Mega World no Japão ) é um dos títulos que passaram despercebidos no Mega Drive e é o único game do azulzinho no console 16 bits da Sega , que só é notado por quem realmente conhece sobre jogos antigos . Trata-se de uma coletânea remixada dos 3 primeiros jogos de NES e de maior sucesso do RockMan , com um mini-game destravável ao concluir todos eles . O maior problema de seu sucesso foi sua distribuição , também pudera , em 1994 MMWW foi disponibilizado apenas em território europeu e nipônico , enquanto os norte-americanos possuíam o jogo no extinto serviço online Sega Channel .
Hoje em dia é praticamente impossível encontrá-lo , virando peça de colecionador ; nem mesmo em lojas japonesas de antiguidades “gamísticas” se acha este jogo , somente por emulação . No entanto , emulando este game surge um pequeno acaso : Você não conseguirá acessar o extra , pois só funcionará com a bateria do cartucho , no caso é recomendável usar um save para acessar esta parte quando concluir a trilogia .
No review me focarei mais nos contrastes pequenos , mas perceptíveis para alguns feitos em Wily Wars , deixando de lado a trama que todos já sabem de cor e salteado que tem a única adição em enfrentar robôs da unidade Genesis no final . Ficará para uma próxima os MMs de NES .
Jogabilidade :
É normal que além das melhorias gráficas acompanhem certas correções e algumas perdas . Umas das primeiras modificações é a dificuldade .
Cut Man por exemplo não é mais fraco quando atingido pela Mega Buster . Em Mega Man 2 foi adotado o padrão japonês ( modo Hard americano ) em que alguns inimigos se tornam um pouco mais difíceis , tipo as conchas do estágio do Bubble Man ou aquele monte de latas empilhadas , que se espalham quando se acerta os olhos , sem falar que os bosses ficam bem resistentes , especialmente Quick Man , que ficou infernal após possuir uma life em que é preciso causar danos dobrados para destruí-lo .
Junto disso veio outras correções :
-Não se tem mais o truque de MM3 que consiste em pausar no momento exato do tiro usando o teleporte . Incluindo a remoção de inúmeras falhas que existiam na versão do NES ( Inimigos piscando , certas quedas em velocidade . )
-Rush Marine não pula mais da água .
-Os E-Tanks em MM2 ao dar Game Over sumiam , nesta nova versão
continuam .
-Não existem mais passwords , foram trocados por datas graváveis .
Quanto aos movimentos , Mega Man as vezes é um pouco pesado e de vez em quando não responde ao comando de pular e infelizmente os slowdowns não abandonaram essa coleção , “migraram” para outros lugares . ( Na luta contra Yellow Devil é até possível se aproveitar da lentidão para esquivar do chefe ) , em contrapartida a velocidade não se tem do que reclamar , um dos melhores atributos do Mega Drive .
Gráficos :
A qualidade é impecável , tudo ficou mais suavizado graças a superioridade gráfica do MD , que deixou mais arredondado os sprites . As fases ficaram mais detalhadas , o background em certas partes são animados , as cores mais vivas e maiores efeitos foram criados . Alguns estágios que achei excelentes foram do Fire Man mostrando os rios de lava e o calor intensificado ao fundo , a luminosidade das paredes do Flash Man e os peões atrás na área do Top Man .
Logo na abertura tem uma animação , que seria boa se o dr. Light não lembrasse tanto o Zacarias de tantas caras e bocas que faz na hora de mostrar no quadro as plantas do azulão ( até que dá pra esquecer essa parte ) , seqüenciando um apagão no laboratório onde toda a corja do Dr. Wily aparece com outros companheiros de Mega Man .
Vale lembrar que nas telas iniciais as imagens de Mega aparecem ; não é a tosqueira realizada pela Capcom USA , que simplesmente removeu o protagonista por acharem seu visual “infantil” . Isso é explicado , afinal foi a divisão japonesa que realizou o trabalhado comercializando até a Europa .
Em Mega Man , a tela de seleção de chefes foi refeita para mostrar o rosto dos robôs mestres , diferente do original que exibe o sprite completo .
Som :
Nada pode se comparar às lendárias músicas nostálgicas 8-bits de Mega Man , e até que as remixagens musicais ficaram boas , mais suavizadas que as antigas , e é esse o ponto fraco , as vezes nem te faz lembrar o lado frenético que as do Nintendinho eram . Ainda sim ressalto de novo a boa qualidade dos sons que tiveram um up grade que não destoasse dos antigos e boa sonoridade na parte musical .
