bruno79 escreveu: Sudit S2 TaeYeon escreveu: Depois de GTA4, nem me arrisco pegar em lancamento...
Nunca joguei o 4, é tão ruim assim?
Eu sou um dos que critica demais GTA4, ate vo escrever uma analise negativa resumida a respeito...
É assim, eu levo como base um exemplo assim...
Se GTA4 é um jogo 10/10, como foi colocado na epoca, entao
GTA SA é um jogo 100/10. Pq GTA4 foi uma regressao absurda na serie, é basicamente (muitos odeiam esse exemplo) um GTA3 (sub) HD.
Todas as evolucoes e inovacoes que a serie recebeu do GTA VC para adiante, esqueca, GTA4 volta a ser igual GTA3, quer dizer,
um jogo 99% dirigir de ponto A para ponto B.
Nem tudo é involucao,
o gameplay do carro é muito bom, foi uma inovacao fodastica, a unica inovacao por sinal. O negativo é que a
AI nao seguiu o mesmo nivel de evolucao, ficando identica as versoes de PS2, quer dizer, nas missoes de corrida na 1a curva todos os adversarios batiam pq nao sabiam como virar com o novo sistema de "fisica" do carro. Era humanamente impossivel perder missoes de corrida.
Mas isso nao é o pior... a
historia do jogo é a minha maior critica.
Um resumo do que quero dizer...
A primeira parte do jogo é boa-Niko começa o jogo como mais um dos milhares de estrangeiros que chegam aos EUA em busca do "sonho americano", com aqueles comentarios do tipo que "no pais dele so chegou a tv quando ele ja tinha mais de 20 anos de idade", blablabla, nos brasileiros conhecemos bem esse papo quando americanos tentam "filosofar" sobre nosso pais. Mas tudo bem, cliche e deixa pra la...
-Depois Niko se torna um defensor de seu primo, tentando protege-lo e limpar as cagadas que o primo se meteu. E nisso se envolve com a mafia russa.
-Depois se descobre que Niko nao chegou aos EUA atras do "sonho americano", mas sim em busca de encontrar uma pessoa que o traiu no passado, em busca de vingança.
Ate ai tudo bem, a historia ta boa, a narrativa ta boa, e se vai descobrindo a verdade por detras dos personagens, suas motivacoes...
O problema que
a partir dai começa o calvario...
-Começa a aparecer personagens do nada na historia, eu realmente pensei que eu devia ter esquecido de fazer alguma missao ou algo do tipo, cheguei ate a pensar depois que eles queriam lancar os capitulos faltante do meio do jogo por DLC, coisa comum nesta geracao.
-So que ai a historia que comeca de um imigrante em busca do sonho americano, que passa a ser uma pessoa que se mete em problemas tentando proteger o primo, e depois alguem em busca de vingança, de um minuto a outro Niko se torna, sem nenhuma explicacao,
mercenario, que faz qualquer assassinato, ate para pessoas que ele odeia, apenas por uns trocados de dolares, e sera assim durante todo o restante do jogo.
Acabou completamente a narrativa, para colocarem as missoes de ir a ponto A, matar alguem, retornar a ponto B, que é 99% do jogo, a unica justificativa que os produtores colocaram para Niko fazer isso, é por um par de dolares. Podiam pelo menos ter inventado que ele tinha uma divida e tal.
Depois, muito depois, do nada, Niko relembra que seu objetivo é a vinganca, e volta a historia de buscar o traidor... que desaparece na missao seguinte retornando as missoes de mercenario... e segue assim ate quase o final do jogo...
E detalhe, apos umas 5 missoes de assassinato encarregada por um "amigo", depois de Niko conseguir juntar uns 5 mil dolares em seu novo trabalho de mercenario, ele matava seu "amigo". Basicamente todo mundo que se envolveu com o Niko no jogo, acabou morto por ele.
A 1a vez que joguei GTA4, larguei na metade, pq a historia sem sentido tava me deixando completamente louco, depois de meses resolvi voltar a jogar, colocando na cabeca que tinha que ignorar a falta de sentido na historia, no Niko mercenario de um minuto a outro, e seguir adiante, ai fechei o jogo...
Poderia desenvolver melhor minha critica com a narrativa, incluindo os romances sem sentido de Niko q comecava numa missao e terminava repentinamente em outra, sem ter acontecido nada no meio termo para isso, ou o envolvimento de Niko com a gangue juvenil irlandesa, que Niko conhece eles num dia, e no dia seguinte ja estao roubando um banco juntos por um par de dolares (ja disse que Niko se tornou mercenario?), e tbm sobre os 2 finais, que eu quase vomitei naquilo...
Alem de outro pontos ruins do jogo, cenario, AI, que se passa dirigindo o jogo inteiro... mas ja escrevi demais por hoje.
Boa noite.