RIO - O Flamengo teve duas derrotas na noite desta segunda-feira no STJD. Por causa de um rojão arremessado no campo no jogo contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, o clube foi punido com a perda de um mando de campo e multado em R$ 20 mil.
O árbitro Paulo César de Oliveira relatou na súmula que o artefato foi atirado do local onde estava a torcida rubro-negra. Com isso, o Flamengo terá de enfrentar o São Paulo, dia 21, a pelo menos 100 quilômetros do Rio. A partida contra o Cruzeiro, no próximo sábado, será no Engenhão.
Durante o julgamento, coube ao advogado Marco Aurélio Assef a defesa do Flamengo. Ele ressaltou que o clube, por não ser o mandante da partida, não tinha poder sobre os órgãos do Estado e, desta forma, não poderia prevenir o fato no Serra Dourada.
- O clube não pode ser responsabilizado por problemas ocorridos a quilômetros de sua praça. Em todos os Estados aonde o Flamengo vai jogar, o clube tem uma grande torcida. No Serra Dourada não foi diferente e a torcida era sim a maior, porém não há como provar que o arremesso foi feito por um torcedor do Flamengo. Lá não havia divisão e as torcidas estavam no mesmo espaço. Se houver punição de perda, não serão punidos os torcedores do Flamengo de Goiânia - declarou.
Além disso, o volante paraguaio Cáceres foi punido com dois jogos de suspensão por ter dado um soco no zagueiro Réver, do Atlético-MG, na vitória do time rubro-negro por 2 a 1, no dia 26 de setembro. O jogador do Galo pegou gancho de quatro partidas. Pelo laser utilizado por torcedores neste jogo, o Flamengo também foi punido e terá de pagar multa de R$ 20 mil.
- Em momento algum o atleta do Flamengo agrediu. Se o juiz achasse que teria sido pênalti, ele teria marcado. O ato de Cáceres foi digno de um cartão amarelo. Mesmo após ter sido atingido, ele ainda está aqui respondendo a uma agressão. Ele foi vítima. Por isso, a defesa vem pedir a absolvição do atleta por não ter cometido agressão - argumentou Assef.
A decisão do STJD ainda cabe recurso no Tribunal Pleno.
Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-perde-mando-de-campo-e-multado-por-incidentes-com-rojao-laser-6342632