Wily Tower :
Zerando os 3 games você tem acesso a um bônus inédito , que muitos conhecem os novos inimigos apenas por causa da Database de RockMan & Forte , se não fosse por isso , estariam no esquecimento , graças a inacessibilidade dessa parte final por emuladores .
Derrotando os 3 chefes da unidade Genesis ( Não preciso dizer nada sobre o motivo de ter esse nome ) , você precisa percorrer por toda a Wily Tower , cada estágio simboliza um jogo da coleção , exemplo : No primeiro estágio existe apenas inimigos do primeiro game , na segunda parte tem apenas do 2 e assim por diante .
Uma viagem para o oeste .
Estes bosses inéditos baseiam-se num conto budista do sudeste asiático chamado de “viagem para o oeste” ,que é bem popular na Índia , China e Japão . Onde um rei macaco chamado Sun Wukong ( Buster Rod God ) com inúmeros poderes chegando a quase nível divino , deve escoltar um monge iluminado para não ser devorado por monstros . No meio da saga um homem-peixe Sha Wujing ( Mega Water Sponge ) e um porco que deixa de ser ladrão Zhu Baije ( Hyper Storm Hog ) se aliam aos 2 peregrinos .
Depois de escolher um dos chefes , Dr. Light dirá para você escolher 8 armas de 24 e mais 3 itens auxiliares ( Todos esses pertencentes a trilogia anterior ) . Recomendo as seguintes armas e itens :
-Hyper Bomb
-Ice Slasher
-Thunder Beam
-Crash Bomb
-Metal Blade
-Bubble Lead
-Hard Knuckles
-Magnet Missile
-Rush Coil
-Rush Marine
-Rush Jet
Primeira fase : Buster Rod. G
Descrição : É uma mistura de floresta com áreas celestes , no começo terá nuvens que você deve subir até poder alcançar as plataformas seguintes , escapando das balas que se escondem em nuvens , e aqueles caras que lançam boleadeiras .
Na parte seguinte haverá aqueles pássaros irritantes que jogam ovos com miniaturas deles e as serpentes mecânicas recorrentes na fase de Snake Man .
Chefe : Buster Rod. G
Fraqueza : Hyper Bomb .
Tática : Seu bastão de longo alcance não permitirá que se aproxime muito , então salte e jogue a bomba para perto dele a tempo , pois se ele aguardar muito voará e tentará te acertar por cima com a vara . Uma de suas técnicas é a de multiplicação . Fique abaixo de Buster para não ser atingido pelas réplicas , e também ele é capaz de barrar seus tiros graças ao seu bastão .
Com apenas 1 ponto de vida , Buster Rod. G escapará para uma futura revanche .
Segunda fase : Mega Water. S
Descrição : Por acaso ao fundo seria Green Hill ? Uma homenagem talvez ? Essa fase é totalmente aquática , e como todo lugar de água em MM , é repleto de espinhos com bichos marinhos mecânicos .
Chefe : Mega Water. S
Fraqueza : Ice Slasher .
Tática : Se Mega Man ficar no canto , prepare-se para escapar dos 3 arpões seqüenciados do chefe e evite ficar na mesma plataforma que ele ou te empurrará com os jatos de água e de praxe um campo de força aquático que é diluído facilmente com a Ice Slasher . Atire sem parar que é vitória garantida .
Terceira fase : Hyper Storm. H
Descrição : Típicas instalações cavernosas famosas em Mega Man , aqui a única diferença é a presença de várias plataformas traiçoeiras que abrem no mesmo momento em que se pula sobre elas ,ou das esteiras com robôs pentelhos para lhe tirar o equilíbrio no ar e nas escadas .
Chefe : Hyper Storm. H
Fraqueza : Hyper Bomb .
Tática : O único robô mestre com duas barras de vida , as paredes são impregnadas de espinhos não letais , mas que podem incomodar se toda vez você for empurrado pelo sopro do porco gaguinho .
Trate de jogar as hyper bombs para perto dele e desvie dos tiros lentos que saem de sua boca junto com as fortes correntes de ar . De vez em quando esse aspirador de pó gigante tentará esmagá-lo e junto com o tremor do impacto cairá vários metals ( Os bichinhos de capacete ) . Não demorará muito para que o mate .
