PM para ônibus com professores a caminho da manifestação e agride motorista
texto de Luisa Lucciola e Luã Marinatto
Um ônibus da linha 345 (Praça Mauá/Barra da Tijuca), da Auto Viação Tijuca, que levava cerca de 50 passageiros, entre eles muitos professores municipais, foi interceptado por um micro-ônibus da Polícia Militar na esquina das ruas de Santana com Benedito Hipólito, no Centro do Rio. A confusão aconteceu por volta das 16h30m. Os professores saíam da assembleia que aconteceu na manhã desta terça-feira, no Club Municipal, na Tijuca, e se dirigiam para a manifestação dos profissionais de Educação, na Candelária.
- Ele não pode exigir esse documento de mim, sei dos meus direitos. Falei que não daria a carteira (de motorista) e ele me enforcou. Quero processar o estado por dano moral e constrangimento - disse o motorista.
O motorista, o policial militar e várias testemunhas foram para a 6ª DP registrar a ocorrência.
— A princípio temos um caso de abuso de autoridade por parte do PM e desobediência por parte do motorista. Mas as duas versões são totalmente conflitantes. Nada impede, por exemplo, que o policial venha a responder por agressão. Vai depender do decrorrer das investigação — diz Bruno Gilaberte, delegado-assistente da 6ªDP.
O motorista, o policial e outras testemunhas estão sendo ouvidos.
Durante a confusão, o celular do motorista e a chave do ônibus sumiram. O ônibus continuou parado no meio da rua, bloqueando a via e deixando o trânsito intenso na região.
Comandante determina a prisão de policial
Em nota, a PM informou que o comandante-geral da corporação, José Luís Castro Menezes, determinou a prisão administrativa do policial militar que dirigia um microonibus da corporação e deu voz de prisão a um motorista da linha 345. "Segundo as primeiras informações, o motorista teria fechado o ônibus da Polícia Militar após uma freada brusca. Houve um princípio de briga quando o policial solicitou os documentos do motorista. Tanto os policiais que estavam no veículo quanto os passageiros do ônibus seguiram para a 6ª DP (Cidade Nova), informa também a nota.
FONTE: http://extra.globo.com/casos-de-policia/pm-para-onibus-com-professores-caminho-da-manifestacao-agride-motorista-10374774.html