Sonic the Hedgehog 4: Episode I
Desenvolvido por Dimps, Sonic Team
Distribuido por Sega
Lançamento: 07/11/12/13 de Outubro de 2010 (iOS, WiiWare, PSN, XBLA), 08 de Outubro de 2010 (Windows Phone 7), 19 de Janeiro de 2012 (Steam), 25 Janeiro de 2012 (Android)
Também disponível para: BlackBerry PlayBook
Sonic 4 foi desenvolvido pela Dimps, com a colaboração de alguns membros do Sonic Team na intenção de ficar bastante parecido com os jogos do porco-espinho na época do Mega Drive, porém com alguns elementos novos para que não ficasse tão simples assim. A mecânica é bem simples: os movimentos clássicos de spin dash (baixo + pulo) e power ups incluindo escudos, invencilidade e sapatos para aumentar a velocidade estão presentes junto com o Homing Attack (botão de pulo quando o alvo aparece em vermelho).
Diferenciando dos 3 jogos clássicos, aqui ao terminar o primeiro Act você pode escolher a ordem que quiser para jogar os outros no mapa ou então joga-los em ordem como nos clássicos. Cada uma das 4 áreas são divididas em 3 acts e um quarto act separado no qual você enfrenta apenas o chefe. Cada uma dessas batalhas, similar às fases, são inspirados em áreas e chefes dos jogos anteriores mas com novas variações. Depois de passar por cada uma das áreas, uma quinta fica acessível com a batalha final.
As fases especiais são acessíveis como em Sonic 1: basta chegar ao fim da fase com 50 ou mais anéis e pular no meio do Anel Gigante que aparecerá no fim da fase. Ele é totamente baseado nos estágios especiais de Sonic 1 também, a única diferença é que em Sonic 4 você rotaciona o estágio para Sonic passar, e não como antigamente que você controlava o personagem e o estágio ficava girando por si. Alguns obstáculos foram colocados no caminho como portões, labirintos e balões com tempo extra para ajudar.
Coletando as 7 esmeraldas, Sonic pode se transformar em Super Sonic durante as fases coletando 50 moedas e depois saltando para ativar o poder.
O jogo roda em 1080p HD no PlayStation 3 e no Xbox 360, enquanto no Wii ele roda em 480p EZTV. As versões portáteis podem ser controladas por acelerômetros ou botões virtuais - porém algumas fases fazem uso específico do acelerômetro. Também é possível enviar as suas informações para um ranking online e comparar o seu tempo e pontuação nas fases com jogadores de todo o mundo.
O jogo recebeu notas medianas pela midia, que reclamou um pouco do jogo ser muito curto e as físicas serem muitas vezes pior que a das versões de Mega Drive. Talvez pela limitação de algumas das plataformas que o jogo foi lançado, a Sega teve que limitar o conteúdo do jogo e acabou gerando um jogo muito simples que tenta reviver uma era de glória do herói azul mas falha em alguns aspectos importantes.
A Sega confirmou em 2012 que o jogo já havia passado de 1 milhão de downloads (antes mesmo do lançamento das versões PC e Android), com o PlayStation 3 liderando em vendas do jogo.
Nota: terminei o jogo recentemente pela 2ª vez (tinha terminando antes no Wii, agora no PC) e não achei ele essas coisas todas. Pensei primeiramente que as coisas não estavam tão bem boladas porque no Wii há um limite de 50mb por jogo lançado, o que acaba diminuindo e muito a qualidade de alguns jogos lançados na WiiWare mas mesmo com a versão PC alguns erros bobos de resolução e bugs chatíssimos de salto e precisão persistem tirando um pouco da graça do jogo. Simplicidade é uma coisa boa, mas faltou um pouco de capricho pro jogo ficar melhor