Wily Tower parte 1 :
Como dito antes , cada fase representa um Mega Man , e junto das escadarias terá várias daquelas armadilhas terrestres rápidas , destrua-as com o Magnet Missile . Se preferir , entre pelas paredes destrutíveis com a Crash bomb , mas advirto que esse é um local muito chato para prosseguir , afinal tem várias daquelas plataformas marrentas que atiram , para passar logo use o Rush .
Na parte final começará a ter vários jatos flamejantes congeláveis com a Ice Slasher , e tenha cuidado na plataforma que passará no meio dofogo e com as bolas de fogo que caem do céu.
Primeiro chefe : Uma serpente incandescente surgirá do meio da lava , se equipe com a Bubble Lead , salte na mola e acerte a cabeça do chefe . Tome cuidado com as bolas de fogo e quando usar o lança-chamas apenas fique no lado extremo . De vez em quando ele sai da lava de forma circular jogando pequenas bolas flamejantes , dê um pulo curto para driblá-las .
Wily Tower parte 2 :
No inicio lembra mais uma área de água , e novamente espinhos nas paredes e teto com alguns sapos robóticos e águas vivas aleatórias . Depois aqueles irritantes cubos que desaparecem , se tornam freqüentes nessa parte e logo em seguida esteiras com beats ( os morcegos ) .
Segundo chefe : Com o Thunder Beam , acerte os olhos dessa bola metálica que atira raios que lembram muito os do gemini Man , quando estiver perto da morte ela se transformará numa esfera com espinhos e se rebaterá por todo o salão , mas nada que essa arma elétrica não resolva .
Wily Tower parte 3 :
Macacos mecânicos pra todo lado , robôs que manejam boleadeiras e raios elétricos predominam essa fase de aspecto espacial , só tome cuidado para não cair nos buracos que são mais freqüentes .
Terceiro chefe : Buster Rod God de novo para uma vingança , agora a diferença é que vocês se enfrentam num buraco onde partes do piso caem mais rápido - para piorar ele deixou de lado sua vara de longo alcance para um clone do mega buster e continua esguio . Acerte-o com a Hard Knuckles , indo também pras plataformas mais altas e desvencilhando as vezes de suas arrancadas para a sua direção .
Wily Tower parte 4 :
Caindo num fosso , existirá um corredor com aquelas furadeiras , respingos de lava , e para terminar aquelas máquinas com espinhos típicos da fase de Metal Man , use a Thunder Beam ou Leaf Shield assim destruirá todas as brocas com direito a ganhar itens pra melhorar a life , arma e vida extra . Na última parte , Protoman abrirá caminho destruindo o assoalho e agora chegou o chefe final .
Chefe final : Dr. Wily
Fraqueza : Crash Bomb >Hard Knuckle > Thunder Beam .
Tática : Acerte o saco desse robozão pulando nos blocos e mirando com a Crash Bomb que é uma arma extremamente efetiva , se aparecer um míssel dispare na frente dele para não só abatê-lo como também danificar a coxa .
Agora sem os membros inferiores , Wily irá acertá-lo com os punhos espinhosos , fique no canto esquerdo e quando vier esmurrá-lo , salte e pule na parte da mão que não tem as pontas e acerte-o com o Hard Knuckle .
Por último só restará a cabeça , ele cuspirá bombas que não lhe machucarão por passar perto , só no momento da ativação , nesse caso dê vários choques com o Thunder Beam . E se por alguma eventualidade não tiver armamento ( O que eu acho impossível ) para atingi-lo , espere o momento em que ele desce para lhe atropelar .
Pronto ! mais uma vez o famigerado Wily perde , mas acaba escapando na perseguição .
E uma tela aparece para agradecer por jogar .
Conclusão :
Foi um ótimo jogo que não merecia esse esquecimento por parte da Capcom , porque tem alta qualidade , você tem a chance de debulhar as antigas aventuras de Mega Man num visual mais moderno e ainda tem um ótimo bônus .
Agradecimentos a Wikipédia !
Mais um grande review da minha série "ctrl+c; ctrl+v"!
Fonte
Última edição por yon em Qui 28 Jun 2012, 21:37, editado 1 vez(es)