Bonatti escreveu: dukemagus escreveu: Mais simples? só por ter 1 auto-combo por personagem? Não mesmo!
O tutorial precisa de umas 70 lições pra ensinar todos os efeitos e ferramentas especiais que tu pode causar/usar, agora vai ter shadow versions com mais peculiaridades
É o que eu li, que é SIM mais simples que Blazblue, o que não quer dizer que seja um jogo simples, mas que Blazblue é complexo PRA CARALHO!
sim e não bonas...
xeu explicar:
a Arc System Works sempre fez um esforço desgraçado pra corrigir uma cagada da capcom tão consolidada que virou tradição: os personagens quase iguais.
Então, no guilty gear cada personagem possui uma penca de mecânicas únicas (desde criar obstáculos no cenário e usar eles pra se locomover até um poder que se altera dependendo do número que está no timer da partida).
No BlazBlue, isso foi consolidado com o "drive" button. assim, 3 botões são para ataques "normais" (fraco, médio, forte) e o quarto mostra um poder único do personagem.
Assim, o Drive do Iron Tager, por exemplo é magnetizar os inimigos para que eles sejam atraídos por alguns golpes, o do Carl Clover é controlar a marionete que ele usa na batalha, etc. coisas que com certeza NINGUÉM mais do jogo fará.
No Persona arena não tem "drive", mas cada personagem pode causar vários "status", como os do RPG. Então tem veneno, confusão, charm, pânico, paralisia, etc.
Também possui alguns personagens com mecânicas específicas. (Yukiko pode efetuar um "fire charge" para aumentar o poder dos golpes de fogo, Naoto cria um "death counter" no inimigo que depois dele receber 13 tiros de pistola o especial dela mata na hora, Akihiko fica com os shoryukens mais fortes conforme ele vai fazendo mais combos na partida, etc.)
Fora isso, onde os games que falei antes só possuem um ou dois sistemas "vira-mesa" (os "burst" do blazblue que cancelam qualquer combo inimigo mas só podem ser feitos uma vez), o Persona 4 possui um monte, (o burst do blazblue, 1-more system, all-out attack e awakening mode quando o personagem fica fraco)
agora todo personagem vai ter uma versão "shadow" com combos diferentes e MAIS UM sistema (shadow rage, que te deixa com barra de especial infinita por uns segundos)
Some a tudo isso as próprias mecânicas das personas (lembra os Stands do antigo jojo's bizarre adventure) e temos um game fácil de jogar mas difícil pra caramba de dominar e fazer estratégia levando tudo em conta
por isso que eu digo que ele é mais complicado que blazblue. não é uma dificuldade "por personagem", apesar de não existir nenhum personagem estilo "ryu vermelho". É O SISTEMA que é mais complexo