Uma das teorias mais populares sobre o porquê de o Wii U estar vendendo mal é a de que seu nome estranho estaria afastando os consumidores. Milhões de pessoas adoraram o Wii, então talvez o novo console deveria ter sido chamado de Wii 2? De acordo com o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, esse não é o problema:
“Os desafios que estamos enfrentando com o Wii U não estão relacionados ao seu nome,” disse Fils-Aime durante uma entrevista no início desta semana, depois de reconhecer que as vendas do Wii U nos EUA estão na casa dos 1,5 milhão de unidades, cerca da metade do que o Wii fez na mesma quantidade de tempo.
“A questão é a falta de um fluxo constante de lançamentos para motivar o consumidor a se interessar pelo produto e para destacar a grande variedade de usos do GamePad. Esse é o problema”.
Estamos realmente notando uma seca de jogos da Nintendo para o Wii U desde o seu lançamento em novembro. O Wii também não tinha muitos jogos importantes a essa altura do campeonato, mas contava com Wii Sports desde o primeiro dia. E esse jogo foi um fenômeno cultural.
A outra teoria sobre o começco lento do Wii U é a de que as pessoas podem não vê-lo como um novo console, e sim como um periférico para o Wii original. Essa questão está sendo discutida desde que o novo videogame foi revelado, durante a E3 de 2012.
“Novamente, eu diria que essa não é a questão”, disse Fils-Aime. “O consumidor entende que temos um novo sistema. Mas o consumidor está seperguntando: ‘O que eu vou jogar? E o como eu posso aproveitar esse novo controle para uma experiência nova, única e convincente?”
“E é por isso que experiências como Pikmin 3, Wonderful 101, Zelda Wind Waker HD e experiências futuras como Super Mario 3D World são fundamentais. Fazer os consumidores experimentarem esses jogos em shoppings de todo o país. E é isso o que vamos fazer. É fundamental que o consumidor veja por si mesmos a quantidade de softwares atraentes para o sistema.”
Então parece que o Wii U não vai mudar de nome. Mas ele com certeza vai mudar de preço em breve, com o recente anúncio de que o console sofrerá um corte de preço de US$ 50. Vamos torcer para que isso, aliado a novos e bons jogos, deem a força necessária para o sistema.
http://www.kotaku.com.br/wii-u-reggie-nome-console/