Eu aos poucos estou abandonando a mídia física em prol da digital, salvo raras exceções quando a versão online não está disponível. A maioria dos jogos hoje em dia são lançados simultaneamente em disco e via download, algo que deu muito certo com o PS Vita, tanto que ambos Xbox One e PS4 farão uso do sistema.
Mas para a Sony a mídia física ainda vai viver muito. Segundo o executivo de marketing Guy Longworth a mídia física não vai sumir tão cedo, simplesmente porque “o consumidor não está tão interessado em comprar seus games online no momento”.
Em entrevista ao site GameIndustry, Longworth explicou seu ponto de vista:
”Eu acho que a realidade é a seguinte: nosso mercado digital está crescendo rápido, e nós temos parcerias incrivelmente fortes com nossos amigos lojista também. O que nós estamos tentando fazer é oferecer um mercado de nível para que os clientes decidam o que é melhor. Nós não estamos tentando tirar vantagem deles, nós acreditamos no poder de escolha do consumidor.”
Está claro que a maioria das pessoas preferem ir à GameStop ou à Best Buy, eles não querem comprar seus games online no momento. (…) O quanto isso irá mudar no futuro é difícil dizer. As pessoas tendem a surpreender, então eu acho que os games físicos estarão por aí por mais tempo do que alguns pensam”.
A Sony tem seus motivos para acreditar nisso, e um deles se dá na praticidade de que mídias físicas não ocupam espaço no HD (algo que o Xbox One não desfrutará). Além disso há a ideia de posse: um game digital não dá a sensação de que você possui de fato o jogo, pois você não o possui em mãos. As pessoas gostam do contato físico, tocar o disco ou cartucho, folhear o manual.
Para mim a principal vantagem dos jogos digitais é o preço: games no Brasil são caros, não há como negar. Um jogo do PS3 a 60 dólares sai por 200 reais aqui fisicamente. Comprado na PSN, em torno de R$ 134 (valores de hoje). A outra vantagem diz respeito ao espaço: eu simplesmente não tenho mais onde guardar minhas coisas, e não tenho condições de comprar games físicos a torto e a direito. A distribuição digital nesse sentido tem sido uma bênção.
Pode ser que a mídia física não dure tanto mais ou não, isso os clientes vão decidir. Mas as empresas sempre poderão apelar para as lindas edições especiais, que são sonho de consumo de qualquer um que se preze a gostar de games.
Fonte: http://meiobit.com/129442/opiniao-sony-jogadores-preferem-midia-fisica-distribuicao-digital/