RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

power_settings_newInicie sessão para responder
+6
Grau Hut
VRebuli
Dopefish
Putz Grila!
Ritinha Ratinha
Antonio Neto
10 participantes

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz

Nova pesquisa sugere que, para alguns fãs, o heavy metal preenche algumas necessidades psicológicas enraizadas profundamente.

Os fãs de heavy metal tendem a ser estereotipados como raivosos, alienados e rebeldes. O gênero “atrai os desajustados, os proscritos sujos, os loucos”, como um colunista musical do Arizona descreveu ano passado. “A agressão e a precisão falam a eles, e lhes dá um escapismo para sua raiva acumulada, ou seja, lá que coisa difícil de definir viva dentro deles.”

Um estudo recém-publicado tenta elucidar essa coisa difícil de definir. Uma equipe de pesquisadores comandada pelo psicólogo Viren Swami, da Universidade de Westminster, pinta um retrato psicológico dos homens [e eles são homens em sua maioria] que amam metal, afirmando que os fãs “demonstram uma constelação peculiar” de traços de personalidade.

Swami e seus colegas focaram-se no metal contemporâneo [também conhecido como metalcore, extreme metal ou thrash metal], um gênero caracterizado por “riffs pesados de guitarra, bateria com pedal duplo, quebradas [passagens lentas e intensas que conduzem ao mosh], e amplitude de volume no geral”. Essa música, relatam, tende a usar ritmos complexos, batidas extremas e um estilo vocal caracterizado por “gritar, estrilar e grunhir.”

O estudo da equipe analisou 219 mulheres e 195 homens vivendo na Grã-Bretanha. Depois de preencherem uma pesquisa elaborada para revelar uma variedade de traços de personalidade, eles ouviam a 10 faixas de heavy metal contemporâneo e classificavam cada uma em uma escala de um a sete [de “extrema aversão” até “extremo apreço”].

Ao cruzar os cinco grandes traços de personalidade com a preferência musical, Swami não ficou surpreso em achar “abertura a experiências” sendo associada ao deleite com o heavy metal. As pessoas que se abrem ao novo e ao diferente tendem a ser “arrebatadas por formas de música que sejam intensas, comprometidas e desafiadoras”, ele declara, “das quais o heavy metal é um exemplo”.

Aqueles com uma forte preferência por metal “também eram mais propensos a ter autoestima mais baixa”, escrevem os pesquisadores. Eles especulam que esse tipo de música “permite um exorcismo de sentimentos negativos”, produzindo uma catarse que pode “ajudar a desenvolver um senso de valor próprio”.

Gostar de metal também foi associado com uma “necessidade maior que a normal por singularidade, e níveis de religiosidade menores do que os medianos.” É possível que tal associação seja direcionada pelas “posturas subliminares em relação à autoridade, que pode incluir autoridades religiosas”, consta no estudo.

“Por fim, descobrimos que os homens mostraram uma preferência mais forte pelas faixas de heavy metal do que as mulheres”. Isso corrobora com pesquisas anteriores que mostraram que o metal e outros gêneros relacionados muitas vezes enfatizam a masculinidade e a superioridade do homem – uma postura que, por motivos óbvios, tem menos apelo entre as fêmeas.

Como um todo, os resultados sugerem que “os fãs de heavy metal podem ter perfis psicológicos que os distingue dos fãs de outros gêneros musicais”, concluem os pesquisadores.

“Ao invés de estereotipar os fãs como desviados, antissociais ou violentos”, escrevem, “pode ser mais produtivo entender as necessidades psicológicas que o heavy metal contemporâneo supre em alguns indivíduos”.

O estudo completo – em inglês – pode ser lido no link:
http://psycnet.apa.org/psycinfo/2013-35730-001/

http://whiplash.net/materias/news_821/192192.html

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
eu sinceramente TENDO a concordar com algumas PARTES disso ai

depois discorro

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
eu sinceramente TENDO a concordar com algumas PARTES disso ai

depois discorro concordo com tudo

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
quem sabe um dia eu lerei

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
talvez

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Putz Grila! escreveu:
quem sabe um dia eu lerei

nao pŕecisa ler, basta usar seu direito constitucional de comentar na internet sobre assunto que nao manja nada

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Acho que todo estilo de música tem fãs com alguma característica em comum, não só o heavy metal.

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
eu sinceramente TENDO a concordar com algumas PARTES disso ai

depois discorro

Idem, embora não esteja com tempo para discorrer.

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
VRebuli escreveu:
Acho que todo estilo de música tem fãs com alguma característica em comum, não só o heavy metal.

sim, é essa a ideia da pesquisa. no caso, avaliaram o metau

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Grau Hut escreveu:
Neto Kosovo escreveu:
eu sinceramente TENDO a concordar com algumas PARTES disso ai
depois discorro
Idem, embora não esteja com tempo para discorrer.

ai k mentira, ta aí de tarde em foro de gueimes pagando de ocupadao rçrçrça's's'çs'ç

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
Putz Grila! escreveu:
quem sabe um dia eu lerei
nao pŕecisa ler, basta usar seu direito constitucional de comentar na internet sobre assunto que nao manja nada

Obrigado por mostrar o meu direito de merdear o tópico dos outros sem saber do q se trata.

Porém me reservo ao outro direito q tb existem na nossa amada terra, "ilha da dilma", de me calar e n bostar no seu tópico ainda. Bostarei assim q criar coragem d ler para bostar inconscientemente mas com consciência q estou bostando com a qualidade devida.

Obrigado e vc é um fofo

Até mais

e agora...

BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos CALA-BOCA-E-ME-BEIJA

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Tem resumo tio?

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Ricardo escreveu:
Tem resumo tio?

le os negrito q fica td serto

ou so o nome do topico

ou nao le nada e vem floodar com a gente

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
Grau Hut escreveu:
Neto Kosovo escreveu:
eu sinceramente TENDO a concordar com algumas PARTES disso ai
depois discorro
Idem, embora não esteja com tempo para discorrer.
ai k mentira, ta aí de tarde em foro de gueimes pagando de ocupadao rçrçrça's's'çs'ç
Caçando material de estudo (uns PDFs, etc).
O fórum fica numa aba separada e de vez em quando dou uma olhada para esfriar a cabeça.:tudobem: 

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
“Por fim, descobrimos que os homens mostraram uma preferência mais forte pelas faixas de heavy metal do que as mulheres”






:tudobem: 

descriptionBAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos EmptyRe: BAFO DE POLÊMICA - Estudo associa heavy metal a perfis psicológicos

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder