o logo da Steam é o desenho estilizado de uma manivela com as engrenagens Walschaerts de uma locomotiva a vapor
Hoje a Steam, plataforma que revolucionou a distribuição e comercialização de jogos eletrônicos nos computadores, está completando 10 anos de existência. Lançada oficialmente em 12 de setembro de 2003 pela Valve Corporation, ela nasceu com o conceito de fornecer atualizações automáticas para os seus games online, como o famoso “Counter-Strike“, verdadeira febre na época. A ideia inicial ganhou novas proporções quando a Valve decidiu implementar medidas anti-pirataria e anti-cheat. A empresa chegou a procurar parceria de outras companhias como a Microsoft e Yahoo, para desenvolver o projeto, mas todas elas recusaram – devem ter se arrependido até hoje.
O sucesso de “Counter-Strike” e “Half Life 2” fez com que seus usuários notassem que a Steam era muito mais do um serviço de distribuição, abrangendo também registros dos games e servidores multiplayers. Mas no geral o retorno do público foi moderado em seu lançamento. Naquela época os gamers estavam mais preocupados com o lançamento de HL2, que estava uma verdadeira novela com vários atrasos e adiamentos. Mas ele finalmente foi lançado em novembro de 2004, e nesse mesma época, a Valve começou a procurar parceria com diversas editoras e desenvolvedores independentes para lançarem seus jogos na Steam, em geral com um desconto de pré-compra de 10% do valor sugerido de venda, uma boa maneira de atrair os consumidores. Foi só no final de 2005 que ela fechou contrato com a Strategy First, primeira editora a usar o serviço online para a distribuição de seus games.
alguns dos ótimos games da Valve disponíveis na Steam
A Sega foi a primeira grande desenvolvedora a apoiar a Steam, em 2007, e logo em seguida outras companhias a seguiram. A Sony foi só em 2009 que disponibilizou na rede os jogos MMO Everquest I e II. A essa altura o sistema já era um sucesso, com mais de 15 milhões de contas criadas e mais de 150 títulos disponíveis. No final de 2012 foi avaliado que há mais de 2000 games disponíveis no Steam e mais de 54 milhões de usuários ativos - e com médias de acesso diário de 6,5 milhões de contas simultâneas. Ela ainda conta com cerca de 50-70% do mercado de distribuição digital de jogos para PC. Nada mal heim?
Sem dúvida um grande sucesso, que demorou pra deslanchar, mas que agora ninguém segura mais e que cresce a cada ano. Ele conta com uma rede social, a Comunidade Steam (criada em 2007), que permite aos usuários comunicarem entre si, que revolucionou o mercado. Os videogames da próxima geração, PS4 e Xbox One, terão também redes sociais semelhantes a essa, onde gamers podem trocar informações do que estão jogando.
O mercado brasileiro não foi esquecido, desde o final de 2012 a Steam aceita compra em reais, o que facilitou a vida de muitos jogadores brazucas, geralmente com descontos e promoções irresistíveis, atraindo a atenção, e o bolso, do público. Inclusive, se você quiser ingressar no universo Steam, é possível comprar e pagar via cartão de crédito ou com boleto bancário (quem diria hein?) graças a uma parceria com o site BoaCompra, especializado na monetização e publicação de jogos online.
shut up and take my money!
A mais recente novidade é o desenvolvimento do console Steam Box, projetado para tornar mais fácil o acesso ao serviço da Steam através de televisores da sala de estar. E com a vantagem de ter uma infinidade de games, a ótimos preços, já disponíveis. Certamente a maior surpresa do ano no mercado dos consoles e que tem tudo para dar certo.
E uma surpresa, neste décimo aniversário, a Steam presenteia seus usuários com uma novidade para toda a família: a Steam Family Sharing, um serviço inédito de compartilhamento de jogos entre amigos e familiares. E não se preocupe, as conquistas e os progressos são individuais para cada membro. O serviço ainda entrará em fase Beta e somente para um número limitado de usuários. Os interessados devem procurar a novidade na Comunidade Steam.
Para finalizar essa homenagem a Steam, gostaria de dizer, em minha modesta opinião, que ela é a plataforma do futuro para o universo dos games, e entretenimento em geral. Hoje em dia é muito mais rápido, prático e honesto, comprar games através da Steam do que baixar os “Jack Sparrow” via torrents. Há promoções fantásticas lá, acessíveis a todos os bolsos, então não tem esse mi mi mi de “o jogo é muito caro” ou “não vou dar dinheiro pra esses ladrões fdp“. Apoie a compra oficial de games (baratos), estará ajudando toda a comunidade Steam a ficar cada vez melhor, e com preços baixos, além de melhorar a imagem de nosso país, que só tem “navios piratas“. Não seja esses debiloides que acham que estão passando a perna baixando os games e se achando os malandrões, pois são esses que são as maçãs podres que acabam estragando todo o resto.
Fonte: http://gamehall.uol.com.br/v10/steam-comemora-10-anos-de-lancamento/