O site Gaming Bolt conversou com os desenvolvedores da Frozenbyte, responsável pelo jogo indie Trine 2: Director's Cut, um dos mais belos e interessantes títulos disponíveis na eShop do Wii U. O assunto envolveu, pra variar, o potencial do novo console da Nintendo, e se houve alguma dificuldade em realizar o port de Trine 2 (já que ele foi lançado também para outras plataformas, como PC, XBLA e PSN). Segundo a equipe de desenvolvimento, não houve qualquer dificuldade em portar o jogo para o Wii U, já que a estrutura principal do jogo rodou muito bem, e eles puderam até mesmo fazer melhorias na parte artística do jogo. Eles acreditam que os desenvolvedores vão se sentir confortáveis com os recursos que o console oferece, ainda que não tenha ocorrido um avanço significativo em termos de poder gráfico como muitos esperavam. Em relação ao potencial do Wii U, leiam abaixo o que os desenvolvedores da Frozenbyte disseram.
"Absolutamente, mas como sempre numa direção diferente pela qual a Nintendo é bem conhecida. Eles criam seus próprios padrões e tem grandes IPs para recorrer. A respeito de revelar o potencial escondido de novos consoles... Eu acho que a Nintendo personifica isso em todos os seus títulos first-party, independente do desempenho de CPU ou GPU."
O desempenho gráfico do Wii U vem sendo objeto de polêmica desde antes do console ser lançado, graças a comentários de desenvolvedores criticando a lentidão de sua CPU. No entanto, o hardware do console também possui uma grande quantidade de memória, segundo outros desenvolvedores. Parece mesmo ser uma questão de se adaptar aos pontos fortes e fracos do sistema do novo console para extrair os melhores resultados, e certamente deveremos ver jogos impressionantes vindos da Nintendo e de desenvolvedoras como a Retro Studios, por exemplo. Afinal, ter poder não é tudo, é preciso saber como usá-lo, como pudemos ver em Super Mario Galaxy, do Wii, considerado atualmente o melhor jogo da história, segundo o Game Rankings.
Fonte: http://nintendoeverything.com/109807/frozenbyte-no-issues-porting-trine-2-to-wii-u-nintendos-first-party-titles-untapping-power-of-new-consoles/