RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionTrilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo! EmptyTrilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo!

more_horiz
Umas duas semanas atrás eu esbarrei com três livros que julgava esgotados da Devir, a trilogia Icewind Dale (traduzida como trilogia do Vale do Vento Gélido) de R.A Salvatore, toda ambientada no cenário Forgotten Realms de AD&D.

Em ordem os três livros são: "A Estilha de Cristal", "Rios de Prata" e "A Joia do Halfling". No geral a história é menos "épica" e mais "sword & sorcery" do que a outra trilogia ambientada em cenário de AD&D que a Devir editou (A trilogia das Crônicas da Dragonlance, ambientadas no cenário Dragonlance) e lembra bastante as aventuras típicas das tardes de RPG, onde um grupo de heróis salta de uma aventura ou busca para outra, sendo que cada aventura se liga de alguma forma a outra mas não na mesma escala ou na mesma abrangência da saga que as "Crônicas da Dragonlance", em que o mundo todo é sacudido pelos acontecimentos que tem os heróis como epicentro, o é.
Na Trilogia do Vale do Vento Gélido, tudo é muito mais localizado, setorizado. O vilão do primeiro livro seria considerado uma piada se comparado aos vilões das Cônicas da Dragonlance, por exemplo, e seus planos de dominação no mínimo pífios.
A escrita e o estilo de R.A Salvatore não me são totalmente agradáveis, mas tampouco eu classificaria-os como ruins. Não sei dizer até que ponto é devido a tradução, pois nunca li os originais. Algo que vale a pena mencionar é que Salvatore dedica bastante tempo para descrever as lutas e combate, o que já foi alvo de crítica por alguns leitores e críticos literários, mas que no meu caso específico agradou bastante.

No geral, para quem gosta de fantasia medieval, ficção fantástica, jogos de RPG (em especial D&D, AD&D e correlatos) e procura algo bem mais leve e sem compromissos do que "O Senhor dos Anéis" ou "As Crônicas de Fogo e Gelo", a Trilogia do Vale do Vento Gélido/ The Icewind Dale Trilogy é boa pedida.

Sobre a trilogia: http://www.devir.com.br/rpg/dnd-35_fr_rom001.php

descriptionTrilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo! EmptyRe: Trilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo!

more_horiz
Interessante o livro rimkuk

Mas vc disse do jeito dele escrever, qual é a parte ruim dele?
pq por exemplo... Eu adoro o universo do Senhor dos Anéis, mas não curto ler pq acho que o Tolkien cria muito detalhe e se foca mto mais em tentar criar o universo do que contar a história em si...

São livros baratos, até

descriptionTrilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo! EmptyRe: Trilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo!

more_horiz
yon escreveu:
Interessante o livro rimkuk

Mas vc disse do jeito dele escrever, qual é a parte ruim dele?
pq por exemplo... Eu adoro o universo do Senhor dos Anéis, mas não curto ler pq acho que o Tolkien cria muito detalhe e se foca mto mais em tentar criar o universo do que contar a história em si...

São livros baratos, até


Vários pequenos detalhes... toda hora ele faz referência aos "olhos cor de lavanda de Drizzt", etc...
Também algumas questões de estilo... depois eu transcrevo uns trechos para ilustrar.

Os livros realmente não são caros. O custo X benefício no fator preço X diversão realmente é bem favorável.
O único senão é que é meio "coisa de fã", sabe? quem não jogou AD&D no cenário Forgotten Realms não vai saber bem o que é um verbeeg, por exemplo, e essa criatura aparece bastante no primeiro livro.

descriptionTrilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo! EmptyRe: Trilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo!

more_horiz
é, nunca joguei AD&D, mas isso seria só recorrer ao grande oráculo que tudo sabe...

descriptionTrilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo! EmptyRe: Trilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo!

more_horiz
joguei no PC

recomendo com força

descriptionTrilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo! EmptyRe: Trilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo!

more_horiz
interessantíssimo

descriptionTrilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo! EmptyRe: Trilogia "Icewind Dale"- Acabei de ler e recomendo!

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder