RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
'Disseram que eu tinha que dar lugar a um cubano', diz demitida

Hoje, em Murici, povoado de Sapeaçu (município a 150 km de Salvador), será o último dia de trabalho da médica mineira Junice Moreira, 47, no posto de saúde da família.

"Eu estava de plantão na quarta-feira da semana passada quando me ligaram. Disseram que eu tinha que dar lugar a um cubano", afirma.

O aviso da demissão partiu da Coofsaúde --cooperativa que faz o pagamento dos médicos que trabalham no município, por meio de contrato com a prefeitura.

A Coofsaúde confirma a saída de Junice e também que, em seu lugar, entrará um profissional do programa federal Mais Médicos.

A Prefeitura de Sapeaçu nega que o substituto de Junice será um médico cubano.

Ao ser informada pela cooperativa, a brasileira diz ter se surpreendido."Respondi que não tinha entendido, que não tinha feito nada errado", afirma a médica.

"Mas deixaram claro: 'Está vindo aí um médico de Cuba e a senhora vai precisar ceder a vaga a ele'", completa Junice, que mora no interior da Bahia há sete anos, na vizinha Cruz das Almas.

Não teve como resistir. Desligada a tempo de não constar na folha salarial de setembro, Junice diz que seus pacientes chegaram a chorar e a levar lembranças para ela assim que souberam da demissão. "O pessoal de Murici me adora."

Ao todo, foram seis meses trabalhando no "postinho", como chama o local. Ela diz que a cooperativa até lhe ofereceu uma transferência para outro lugar, mas não aceitou.

Junice faz plantão em diferentes municípios da região, como Ubaíra.

O caso chegou ao CRM da Bahia, e o presidente do conselho, José Abelardo de Meneses, encaminhou uma denúncia ao Ministério Público.

"Não vai ter 'mais médicos', como diz o nome do programa, mas mais médicos atendendo ao governo federal", afirma Meneses.

Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano 13241786

Fonte: Folha de São Paulo

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Não vou manifestar minha opinião por enquanto, mas avaliem a matéria.

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Eeee carai

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
*Não inclui os 400 médicos cubanos, que ainda terão seu destino definido entre os 701 municípios não escolhidos **Dados de 2011.

Pegaram um caso (não será o único e ela deve ir pra algum outro lugar) e cresceram como se todos os médicos BR fossem perder o emprego. Pelo menos já sabemos a posição da Folha de SP...

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
um pouquinho tendencioso

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
mas pq demitiram a molier me dis

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Redes sociais desmontam denúncia da Folha sobre o + Médicos
sex, 30/08/2013 - 11:18 - Atualizado em 30/08/2013 - 12:02
Lourdes Nassif
Jornal GGN - A análise dos jornais diários é sempre uma caixinha de surpresas quando se tem tanta informação rolando nas redes sociais. A Folha de hoje estampa denúncia de que os prefeitos de 11 cidades demitirão médicos locais para que cheguem os profissionais do Programa Mais Médicos. A denúncia é grave.
Uma leitura apurada da matéria leva por entendimentos diversos. Título de capa aponta para a certeza de que haverá demissões “de médicos locais para receber os de Dilma”, o subtítulo coloca que 11 cidades “decidem trocar profissionais para ficar com os do programa Mais Médicos, pagos pela União”. Pois bem. A denúncia chama a atenção. O texto da chamada afirma que prefeituras do Norte e Nordeste começaram a trocar médicos contratados pelo Mais Médicos. Ponto. E que prefeitos e secretários de saúde “dizem que a mudança é vantajosa”, pois os profissionais são custeados pelo governo federal enquanto os médicos locais são pagos pelas prefeituras, com salários que chegam a R$ 35 mil. Outro atrativo é a certeza de que o novo profissional irá trabalhar por três anos, pelo menos.
A personagem que dá corpo à denúncia, a médica Junice Moreira, diz que foi comunicada da demissão, afirmando que “disseram que eu tinha que dar lugar a um cubano”. O prefeito em questão, da cidade de Sapeaçu (BA), Jonival Lucas (PTB), afirmou que ela está saindo por não cumprir a carga horária e não por conta da adesão ao programa.


Na reportagem que abre o caderno Cotidiano, a Folha afirma que identificou 11 cidades de quatro estados diferentes que pretendem fazer demissões para receber os profissionais do Mais Médicos. Prefeitos reclamam da alta rotatividade e de altos salários que precisam pagar para conseguir segurar profissionais. Além disso, aponta para a falta de infraestrutura como um fator que desanima os médicos locais. O impacto dos salários em pequenas prefeituras fica evidenciado na matéria.


Na segunda página do mesmo caderno, vem a reportagem-denúncia de que a médica Junice estaria sendo demitida para dar lugar a "um cubano". Essa é a manchete da página, e o subtítulo reafirma o título. Começa com a triste notícia de que hoje, em Murici, povoado de Sapeaçu, será o último dia de trabalho da médica mineira, e sua demissão teria sido anunciada pela Coofsaúde, cooperativa que faz o pagamento dos médicos que ali trabalham por meio de contrato com a prefeitura. A cooperativa confirmou a saída da médica e que, em seu lugar, entrará um médico do programa. A brasileira se disse surpreendida pela notícia “pois não tinha feito nada errado”. E vai discorrendo sobre o caso, dizendo que é “adorada” pela população local.


