Sede de partidas da Copa do Mundo de 2014, o governo do Mato Grosso sofreu duras críticas após a distribuição de cartilhas contendo palavrões e menções agressivas a municípios do estado. O conteúdo, primeiramente publicado pela página de humor da Internet, Desciclopédia, uma paródia da Wikipédia, enciclopédia livre na rede, causou revolta quando o mesmo caiu em mãos de estudantes de Hotelaria e Turismo locais.
A publicação afirmou que o município de Cáceres havia sido fundado por "índios tabajaras, freiras lésbicas celibatárias e fugitivos de um circo de horrores holandês", além de ter somente recebido as primeiras notícias sobre as invenções "da roda e do fogo" no início do século 20. Localizada na fronteira com a Bolívia, Cáceres foi descrita, ainda, como a "maior e mais rica cidade da Bolívia em Mato Grosso". A cartilha afirma que, como o país vizinho "só aceita dentro do seu território pobreza e miséria, Cáceres foi cedida ao Brasil".
Outra cidade lembrada pelo autor foi a de Barão de Melgaço, no Pantanal. Chamada de "c... de mundo" e "atoleiro inóspito", o local, segundo a Desciclopédia é, atualmente, só mais um brejo fétido no oeste do Brasil".
Poconé, também no Pantanal, foi mais uma a ser desrespeitada. De acordo com o material, o município fica "no fim do mundo" e foi reconhecida pela Unesco por ter "o relevo mais maltratado" do planeta.
Municípios irão redigir documento de repúdio
Após a descoberta, os municípios do estado sentiram-se revoltados com a publicação e prometeram um documento onde demonstrarão o repúdio com o site.
Bancado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, o programa descreve a iniciativa como um instrumento para a inclusão e ascensão social.
"Em levantamento preliminar, pode-se constatar que houve sabotagem no material didático, em apenas 40 livros, numa dimensão de mais de 7.000 livros", disse, em um trecho, o presidente da entidade, Edvaldo de Paiva.
Na nota, o instituto diz assumir "toda e qualquer responsabilidade pela elaboração do material" e pede "desculpas aos municípios e munícipes, que de alguma forma sentiram-se ofendidos com o teor das informações".
Fonte: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/soccer--cartilha-divulgada-zomba-de-municípios-de-mato-grosso-195831716.html