Os jogos de vídeogame podem dar medo? É possível que existam jogos que chegam a incomodar quem está jogando? O medo, traz curiosidade de continuar a jogar e ver até onde isso tudo vai dar?
Quando falamos de videogame, não existe o termo Terror. Nos videogames existe o termo Survival Horror, porque como o próprio nome diz, você precisa sobreviver ao horror que se passa durante o jogo. Nos filmes de terror, normalmente você sabe que é possível que ninguém sobreviva, ou que o serial killer irá sobreviver no final. Já no survival Horror, existe um começo, meio e fim e a intenção é o jogador lutar pela própria "vida".
O primeiro jogo a trazer a existência do gênero Survival Horror foi em 1982 com Haunted House, no Atari 2600. No jogo o pânico era desviar-se de aranhas, cobras e demais animais consideravelmente perigosos para um ser humano. No jogo existia um fantasma e você precisava correr dele, senão você morreria e o jogo acaba.
Quando falamos de videogame, não existe o termo Terror. Nos videogames existe o termo Survival Horror, porque como o próprio nome diz, você precisa sobreviver ao horror que se passa durante o jogo. Nos filmes de terror, normalmente você sabe que é possível que ninguém sobreviva, ou que o serial killer irá sobreviver no final. Já no survival Horror, existe um começo, meio e fim e a intenção é o jogador lutar pela própria "vida".
O primeiro jogo a trazer a existência do gênero Survival Horror foi em 1982 com Haunted House, no Atari 2600. No jogo o pânico era desviar-se de aranhas, cobras e demais animais consideravelmente perigosos para um ser humano. No jogo existia um fantasma e você precisava correr dele, senão você morreria e o jogo acaba.
Um ano depois, em 1983 surgiu a idéia de atualizar o gênero Survival Horror para o Psychological Horror. A bola da vez, veio em forma de cartucho exclusivo para o NES lançado apenas no Japão e que com a ajuda de fãs, ganhou versão traduzida apenas para emulação. O jogo, Sweet Home.
Sweet Home é um jogo que para aquele ano de 1983, mexe com quem está jogando. Esse pânico psicológico ocorre, porque você não sabe quando, que horas você poderá morrer no jogo. Um movimento errado e você já era. É como segurar uma bomba relógio nas mãos, porém, o tic-tac está quebrado, e quando você estiver desprevenido a bomba explode, ou seja, o jogo acaba e você morreu.
Sweet Home é um jogo que para aquele ano de 1983, mexe com quem está jogando. Esse pânico psicológico ocorre, porque você não sabe quando, que horas você poderá morrer no jogo. Um movimento errado e você já era. É como segurar uma bomba relógio nas mãos, porém, o tic-tac está quebrado, e quando você estiver desprevenido a bomba explode, ou seja, o jogo acaba e você morreu.
Haunted House e Sweet Home, dois jogos lançados numa mesma época porém em sistemas totalmente diferentes. A simplicidade do Atari 2600 e o NES com suas relíquias japonesas. Que ao juntar os dois jogos, nasceu Resident Evil.
A idéia de Resident Evil foi justamente uma remasterização do que se tinha em Haunted House e Sweet Home. Você preso em uma mansão com portas, escadas, sem saber o que encontrará ao abrir, subir ou descer. E aquela sensação de "serei atacado" ou até "tem algum bicho aqui, vou entrar e pronto, morri".
A idéia de Resident Evil foi justamente uma remasterização do que se tinha em Haunted House e Sweet Home. Você preso em uma mansão com portas, escadas, sem saber o que encontrará ao abrir, subir ou descer. E aquela sensação de "serei atacado" ou até "tem algum bicho aqui, vou entrar e pronto, morri".
Ao passar dos anos, o Survival Horror cresceu, e jogos como Clock Tower, Silent Hill e Fatal Frame apareceram para trazer mais conteúdo ao gênero. Em um certo momento, as softhouses decidiram aprofundar ainda mais o assunto e vários outros temas foram inseridos nos contextos dos jogos. Bruxaria, Magia Negra, e até, para quem tem medo de boneca.
Em 2001, o Dreamcast recebeu este, que é muito underrated, mas que quem joga, não esquece mais. ILLBLEED. Uma espécie de jogo feito pelo "mestre dos horrores" especialmente para quem quer ver as formas mais variadas do medo em um só jogo. E acreditem, é daqueles jogos que pouco se ouviu falar mas que é muito bom de se jogar. Um jogo que mexe com o lance de inserir a alma da pessoa em uma boneca de madeira.
Em 2001, o Dreamcast recebeu este, que é muito underrated, mas que quem joga, não esquece mais. ILLBLEED. Uma espécie de jogo feito pelo "mestre dos horrores" especialmente para quem quer ver as formas mais variadas do medo em um só jogo. E acreditem, é daqueles jogos que pouco se ouviu falar mas que é muito bom de se jogar. Um jogo que mexe com o lance de inserir a alma da pessoa em uma boneca de madeira.
Quais as inspirações utilizadas para a criação dos jogos de Survival Horror atuais?
Hoje temos, por exemplo, jogos como Siren, do PS3...
Hoje temos, por exemplo, jogos como Siren, do PS3...
Vídeo de Abertura
O atual OutLast, que até então é exclusividade do PC, mas também ganhará uma versão para PS4.
Trailer do jogo
E o mais recente de todos, Slender: The Eight Pages (2012), que coloca o jogador em uma floresta para coletar 8 pedaços de papel e torcer para que o Slender não apareça. O jogo fez sucesso, e recebeu uma versão nova chamada Slender: The Arrival, lançada em março/2013 somente para o PC e que já está na Steam.
O jogo recebeu uma melhora enorme no visual
Depois dessa viagem pelo universo do Survival Horror, deixem abaixo os jogos de terror que você jogou, que você gostou, que você não gostou. E conte um pouco como foi sua experiência ao jogar para que também possamos conhecer um pouco mais.