Ouvido, o prefeito afirmou que a demissão não tem nada a ver com o programa, que já estavam procurando outro profissional para colocar no lugar da doutora Junice e o problema alegado para que a troca ocorresse era de que ela não estaria cumprindo a carga horário estabelecida, sendo que o substituto será um profissional brasileiro que já atuou naquela região. E sim, ele afirma que o programa traz benefícios aos municípios, pois desonera a folha de pagamento.

Em texto com uma coluna, a Folha fala dos outros municípios que irão trocar médicos locais por estrangeiros. Fala de Barbalha, no Ceará, que substituirá dois contratados por outros do Mais Médicos. De Camaragibe (CE), a informação de que o município tem direito a quatro médicos pelo programa, então demitirá dois para receber outros profissionais, e os dois restantes deixarão de receber pelo município para receber pelo governo federal. Não deixa claro se esses médicos locais, que receberão pelo governo, terão salário rebaixado. Isso é uma imposição? O jornal não explica esse ponto, e fica uma denúncia comprometida, já que o Programa Mais Médicos tem profissionais inscritos, por interesse próprio, e somente os que passaram pelo crivo da inscrição poderão ser indicados aos municípios. Assim fica a pergunta: como os médicos receberão do governo ,sem participação no programa via inscrição e escolha de município?

E mais, neste pequeno texto, outra informação importante: a de que, além da economia, aponta-se a obrigação de cumprir horários como outro benefício, já que os médicos serão acompanhados pelo governo federal.
E o outro lado, com Padilha afirmando que os quadros das prefeituras são monitorados para evitar que esse tipo de problema, apontado na matéria, ocorra. “Esse programa é Mais Médicos, não troca de médicos”, afirmou o  ministro em audiência no dia 14, na Câmara.

Um infográfico, em todo o centro da página, cujo título é “Substituição de Mão de Obra”, coloca os 11 municípios no mapa. Mas também traz outras informações: nos quatro estados o número total de médicos, o número de médicos por mil habitantes e os médicos previstos na primeira etapa do programa. E mais: traz uma relação médico/mil habitantes em outros países, o que acaba por endossar a necessidade do programa para essas regiões.
E as redes sociais com isso?

Nem bem a Folha trazia sua manchete com a denúncia, começou a circular no Facebook a denúncia de que a denúncia do jornal seria vazia. Segundo Vania Grossi, usuária da rede social, a Dra Junice teria três empregos, o que daria uma jornada semanal de 124 horas. A usuária afirma, também, que esse tipo de problema, de médico burlar o atendimento com vários empregos concomitantes, está acontecendo em sua cidade, e que eles estão sendo acionados para devolver o dinheiro recebido ao município.
As redes sociais dirão se a Folha tem ou não razão. Basta dar um tempinho para que as denúncias sobre essa denúncia sejam confirmadas ou refutadas. Em tempos de facilidade de informação, a Folha deveria ter se escudado com o contracheque da denunciante, para não dar espaço ao clamor das redes sociais.
Acompanhemos, pois!

Veja a denúncia da usuária do Facebook no final desta matéria.

Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano Denuncia_de_vania_grossi
Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano Dra_junice_mente-facebook



:morrediabo: 

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Tentou dar uma de coitada, se fodeu.
Eu ainda acho que deveria ser investido em multiplicar os médicos brasileiros para o Brasil. E não Cubanos, estrangeiros, E.T's ou seja lá o que for para o Brasil.
Mas como a medicina é algo elitista nesse país e não querem abrir mais faculdades ou universidades específicas para a área de Saúde, porquê não dar uma ajudinha pros filhos frustrados dos elitistas cubanos? Mais fácil, prático e o governo sai ganhando ainda dizendo ter atendido à voz do povo que se manifestou.

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Os médicos estão putinhos porque ta acabando a mamata. E muitos, mais ainda porque ta acabando essa mafia que é atualmente. Falomemo.

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
*Não inclui os 400 médicos cubanos, que ainda terão seu destino definido entre os 701 municípios não escolhidos **Dados de 2011.

Pegaram um caso (não será o único e ela deve ir pra algum outro lugar) e cresceram como se todos os médicos BR fossem perder o emprego. Pelo menos já sabemos a posição da Folha de SP...

Acho que vc se contradisse, MN, porque os dados de 2011 são só da Argentina e Colômbia, e o fato de vir mais médicos cubanos para cá (esses 400 a mais) teoricamente significaria que mais pessoas ainda estariam sujeitas a passar o que ela passou.

Não discordando nem concordando com você, só pra deixar claro.

Pollux escreveu:
WALL + IMAGEM SÉRIA + IMAGEM ZUEIRA


:morrediabo: 

Posta o link da Fonte aí, fazendo o favor, manolo...

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Guitto escreveu:
Os médicos estão putinhos porque ta acabando a mamata. E muitos, mais ainda porque ta acabando essa mafia que é atualmente. Falomemo.

+1

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
tendencioso pra caralho

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Alohawell escreveu:
tendencioso pra caralho

O difícil é achar uma notícia que não é... :tudobem: 

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
Folha de SP tendenciosa? Maginaaaaaaaaaa

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
VRebuli escreveu:

Pollux escreveu:
WALL + IMAGEM SÉRIA + IMAGEM ZUEIRA


:morrediabo: 
Posta o link da Fonte aí, fazendo o favor, manolo...

tava ali no comecinho, jornal ggn

http://jornalggn.com.br/blog/redes-sociais-desmontam-denuncia-da-folha-sobre-o-medicos

descriptionMédica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano EmptyRe: Médica Brasileira é demitida para dar lugar a Cubano

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder