RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos

power_settings_newInicie sessão para responder
+6
filipe prevot
Leonardo Soler
bruno79
Kaneda
Antonio Neto
Leinad
10 participantes

descriptionGordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos EmptyGordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos

more_horiz
Dois estudos publicados hoje questionam o conceito já cristalizado de que gordura extra é sempre sinal de maior risco para a saúde.

O fenômeno é chamado pelos pesquisadores de paradoxo da obesidade: em certos casos, os quilos além da conta não indicam perigo e podem até ser protetores.

A primeira pesquisa analisou dados de 43 mil americanos divididos em grupos conforme o nível de obesidade e os resultados em testes de colesterol, pressão arterial e condicionamento físico.

Após um acompanhamento de cerca de 14 anos, os médicos, liderados por Francisco Ortega, da Universidade de Granada (Espanha), perceberam que os obesos considerados saudáveis após os exames tiveram um risco 38% menor do que os não saudáveis de morrer por qualquer causa. A redução de morte por problema cardíaco ou câncer foi de 30% a 50%.

O desempenho desses gordos "em forma" ao longo do tempo foi similar ao dos magros saudáveis, segundo o estudo, publicado hoje no "European Heart Journal".

Outro trabalho, na mesma edição da revista especializada, analisou, por três anos, a mortalidade de 64 mil suecos com problemas cardíacos (como angina e infarto) submetidos a um exame de imagem para determinar a saúde de suas artérias coronárias.

Os pacientes foram subdivididos de acordo com seu IMC (índice de massa corporal, calculado dividindo o peso em quilos pela altura ao quadrado, em metros).

O gráfico de mortalidade ficou em forma de "U": quem estava nos extremos (muito magros ou obesos mórbidos) tinha risco mais alto de morrer do que paciente intermediários, com sobrepeso ou obesidade moderada.

De acordo com o cardiologista Eduardo Gomes Lima, do Hospital 9 de Julho, esses achados propõem um questionamento ao uso do índice de massa corporal como método para avaliar obesidade.

"Dizer que um IMC a partir de 30 significa obesidade é suficiente? Nessa população vai ter obeso de verdade, mas também uma população com boa condição física, com muita massa magra. Não dá para colocar o IMC como grande definidor de prognóstico dos pacientes."

A pesquisa que acompanhou os americanos credita o melhor condicionamento físico dos obesos saudáveis como responsável pelo menor risco de morte observado nesse grupo em relação aos não saudáveis.

De acordo com o cardiologista Raul Santos, diretor da unidade de lípides do Incor (Instituto do Coração do HC de São Paulo), os exercícios reduzem o impacto dos efeitos prejudiciais da gordura.

"O exercício tem ação anticoagulante, ajuda a dilatação dos vasos e melhora a resistência à insulina, tendo um efeito contrário ao da obesidade. É melhor ser um obeso que se exercita do que um magro sedentário."

Para Santos, no caso do estudo com cardíacos, o efeito protetor conferido aos obesos moderados é mais difícil de explicar. Uma possibilidade é a de esse grupo ter pessoas com menos gordura abdominal, que produz substâncias inflamatórias e é um conhecido fator de risco cardíaco.

"Recomendamos a quem tem problema cardíaco perder peso, especialmente se a pessoa for barriguda."

Lima afirma que não se deve ficar com a impressão de que a obesidade não tem consequências. "A obesidade mórbida sempre está associada a um prognóstico pior."

Para ele, o importante é a necessidade de redefinir os limites da obesidade. "Talvez a gente esteja sendo muito rígido nessa avaliação."

Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos 12248801

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1148508-gordo-ativo-e-tao-saudavel-quanto-magro-dizem-estudos.shtml

descriptionGordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos EmptyRe: Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos

more_horiz
CHUUUUUUPA MAGRELOS HATERS!!!!!!

descriptionGordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos EmptyRe: Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos

more_horiz
hj em dia tem estudo pra tudo

ta pior que doutrina em direito...

more_horiz
Aloha é um gordo passivo e promiscuo...
Isso significa que ele tem 38% a mais de chances de contrair doenças venéreas.

more_horiz
Ah ta....

more_horiz
Nem li, ser gordo é uma merda, não queira me convencer.
E isso eu posso falar.

more_horiz
bruno79 escreveu:
Nem li, ser gordo é uma merda, não queira me convencer.
E isso eu posso falar.

Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos 8-86

more_horiz
Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos 6ej8v

more_horiz
Leonardo Soler escreveu:
Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos 6ej8v

Ri alto aqui :Loloriginal:

more_horiz
meu deus sou um gordo gostoso e saudável :acepted:

more_horiz
filipe prevot escreveu:

Meu Deus... vivo no meio de gordos...

Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos 1344-58

Imaginei que vc fosse magro..

E azul...

e meio robô tbm....

more_horiz
Leonardo Soler escreveu:
filipe prevot escreveu:

Meu Deus... vivo no meio de gordos...

Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos 1344-58

Imaginei que vc fosse magro..

:troll:

E azul...

e meio robô tbm....

more_horiz
mandei duas mensagem pra vc leornado.

more_horiz
filipe prevot escreveu:

pqp vc é meu vizinho...

:tudobem: :tudobem: :tudobem: :tudobem: q daora... todo mundo mora longe pra carai aí descubro que vc mora aqui do lado... rolarão altos encontros no escurinho das ruas aqui de Sg

more_horiz
Leonardo Soler escreveu:
filipe prevot escreveu:

pqp vc é meu vizinho...

:tudobem: :tudobem: :tudobem: :tudobem: q daora... todo mundo mora longe pra carai aí descubro que vc mora aqui do lado... rolarão altos encontros no escurinho das ruas aqui de Sg

o foda que agora estou morando em sp :Loloriginal:

mais as vezes venho ao RJ vê minha mãe.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder