"A melhor maneira dos fabricantes de console lidarem com o mercado de jogos usados é garantir que seus jogos são tão bons que as pessoas não querem trocá-los, ou vende-los" disse o presidente Reggie Fils-Aime da Nintendo of America ao Polygon. "Mas apoiar os jogos usados também é importante" - acrescentou.
"Temos sido muito claros, entendemos que os jogos usados são uma maneira de alguns consumidores para comprar novos jogos" disse Fils-Aime. "Eles vão comprar um jogo, joga-lo, trazê-lo de volta ao seu revendedor para obter crédito para a sua próxima compra. Certamente, que impacta para os jogos que são anuais e também afeta os jogos que são talvez, indiferenciados muito mais, do que os conteúdos oferecidos pela Nintendo. Porquê? Porque a longevidade do nosso conteúdo é super forte. O consumidor quer continuar a jogar Mario Kart. O consumidor quer continuar a jogar New Super Mario Bros, eles querem continuar a jogar Pikmin. Assim, vemos que a frequencia do trade-in no conteúdo Nintendo é muito menor do que a média da indústria - muito, muito menos para nós, que temos sido capazes de voltar atrás e dizer que não estamos tomando todos os medidas tecnológicas para acabar com a revenda e estamos confiantes de que, se construirmos um grande conteúdo, o consumidor não vai querer trocar os nossos jogos. "
Jogos usados se tornaram um tema quente este ano, como a Microsoft e a Sony continuarão a dar detalhes sobre como os seus novos consoles irá operar.
Enquanto a Microsoft não cobra nenhuma taxa para a revenda ou compra de usados no Xbox one, eles estão deixando para editores individuais decidirem se os seus jogos podem ser vendidos ou trocados - uma política que não tem sido muito popular.
Quando a Sony anunciou durante a sua conferência de imprensa na E3, realizada após a da Microsoft, que eles não têm tais restrições, a notícia foi recebida com um aplauso estrondoso.
Essa reação espontânea, Fils-Aime disse, provavelmente não é apenas uma mensagem para a Sony, mas "provavelmente uma mensagem maior para a Microsoft."
A Sony ainda está permitindo que os editores possam decidir se a parte online de seus jogos vai exigir alguma taxa extra para ser re-ativado quando revendidos.
O resultado final é três consoles next-gen, com três conjuntos de políticas de jogos usados. Em última instância, caberá aos editores para decidir como querem seus jogos para ser comprado e revendido. Perguntei a Fils-Aime se a Nintendo está preparada para manter a sua política de jogos usados abertos em face de editores que queiram essa política da Nintendo para tornar-se mais restritiva, como a Microsoft ou da Sony.
"O fato da é, vamos ver o que acontece com as editoras", disse ele, "mas parece-me que toda grande editora veio e disse que não se importa com jogos usados."
A abordagem da Nintendo para jogos usados pode ser em parte impulsionado pelo fato de que a editora está a ter cada vez mais sucesso com a venda de versões para download de seus jogos.
Em abril, a Nintendo anunciou que cerca de um quarto dos 3,86 milhões de cópias de Animal Crossing: New Leaf vendidos no Japão foram compradas através de sua loja online.
A Nintendo descobriu que quando uma pessoa faz uma compra através da loja on-line, eles eram muito mais propensos a comprar outros jogos ou conteúdos. Em sua forma atual, os jogos digistais não podem ser comercializados nem, emprestado aos amigos ou vendidos, essencialmente remove qualquer questão de um mercado de jogos usados.
Apesar da crescente popularidade de compra de jogos online e baixá-los, Fils-Aim disse que não pensa "jogos digitais" vai suplantar cópias físicas e os varejistas que vendem tão cedo.
"Eu não vejo (A Nintendo parar a venda de discos de jogos) no futuro, certamente não em um futuro a curto prazo", disse ele. "Para nós, o varejo é uma parte fundamental do nosso negócio global. Varejistas desempenham um papel enorme na condução e sensibilização. Suas lojas desempenham um grande papel em consumidores que tenham uma experiência com seus interativos. Nós não poderíamos fazer um programa como o que estamos fazendo com a Best Buy, sem o poder do varejo e deixando os consumidores jogar quatro jogos que não foram lançados ainda. O único lugar onde você pode ver estes jogos ou é aqui na E3 ou em um 100 melhores locais de compra em os EUA e no Canadá. Assim vemos um papel muito forte para o produto físico a curto prazo ".
Em uma última análise, Fils-Aime disse, que ele não sabe o quanto as políticas de jogos usados dos consoles vai pesar na decisão de um jogador para comprar um console, mas com as políticas menos restritivas, não é algo que a Nintendo tenha que se preocupar.
"Eu acho que nós vamos ter que esperar e ver", disse ele. "Eu não estou certo de que os próximos passos serão, como os diferentes concorrentes irão responder uns aos outros. Novamente, para nós, é sobre os jogos. Queremos dar aos consumidores uma grande experiência de jogo."
Fonte: http://www.polygon.com/2013/6/13/4426338/nintendo-if-youre-worried-about-used-game-sales-make-better-games
Última edição por Guitto em Qui 13 Jun 2013, 15:41, editado 3 vez(es)