RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionEntrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64 EmptyEntrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64

more_horiz
Entrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64 Earthbound64mag-512x352

Quem não se lembra de EarthBound 64 (na época chamado de MOTHER 3, nome que acabou indo para um game posterior, lançado no GBA)?

O jogo sofreu diversos atrasos e acabou sendo cancelado em 2000. No mesmo dia a Nintendo publicou uma entrevista com Shigesato Itoi, Shigeru Miyamoto e Satoru Iwata abordando o assunto e ela finalmente apareceu traduzida para o inglês.

Um dos aspectos que mais chama a atenção é o sentimento de culpa expressado por Iwata, na época Produtor do game.

Satoru Iwata escreveu:
Isso foi claramente culpa minha. Uma vez, há muito tempo, eu disse ‘Nunca diga que um programador NÃO pode fazer algo’. Essa frase ganhou vida própria – usar o termo ‘não pode’ acaba eliminando possibilidades. Tudo irá funcionar um dia se você se dedicar e seguir adiante, mas tudo também funciona dentro de certos limites. Então se algo é honestamente impossível de ser feito, você precisa aceitar esse fato.

Na maioria dos casos as coisas são possíveis, mas exigem sacrifícios para serem realizadas. Ou então é possível, mas não ao mesmo tempo que outra. É isso que eu queria dizer, mas a única coisa que acabou sendo lembrada e ganhou proporções amplas foi a parte ‘não pode fazer’.

Satoru Iwata escreveu:
Houve um momento em que os primeiros protótipos de MOTHER 3 eram um desastre. Estávamos trabalhando com especificações que iam muito além das capacidade do console e de sua memória. Começamos o projeto pensando que iríamos fazer algo que ninguém nunca tinha feito antes (…)

Eu não tenho nenhum outro sentimento além de vergonha por não termos conseguido dar vida ao trabalho duro de Itoi – por não termos sido capazes de entregar o jogo, mesmo tendo anunciado sua produção. Sinto vergonha por não termos finalizado projeto. É isso.”

Entrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64 Townspeople

Dá para perceber claramente como Iwata esteve profundamente envolvido no projeto e como seu cancelamento causou muita insatisfação pessoal. Earthbound 64 foi concebido com tantas ideias avançadas que o N64 não seria capaz de rodá-lo.

Por mais que tenha sido duro aceitar a impossibilidade de seguir adiante, Iwata também lembrou que todos à época acreditavam que seria possível e que muito material foi produzido. Reiniciar o processo poderia ter sido uma opção, mas o atual presidente da Nintendo disse que a dedicação foi tamanha que a equipe não seria capaz de conceber a ideia de jogar fora o trabalho e começar tudo de novo.

Link pra entrevista completa (em ingles): http://yomuka.wordpress.com/2013/08/18/earthbound-64-cancellation-interview-itoi-miyamoto-iwata/

Fonte: http://wiiclube.uol.com.br/blog/2013/08/19/entrevista-antiga-revela-frustracao-de-iwata-com-o-cancelamento-de-earthbound-64/87881?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=entrevista-antiga-revela-frustracao-de-iwata-com-o-cancelamento-de-earthbound-64

descriptionEntrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64 EmptyRe: Entrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64

more_horiz
Iwata vive se desculpando. Puta merda, esse cara é um legitimo BANANA sem atitude nenhuma. Não tem sangue nas veias MESMO!

Como o Yamauchi me coloca esse cara na presidência?!

Porra, franquia FODA, enterrada ai.

descriptionEntrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64 EmptyRe: Entrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64

more_horiz
Mas o fato dela estar enterrada nem é culpa dele.... o criador já disse que não quer se envolver mais.

Essa franquia sempre teve produções complicadas.... o próprio Mother 2 (Earthbound) levou ANOS para sair e enfrentou problemas pra caralho... nunca vou entender as dificuldades que essa franquia enfrenta.

more_horiz
Bonatti escreveu:
Mas o fato dela estar enterrada nem é culpa dele.... o criador já disse que não quer se envolver mais.

Essa franquia sempre teve produções complicadas.... o próprio Mother 2 (Earthbound) levou ANOS para sair e enfrentou problemas pra caralho... nunca vou entender as dificuldades que essa franquia enfrenta.

Cara, ele é o presidente, e além de tudo é programador e segundo os livros da história da Nintendo, um dos melhores programadores da empresa.

Porque ele não manda produzirem um novo game? Sinceramente, eu não vejo motivos.

more_horiz
Bom, a franquia tá enterrada né?

Preciso fechar o Earthbound do SNES, game bem foda mesmo!

Só a tela de introdução arrepia já!

Entrevista antiga revela frustração de Iwata com o cancelamento de EarthBound 64 Earthbound_wallpaper_1_by_madcat124-d371y1j

more_horiz
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:

Cara, ele é o presidente, e além de tudo é programador e segundo os livros da história da Nintendo, um dos melhores programadores da empresa.

Porque ele não manda produzirem um novo game? Sinceramente, eu não vejo motivos.
Ah sim, ai entendo.... mas acho que parte da "magica" do jogo vinha da química do Itoi com o Myiamoto.... não sei até onde seria legal um jogo sem essas mentes.

more_horiz
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:

Ah sim, ai entendo.... mas acho que parte da "magica" do jogo vinha da química do Itoi com o Myiamoto.... não sei até onde seria legal um jogo sem essas mentes.

Eu tenho minhas duvidas de que a Nintendo não tenha alguém capaz de dar vida a franquia. O próprio Aonuma seria minha aposta. Até pra ver ele fazer algo diferente.

Aonuma, o Tezuka, e porque não, o Miyamoto? Tem tudo pra sair um jogo épico dai.

more_horiz
Na moral, acho que o Myiamoto não faz mais nada diretamente.... ele só fica observando e aprovando ou não.
DUVIDO que ele sente na frente do PC para fazer algum trabalho braçal, mesmo que seja o de escrever o roteiro ou coisa do tipo.

more_horiz
Bonatti escreveu:
Na moral, acho que o Myiamoto não faz mais nada diretamente.... ele só fica observando e aprovando ou não.
DUVIDO que ele sente na frente do PC para fazer algum trabalho braçal, mesmo que seja o de escrever o roteiro ou coisa do tipo.

Acredito q ele virou mais um simbolo de marketing criativo da Nintendo, assim eles tem um personagem importante pra que o mainstream gamer esteja sempre em alta. Isso vc n pode negar, ele faz bem feito. Ele n é timido e é participativo. São poucos desenvolvedores e criadores de marcas q conseguem q seu nome fique pop e ser uma referência na indústria.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder