Albert Penello, diretor de planejamento da Microsoft, disse ao site Polygon que levar os jogos do Xbox 360 ao Xbox One através do sistema de nuvem seria "problemático".
Penello citou o serviço de nuvem Gaikai que a concorrente Sony pretende lançar para o PlayStation 4, mas que causa preocupação na própria empresa japonesa por conta da velocidade e qualidade de conexão da internet em outros países. "É realmente bacana se você tem a conexão de internet mais fantástica do mundo. Funciona bem melhor do que poderia esperar."
Penello ressaltou que oferecer um serviço de qualidade ruim, que não alcançasse a expectativa das pessoas, seria algo ruim em tempos de concorrência e informação tão grande.
Planos para o futuro
Há algumas semanas, em uma conferência da Microsoft, o jogo "Halo 4" foi visto rodando em um PC e um Windows Phone, o que gerou especulação por parte da imprensa a respeito do serviço de nuvem que poderia ser oferecido com o Xbox One.
Penello disse que foi apenas um protótipo e que quando a rede de internet permitir oferecer um serviço desse tipo com qualidade, a Microsoft "terá uma conversa interessante sobre isso".
Sobre o plano da Sony de usar o serviço Gaikai para reproduzir jogos de catálogo do PlayStation para o PS4, Penello disse: "Estarei muito interessado em ver como nossos amigos [na Sony] lidarão com esse problema. Mas posso lhe dizer, é totalmente possível. Nós gostamos, somos fãs da nuvem. Não somos tímidos quanto a isso".
O Xbox One chegará ao Brasil no dia 22 de novembro custando R$ 2.300.
Fonte: http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2013/11/09/microsoft-retrocompatibilidade-pela-nuvem-no-xbox-one-seria-problematica.htm