RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRestaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
Bom, pessoal...

Sei que é um assunto polêmico, alguns colecionadores são contra esse tipo de coisa mas eu considero a restauração de labels de cartuchos a mesma coisa que restauração de carros. Se for possível deixar a coisa o mais fiél possível, por quê não fazê-lo? Fora que deixa o cartucho com aspecto de novo.

Na verdade sou à favor da restauração de cartuchos até um certo grau. Não faço para qualquer label, por exemplo, só os que estão muito ruins mesmo.

Bem vamos lá:

Em primeiro lugar, você precisa achar uma imagem do label original em tamanho grande o suficiente para ser impresso com qualidade. O site abaixo é um bom lugar para começar:

http://www.thecoverproject.net/


Eu sou meio doente nesse quesito fidelidade, então eu escaneio o label do cartucho ruim para tirar as medidas de tudo na hora de montar o label no programa de imagem. Abaixo está o exemplo do meu cartucho Quackshot escaneado (reparem no estado ruim da label).

Restaurando labels de cartuchos [pesado] Quackshotfrente2


Alguns casos exigem um verdadeiro trabalho de remasterização, pois é difícil achar boas imagens de referência. Meu label do Quackshot ficou assim:

Restaurando labels de cartuchos [pesado] Labelmdtemplate3


Tendo a imagem "remasterizada", é hora de imprimí-la. Aqui existem algumas possibilidades diferentes. Você pode mandar imprimir numa gráfica ou loja fotográfica em papel auto-adesivo (isso é muito importante). Ou você pode imprimir em casa mesmo, numa impressora jato de tinta (meu caso). Recomendo usar as opções de resolução máximas da sua impressora (aqui eu uso 1200dpi, para maiores níveis de detalhe). Eu imprimo neste papel auto-adesivo:

http://www.kalunga.com.br/product.asp?category%5Fdisplay%5Fname=Etiqueta+ink%2Djet%2Flaser+A4+288%2C5x200%2C0+A4367%2DP+Pimaco+PT+120+UN&category%5Fname=C16%7CEnvelopes%2C+Etiquetas+%26+Formul%E1rios&catalog%5Fname=KommerceII&product%5Fid=279492

Esse preço do site é bem caro, não se assustem. É possível achar por bem menos, inclusive na própria loja física da Kalunga.

Se você imprimiu em casa recomendo fazer a etapa a seguir. Não é preciso fazer isso em impressões feitas em gráfica ou lojas fotográficas. Como a tinta da impressora é sensível à humidade, eu aplico uma camada de papel contact por cima do label para impermeabilizá-lo. Além disso, o papel contact dá uma textura típica de labels de cartucho. Só vendo mesmo para crer. Cuidado na aplicação do contact para não deixar bolhas.

Imagens da aplicação:
Restaurando labels de cartuchos [pesado] Preparao1

Restaurando labels de cartuchos [pesado] Preparao2

Depois é só recortar. Agora vem a parte mais trabalhosa, retirar o label antigo. Eu deixo de molho em água morna por alguns minutos e depois começo a retirar o label. Mesmo assim dá bastante trabalho... Enfim, você vai terminar com algo assim:

Restaurando labels de cartuchos [pesado] Preparao3

Agora é só aplicar o label novo e está pronto!

Algumas imagens do antes e depois:

Restaurando labels de cartuchos [pesado] Antesedepoismdlabel2

Restaurando labels de cartuchos [pesado] Antesedepoismdlabel


Comparação do label com um original (Quackshot foi refeito, GA2 não):

Restaurando labels de cartuchos [pesado] Ga2andqs

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
Dicas excelentes!

Porém, confesso que somente realizaria o procedimento em cartuchos sem labels ou com os label MUITO danificados.

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
Valeu, Leinad. Sim, só recomendo fazer em casos extremos, como esses dois labels que coloquei no tutorial. E sou bem chato com essas coisas, só arrisquei fazer porquê consegui um nivel de fidelidade muito bom.

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
Sorriso

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
awesome

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
Evil or Very Mad

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
Johnny xitando pra aumentar seu numero de mensagens... tsc. Restaurando labels de cartuchos [pesado] 153983

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
awesome

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
eu gosto de restaurasao quando num tem label mesmo, quado ta imagem fraca ou poquinho rasgada ainda prefiro deixar como ta

descriptionRestaurando labels de cartuchos [pesado] EmptyRe: Restaurando labels de cartuchos [pesado]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder