Quem não se lembra de EarthBound 64 (na época chamado de MOTHER 3, nome que acabou indo para um game posterior, lançado no GBA)?
O jogo sofreu diversos atrasos e acabou sendo cancelado em 2000. No mesmo dia a Nintendo publicou uma entrevista com Shigesato Itoi, Shigeru Miyamoto e Satoru Iwata abordando o assunto e ela finalmente apareceu traduzida para o inglês.
Um dos aspectos que mais chama a atenção é o sentimento de culpa expressado por Iwata, na época Produtor do game.
Satoru Iwata escreveu:“Isso foi claramente culpa minha. Uma vez, há muito tempo, eu disse ‘Nunca diga que um programador NÃO pode fazer algo’. Essa frase ganhou vida própria – usar o termo ‘não pode’ acaba eliminando possibilidades. Tudo irá funcionar um dia se você se dedicar e seguir adiante, mas tudo também funciona dentro de certos limites. Então se algo é honestamente impossível de ser feito, você precisa aceitar esse fato.
Na maioria dos casos as coisas são possíveis, mas exigem sacrifícios para serem realizadas. Ou então é possível, mas não ao mesmo tempo que outra. É isso que eu queria dizer, mas a única coisa que acabou sendo lembrada e ganhou proporções amplas foi a parte ‘não pode fazer’.
Satoru Iwata escreveu:Houve um momento em que os primeiros protótipos de MOTHER 3 eram um desastre. Estávamos trabalhando com especificações que iam muito além das capacidade do console e de sua memória. Começamos o projeto pensando que iríamos fazer algo que ninguém nunca tinha feito antes (…)
Eu não tenho nenhum outro sentimento além de vergonha por não termos conseguido dar vida ao trabalho duro de Itoi – por não termos sido capazes de entregar o jogo, mesmo tendo anunciado sua produção. Sinto vergonha por não termos finalizado projeto. É isso.”
Dá para perceber claramente como Iwata esteve profundamente envolvido no projeto e como seu cancelamento causou muita insatisfação pessoal. Earthbound 64 foi concebido com tantas ideias avançadas que o N64 não seria capaz de rodá-lo.
Por mais que tenha sido duro aceitar a impossibilidade de seguir adiante, Iwata também lembrou que todos à época acreditavam que seria possível e que muito material foi produzido. Reiniciar o processo poderia ter sido uma opção, mas o atual presidente da Nintendo disse que a dedicação foi tamanha que a equipe não seria capaz de conceber a ideia de jogar fora o trabalho e começar tudo de novo.
Link pra entrevista completa (em ingles): http://yomuka.wordpress.com/2013/08/18/earthbound-64-cancellation-interview-itoi-miyamoto-iwata/
Fonte: http://wiiclube.uol.com.br/blog/2013/08/19/entrevista-antiga-revela-frustracao-de-iwata-com-o-cancelamento-de-earthbound-64/87881?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=entrevista-antiga-revela-frustracao-de-iwata-com-o-cancelamento-de-earthbound-64